Cânion do Xingó – Canindé de São Francisco

O Cânion do Xingó é o local turístico mais procurado do estado de Sergipe, distante das praias, localizado em pleno sertão nordestino.

Cânion do Xingó - Sergipe
  Por Jair Prandi
 

O Cânion do Xingó é o local turístico mais procurado do estado de Sergipe. Uma bela atração que fica distante das praias, localizado em pleno sertão nordestino.

O Cânion do Rio São Francisco é um conjunto de formações rochosas de cor avermelhada, com dezenas de quilômetros de extensão, que se torna ainda mais belo por ser cortado pelo rio.

O Cânion do Xingó está situado no município de Canindé do São Francisco, a 213 km de Aracaju, no Rio São Francisco. O rio faz a divisa natural de Alagoas e Sergipe, próximo a Usina Hidrelétrica de Xingó.

O Rio São Francisco nasce em Minas Gerais e é um dos mais importantes rios do Brasil. Atravessa a Bahia e faz a divisa entre os estados de Pernambuco, Sergipe e Alagoas até desembocar no Oceano Atlântico.

Cânion do Xingó - Rio São Francisco
Cânion do Xingó – Rio São Francisco

Cânion do Xingó – Sergipe

Navegue por este post

Cânion do Xingó

O Cânion do Rio São Francisco é o 5º maior cânion navegável do mundo, com 65 km de extensão e o Cânion do Xingó é um braço do Rio São Francisco. Possui paredes rochosas de até 50 metros de altura, situado em uma região que faz calor o ano todo, e que quase não chove.

Até 1994 o Cânion de Xingó era praticamente desconhecido, situado em pleno sertão, sem acesso, numa área próxima ao Rio São Francisco.

Em 1994, após a construção da Usina Hidrelétrica do Xingó e o enchimento da barragem as águas agitadas do Rio São Francisco deram lugar ao lago navegável, possibilitando o acesso de barco.

Além do acesso, a água adquiriu tons esverdeados que contrastam com as paredes rochosas avermelhadas, formando um cenário belíssimo.

Com a construção da barragem, o Rio São Francisco triplicou seu tamanho, inundando as áreas ao redor. O Rio Xingó é um dos inúmeros braços do Velho Chico, onde se formou o famoso Cânion do Xingó.

Voltar ao índice

Passeio de barco ao Cânion do Xingó
Visual das paredes avermelhadas do cânion

Onde fica o Cânion do Xingó

Ao contrário do que muita gente pensa o Cânion do Xingó não fica no estado de Sergipe. Localiza-se em território do estado de Alagoas, em um braço do Rio São Francisco, a 3,5 km da divisa dos 2 estados, que é o centro do rio.

Porém, o ponto de acesso ao passeio é pelo restaurante Carrancas, que fica no lado de Sergipe. O ponto de partida fica a 17 km do cânion, próximo à Usina de Xingó e à cidade de Canindé de São Francisco.

Voltar ao índice

Como chegar ao Cânion do Xingó

Geralmente os turistas fazem este passeio saindo do litoral de Sergipe, Alagoas ou Pernambuco. Existem várias formas de fazer este passeio, que vamos mostrar agora.

Pacote de viagem Aracajú + Cânion do Xingó

Uma das maneiras mais fáceis e confortáveis de viajar é através de um pacote de viagem. A Viajar Barato é uma agência muito confiável e que oferece os melhores preços, incluindo as passagens aéreas, hospedagens em Aracajú e Xingó, além do aluguel do carro.
Consulte valores e informações no botão abaixo!

Pacote 7 noites Aracajú + Cânion do Xingó + aluguel de carro

Com agência a partir de Aracaju

Este passeio é vendido nas agências de Aracaju. Preste atenção no que está incluso, pois algumas vendem somente o translado entre Aracaju e o ponto de embarque, em Canindé de São Francisco, e não incluem o passeio de barco que é cobrado à parte.

O trajeto de 205 km é feito de ônibus e dura 3 horas + 3 horas para voltar. É um passeio cansativo, com total de 6 horas de viagem + 3 horas de passeio de catamarã (com a parada incluída) + tempo de almoço.

O ônibus leva até o restaurante Karranca’s, em Canindé de São Francisco. Lá você terá que comprar o bilhete do catamarã (se não estiver incluído no tour) e é também o local do almoço, na volta do passeio.

A Civitatis oferece a opção de reservar online, com antecedência e o tour inclui o passeio de catamarã e guia.

Reservar tour saindo de Aracaju

Com agência a partir de Maceió

Saindo de Maceió, o passeio é semelhante ao de Aracaju, porém é ainda mais distante. São 300 km de estrada, num trajeto de 4 horas. Ida e volta serão 8 horas de viagem, além do tempo do barco e almoço. O ponto de embarque é o mesmo, em Canindé de São Francisco, lado de Sergipe.

A Civitatis oferece o transfer privado com o valor que dá para dividir entre os passageiros, mas não inclui o ingresso do catamarã.

Reservar transfer saindo de Maceió

De carro próprio ou alugado

Rio São Francisco - Usina do Xingó
Usina Hidrelétrica de Xingó e Rio São Francisco

Para quem tem mais de 1 dia disponível, com certeza, é a melhor opção, passando a noite em Canindé de São Francisco SE, ou Piranhas AL.

