Puno e Lago Titicaca. A capital folclórica do Peru, o lago navegável mais alto do mundo e as exóticas ilhas flutuantes dos Uros.

Puno e conhecida como a capital folclórica do Peru devido à sua riqueza de expressões artísticas e culturais, principalmente a dança, mas o que atrai mais turistas, é o Lago Titicaca é as exóticas ilhas flutuantes dos Uros.

Como Puno está entre 3600 e 3800 metros de altitude, mesmo nos meses de verão, enfrenta o vento gelado do Altiplano, durante os meses de inverno, de junho a agosto, as temperaturas noturnas costumam cair bem abaixo de 0 ° C.

Puno e Lago Titicaca - Peru
Puno e Lago Titicaca, vistos do mirante

O turismo é a maior fonte de renda da cidade, por isso possui boa variedade de hotéis, restaurantes, agências onde se organizam passeios, lojinhas de souvenirs.

Igreja matriz de Puno - Peru
Igreja matriz de Puno

Lagoa Titicaca

O passeio imperdível em Puno é ao Lago Titicaca, de barco até as Ilhas Artificiais Flutuantes de Los Uros, onde centenas de Uros vivem nas dezenas de ilhas feitas de totora.

Barcos no Lago Titicaca - Puno - Peru
Barcos turísticos do Lago Titicaca

Ilhas flutuantes dos Uros

A Totora é um tipo de junco nativo da Baía de Puno, no Lago Titicaca, que em uma época do ano solta sua raiz, parecida com um xaxim e que flutua. Com isso, os Uros amarram diversos blocos desta raiz, formando suas ilhas, depois colocam uma grossa camada das palhas da Totora e com ela também fazem suas cabanas, artesanatos e até seus barcos.

Ilhas flutuantes dos Uros - Lago Titicaca - Puno - Peru
Ilhas flutuantes dos Uros – Lago Titicaca

Os barcos ancoram em uma das ilhas e o responsável pela ilha dá toda uma explicação de tudo sobre as ilhas e de como vivem os Uros. Depois expõem seus artesanatos para venda enquanto ficamos à vontade para passear pela ilha. Após isso levam o grupo em seu barco de Totora para um passeio.

Ilhas flutuantes dos Uros - Lago Titicaca - Puno - Peru
Ilhas flutuantes dos Uros – Lago Titicaca

Mirantes de Puno

Mirante do Puma

Do Mirante do Puma, localizado na entrada da cidade, para quem vem de Juliaca, se tem uma bela vista panorâmica da cidade de Puno e do Lago Titicaca.

Mirante do Puma - Puno - Peru
Mirante do Puma

Mirante Kuntur Wasi

O Mirante Kuntur Wasi tem uma enorme escultura de metal de um condor, onde o acesso é feito através de 700 degraus até a escultura, onde as vistas da cidade e do Lago Titicaca são fantásticas.

Mirante Kuntur Wasi - Puno - Peru
Mirante Kuntur Wasi – Puno

Complexo Arqueológico de Sillustani

Situado a 34 km de Puno, é conhecido por suas chullpas: torres circulares de pedra erguidas para guardar os restos mortais das principais autoridades do antigo povo Colla.

Sillustani - Puno - Peru
Complexo arqueológico de Sillustani

Assim como muitas cidades peruanas, os Tuk Tuks ou táxis Cholo, são utilizados em grande número.
A cidade usa o aeroporto da cidade vizinha de Juliaca, que recebe voos diários da Lan, direto de Cusco, e vários outros de Lima.

Vans fazem o trajeto à Puno em 45 minutos (50 km).
De trem, de Cusco, pela Peru Rail, são 338 km.

Mais Viagens e Caminhos nesta região do Peru
Aventura no Peru – parte 2
O que fazer em Arequipa
Estrada entre Puno e Moquegua
Estrada entre Cusco e Puno

COMPARTILHAR
Jair Prandi
Editor, fotógrafo e videomaker, do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog de viagens para compartilhar suas experiências.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here