Praia Jurerê – Florianópolis

A praia Jurerê é famosa em seu lado esquerdo chamado de Jurerê Internacional, uma das mais badaladas do Brasil.

Praia Jurerê Internacional - Florianópolis
Vista aérea da Praia
  Por Jair Prandi
 

A famosa praia Jurerê é dividida em duas partes distintas. De um lado, uma praia tradicional, frequentada por famílias. No outro, uma praia a Jurerê Internacional, com fama e ares de Miami Beach.

O lado direito é constituído por casas de veraneio, hotéis e pousadas, frequentado por famílias. Já o lado esquerdo, é um bairro planejado, de altíssimo padrão. Toda a área é tomada por mansões, onde é comum ver carros importados, como Ferraris e Porsches.

No verão, A estreita faixa de areia fica lotada e o mar calmo e limpo é um convite para o banho. Na noite, são comuns as festas regadas por espumante ao som de batidas eletrônicas.

Apesar de não possuir limites na faixa de areia, a praia de Jurerê, localizada no Norte da ilha em Florianópolis, é oficialmente dividida pelos bairros de Jurerê Tradicional e Jurerê Internacional.

Esta divisão começou na década de 80, quando uma construtora criou um loteamento de luxo no lado esquerdo da praia, enquanto o lado direito já era povoado por pescadores e moradores.

Como é a Praia Jurerê

Praia Jurerê - Florianópolis
Vista aérea da praia Jurerê Tradicional

A praia de Jurerê possui mar morno e calmo, no verão. O lado esquerdo tem ondas de pequena estatura, enquanto o lado direito, mais ao canto, vai se tornando com águas mais paradas.

Praia Jurerê
Canto direito da praia com águas mais calmas

Com 3,5 km de extensão, a praia inicia em uma barreira de rochas, próximo à Fortaleza São José da Ponta Grossa e termina em um pequeno morro no lado direito. A inclinação da faixa de areia é média e a largura varia entre 10 a 30 m dependendo do ponto e da maré.

Praticamente toda a praia possui uma faixa de vegetação nativa entre a praia e as construções. O acesso é feito pelos estacionamentos, onde há passarelas de madeira que levam até a praia, onde há também, duchas próximo à praia.

Jurerê Internacional

Praia Jurerê Internacional - Florianópolis
Vista aérea da Praia

O bairro Jurerê Internacional é um dos espaços mais valorizados do litoral brasileiro. A praia ganhou fama internacional por seu alto padrão, pelos shows internacionais, e também pelas visitas de famosos e fotos de ostentação.

Jurerê Internacional
Bairro de Jurerê Internacional

É bastante comum se ver carrões importados, em frente as mansões sem cerca ao circular pelo bairro. Os beach clubs são frequentados por celebridades e jovens ricos. Mas mesmo com toda esta ostentação, a praia é livre e qualquer pessoa pode frequentar.

Mansão em Jurerê Internacional
Mansão em Jurerê Internacional

Como chegar na Praia Jurerê

Para quem vem do Centro, são 23 km a partir da Avenida Beira-Mar Norte. Basta seguir para o Norte da Ilha, pela SC-401 e depois SC-402, seguindo as placas de sinalização.
Chegando na Avenida dos Búzios, que é a principal via do bairro, basta encontrar um dos estacionamentos que é onde estão as passarelas de acesso à praia.

A partir do aeroporto, que fica no Sul da Ilha, são 36 km, mas basta seguir as indicações para o Norte da Ilha e depois para Jurerê, pois as rodovias são bem sinalizadas.
Jurerê Internacional é uma das praias que conta com mais disponibilidade de estacionamento em Florianópolis. Há grandes áreas com estacionamento gratuito próximo à praia.

O que fazer em Jurerê

Beach club em Jurerê Internacional
Beach club

A primeira opção é aproveitar a praia. Há pontos de aluguel de guarda-sol e cadeira. Para quem gosta de esportes e brincadeiras, há áreas para prática de futebol, vôlei e futevôlei. Também há áreas para prática de stand up paddle e caiaque, além de passeio com banana boat.

Jurerê Open Shopping
Jurerê Open Shopping

O calçadão de Jurerê Open Shopping é uma espécie de shopping a céu aberto, onde se concentram várias opções gastronômicas e lojas. O bonito espaço é bem organizado e ajardinado.

Os beach clubs abrem diariamente para diversão e shows com artistas nacionais e internacionais. O principal gênero musical é o eletrônico, mas também rola outros gêneros.

As opções de passeios mais próximas, são:

Vista aérea da Fortaleza São José da Ponta Grossa
Vista aérea da Fortaleza

Fortaleza São José da Ponta Grossa – Bela fortaleza, localizada logo depois do final da praia à esquerda. Construída em 1745, se encontra bem conservada, com visitação externa livre e interna com pagamento de uma taxa.

Saiba mais sobre a Fortaleza de São José da Ponta Grossa

Praia Canasvieiras – Localizada a uns 2 quilômetros à direita Canasvieiras é uma das mais bem estruturadas praias de Florianópolis. Lá se concentram várias opções de restaurantes, lojinhas e comércio.

Saiba mais sobre a Praia de Canasvieiras

Onde se hospedar na praia Jurerê

Campanario Villagio resort
Campanario Villagio resort – Foto de divulgação

Não há muitas opções de hospedagem em Jurerê Internacional, que é composta, mais por moradias ou casas de praia. Já na parte tradicional, há mais opções de hotéis, pousadas e casas para alugar.

Confira abaixo uma opção em cada uma:

Onde comer e beber

Na areia da praia não são permitidos quiosques. Porém há quiosques credenciados junto aos principais acessos à praia, entre os estacionamento s e a areia, com opções variadas e preços moderados.

Em Jurerê Internacional, as opções de restaurantes são nos beach clubs e no Jurerê Open Shopping. O local conta com diversas opções gastronômicas entre restaurantes, bares, cafés e hamburguerias.

Leia também:

 


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here