O Cânion do Xingó é o local turístico mais procurado do estado de Sergipe, distante das praias, localizado em pleno sertão nordestino.

O Cânion do Xingó é um conjunto de formações rochosas de cor avermelhada com dezenas de quilômetros de extensão, cortado pelo Rio São Francisco.

O cânion está situado no município de Canindé do São Francisco, a 213 km de Aracaju, no Rio São Francisco, que faz a divisa natural de Alagoas e Sergipe, próximo a Usina Hidrelétrica de Xingó.

Cânion do Xingó
Cânion do Xingó – Rio São Francisco

Com a construção da Usina Hidrelétrica do Xingó, as águas agitadas do Rio São Francisco deram lugar ao lago navegável, possibilitando passeios pelos labirintos com belíssimas formações rochosas, enfeitado por suas águas esverdeadas.

Complexo Carrancas - Canindé de São Francisco
Complexo Carrancas – Canindé de São Francisco

Passeio ao Cânion do Xingó

A passeio de catamarã pelo cânion do rio São Francisco, acontece a partir da barragem de Xingó, junto ao complexo do restaurante Carrancas, num percurso de aproximadamente 20 km (1 hora – ida), 1 hora para banho e 1 hora no trajeto de volta.

Porto de Brogodó - Cânion do Xingó
Porto de Brogodó – Cânion do Xingó

No ponto final do passeio, o barco para junto a uma plataforma flutuante, chamada de Porto de Brogodó, construída com em uma das reentrâncias do cânion. No local, os turistas podem fazer um passeio de canoa até a Gruta do Talhado e nadar em uma área determinada.

Gruta do Talhado - Cânion do Xingó
Gruta do Talhado – Cânion do Xingó

O Cânion do Rio São Francisco é o 5º maior cânion navegável do mundo, com cerca de 65 km de extensão, com rochas de até 50 metros de altura, numa região que faz calor o ano todo, e que chove com pouca frequência.

Usina Hidrelétrica de Xingó

Usina Hidrelétrica de Xingó e Rio São Francisco
Usina Hidrelétrica de Xingó e Rio São Francisco

A visita à Usina Hidrelétrica de Xingó é outra atração do município de Canindé de São Francisco. Da própria estrada de acesso a usina e que leva ao cânion do Xingó, se tem uma vista privilegiada da usina e do Rio São Francisco.

Turbinas da Usina Xingó
Turbinas da Usina Xingó

Para quem quiser, há um passeio monitorado por um guia que acompanha os visitantes em carro próprio pelo complexo da hidrelétrica, que começa no Mirante da Chesf e segue pelas instalações da usina, onde se pode ver inclusive as turbinas em um roteiro que leva 40 minutos e custa R$ 40 por carro.

Prainha de Canindé de São Francisco
Prainha de Canindé de São Francisco

Prainha de Canindé de São Francisco

O rio São Francisco, com suas águas muito limpas, corta o sertão em uma das regiões mais quentes do país. Próximo a usina de Xingó, há uma prainha em um remanso do rio, ótimo lugar para se refrescar.

Mais Viagens e Caminhos no estado de Sergipe
Relato de viagem a Maceió, Recife, Paulo Afonso, Cânion do Xingó
Pontos turísticos de Paulo Afonso
Hotéis e pousadas em Canindé de São Francisco

COMPARTILHAR
Jair Prandi
Editor, fotógrafo e videomaker, do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog de viagens para compartilhar suas experiências.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here