O que fazer em Paulo Afonso BA

Paulo Afonso do semiárido nordestino, cortada pelo Rio São Francisco, com belas atrações.

Ponte Do Ped - Paulo Afonso
  Por Jair Prandi
 

Paulo Afonso é uma cidade do extremo norte da Bahia, localizada em pleno semiárido nordestino.

Cortada pelo Rio São Francisco, e pela Hidrelétrica de Paulo Afonso oferece vários atrativos naturais, com destaque para o cânion do Rio São Francisco.

A reserva ecológica do Raso da Catarina, a Serra do Umbuzeiro e o Cânion do São Francisco, são locais propícios para os esportes de aventura.

O Complexo Hidrelétrico de Paulo Afonso oferece visitação e belas paisagens. Apesar de estar em pleno sertão, Paulo Afonso tem sua prainha, no lago formado pela represa.

Mirante na usina de Paulo Afonso
Mirante na usina

A cidade teve sua estrutura planejada desde sua criação com a construção da usina. O centro fica dentro de uma ilha artificial que foi construída com a implantação do canal da usina.

Quando ir a Paulo Afonso – Bahia

O clima de Paulo Afonso é semiárido, e chove pouco o ano todo. A temperatura varia de 18 °C a 37 °C e raramente é inferior a 17 °C ou superior a 39 °C.

Os meses mais secos vão de julho a dezembro, enquanto nos demais chove um pouco mais, mas ainda assim em pouca quantidade.

Com isso, considere visitar Paulo Afonso em qualquer época do ano.

Drenagem do complexo Hidrelétrico de Paulo Afonso
Drenagem do complexo Hidrelétrico

Como chegar a Paulo Afonso – BA

A cidade de Paulo Afonso fica no extremo norte do estado da Bahia, na divisa com o estado de Alagoas, em pleno serão nordestino.

O aeroporto da cidade não oferece voos em aeronaves comercias de grande porte no momento.
Os aeroportos mais próximos são o de Aracaju (292 km) e Maceió (328 km). O aeroporto da capital, Salvador fica a 454 km, bem mais distante.

O ideal é chegar por um destes aeroportos, alugar um carro e traçar um roteiro. Um destino que não pode ficar de fora desse roteiro pelo sertão é também o Cânion do Xingó em Canindé de São Francisco.

Alugue um carro para sua viagem pelo Nordeste!
Compare várias locadoras simultaneamente, com a RentCars e encontre o melhor preço! Reserve online, com antecedência para garantir bons preços!
Faça sua cotação e reserve aqui!

Onde ficar em Paulo Afonso

Onde ficar em Paulo Afonso - Hotel Belvedere
Hotel Belvedere, uma ótima opção na cidade

A melhor localização para se hospedar em Paulo Afonso é no centro da cidade. Lá há uma boa oferta de hotéis e pousadas e uma farta oferta de bares, cafés e restaurantes.

As avenidas Getúlio Vargas, Apolônio Sales e rua Otaviano Leandro de Moraes estão entre as principais vias da cidade.

Confira algumas dicas de boas opções de hotéis em Paulo Afonso:

O que fazer em Paulo Afonso: Pontos turísticos

Complexo Hidrelétrico de Paulo Afonso

Complexo Hidrelétrico de Paulo Afonso
Complexo Hidrelétrico de Paulo Afonso

O Complexo Hidrelétrico de Paulo Afonso pode ser visitado através de um passeio com carro próprio, com acompanhamento de um guia.

A visita ao complexo só pode ser feita com o acompanhamento de guias locais que são contratados no Centro de informações turísticas da cidade. A visita inclui; Lagos, quedas d’água, cânions, vegetação nativa, pontes, túneis e toda a estrutura da usina.

O valor é de R$100,00 por carro com 4 pessoas.

Túnel que leva ao mirante das turbinas da usina de Paulo Afonso
Túnel que leva ao mirante das turbinas da usina de Paulo Afonso

O complexo de usinas da Chesf (Companhia Hidro Elétrica do São Francisco), contém quatro grandes usinas PA I, PA II, PA III e PA IV. A construção das usinas de Paulo Afonso se iniciaram no ano de 1949 e só acabaram 50 anos depois.

A Usina PA.IV possui uma das maiores cavernas do mundo, com 210 metros de extensão, 24 de largura e 55 de altura, onde estão instaladas suas turbinas, e a visita está incluída no passeio.

Cachoeira de Paulo Afonso

Cachoeira de Paulo Afonso
Cachoeira com seu nível máximo, o que é raro acontecer

A Cachoeira de Paulo Afonso é formada por diversas quedas d’água que se espalham pelas rochas recortadas em plataformas assemelhando-se a imensos degraus, somando 80 metros.

