O que fazer em Montevideo, Uruguai: 10 pontos turísticos

Turismo em Montevideo. Conheça as principais atrações da capital e maior cidade do Uruguai, localizada na zona sul do país, às margens do rio da Prata.

Montevideo - Uruguai
  Por Jair Prandi
 

Saiba o que fazer em Montevideo, a capital e maior cidade do Uruguai e também a sede administrativa do Mercosul, localizada na zona sul do país, às margens do rio da Prata.

Montevideo é a cidade latino-americana com a melhor qualidade de vida e se encontra entre as 30 mais seguras do mundo. Arborizada e tranquila, é ideal para caminhadas, especialmente na Rambla (avenida costeira) que margeia o Rio da Prata.

A população de Montevideo Uruguai é de aproximadamente 1.350. 000 habitantes, porém, considerando-se sua área metropolitana, alcança cerca de 2 milhões de habitantes, aproximadamente a metade da população do país.

Apesar de não ter tantos prédios com arquitetura esplendorosa como Buenos Aires, Montevidéu é uma cidade bastante interessante para o turismo. A maior parte de seus pontos turísticos podem ser percorridos a pé.

Montevideo - Uruguai
Montevideo ou Montevidéu?
As duas escritas estão corretas, sendo que Montevideo é o nome escrito em espanhol e Montevidéu em português.

De onde surgiu o nome Montevideo?

  • Há duas versões sobre a origem do nome.
    A primeira é que Fernão de Magalhães, em 1520, ao descobrir a região, avistou um monte no horizonte e disse “Monte vi eu”, sendo depois registrado o nome como “Montevideo”.
  • A outra versão se refere à navegação pelo Rio da Prata de leste a oeste. Ao avistar o monte localizado na capital uruguaia deu-se o registro de “Monte VI de Este a Oeste”, que de forma abreviada se escreve “Monte VI-D-E-O”. (fonte: Wikipédia)

Turismo em Montevideo

O que fazer em Montevideo: 10 Pontos turísticos

Na lista do que fazer em Montevideo, as construções antigas de grande interesse estão entre as principais atrações. Por ser uma capital relativamente pequena e estar próxima ao Brasil, o turismo em Montevidéu pode até ser feito em um “final de semana prolongado”. Dois dias inteiros já são o suficiente para conhecer a capital Uruguaia. Conheça as principais atrações:

  1. Palácio Legislativo
  2. Palácio Salvo
  3. Praça Independência
  4. Teatro Solís
  5. Catedral de Montevideo
  6. Mercado do Porto de Montevideo
  7. Estádio Centenário
  8. Parque Rodó
  9. Fortaleza do Cerro de Montevideo
  10. Praia Pocitos

Palácio Legislativo de Montevideo

Palácio Legislativo de Montevideo
Inaugurado em 25 de agosto de 1925, o edifício é mais imponente marco arquitetônico da cidade, rico em detalhes e história. Tem 27 cores diferentes de mármore que ornamenta tanto a parte externa como interna.

O palácio legislativo é a sede do parlamento uruguaio, aberto ao público através de visitas guiadas que acontecem de segunda a sexta, às 10:30h e às 15:00h.

Palácio Salvo

Palácio Salvo - Montevideo
O Palácio Salvo é um imponente edifício, que já foi o maior prédio da América do Sul, localizado em frente à Praça Independência, assim como o Teatro Solís. O Palácio Legislativo é a sede do congresso Uruguaio, onde se pode fazer uma visita guiada em horários determinados.

Praça Independência – Montevideo

Praça Independência - Montevideo
A Praça Independência é a praça central da cidade, com belos prédios antigos e monumentos. Saindo da praça, pode-se entrar na Cidade Velha pela Puerta de la Ciudadela, que é o que sobrou de uma muralha, derrubada em 1829. A partir do portal, seguindo pela rua Sarandi se chega a Catedral Metropolitana.

