Apelidada de Jardim da Serra Gaúcha, Nova Petrópolis, junto com Gramado e Canela faz parte da Rota Romântica, situada na Região das Hortênsias.

A cidade se destaca por sua bela paisagem desde os acessos, praças e jardins floridos, casario antigo em estilo enxaimel alemão, exemplo disso é a Praça da República, chamada de Praça das Flores.

Praça de Nova Petrópolis
Praça de Nova Petrópolis

Outro ponto que se destaca em Nova Petrópolis é a gastronomia, com seus cafés coloniais com fartos banquetes de cucas, pães, geleias e folhados, além dos restaurantes especializados na culinária italiana e alemã.

Café colonial
Café colonial

A cidade oferece belos locais para passeios, como o parque Aldeia do Imigrante, a Praça da República e a Avenida 15 de Novembro com suas inúmeras lojinhas. Próximo à cidade fica o mirante do Ninho das Águias, local que apresenta um belo visual do Vale do Caí e ponto de partida dos voos de paraglider.

O que fazer em Nova Petrópolis – Pontos turísticos

Ninho das Águias

Ninho das Águias - Nova PetrópolisO local possui uma rampa de voo livre e uma bela vista panorâmica da região e do Vale do Caí, que é protegido por morros com suas superfícies propícias por suas correntes ascendentes.
A incidência de vento norte/nordeste é mais frequente entre os meses de março até o final de outubro e a área de pouso é feito na propriedade de Normélio Schneider. Nesta época os vôos chegam a alcançar 3.000 m de altitude.
O Ninho das Águias fica a 684 metros de altitude, a 4 km da cidade com acesso fácil no hm 181 pela BR 116, sentido Caxias do Sul.

Labirinto Verde

Labirinto Verde - Nova PetrópolisLocalizado junto à Praça das Flores, o Labirinto Verde é formado por caminhos entre os ciprestes, podados formando uma “cerca viva”, plantados em círculos. O acesso é livre.

Monumento do Cooperativismo

Monumento do Cooperativismo - Nova PetrópolisBelo monumento com a estátua de sete pessoas, localizado na Praça das Flores, entre belos jardins simbolizando a essência dos ideais cooperativistas.
Av. 15 de Novembro, Praça das Flores.

Parque Aldeia do Imigrante

Parque Aldeia do Imigrante - Nova PetrópolisLocalizado em uma bela área verde, o Parque Aldeia do Imigrante foi criado para resgatar e preservar a história da imigração alemã, misturando o patrimônio cultural, com o patrimônio natural preservado.

Além da bela mata nativa, o parque possui um Pórtico de Entrada, lojas de malhas, artesanato, produtos coloniais, Salão de Baile, Quiosque, antigos prédios históricos com arquitetura enxaimel, Capela, Lago e uma vila inteira.

Monte Malakoff

Monte Malakoff - Linha Pirajá - Nova PetrópolisMonte com pedra basáltica, com paredões de mais de 100 metros de altura, rodeado por mata nativa, onde se encontra uma pedra meio suspensa, conhecida como Pedra do Silêncio. O local é propício para escalada e oferece uma excelente vista do Vale do Rio Caí.

Moinho Rasche

Moinho Rasche - Nova PetrópolisAntigo moinho que foi totalmente reformado em 2008, transformado em um museu em funcionamento e aberto a visitação gratuita, que mostra vários mecanismos antigos que eram usados nos moinhos, como a pedra moendo o milho para transformá-lo em farinha.
O local também funciona como posto de informações turísticas, aberto diariamente das 9h às 17h, com visitação guiada gratuita.

Pinheiro Multisecular

Pinheiro Multisecular - Nova PetrópolisGrandioso Pinheiro de Araucária situado na Linha Imperial, com 45 metros altura, sendo necessário 7 pessoas adultas de mãos dadas para abraçar sua circunferência.
Acesso junto à Praça Theodor Amstad, na altura do km 7, da RS 235.

Portal Jardim da Serra Gaúcha

Portal Jardim da Serra Gaúcha - Nova PetrópolisPórtico de entrada da cidade pela Região das Hortênsias, localizado no km 6 da RS 235. Construído em técnica enxaimel, e constituído por uma torre em uma das extremidades com um mirante, interligados por uma passarela sobre a rodovia que permite uma vista panorâmica da cidade.

Leia também:
O que fazer em Canela
O que fazer em Gramado
Lista de destinos da Serra Gaúcha

COMPARTILHAR
Jair Prandi
Editor, fotógrafo e videomaker, do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog de viagens para compartilhar suas experiências.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here