No local chove muito pouco, por isso na maior parte do ano o volume de água é baixo. Os grandes volumes d’água só acontecem quando chove bastante nas nascentes que ficam muito distantes do local.

Ponte Dom Pedro II

Ponte Do Ped - Paulo AfonsoA Ponte Dom Pedro II é uma famosa ponte metálica que liga os Estados da Bahia e Alagoas na BR-110, construída na década de 50, encravada no canyon do Velho Chico. É nela que os atletas liberam sua adrenalina em saltos de bungee jump, base jump e rapel.

Atualmente não é possível o uso da ponte para estes esportes radicais sem autorização prévia do DNIT.

Igreja de São Francisco de Assis

Igreja São Francisco de Assis - Paulo Afonso - BA
Igreja São Francisco de Assis – Crédito: Gleidson Santos – MTUR

Foi a primeira igreja construída junto com o início das obras da usina, em 1949. Situada sobre uma pequena colina, conta com estrutura feita com as pedras da região.

A nave tem 90 m² e sua bancada de madeira comporta 60 pessoas. A torre lateral esquerda com sino de bronze a 9 metros de altura. Na parede de fundo, imagem de São Francisco de Assis, padroeiro da cidade, impressa em alto relevo.

Casa de Maria Bonita

Museu Casa de Maria Bonita - Paulo AfonsoA casa onde nasceu Maria Gomes de Oliveira, a famosa cangaceira Maria Bonita, a rainha do cangaço, mulher do famoso Lampião.

A casa está situada no Povoado de Malhada da Caiçara, zona rural do município, há 38 km do centro de Paulo Afonso. Lá funciona o “Museu Casa de Maria Bonita”.

Raso da Catarina

Raso da Catarina - Paulo AfonsoA reserva ecológica do Raso da Catarina é dividida entre reserva biológica e indígena, com extensão de 6.400 km². Possui vegetação típica de caatinga e clima semiárido com temperaturas que chegam aos 40°C.

Algumas famílias dos índios Pankararés ainda moram no local, na região chamada Baixa do Chico, que apresenta belas formações rochosas.

Os passeios ao local são feitos sempre com a presença de guias e precisam ser agendados com antecedência para atender a normas do Ibama e da Funai.

Serra do Umbuzeiro

Serra do Umbuzeiro - Paulo AfonsoA Serra do Umbuzeiro é um local propício para uma caminhada até seu ponto mais alto, chamado de Cruzeiro.

O passeio envolve contato com a vegetação da caatinga do semiárido, belas formações rochosas de arenito, grutas, cavernas e pinturas rupestres.

O alto da serra tem 536 metros de onde se tem uma visão panorâmica do município de Paulo Afonso.
A serra fica no Povoado Riacho, distante 20 quilômetros do cento de Paulo Afonso, pela BR-110.

Passeio de Catamarã pelo cânion do Rio São Francisco

Passeio de Catamarã pelo cânion do Rio São FranciscoO Catamarã leva os visitantes pelas belas paisagens do cânion do Rio São Francisco em um percurso de aproximadamente 3 horas de duração sendo 1 hora para banho.

O cânion do Rio São Francisco é formado por um vale profundo, com 65 km de extensão que começa em Paulo Afonso e vai até a Barragem de Xingo.

O passeio percorre 17 km da parte mais profunda do cânion com paredões de granito que chegam a 110 metros de altura e passa por baixo da Ponte Metálica.

Leia também:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

Jair Prandi
Editor, fotógrafo do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog para compartilhar suas experiências e ajudar os leitores a organizar suas viagens.

2 COMENTÁRIOS

  1. O CÂNION DO SÃO FRANCISCO

    O São Francisco é sagrado,
    produzindo muita riqueza,
    fornecendo água e energia,
    além de peixe e muita beleza.

    O Velho Chico nos encanta
    com cachoeiras e muita praia,
    proporcionando muito lazer
    pelo Sertão sem fugir da raia.

    O Cânion do São Francisco
    é o nosso Colorado Brasileiro,
    com mais beleza e exuberância,
    que serviu de lar pra cangaceiro.

    A água com toda a sua força
    fez o cânion, serrando a serra,
    esculpindo tamanha beleza
    ao encerrar a missão na terra.

    É de uma beleza estonteante
    ver as águas cor de esmeralda
    contrastando com a Caatinga
    e paredões de cor alaranjada.

    Autor: Sebastião Santos Silva da Bahia

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here