18/05/2014

Porto de Galinhas - PE

Porto de Galinhas é um dos principais destinos turísticos de uma das partes das mais belas da costa brasileira, eleita pela Revista Viagem e Turismo a Melhor Praia do Brasil, por 10 vezes consecutivas.

Porto de Galinhas – PE
Porto de Galinhas – PE
Porto de Galinhas pertence ao município de Ipojuca, no estado de Pernambuco, distante 64 km de Recife. O local se tornou um destino famoso por suas piscinas naturais de águas transparentes e mornas, suas praias de areia branca, imensos coqueiros e o mar verde-esmeralda, destino ideal para quem quer sossego e contato com a natureza.

Piscinas naturais de Porto de Galinhas
Piscinas naturais de Porto de Galinhas 
Existe uma curiosidade em saber a origem do nome “Porto de Galinhas”; No auge da escravidão, o local era o principal ponto de comércio de escravos ilegais no nordeste brasileiro. Muitas vezes, os mesmos chegavam escondidos embaixo de engradados de galinhas d'angola. A chegada dos escravos costumava ser anunciada pela frase “tem galinha nova no porto”. Daí se originou o nome.

Jangadas em Porto de Galinhas
Jangadas em Porto de Galinhas 
A maioria dos passeios em Porto de Galinhas só se faz ou é muito mais bonito com a maré baixa, quando os arrecifes emergem e as piscinas naturais ficam mais aparentes e baixas, ótimas para mergulhar e contemplar os peixes.
O passeio mais conhecido em Porto de Galinhas é a bordo de exóticas jangadas impulsionadas pelo vento até as piscinas naturais. Os turistas descem nos recifes, nadam nas águas mornas e transparentes, e alimentam os cardumes de peixes.
Vídeo de Porto de galinhas

Piscinas naturais de Porto de Galinhas
Piscinas naturais de Porto de Galinhas 
Fora da água, a opção são os passeios de bugue realizados por toda a orla da região: desde Muro Alto até o Pontal de Maracaípe (os dois extremos de Porto de Galinhas). A região também é favorável à prática de esportes radicais, como o surf, kite surf.

Além de ser um lugar paradisíaco, Porto de Galinhas conta com uma ótima infra-estrutura com todo tipo de hospedagem, incluído resorts, hotéis, pousadas e chalés e casas de veraneio.

vista aérea de Porto de Galinhas
vista aérea de Porto de Galinhas 
Passeio de jangada às piscinas naturais - As jangadas coloridas que enfeitam a paisagem, levam os turistas da praia da vila até às enormes piscinas naturais formadas na maré baixa, localizadas a 200 metros da costa em um percurso de cinco minutos.
As piscinas se formam entre as bancadas de recifes, repletas de peixes coloridos. Geralmente os jangadeiros já oferecem o kit, máscara, snorkel e ração para atrair os peixes. É aconselhável usar calçados para evitar cortes nos pés ao pisar em corais e ouriços.

Ilha de Santo Aleixo
Ilha de Santo Aleixo
Passeio de Catamarã até a Praia de Carneiros e Ilha de Santo Aleixo - Passeio marítimo de seis horas, a dois lugares fantásticos: A praia de Carneiros é considerada uma das mais belas e rústicas do litoral Pernambucano, e a ilha de Santo Aleixo ficou famosa pelas dezenas de naufrágios em seus arredores, procurada por mergulhadores. Na ilha ainda tem piscinas naturais e praias desertas.

Passeio de jangada pelo rio Maracaípe
Passeio de jangada pelo rio Maracaípe
Passeio de jangada pelo rio Maracaípe – Este passeio é feito em áreas de mangue pela foz do rio Macaraípe, numa área de preservação do cavalo-marinho. No local fica a sede do Projeto Hippocampus, onde há exposição de aquários com cavalos-marinhos.

Mergulho - Operadoras locais oferecem mergulho em águas profundas para credenciados. Os melhores pontos são as piscinas com profundidade média de 33 metros e os arredores da Ilha de Santo Aleixo, com embarcações naufragadas. Os iniciantes fazem o batismo em piscinas mais rasas.

