Beberibe Ceará: Praias e atrações

Beberibe no Ceará é famosa por suas falésias coloridas e passeios de buggy.

Praia Morro Branco - Beberibe - Ceará
Praia Morro Branco - Ceará - Crédito obrigatório: Jade Queiroz - MTUR
  Por Jair Prandi
 

Beberibe é um destino da Costa Leste do Ceará que atrai muitos turistas, especialmente pelas suas belas praias e suas falésias coloridas.

As praias mais conhecidas são: Praia de Morro Branco e a Praia das Fontes, situadas no Monumento Natural das Falésias de Beberibe e Parque das Fontes.

O município de Beberibe possui uma biodiversidade privilegiada, cheia de falésias, dunas, coqueirais, fontes naturais, mar de águas limpas e mornas, lagoas e uma rica vegetação. Já foi cenário de filmes, novelas, comerciais e aberturas de programa.

A maior lagoa do Estado do Ceará está localizada em Beberibe, com lindas dunas e coqueirais, além de várias outras lagoas e dois estuários, dos rios Choró e Pirangi, limites do município.

Monumento Natural das Falésias de Beberibe
Monumento Natural das Falésias de Beberibe

No alto das dunas e falésias de Beberibe se encontram várias torres de energia eólica que se incorporam a paisagem e aproveitam os ventos constantes litoral do Ceará.

O limite oeste do município, a foz do rio Choró forma um estuário com vegetação de mangue e o encontro do rio com o mar. Constitui um cenário belíssimo formando um corredor entre vegetação e dunas que chegam a ter 45 metros de altura.

Dunas de Beberibe - Ceará
Dunas de Beberibe – Ceará

Quando ir a Beberibe

O clima em Beberibe é quente o ano todo.
A melhor época é entre de setembro e março, quando o tempo costuma ser mais estável e seco.
Entre março e maio costuma chover com mais frequência.

Como chegar a Beberibe

O aeroporto mais próximo é o Pinto Martins em Fortaleza. Do aeroporto de Fortaleza a Beberibe as melhores opções são de carro alugado ou ônibus.

De carro alugado

Em nossa viagem ao ceará alugamos um carro em Fortaleza para conhecer vários destinos do litoral, como Beberibe, Canoa Quebrada, Lagoinha e Mundaú.

Alugue um carro para sua viagem ao Ceará!
Sempre alugamos carro com a RentCars que compara várias locadoras simultaneamente. Assim fica fácil encontrar o melhor preço! Reserve online, com antecedência para garantir bons preços! Faça sua cotação e reserve aqui!

Do aeroporto de Fortaleza a Beberibe são 85 km, primeiro pela BR-116 e depois pela CE-040. O trecho encontra-se em boas condições e o tempo de viagem é de pouco mais de 1 hora.

De tour bate-volta

Um bate e volta no mesmo dia, saindo de Fortaleza, é uma ótima opção para quem está com pouco tempo e quer gastar pouco, custa apenas R$50 (preço de 2021).

Recomendamos o tour do botão abaixo, que leva ás três principais praias do Ceará: Canoa Quebrada, Morro Branco e a Praia das Fontes, região das falésias coloridas.

Consultar / Reservar passeio!

De ônibus

A empresa São Benedito opera o trecho de Fortaleza a Beberibe (via Aquiraz) com vários horários ao dia. O tempo de viagem é de 2 horas e a passagem custa R$14,50 (preço de 2020).

Onde ficar em Beberibe

Onde ficar em Beberibe - Pousada Familiar
Pousada Familiar – ótima opção na Praia do Morro Branco

A melhor localização para se hospedar não é na cidade de Beberibe, mas sim em uma destas três praias: Morro Branco, Praia das Fontes ou Uruaú.

Estas praias oferecem a melhor infraestrutura turística com um bom número de pousadas e serviços.

Para que curte ficar em um resort, a opção é o Coliseum Beberibe na praia das Fontes.

Veja algumas dicas para ficar bem hospedado, com ótimo custo benefício em Beberibe:

O que fazer em Beberibe: Praias e atrações

Praia do Morro Branco

Praia Morro Branco - Beberibe - Ceará
Praia Morro Branco – Ceará – Crédito obrigatório: Jade Queiroz – MTUR

A Praia do Morro Branco é de extrema beleza pela presença das falésias com areias multicoloridas, utilizadas como matéria-prima para artesanato típico.