Assim, além de fazer o passeio ao cânion do Rio São Francisco com mais calma você poderá conhecer os pontos turísticos de Canindé de São Francisco e Piranhas, e até curtir uma prainha no rio.

Atenção! Os catamarãs saem em dois horários: 10h30 e 11h30. Se for de carro, você precisará coordenar o horário de seu roteiro para chegar a tempo.

Viajamos pela região com carro que alugamos em Maceió, reservado com antecedência. Nossa passagem pelo sertão incluímos também a cidade de Paulo Afonso.

RENTCARS – Compare os preços de várias locadoras simultaneamente. Encontre o melhor preço e reserve online, com antecedência!
FAÇA SUA BUSCA DE ALUGUEL DE CARRO!

Voltar ao índice

Passeio no Cânion do Xingó

A passeio de catamarã pelo cânion do rio São Francisco tem início a partir do complexo do restaurante Karranca’s, em Canindé de São Francisco. Fica no lago da barragem de Xingó, 2 km acima da usina.

Complexo Carrancas - Canindé de São Francisco
Complexo Karranca’s – Canindé de São Francisco

Neste ponto saem os catamarãs que percorrem o lago e o leito do Velho Chico por 14 km e depois adentram um braço do rio por mais 3 km até chegar ao cânion do Xingó.

O passeio dura 3 horas, sendo 1 hora para ir, 1 hora para banho e 1 hora no trajeto de volta. No barco são vendidos lanches, sorvetes e bebidas.

Porto de Brogodó - Cânion do Xingó
Porto de Brogodó – Cânion do Xingó

No ponto final do passeio, o barco para junto a uma plataforma flutuante. A área é chamada de Porto de Brogodó, construída em uma das reentrâncias do cânion. No local, os turistas podem fazer um passeio de canoa até a Gruta do Talhado e nadar em uma área determinada.

O passeio de canoa adentra uma área estreita do cânion chamada de “paraíso talhado”, ou também “Gruta do Talhado”. O passeio de canoa custa R$10 e dura em torno de 15 minutos.

Gruta do Talhado - Cânion do Xingo

Voltar ao índice

Onde se hospedar

Canindé de São Francisco é a cidade mais próxima do ponto de embarque no lado de Sergipe. Uma pequena e charmosa cidade que surgiu na época da construção da hidrelétrica.

A cidade conta com uma prainha e boas opções de hotéis e pousadas, algumas com vista para o rio.

Veja as opções de hospedagem em Canindé

A outra opção é na pequena cidade de Piranhas, no outro lado do rio, em Alagoas. A cidade possui atrações históricas e um passado marcado pelo cangaço e à história do cangaceiro Lampião.
Também possui outros pontos turísticos e uma prainha no Rio São Francisco. Há várias pousadas situadas na beira do rio, com belas vistas.

Veja as opções do hospedagem em Piranhas

Voltar ao índice

O que fazer em Canindé de São Francisco – Sergipe

A principal atração de Canindé de São Francisco é o Cânion do Xingó, que falamos bastante sobre ele. Conheça as outras duas principais atrações do destino:

Usina Hidrelétrica de Xingó

Turbinas da Usina de Xingó
Turbinas da Usina de Xingó

Da própria estrada de acesso a usina e que leva ao cânion do Xingó, já se tem uma vista privilegiada da muralha da usina e do Rio São Francisco. Porém, há também, um passeio monitorado pela usina.

A visitação acontece com o carro dos visitantes, com a presença de um guia autorizado que vai junto. O passeio pelo complexo da hidrelétrica começa pelo Mirante da Chesf e segue pelas instalações onde pode-se ver inclusive as turbinas. O roteiro leva em torno de 40 minutos e custa R$40 por carro.

Confira esta matéria sobre o tour pela usina

Prainha de Canindé de São Francisco

Prainha de Canindé de São Francisco
Prainha de Canindé de São Francisco

O Rio São Francisco, com suas águas muito limpas, corta o sertão em uma das regiões mais quentes do país. Próximo a Usina de Xingó, há uma prainha em um remanso do rio, ótimo lugar para se refrescar.

Mas tenha cuidado para não se afastar da área indicada para banho. Próximo da praia há áreas de correnteza e foi lá que aconteceu o trágico acidente com o ator Domingos Montagner, que se afogou e perdeu sua vida neste lugar.

Voltar ao índice

O que fazer em Piranhas – Alagoas

Piranhas - Alagoas
Cidade de Piranhas – Alagoas – Foto: Marcelo N Valente / Fonte: Wikimedia Commons

Piranhas foi palco de batalhas da época do cangaço e conta com um rico patrimônio histórico e cultural. Possui museus, atrações e a rota do Cangaço, relacionados ao tema, além das belas paisagens e atrações às margens do Rio São Francisco.

Saiba mais sobre a história e atrações de Piranhas no post do 360 Meridianos.

Voltar ao índice

Mapa do Cânion do Xingó e atrações próximas

No mapa abaixo é possível visualizar os ícones com a localização dos atrativos e ponto de acesso ao Cânion do Xingó.

Voltar ao índice

Leia também:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

Jair Prandi
Editor, fotógrafo do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog para compartilhar suas experiências e ajudar os leitores a organizar suas viagens.

4 COMENTÁRIOS

    • O passeio diretamente no local de embarque (somente barco) custa:
      R$135,00 por pessoa.
      Crianças de O a 4 anos não pagam.
      De 05 a 09 anos pagam meia.
      Valores de março de 2024.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here