O que fazer em Porto de Galinhas: Praia e passeios

Porto de Galinhas é um dos principais destinos turísticos do Nordeste e uma das mais belas praias do Brasil.

Porto de Galinhas
  Por Jair Prandi
 

Porto de Galinhas já foi eleita algumas vezes por sites e revistas como a melhor praia do Brasil. Se é a melhor, talvez! Difícil competir com Fernando de Noronha.

Mas, sem dúvida, Porto de Galinhas é um dos principais destinos turísticos do Brasil, localizado em uma das partes mais belas da costa brasileira.

A região é muito famosa pela grande quantidade de recifes que se encontram próximos à beira da praia. Com isso, formam-se belíssimas piscinas naturais de águas transparentes.

A paisagem se completa com o mar de cor verde-esmeralda, a areia branca da praia e a orla repleta de grandes coqueiros.

Neste post iremos mostrar o que fazer em Porto de Galinhas, quando ir, onde ficar, praias e passeios.

Porque “Porto de Galinhas”

Existe uma curiosidade em saber a origem do nome “Porto de Galinhas”. No auge da escravidão, o local era o principal ponto de comércio de escravos ilegais no nordeste brasileiro.

Muitas vezes, os mesmos chegavam escondidos embaixo de engradados de galinhas d’angola. A chegada dos escravos costumava ser anunciada pela frase “tem galinha nova no porto”. Daí se originou o nome.

Jangadas em Porto de Galinhas
Jangadas coloridas em Porto de Galinhas

Quando ir a Porto de Galinhas

Tempo e temperatura

A temperatura não costuma ser um problema nesta região, já que a média anual é de 27°C, durante o ano todo. Porém há uma época mais chuvosa, que vai de abril a agosto, com pico em junho.

Isso não significa que vai chover todo dia, mas são os meses com maior precipitação, em média. Nesse ponto, a melhor época fica entre setembro e março.

Tábua das marés e claridade da água

Em relação às piscinas naturais, é preciso estar atento as marés, que sofrem interferência das fases da lua. É preferível visitar as piscinas naturais com a maré baixa, que acontece durante a lua cheia ou lua nova.

A temporada de melhor visibilidade no mar vai de outubro a março, podendo chegar a até 25 metros. É o período ideal para mergulhar nas piscinas naturais de Porto de Galinhas e observar os peixes.

Piscinas naturais de Porto de Galinhas
As belas piscinas naturais entre os recifes

Época de melhores preços

Já vimos quais os melhores meses na questão do clima, mas quando é mais barato, dentro deste período?

Se sua intenção é economizar, evite a época de férias (do final de dezembro ao final de fevereiro) e o carnaval. Nessa época os valores de hospedagem aumentam muito, devido à grande quantidade de turistas.

Com tudo isso, os melhores meses para fugir dos altos preços e sem pegar chuvas, recomenda-se viajar em março, setembro, outubro e novembro. Mas, lembrando que mesmo nos meses mais chuvoso, o volume não é tão expressivo e o sol aparece também!

Onde fica Porto de Galinhas: Como chegar

Porto de Galinhas não é uma cidade, mas sim, um distrito do município de Ipojuca, estado de Pernambuco. Fica a 53 km ao Sul da capital, Recife, e a 211 ao Norte de Maceió.

Uma grande quantidade de turistas chega através de pacotes turísticos, onde o translado já está incluído. Mas há muitos que viajam por conta própria (como é o nosso caso). Confira algumas dicas de como chegar!

Vista aérea de Porto de Galinhas
Vista aérea de Porto de Galinhas

O acesso se dá, inicialmente pela BR-101, até chegar na rodovia PE-060, que dá acesso a Ipojuca. Depois o caminho é peça PE-038 até Nossa Senhora de Ó, e por final pela BR-009, até o centro de Porto de Galinhas. Vindo do Sul, o caminho é feito apenas pela BR-101 e pela PE-060.

Para quem chega de avião pelo aeroporto de Recife, as formas de chegar a Porto de Galinhas são de transfer, táxi, ônibus ou carro alugado.

De carro alugado

Esta é a opção que recomendamos para quem quer fazer um roteiro para conhecer outros destinos das proximidades, como Maragogi, São Miguel dos Milagres e Maceió, além de Recife e Olinda, é claro!

Há muitos lugares incríveis nesse trecho do litoral que é um dos mais lindos do Brasil. Alugar um carro lhe dará liberdade e economia de escolher os destinos a visitar, tudo ao seu tempo.

Alugue um carro para sua viagem pela região!
Compare várias locadoras simultaneamente, com a RentCars e encontre o melhor preço! Reserve online, com antecedência para garantir bons preços!
Faça sua cotação e reserve aqui!