O Monumento Natural das Falésias de Beberibe forma um platô com formação de barreiras e pequenos cânions de arenito que permitem uma visão panorâmica das falésias e o mar.

Monumento Natural das Falésias de Beberibe
Monumento Natural das Falésias de Beberibe

Seu povoado nativo ainda mantém um núcleo de pescadores que utilizam a jangada para entrar no mar e pescar.

Possui também casas de veraneio e uma boa infraestrutura turística com polo de artesanato, pousadas, barracas, serviços de bares, restaurantes e passeios de buggy.

Praia das Fontes

Praia das Fontes - Ceará
Vista aérea da Praia das Fontes – Crédito obrigatório: Jade Queiroz – MTUR

A Praia das Fontes conta com uma excelente estrutura de hospedagem, entretenimento e lazer, através de um grande complexo turístico.

É uma continuação das falésias do Morro Branco, de onde brotam fontes de água mineral que deságuam diretamente na praia.

Nesta praia está outro núcleo de pescadores, com ancoradouro de jangadas, além de muitas casas de veraneio. A população local vive principalmente do turismo e prestação de serviços.

Gruta da Mãe D’água

Gruta Mãe D'água - Beberibe
Gruta Mãe D’água, na Praia das Fontes

Outro atrativo desta praia é a Gruta da Mãe d’água, formada em uma falésia a beira mar. Criada pelo movimento erosivo do mar, tem aproximadamente 7 metros de profundidade, com fonte de água natural em seu interior e iluminada naturalmente através de uma fenda na face superior do teto.

Praia do Diogo

Praia do Diogo - Beberibe
Praia do Diogo – Crédito obrigatório: Jade Queiroz – MTUR

A Praia do Diogo dá continuidade à Praia das Fontes na parte alta. Composta de um pequeno povoado de pescadores possui praia estreita com presença de arrecifes, limitada pelas falésias. É marcada pela presença de várias bicas de água doce que jorram das falésias.

Praia das Fontes - Beberibe
Fontes de água doce que jorram na praia

Praia do Uruaú

Uruaú é uma praia que encanta por sua beleza e tranquilidade. Possui uma extensa faixa de areia clara e fina e áreas com mata nativa. O mar é calmo com formação de piscinas naturais quando a maré baixa.

Lagoa de Uruaú

Lagoa Uruaú - Beberibe
Praia da Lagoa Uruaú

Atrás da praia de Uruaú fica a Lagoa de Uruaú com sua praia de água doce e águas mornas. É uma área de proteção ambiental em meio a uma área de dunas.
Na lagoa é possível tomar banho, praticar esportes aquáticos, além de passeios de jangada e banana boat.

Outras praias de Beberibe

Outras várias praias um pouco menos visitadas dão continuidade ao litoral de Beberibe, até a divisa municipal, na foz do rio Pirangi. As praias em sequência, são: Praia da Barra do Sacutinga, Praia de Ariós, Prainha do Canto Verde, Praia do Paraíso, Praia do Parajuru e Foz do Rio Pirangí.

Passeios em Beberibe

Passeio de buggy em Morro Branco
Passeio de buggy em Morro Branco

O passeio de buggy em Beberibe é o mais requisitado. É uma boa oportunidade de conhecer as praias, dunas e falésias em pouco tempo.

Outro passeio em Beberibe é o passeio de jangada. Este é um passeio mais para vivenciar o dia a dia dos pescadores locais, passando por esta experiência.

Leia também:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

Jair Prandi
Editor, fotógrafo do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog para compartilhar suas experiências e ajudar os leitores a organizar suas viagens.

8 COMENTÁRIOS

  1. Olá gostei muito das dicas, pretendo ir à Fortaleza em janeiro. Estou pesquisando hotel ou pousada perto das falésias e gruta. Onde é melhor na rua Luiz Gama ou Rua Joao Costa? Grata pela atenção, Daniela

  2. Adoro essa terra chamada MORRO BRANCO e todos os seus arredores .Só tenho pena de ter adoecido e de não poder estar lá ..obrigada..

  3. Para ir de uma praia a outra somente de buggy ou com carro normal vai também? Pensei em fazer as praias sem ter que contratar alguém, com o mesmo carro que alugaria pra ir do aeroporto a beriberibe.

    • Olá Roberta! Dá para ir de carro na maioria das praias, porém, tem um trecho de quase 3 km de dunas e falésias que dá para ir somente caminhando ou de buggy.

  4. Vou agora no próximo mês tô gostando muito do visual tô vendo a hora Deus no controle amém

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here