Teatro Solís

Teatro Solis - Montevideo
O Teatro Solís é um dos ícones arquitetônicos de Montevideo. Foi idealizado pelo arquiteto Carlos Zucchi e inaugurado em 1856 para atender a classe alta da sociedade da época.
Atualmente o teatro oferece uma agenda variada de atrações culturais e os turistas podem conhecer seu interior através de visitas guiadas. Mais informações aqui!

Catedral de Montevidéu Uruguai

Catedral de Montevidéu - Uruguai
Fachada da catedral – Crédito: Diegoocampoh / Wikimedia

Inaugurada em 1804, a Catedral de Montevidéu é uma bela igreja de estilo neoclássico espanhol, localizada no bairro Ciudad Vieja, diante da Plaza de la Constitución, no centro histórico da cidade. A visita é gratuita.

Mercado do Porto de Montevideo

O que fazer em Montevideo - Mercado del Puerto
Mercado del Puerto – Crédito: Deposiohotos

O Mercado do Porto (Mercado del Puerto: em Espanhol) foi inaugurado em 1868 e se localiza no final da Ciudad Vieja. É o lugar mais tradicional para almoçar na cidade, atração imperdível na lista do que fazer em Montevideo.

O local oferece várias opções gastronômicas, especialmente o autêntico churrasco uruguaio, a parrilla. Além dos restaurantes, há várias lojinhas de lembranças.

Estádio Centenário de Montevidéu

Estádio Centenário de Montevideo
O Estádio Centenário de Montevideo foi construído para a primeira Copa do Mundo em 1930, vencida pelos anfitriões uruguaios, por isso faz parte da história e oferece visitas guiadas e um importante museu.

Parque Rodó

O que fazer em Montevideo - Parque Rodó
Lago no Parque Rodó – Crédito: Csf / Wikimedia

O Parque Rodó é um dos espaços mais frequentados pelos moradores de Montevidéu, Uruguai para passeios e atividades ao ar livre. O parque que homenageia o famoso escritor uruguaio José Enrique Rodó tem amplos gramados, árvores com muita sombra, um lago, vários monumentos e chafarizes.

Fortaleza do Cerro de Montevideo

Fortaleza del Cerro - Montevideo
A Fortaleza do Cerro de Montevideo é uma bela opção de passeio, localizada do outro lado da baia de onde se tem uma bela vista de toda a cidade. No local existe um museu aberto à visitação.

Voltar ao índice

Praias de Montevideo

Montevidéu possui muitas praias ao longo da sua famosa Rambla (orla da cidade), que vai desde o Bairro de Carrasco até o Centro de Montevidéu.
Além das praias de águas geladas as Ramblas (calçadão à beira rio), atrai turistas e moradores. São ideais para caminhadas, andar de bicicleta ou apenas sentar e admirar o belo visual.

São 20 km de praias na orla do rio da Prata e são separadas e nomeadas pelos bairros à sua frente. As principais são: Praia Ramírez, Praia de Carrasco, Praia de Malvín, Praia de Pocitos, Praia de Punta Carretas, Praia Buceo e Punta Gorda.

Praia Pocitos

Montevideo - Praia Pocitos

A é a praia de Pocitos é mais famosa praia de Montevidéu e que fica lotada no verão. É rodeada de prédios residenciais com areia fina e branca, a mais concorrida pelos turistas no verão.

É o bairro residencial e comercial mais povoado de Montevidéu, com muito comércio, restaurantes e serviços, frequentada por turistas e moradores.

Voltar ao índice

Melhores passeios em Montevideo e arredores

Mais opções de passeios em Montevideo:

Voltar ao índice

Quando ir a Montevideo – Clima

Tanto Montevideo, como todo o Uruguai tem as estações bem definidas, mas as chuvas são imprevisíveis. No inverno faz um frio úmido, com temperatura média de 11ºC, e mínima de 5ºC. No verão a temperatura média é de 21ºC.

Porém, no verão se torna mais agradável visitar o país e é possível até aproveitar uma das praias de água doce do Rio da Prata. Do início de fevereiro até a metade de março rola o carnaval uruguaio, considerado o mais longo do mundo, com 40 dias de duração.

chegando a Montevideo
Voltar ao índice

Onde fica Montevideo: Como chegar

A capital do Uruguai, Montevideo, fica no Sul do país, às margens do Rio da Prata, rio mais largo do mundo, que nesta área parece o mar.

A melhor forma de chegar a Montevidéu é de avião, porém para quem mora no Rio Grande do Sul, viajar de carro para o Uruguai é bastante comum. Inclusive, nós mesmos fizemos nossa viagem de carro para o Uruguai.

O Aeroporto Internacional de Carrasco serve Montevideo e praticamente todo o país, já que é pequeno. Fica a 20 km do centro da cidade e oferece uma estrutura moderna.

Táxi e Uber

Para ir do aeroporto ao centro há opções de táxi, Uber, transfer ou ônibus. As corridas de táxi são caras, custa em torno de R$150 até o centro, já o Uber sai pela metade do preço.

De transfer

Outra opção é reservar um transfer e contar com um motorista te esperando no aeroporto para levar ao seu hotel.

Reservar transfer do Aeroporto ao hotel

Como chegar a Buenos Aires a Montevideo de barco

Quem quiser combinar um roteiro em Montevideo e aproveitar para visitar Buenos Aires também, há um serviço fluvial que conecta as duas cidades através do Rio da Prata.
Grandes catamarãs vão e vem do Uruguai a Buenos Aires em vários horários com duas opções de trajeto:

  • Direto de Montevidéu (200 km) ou de Colônia do Sacramento (50 km).
  • Por Colônia é a opção mais barata, porém o trecho de 180 km de Montevidéu a Colônia é complementado com ônibus.

Três empresas fazem a travessia: Buquebus, Seacat e Colonia.

Reservar transporte entre Montevidéu e Buenos Aires

De carro

Se você mora no Sul do Brasil, pode montar um roteiro no Uruguai e ir com seu próprio carro. Caso for de avião aconselhamos a alugar um carro ainda no aeroporto para conhecer outros destinos, como Punta Del Este, Colônia, Cabo Polônio, entre outros.

Para quem tem como destino final a cidade de Punta del Este, a melhor ideia é ir num carro alugado no próprio aeroporto ou, como medida alternativa, ir em um ônibus da COT que sai de Carrasco.

RENTCARS – Compare os preços de várias locadoras simultaneamente. Encontre o melhor preço e reserve online, com antecedência!
FAÇA SUA BUSCA DE ALUGUEL DE CARRO!

Como circular na capital do Uruguai

Enquanto ficar somente na capital, Montevideo, não é tão necessário estar com um carro para circular por lá. Procure mesclar caminhadas com alguns trechos um pouco mais longos de táxi ou Uber.

Centro de Montevideo
Centro de Montevideo

Você pode caminhar pela área central e seguir da Praça Independência até o Mercado do Porto, onde se concentram boa parte dos atrativos da lista do que fazer em Montevideo.

Se a corrida de táxi do aeroporto é cara, dentro da cidade, nem tanto. Uma corrida do centro até a praia de Pocitos custa apenas em torno de R$20.

Se já estiver com seu carro ou com carro alugado poderá conhecer a cidade com mais tranquilidade. Não é difícil dirigir em Montevidéu e a carteira de habilitação brasileira é aceita normalmente no Uruguai.

Outra opção é fazer uma visita guiada com guia falando português e dessa forma saber mais detalhes sobre os pontos turísticos de Montevideo e da cultura do país.

Reservar visita guiada

Voltar ao índice

Onde ficar em Montevideo

Há basicamente duas áreas para escolher onde se hospedar em Montevidéu, o centro e a orla. Confira!

Hotéis no centro

Na área central está a maior parte das atrações da lista do que fazer em Montevideo. De dia, é uma área movimentada, com bastante comércio e em geral os hotéis são mais baratos. Porém não é um local indicado para sair à noite já que tudo fica meio deserto.

A melhor área do centro fica nas proximidades da Praça Independência. Confira algumas opções bem avaliadas do centro:

Montevideo hotel Radisson
Belo visual do hotel Raddison, no centro

Hotéis em Pocitos e Punta Carretas

A melhor localização para estar hospedado, tanto de dia como à noite é na orla do Rio da Prata, entre as praias de Pocitos e Punta Carretas. O único inconveniente é de estar afastado a 5 km das atrações turísticas do centro.

É a melhor área da orla, região bonita, de classe média alta, servida por de comércio, calçadão na beira do rio, restaurantes, e o melhor shopping da cidade, o Punta Carretas.
Os hotéis desta área são, em geral, mais novos também. Conheça alguns hotéis bem avaliados nesta área da orla:

Voltar ao índice

Onde comer em Montevidéu – Uruguai

  • O local mais tradicional para comer uma Parrila em Montevideo é no Mercado del Puerto. Lá há vários pequenos restaurantes que preparam o tradicional churrasco uruguaio na grelha inclinada.
  • Além do mercado há restaurantes espalhados nos bairros de Punta Carretas e Pocitos. Os do centro, geralmente funcionam somente ao meio dia e não abrem à noite.
  • A noite as opções para o turista incluem alguns cassinos como o Radisson Victoria Plaza, restaurantes, e boates que se localizam principalmente na Av. Dr. Luis A De Herrera.

Voltar ao índice

Seguro Viagem para o Uruguai – Vale a pena?

Assim como outros países da América do Sul, não é obrigatório contratar Seguro Viagem para entrar e circular no país, mas é extremamente recomendável. Os hospitais do país atendem gratuitamente somente cidadãos uruguaios. Em caso de qualquer tipo de emergência, você terá que pagar tudo por conta.

Sempre imaginamos que nossa viagem vai ser uma maravilha e nada vai acontecer. Porém um simples pequeno acidente ou até uma intoxicação alimentar pode fazer você gastar uma pequena fortuna em outro país, e o seguro Viagem custa muito mais barato do que você imagina.

Sempre pesquisamos os seguros no site da Seguros Promo que compara os preços de diversas seguradoras. Basta escolher o plano que melhor atenda suas necessidades.

Atenção! Aproveite nosso cupom de 5% de desconto e + 5% na compra por boleto. O seguro é bem em conta, custa em torno de R$ 10 por dia.
Não arrisque! Faça uma cotação aqui! Reserve aqui e tenha desconto!

Voltar ao índice

Mapa de Montevideo: Pontos turísticos

No mapa abaixo é possível visualizar os ícones com a localização de cada um dos pontos turísticos de Montevidéu, assim como ter uma noção dos acessos às atrações.

Voltar ao índice

Outras dicas do Uruguai


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

Jair Prandi
Editor, fotógrafo do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog para compartilhar suas experiências e ajudar os leitores a organizar suas viagens.

5 COMENTÁRIOS

  1. Gostei do seu site, eu estou planejando agora em abril de 2018, fazer uma viagem de carro, de onde moro Itanhaém litoral de São Paulo, até Buenos Aires, Fazendo paradas por algumas cidades do Rio Grande do Sul, do Uruguai e Argentina, tenho em torno de 40 dias para viagem. Poderia nos sugerir um roteiro interessante para visitar neste percurso?

    • Em 40 dias dá para fazer um roteiro bem completo!
      Sugiro descer pela Serra da Graciosa, no Paraná, visitar a Ilha do Mel, depois descer pelo litoral de Santa Catarina conhecendo as principais praias. Faça um desvio pela Serra do Rio do Rastro, depois visite Torres e os cânions do Rio Grande do Sul, visite Canela e Gramado, passe por Porto Alegre, conheça Pelotas e Rio Grande e desça o Chui. Continue pelo litoral do Uruguai até Colonia e atravesse para Buenos Aires.
      Na volta pode voltar pela Argentina até Foz do Iguaçu.
      Vai conhecer muita coisa! Todos estes destinos estão aqui no blog, basta pesquisar.

      Um abraço!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here