Praia de Camboa - Ipojuca
Praia de Camboa 
Praia de Camboa – Praia semi deserta com 1500 m de extensão, localizada 13 km ao norte da vila. Esta praia apresenta águas mornas e calmas, emoldurada por coqueirais, com piscinas naturais na maré baixa. O acesso deve ser feito de bugue ou a pé a partir da Praia de Muro Alto.

Praia Muro Alto - Ipojuca
Praia Muro Alto
Praia Muro Alto – Linda praia protegida por uma longa parede de recifes, formando uma enorme piscina natural, enfeitada por belos coqueiros e reserva de Mata Atlântica. Nesta área está a maioria dos grandes hotéis e resorts de Porto de Galinhas. As águas calmas desta praia são propícias à prática de esportes náuticos.

Praia Cupe - Ipojuca

Praia Cupe – Praia grande e semi deserta, com 4,5 km de extensão, com ondas fortes propícias ao surf, localizada ao norte da Vila de Porto de Galinhas. Como as outras é repleta de coqueiros e em seu canto esquerdo o mar fica mais manso e formando piscinas naturais.
Acesso pela estrada de Muro Alto asfaltada a partir do Posto da PRF. Após 1 km da estrada de Muro Alto há um trecho não pavimentado, pelo meio da mata.

vista aérea de Porto de Galinhas
vista aérea de Porto de Galinhas 
Praia da Vila (Porto de Galinhas) - A praia da vila tem 4 km de extensão, com águas mornas, transparentes e calmas, areia branca, muitos coqueiros e completa infraestrutura de hospedagens, bares e restaurantes. É a praia mais indicada para quem viaja com a família e é ponto de partida para todos os passeios.

Praia Macaraípe - Ipojuca
Praia Macaraípe 
Praia Maracaípe - Maracaípe é agitada, com ondas de até dois metros de altura, procurada pelos adeptos do surfe, especialmente quando sedia etapas de campeonatos. A praia possui areias brancas, coqueirais e cajueiros. No local há bares e restaurantes no polo gastronômico da Vila de Todos os Santos. Pontal de

Maracaípe – O Pontal tem águas calmas e mornas ideal para banho, crianças, passeios de caiaque e de jangada. No local há trilhas para caminhadas.

Praia da Enseadinha - Ipojuca
Praia da Enseadinha 
Praia de Enseadinha – Praia semi deserta repleta de recifes e piscinas naturais, situada no outro lado do Pontal de Maracaípe, mas com características semelhantes: arrecifes de corais, ondas fracas e vegetação de mangues. Na maré baixa é possível atravessar a pé a Foz do Macaraípe. No local há passeios de jangada pelos manguezais, lancha, caiaque ou caminhadas por trilhas.

Praia de Serrambi - Ipojuca
Praia de Serrambi 
Pontal de Serrambi - Lugar calmo, com praias paradisíacas, ambiente preservado, onde tem até peixe-boi. Barcos de pescadores levam os turistas ao passeio da ilha de Santo Aleixo que fica em frente à praia. Distante 14 km de Porto de Galinhas, o local possui pouca estrutura de restaurantes e mercados.

Praia Cacimbas – Praia semideserta, com larga faixa de areia, que tem como destaque uma formação rochosa que abriga piscinas naturais e pequenas grutas. O mar é calmo e belos coqueirais completam o visual.

Praia Toquinho - Ipojuca
Praia Toquinho
Praia Toquinho - É uma praia de areia fina, com ondas fortes do lado do oceano e águas calmas do lado do Rio Sirinhaem que possibilita ancoradouros particulares de barcos. A praia possui uma barreira de recifes semelhante à Muro Alto e que permite o encontro das águas do rio Sirinhaem com o mar.
O acesso é através de uma estrada de terra a partir de Serrambi. mergulho na região.

Mapas de Porto de Galinhas

Nenhum comentário: