Apelidada de Jardim da Serra Gaúcha, Nova Petrópolis, junto com Gramado e Canela faz parte da Rota Romântica, situada na Região das Hortênsias.

A cidade se destaca por sua bela paisagem desde os acessos, praças e jardins floridos, casario antigo em estilo enxaimel alemão, exemplo disso é a Praça da República, chamada de Praça das Flores.

Nova Petrópolis – RS
Praça de Nova Petrópolis

Outro ponto que se destaca em Nova Petrópolis é a gastronomia, com seus cafés coloniais com fartos banquetes de cucas, pães, geleias e folhados, além dos restaurantes especializados na culianária italiana e alemã.

Café colonial
Café colonial

A cidade oferece belos locais para passeios, como o parque Aldeia do Imigrante, a Praça da República e a Avenida 15 de Novembro com suas inúmeras lojinhas. Próximo à cidade fica o mirante do Ninho das Águias, local que apresenta um belo visual do Vale do Caí e ponto de partida dos voos de paraglider.

Pontos turísticos de Nova Petrópolis

Ninho das Águias

Ninho das Águias - Nova Petrópolis
Ninho das Águias – Nova Petrópolis

O local possui uma rampa de voo livre e uma bela vista panorâmica da região e do Vale do Caí, que é protegido por morros com suas superfícies propícias por suas correntes ascendentes.
A incidência de vento norte/nordeste é mais frequente entre os meses de março até o final de outubro e a área de pouso é feito na propriedade de Normélio Schneider. Nesta época os vôos chegam a alcançar 3.000 m de altitude.
O Ninho das Águias fica a 684 metros de altitude, a 4 km da cidade com acesso fácil no hm 181 pela BR 116, sentido Caxias do Sul.

Labirinto Verde

Labirinto Verde - Nova Petrópolis
Labirinto Verde – Nova Petrópolis

Localizado junto à Praça das Flores, o Labirinto Verde é formado por caminhos entre os ciprestes, podados formando uma “cerca viva”, plantados em círculos. O acesso é livre.

Monumento do Cooperativismo

Monumento do Cooperativismo - Nova Petrópolis
Monumento do Cooperativismo

Belo monumento com a estátua de sete pessoas, localizado na Praça das Flores, entre belos jardins simbolizando a essência dos ideais cooperativistas.
Av 15 de Novembro, Praça das Flores.

Parque Aldeia do Imigrante

Parque Aldeia do Imigrante - Nova Petrópolis
Parque Aldeia do Imigrante

Localizado em uma bela área verde, o Parque Aldeia do Imigrante foi criado para resgatar e preservar a história da imigração alemã, misturando o patrimônio cultural, com o patrimônio natural preservado.

Além da bela mata nativa, o parque possui um Pórtico de Entrada, lojas de malhas, artesanato, produtos coloniais, Salão de Baile, Quiosque, antigos prédios históricos com arquitetura enxaimel, Capela, Lago e uma vila inteira.

Monte Malakoff

Monte Malakoff - Nova Petrópolis
Monte Malakoff – Linha Pirajá – Nova Petrópolis

Monte com pedra basáltica, com paredões de mais de 100 metros de altura, rodeado por mata nativa, onde se encontra uma pedra meio suspensa, conhecida como Pedra do Silêncio. O local é propício para escalada e oferece uma excelente vista do Vale do Rio Caí.

Moinho Rasche

Moinho Rasche - Nova Petrópolis
Moinho Rasche – Nova Petrópolis

Antigo moinho que foi totalmente reformado em 2008, transformado em um museu em funcionamento e aberto a visitação gratuita, que mostra vários mecanismos antigos que eram usados nos moinhos, como a pedra moendo o milho para transformá-lo em farinha.
O local também funciona como posto de informações turísticas, aberto diariamente das 9h às 17h, com visitação guiada gratuita.

Pinheiro Multisecular

Pinheiro Multisecular - Nova Petrópolis
Pinheiro Multisecular – Nova Petrópolis

Grandioso Pinheiro de Araucária situado na Linha Imperial, com 45 metros altura, sendo necessário 7 pessoas adultas de mãos dadas para abraçar sua circunferência.
Acesso junto à Praça Theodor Amstad, na altura do km 7, da RS 235.

Portal Jardim da Serra Gaúcha

Portal Jardim da Serra Gaúcha - Nova Petrópolis
Portal Jardim da Serra Gaúcha

Pórtico de entrada da cidade pela Região das Hortênsias, localizado no km 6 da RS 235. Construído em técnica enxaimel, e constituído por uma torre em uma das extremidades com um mirante, interligados por uma passarela sobre a rodovia que permite uma vista panorâmica da cidade.

COMPARTILHAR
Jair Prandi
Editor, fotógrafo e videomaker, do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog de viagens para compartilhar suas experiências.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here