Na Estrada entre Arequipa e Chivay está a passagem asfaltada de montanha mais alta do mundo, com 4910 metros de altitude, ponto de parada dos viajantes para tirar fotos e apreciar a paisagem, além de ser ponto de venda de artesanato.

Saindo de Arequipa, que está a 2350 metros de altitude, pela rodovia 34A, se inicía a subída e logo se chega ao Altiplano próximo aos 4000 metros, sempre com os vulcões Misti e Chachani, com seus 6000 metros, sempre à vista. Neste ponto se adentra no Parque Nacional Aguada Blanca, região natural das Vicunhas.

Vulcão Misti, visto da estrada entre Arequipa e Chivay - Peru
Vulcão Misti, visto da estrada entre Arequipa e Chivay

Pela rodovia 34A se segue até Patahuasi, pequena paradouro com lanchonete e feira de artesanato, a 4000 mil metros, onde se acessa a estrada secundária, também asfaltada, que segue até Chivay e Cânion Colca.

gelo na estrada entre Arequipa e Chivay - Peru
Gelo na estrada entre Arequipa e Chivay
Mirante dos Andes - 4910 m - estrada para Chivay - Peru
Mirante dos Andes – 4910 m – (ponto mais alto da estrada para Chivay)

A estrada para Chivay tem pouco movimento, quase que somente as vãns que levam turistas de Arequipa até o Cânion Colca. Neste trecho a estrada sobe até 4910 metros de altitude, depois desce novamente até Chivay que está a 3635 m. l

No ponto mais alto da estrada está o Mirante dos Andes ou Mirante dos Vulcões, de onde se avista 4 vulcões nevados; El Misti, Chachani, Ampato e Sabancaya. No local há pedras com a descrição e altitude, direcionada a cada um deles.

Lhamas e alpacas na estrada para Chivay - Peru
Lhamas e alpacas na estrada para Chivay

No caminho é comum a presença de Alpacas, Vicunhas e Lhamas. Nas partes mais altas, apesar da aridez, pode haver neve e gelo nos barrancos da estrada. Na parte mais alta, se veem pedras empilhadas, representando alguma tradição andina.

gelo na estrada entre Arequipa e Chivay – Peru
Gelo na estrada entre Arequipa e Chivay

Quem for se aventurar nesta estrada vai sentir o mal da altitude, sendo indicado tomar chá de Coca, chupar bala de Coca ou mastigar folha de Coca para diminuir os efeitos.
A folha de Coca não é droga, não vicia e nem tem efeitos colaterais, apesar de ser extraída da mesma planta que a cocaína. Só facilita a circulação e a digestão.

descendo a estrada para Chivay – Peru
Descendo a estrada para Chivay

Viagens e Caminhos: Mais sobre nossa viagem nesta região do Peru

Aventura no Peru – parte 3
Arequipa
Cânion Colca
Estrada entre Moquegua e Arequipa

Mapa da estrada entre Arequipa e Chivay


COMPARTILHAR
Jair Prandi
Editor, fotógrafo e videomaker, do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog de viagens para compartilhar suas experiências.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here