De ônibus

Esta é a opção mais barata, mas também a menos cômoda. Há ônibus de hora em hora que sai do aeroporto de Recife. Porém são aqueles ônibus pinga pinga e ás vezes, sem ar condicionado.
Em Porto de Galinhas não há rodoviária e o ponto final é próximo a um posto de gasolina.

De táxi ou Uber

Corridas de táxi e Uber custam em torno de R$150 o trecho. Então pode ser vantajoso para um grupo de 3 ou 4 pessoas.

Quantos dias ficar em Porto de Galinhas

Esta questão depende muito do estilo de viagem de cada um. A ideia é curtir a praia ou conhecer vários lugares da região?

Se for conhecer a região terá que fazer vários tours, indo e voltando a Porto de Galinhas. Outra opção é de um carro alugado, passando apenas duas noites lá e fazer escalas de pernoite nos outros destinos.

De qualquer forma, nossa recomendação é reservar uma semana. Confira abaixo uma sugestão de roteiro!

  • Dia 1: Chegada, se sobrar tempo curtir a praia.
  • Dia 2: Tour nas piscinas naturais e passeio de buggy.
  • Dia 03: Tour nos Galés de Maragogi – AL (85 km) e praias no caminho.
  • Dia 04: Passar a manhã na praia dos Carneiros (52 km) e a tarde na Ilha de Santo Aleixo.
  • Dia 05: Conhecer as praias de Cabo de Santo Agostinho (35 km).
  • Dia 06: Conhecer os pontos turísticos de Recife e Olinda.
  • Dia 07: Se tiver tempo curtir a praia da Boa Viagem. Viagem de volta.

Onde ficar em Porto de Galinhas: Resorts e pousadas

Há, basicamente duas formas de se hospedar em Porto de Galinhas: Os resorts com tudo incluso e as pousadas, algumas simples outras mais sofisticadas.

A primeira opção é para quem prefere conforto e algo mais sossegado. Os resorts ficam mais longe do movimento do centro, onde o comércio é mais forte.

Já as pousadas são mais indicadas para quem busca economia e prefere ficar mais próximo ao movimento, mercados, lojinhas, etc.

Se a preferência for pelas aconchegantes pousadas, aconselha-se se prevenir e reservar com antecedência. É o ideal para escolher um lugar mais próximo da praia, ainda mais quando não se tem um meio de transporte.

Hotel Solar Porto de Galinhas
Hotel Solar Porto de Galinhas (divulgação)

Confira baixo algumas dicas de resorts e pousadas em Porto de Galinhas, que são bem recomendadas:

Alguns dos melhores resorts:

Ótimas pousadas na Praia da Vila, com valor médio:

Ótimas pousadas econômicas, na Praia da Vila:

Onde comer

Como é comum nas praias, a gastronomia da região tem em sua base, peixes e frutos do mar. Os principais restaurantes ficam no centro da cidade, nas ruas Esperança, Piscinas Naturais (rua beira-mar) e a Beijupirá.

Passando por essas ruas você encontra a maioria dos bons lugares para fazer sua refeição. Que se hospedar nos resorts, quase sempre terá suas refeições incluídas.

O que fazer em Porto de Galinhas: Passeios

A maioria dos passeios em Porto de Galinhas só se faz ou é muito mais bonito com a maré baixa. Neste período os arrecifes emergem e as piscinas naturais ficam mais aparentes e baixas, ótimas para mergulhar e contemplar os peixes.
A região também é favorável à prática de esportes radicais, como o surf, kite surf.

Passeio de jangada às piscinas naturais

Passeio de jangada em Porto de GalinhasAs jangadas coloridas enfeitam a paisagem de Porto de Galinhas. Elas levam os turistas da praia da Vila até às piscinas naturais que se formam na maré baixa, localizadas a 200 metros da costa, em um percurso de cinco minutos.

As piscinas se formam entre as bancadas de recifes e são repletas de peixes coloridos. Geralmente os jangadeiros já oferecem o kit, máscara, snorkel e ração para atrair os peixes. É aconselhável usar calçados para evitar cortes nos pés ao pisar em corais e ouriços.

Piscinas naturais de Porto de Galinhas

Passeio de Buggy, de ponta a ponta

O passeio percorre todas as praias de Ipojuca de ponta a ponta, até os extremos. Vai desde a praia de Muro Alto ao Pontal de Maracaípe. Os dois pontais são lugares incríveis, no último o rio encontra-se com o mar.

