Ollantaytambo é uma obra monumental da arquitetura Inca e a única cidade da era inca ainda habitada no Peru. Os pátios ainda mantêm sua arquitetura original.

Atualmente é um povoado, capital do Distrito de Ollantaytambo (Província de Urubamba), situado na parte sul a cerca de 90 km a noroeste da cidade de Cusco, a uma altitude de 2.792 metros.

Ruínas de Ollamtaytambo - Peru
Ruínas de Ollamtaytambo – Peru

É um dos complexos arquitetônicos mais monumentais do antigo Império Inca, com seus muros descomunais, foi criado para ser uma cidade-alojamento, localizada estrategicamente para dominar o Vale Sagrado dos Incas.

Ruínas de Ollamtaytambo - Peru

O tipo arquitetônico empregado, assim como a qualidade de cada pedra, trabalhada individualmente, especialmente o Templo do Sol e seus gigantescos monólitos impressionam os visitantes.

Pedras gigantescas nas Ruínas de Ollamtaytambo - Peru
Pedras gigantescas nas Ruínas de Ollamtaytambo

Algumas das rochas utilizadas na construção só são encontradas a alguns quilômetros da cidade, o que revela o domínio de técnicas avançadas de transporte de rochas. As pedras eram trabalhadas antes de serem transportadas mediante amarração de cordas.

Ruas de Ollamtaytambo - Peru
Ruas de Ollamtaytambo

Cidade de Ollantaytambo

As ruas retas, estreitas e pitorescas formam quinze grupos de casas localizadas ao norte da praça principal da cidade, que constituem em si um verdadeiro legado histórico.

Artesanatos em frente às Ruínas de Ollamtaytambo - Peru
Artesanatos em frente às Ruínas de Ollamtaytambo

O local é um dos pontos de partida para Machu Picchu, através de sua estação ferroviária, com saída diária de trens para Águas Calientes, com trajeto feito entre 90 a 120 minutos.

Estação de trem de Ollamtaytambo - Peru
Estação de trem de Ollamtaytambo

A caminhada entre a estação de trem e a praça principal é de cerca de 400 m, com a opção dos Tuk Tuks que cobram um preço muito baixo para que não quiser caminhar.

Tuk Tuks em Ollamtaytambo - Peru
Tuk Tuks em Ollamtaytambo

Um boleto turistico é necessário para o acesso às Ruínas de Ollamtaytambo, que dá direito a visitar vários outros lugares de Cusco e do Vale Sagrado, mas não há um bilhete específico só para Ollamtaytambo.
Existem três diferentes tipos de bilhetes:
Um bilhete inteiro (válido por 10 dias e para todos os lugares), 130 soles;
Um bilhete de estudante (ISIC sudentcard exigido como prova), 70 Soles;
Um bilhete parcial (válido apenas para um dia e um número limitado de lugares) 70 soles.
A entrada com boleto turístico pode ser comprado na entrada das ruínas ou em Cusco.

Praça de Ollamtaytambo e Pinkullyuna ao fundo
Praça de Ollamtaytambo e Pinkullyuna ao fundo

Pinkullyuna é a colina, com armazéns incas com vista para a cidade, com acesso pela estrada mais próxima à base da colina, onde tem uma pequena placa indicativa que leva até uma série de ruínas e armazéns. O aceso é gratuito e oferece vistas espetaculares de Ollantaytambo, das ruínas e do Vale do Urubamba.

Ruínas de Ollamtaytambo - Peru
Ruínas de Ollamtaytambo

Mais Viagens e Caminhos nesta região do Peru

Aventura no Peru – parte 1
Machu Pichu – como chegar
O que fazer em Cusco
Águas Calientes – Cidade base para chegar em Machu Pichu
O que fazer em Chinchero
O que fazer em Pisac
Estrada de Abra Málaga

COMPARTILHAR
Jair Prandi
Editor, fotógrafo e videomaker, do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog de viagens para compartilhar suas experiências.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here