Puno e Lago Titicaca – As ilhas flutuantes do Uros

Puno e Lago Titicaca. A capital folclórica do Peru, o lago navegável mais alto do mundo e as exóticas ilhas flutuantes dos Uros.

Ilhas flutuantes do Lago Titicaca
  Por Jair Prandi
 

Conheça Puno e Lago Titicaca. A capital folclórica do Peru, o lago navegável mais alto do mundo e as exóticas ilhas flutuantes dos Uros.

Puno e conhecida como a capital folclórica do Peru devido à sua riqueza de expressões artísticas e culturais, principalmente a dança, mas o que atrai mais turistas, é o Lago Titicaca é as exóticas ilhas flutuantes dos Uros.

IIlhas flutuantes dos Uros - Lago Titicaca - Peru
IIlhas flutuantes dos Uros – Lago Titicaca – Peru

Como Puno está entre 3600 e 3800 metros de altitude, mesmo nos meses de verão, enfrenta o vento gelado do Altiplano, durante os meses de inverno, de junho a agosto, as temperaturas noturnas costumam cair bem abaixo de 0 ° C.

Puno e Lago Titicaca - Peru
Mirante do Puma – Puno e Lago Titicaca – Peru

O turismo é a maior fonte de renda da cidade, por isso possui boa variedade de hotéis, restaurantes, agências onde se organizam passeios, lojinhas de souvenirs.

Igreja matriz de Puno - Peru
Igreja matriz de Puno

Lagoa Titicaca

O passeio imperdível em Puno é ao Lago Titicaca, de barco até as Ilhas Artificiais Flutuantes de Los Uros, onde centenas de Uros vivem nas dezenas de ilhas feitas de totora.

Barcos turísticos do Lago Titicaca
Barcos turísticos do Lago Titicaca

Ilhas flutuantes dos Uros

A Totora é um tipo de junco nativo da Baía de Puno, no Lago Titicaca, que em uma época do ano solta sua raiz, parecida com um xaxim e que flutua. Com isso, os Uros amarram diversos blocos desta raiz, formando suas ilhas, depois colocam uma grossa camada das palhas da Totora e com ela também fazem suas cabanas, artesanatos e até seus barcos.

Ilhas flutuantes dos Uros - Lago Titicaca

Os barcos ancoram em uma das ilhas e o responsável pela ilha dá toda uma explicação de tudo sobre as ilhas e de como vivem os Uros. Depois expõem seus artesanatos para venda enquanto ficamos à vontade para passear pela ilha. Após isso levam o grupo em seu barco de Totora para um passeio.

Ilhas flutuantes dos Uros - Lago Titicaca

Mirantes de Puno

Mirante do Puma

Do Mirante do Puma, localizado na entrada da cidade, para quem vem de Juliaca, se tem uma bela vista panorâmica da cidade de Puno e do Lago Titicaca.

Mirante do Puma - Puno - Peru

Mirante Kuntur Wasi

O Mirante Kuntur Wasi tem uma enorme escultura de metal de um condor, onde o acesso é feito através de 700 degraus até a escultura, onde as vistas da cidade e do Lago Titicaca são fantásticas.

Complexo Arqueológico de Sillustani

Situado a 34 km de Puno, é conhecido por suas chullpas: torres circulares de pedra erguidas para guardar os restos mortais das principais autoridades do antigo povo Colla.

Complexo arqueológico de Sillustani
Complexo arqueológico de Sillustani

Assim como muitas cidades peruanas, os Tuk Tuks ou táxis Cholo, são utilizados em grande número.
A cidade usa o aeroporto da cidade vizinha de Juliaca, que recebe voos diários da Lan, direto de Cusco, e vários outros de Lima.
Vans fazem o trajeto à Puno em 45 minutos (50 km).
De trem, de Cusco, pela Peru Rail, são 338 km.

Lago Tititcaca - Peru
Lago Tititcaca – Peru

Saiba que é possível visitar também o Lago Titicaca a partir da Bolívia, um dos lugares mais visitados por lá é a ilha do Sol, em Copacabana.

Confira a lista de hotéis na cidade

Mais sobre esta região do Peru


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

Jair Prandi
Editor, fotógrafo do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog para compartilhar suas experiências e ajudar os leitores a organizar suas viagens.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here