Roteiro de viagem ao Ceará – Fortaleza, Canoa Quebrada, Beberibe, Mundaú e Praia da Lagoinha

Relato de viagem ao Ceará. 7 dias percorrendo o litoral cearense em Fortaleza, Canoa Quebrada, Beberibe, Mundaú e Praia da Lagoinha.

Praia da Lagoinha - Ceará
  Por Jair Prandi
 

Relato de viagem ao Ceará. Foram 7 dias percorrendo o litoral cearense, em Fortaleza, Canoa Quebrada, Beberibe, Mundaú e Praia da Lagoinha.

Tivemos muita sorte, todos os dias foram de sol. Como a intenção era ir a vários lugares, a melhor opção foi alugar um carro.

Comprei passagens promocionais da Gol, pesquisei hospedagens, atrações turísticas, e reservei o carro, tudo pela internet. Usando o Google Earth e GPS, tracei meu próprio roteiro, tendo assim total liberdade de escolher onde, quando e quanto tempo ficar em cada destino.

Passeio de buggy em Morro Branco

1º dia – Viagem de ida do Rio Grande do Sul ao Ceará

De Vacaria até Caxias do Sul, viajamos de carro, que deixamos na casa de parentes, pegamos o voo da Gol das 11:00 horas. Com conexões e longas esperas em São Paulo e Brasília, chegamos a Fortaleza às 00:30 horas, já da quinta feira.

Pegamos as malas na esteira e o táxi que nos levou até a pousada na Praia de Iracema, que já havia reservado, somente por uma noite. Nos instalamos, tomamos um banho, e fomos dormir, já eram 2 da manhã.

Fortaleza - Praia Mucuripe
Praia Mucuripe – Fortaleza

2º dia – Fortaleza – Canoa Quebrada

Alugue um carro para sua viagem ao Ceará!
Compare várias locadoras simultaneamente, com a RentCars e encontre o melhor preço! Reserve online, com antecedência!
Faça sua cotação e reserve aqui!

Pegamos um táxi, que nos levou até a Locadora Unidas, onde alugamos um carro para 4 dias para conhecer um pouco do litoral leste e oeste do Ceará.
Voltamos a pousada, pegamos as malas e seguimos em direção a Canoa Quebrada, que fica, cerca de 170 km a leste de Fortaleza.

Seguimos beira-mar pelo orla de Fortaleza até a Praia do Futuro, considerada a melhor da capital para banho de mar, pela qualidade de sua água. Possui muitos restaurantes e grandes quiosques de praia, todos oferecem muita sombra com seus guarda-sóis de palha.

Comemos um bom peixe, no almoço e seguimos viagem pela CE 040. Durante o caminho se vê ao longe os inúmeros cataventos eólicos do Ceará, sempre em cima das dunas.

Canoa Quebrada – Ceará

Chegamos a Canoa Quebrada e fomos logo conhecer suas famosas falésias. Elas formam paredões na beira da praia, formando alguns pequenos cânions com belos cenários, onde os parapentes fazem voos duplos passando bem perto.

Fomos até a grande passarela que passa sobre os paredões, onde ficamos um tempo apreciando a vista até começar escurecer.
Encontramos uma pousada boa e barata, bem no centrinho, onde inicia o calçadão de Canoa Quebrada.

3º dia – Canoa Quebrada – Beberibe – Fortaleza

Tomamos o café da pousada e antes de sair de Canoa, resolvemos tentar chegar próximo a um grupo muito grande de cataventos eólicos de uma região deserta que se avistava.
Fomos seguindo por uma estrada que foi se tornando muito pedregosa e com trechos de areia até que desistimos. Na volta não deu outra, ficamos atolados na areia.

Roteiro de viagem ao Ceará
Carro atolado em Canoa Quebrada

Tivemos que tirar bastante areia com as mãos, da frente dos pneus, debaixo de um sol escaldante. Tive que colocar segunda marcha, deixando o carro quase morrer para conseguir sair.

Leia também nosso post detalhado sobre Canoa Quebrada

Foz do Rio Jaguaribe - Fortim - Ceará
Foz do Rio Jaguaribe – Fortim – Ceará

Seguimos viagem para Beberibe, mas antes resolvemos conhecer a foz do Rio Jaguaribe, em Fortim. Valeu a pena, o lugar é muito lindo e sossegado, onde o rio forma uma bela paisagem em contraste com as dunas, cataventos eólicos e o encontro com o mar. O lugar possui ancoradouro onde saem passeios de barco e lanchas particulares.

Chegamos em Beberibe e logo fomos abordados por bugueiros oferecendo seu passeio. Me fiz de desinteressado, dizendo que já havia andado, assim baixaram de R$ 140,00 para R$ 100,00 o passeio para o casal, e pela beleza das fotos que me mostraram, resolvi fazer.

Monumento Natural das Falésias de Beberibe
Monumento Natural das Falésias de Beberibe

Valeu a pena! O passeio durou 2 horas com paradas estratégicas e o bugue leva a lugares impossíveis de se chegar com carro próprio. Primeiro fomos conhecer as lindíssimas falésias coloridas de Cabo Branco, com parada para caminhada pelo Cânion. A segunda parada foi na Gruta Mãe Dágua.

A terceira parada foi na Praia das Fontes que brotam das falésias, formando cascatas beira mar. A quarta parada foi nas lindas dunas, onde foi gravado o primeiro programa “No Limite” e a última parada foi na Lagoa de Uruaú, onde servem petiscos e dá para curtir um banho.

Leia também o post detalhado sobre o que fazer em Beberibe

Dunas de Beberibe – Ceará

Na volta para Fortaleza, passamos em Aquiraz para conhecer o famoso complexo do Beach Park. Há uma parte acessível sem precisar pagar, onde se tem uma visão de parte do parque aquático.

Pela tarde ainda sobrou um tempinho para dar uma caminhada pela Praia Meireles, onde ficamos hospedados em Fortaleza.

Estrada entre Cumbuco e Barra do Cauípe
Estrada entre Cumbuco e Barra do Cauípe

4º dia – Fortaleza – Mundaú – Lagoinha

No quarto dia, seguimos no sentido contrário para conhecer um pouco do litoral oeste do Ceará. Nosso destino mais longo foi Mundaú, a cerca de 150 km de Fortaleza. Resolvemos não ir até Jericoacoara, pois na haveria tempo suficiente.

Barra do Cauípe - Cumbuco - Ceará
Barra do Cauípe – Cumbuco – Ceará

A primeira parada foi na Praia do Cumbuco. Não achamos muito interessante, então seguimos pela estrada que segue até a Barra do Cauípe. Neste trecho, grandes dunas invadem o asfalto, formando um belo cenário até chegar na barra onde o pequeno rio é represado, formando um balneário.

Como chegar em Mundaú CE
Rodovia de acesso, entre o mar e as dunas

Seguimos então direto para Mundaú. A estrada entre Trairí e Mundaú é fantástica. Este trecho está totalmente entre as dunas e o mar, parecendo que estamos em um deserto da Arábia.

Mundaú - CearáAo chegar na Barra do rio Mundaú, outra grande surpresa; O lugar é sensacional! O rio surge entre as curvas das altas dunas, faz uma curva, onde barcos estão ancorados, junto a coqueiros e deságua lentamente no mar formando um cenário cinematográfico.

Ficamos algum tempo apreciando o local, almoçamos e iniciamos o caminho de volta, mas desviando para Lagoinha, nosso destino para pernoite.

Saiba mais sobre Mundaú

Praia Lagoinha - Ceará
Visual da Praia Lagoinha

Lagoinha talvez seja a mais bela praia do Ceará. Repleta de coqueiros, possui uma falésia de cor laranja onde brotam várias nascentes. Na chegada já fomos abordados pelos condutores de quadriciclos que oferecem passeios pela orla, onde eles alugam para o turista conduzir e fazer o passeio sem sua presença. Combinamos de fazer este passeio na manhã seguinte. Fizemos uma caminhada pela praia e fomos procurar uma pousada.

Passeio de quadriciclo na Praia Lagoinha
Passeio de quadriciclo na Praia Lagoinha

5º dia – Lagoinha – Fortaleza

Logo cedo fomos fazer o passeio de quadriciciclo. O instrutor ensinou o básico da condução do quadricíclo e logo estava partindo com minha esposa na garupa. O valor é pago para 30 min ou 1 hora. O trajeto total é de 18 km (ida e volta).

Seguimos beira mar, por uma praia deserta, primeiro até uma lagoa, depois mais um trecho beira mar até a barra de um rio, onde não se pode ir adiante, um lindo lugar.

Leia também nosso post sobre a Praia da Lagoinha

Lagoinha - CearáVoltamos uma hora depois e fomos curtir o resto da manhã na praia. Almoçamos e seguimos de volta para Fortaleza. Chegando ao hotel, ainda sobrou tempo para sentar na sombra da orla e curtir o movimento.

6º dia – Fortaleza

Praia Meireles - Fortaleza
Praia Meireles – Fortaleza

Nosso último dia foi reservado para curtir Fortaleza. Logo cedo fomos ao Mercado Central e para nosso tremendo azar, era feriado dos comerciantes e estava fechado. Então caminhamos um pouco pelo centro e voltamos para orla para aproveitar o resto do dia na praia e na piscina do hotel.

Leia também nosso guia completo o que fazer em Fortaleza

Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura - Fortaleza

7º dia – Viagem de volta

Levantamos às 5:00 h da manhã, tomamos um táxi com tempo de chegar ao aeroporto, fazer o check-in e pegar o voo das 6:00 h. As conexões de volta foram em Salvador e São Paulo, com longas esperas nos aeroportos, chegando em Caxias só as 17:30 h, onde pegamos nosso carro e voltamos para Vacaria.

Dicas gerais sobre a viagem ao Ceará

  • No litoral nordestino o sol se põem bem cedo, entre 17:30 e 18:00 horas. Não acorde muito tarde, pois o dia vai ficar bem curto e não vai aproveitar bem seu tempo.
  • Cuidado com os bancos de areia. Não se aventure com um carro comum pela areia, pois vai ficar atolado.
  • Se quiser fazer um passeio de bugue, se faça de desinteressado que eles vão baixando o preço.
  • Faça o passeio de quadriciclo, é muito legal.

VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here