No pontal há a opção de fazer o passeio de jangada pelo manguezal para ver e conhecer os cavalos marinhos. Há paradas também em outras praias. A dica é procurar a Associação de Bugueiros ou escolher os que forem credenciados.
O passeio dura em torno de 6 horas e leva te 4 pessoas.

Passeio de Catamarã até a Praia de Carneiros e Ilha de Santo Aleixo

Passeio marítimo de seis horas, a dois lugares fantásticos: A praia de Carneiros é considerada uma das mais belas e rústicas do litoral Pernambucano.
A ilha de Santo Aleixo ficou famosa pelas dezenas de naufrágios em seus arredores, procurada por mergulhadores. Na ilha ainda tem belíssimas piscinas naturais e praias desertas.

Passeio de jangada pelo rio Maracaípe

Passeio de jangada pelo rio MaracaípeEste passeio é feito em áreas de mangue pela foz do rio Macaraípe, numa área de preservação do cavalo-marinho. No local fica a sede do Projeto Hippocampus, onde há exposição de aquários com cavalos-marinhos.

Mergulho

Operadoras locais oferecem mergulho em águas profundas para credenciados. Os melhores pontos são as piscinas com profundidade média de 33 metros e os arredores da Ilha de Santo Aleixo, com embarcações naufragadas. Os iniciantes fazem o batismo em piscinas mais rasas.

Praias de Porto de Galinhas

Na verdade são as praias de Ipojuca, já que Porto de Galinhas é uma das praias e distrito de Ipojuca. Conheça as praias de Ipojuca no sentido norte sul:

Praia de Camboa

Praia de Camboa - IpojucaPraia semi deserta com 1500 m, uma extensão da praia de Muro alto, localizada 13 km ao norte da vila, junto ao rio Ipojuca. Esta praia apresenta águas mornas e calmas, emoldurada por coqueirais, com piscinas naturais na maré baixa. O acesso deve ser feito de bugue ou a pé a partir da Praia de Muro Alto.

Praia de Muro Alto

Praia Muro Alto - IpojucaLinda praia protegida por uma longa parede de recifes, formando uma enorme piscina natural. A praia ainda é enfeitada por belos coqueiros e reserva de Mata Atlântica.
Nesta área está a maioria dos grandes hotéis e resorts de Porto de Galinhas. As águas calmas desta praia são propícias à prática de esportes náuticos.

Praia do Cupe

Praia Cupe - Ipojuca

Praia grande e semi deserta, com 4,5 km de extensão, com ondas fortes propícias ao surf, localizada ao norte da Vila de Porto de Galinhas. Como as outras é repleta de coqueiros e em seu canto esquerdo o mar fica mais manso e formando piscinas naturais.

Praia de Porto de Galinhas (da Vila)

Praia da Vila - Porto de GalinhasA praia da vila tem 4 km de extensão, com águas mornas, transparentes e calmas. A areia é branca, com muitos coqueiros na orla, completa infraestrutura de hospedagens, bares e restaurantes.
É a praia mais indicada para quem viaja com a família e é ponto de partida para todos os passeios.

Praia Maracaípe

Praia Macaraípe - IpojucaMaracaípe é agitada, com ondas de até dois metros de altura. É procurada pelos adeptos do surfe, especialmente quando sedia etapas de campeonatos. A praia possui areias brancas, coqueirais e cajueiros. No local há bares e restaurantes, principalmente no polo gastronômico da Vila de Todos os Santos.

Pontal de Maracaípe

Pontal de Maracaípe
Foto: Pili Medinilla (Maps)

No Pontal acontece um belo encontro do rio e do mar. Tem águas calmas e mornas ideal para banho, crianças, passeios de caiaque e de jangada.
No local há trilhas para caminhadas e não tem acesso para carro, ou seja, você só chega lá caminhando, se tornando uma praia mais deserta e tranquila.

Praia de Enseadinha

Praia da Enseadinha - IpojucaPraia semi deserta repleta de recifes e piscinas naturais, situada no outro lado do Pontal de Maracaípe, mas com características semelhantes: Possui arrecifes de corais, ondas fracas e vegetação de mangues.
Na maré baixa é possível atravessar a pé a Foz do Macaraípe. No local há passeios de jangada pelos manguezais, lancha, caiaque ou caminhadas por trilhas.

Pontal de Serrambi

Praia de Serrambi - IpojucaLugar calmo, com praias paradisíacas, ambiente preservado, onde tem até peixe-boi. Barcos de pescadores levam os turistas ao passeio da ilha de Santo Aleixo que fica em frente à praia.
Distante 14 km de Porto de Galinhas, o local possui pouca estrutura de restaurantes e mercados.

Praia Cacimbas

Praia semi deserta, com larga faixa de areia, que tem como destaque uma formação rochosa que abriga piscinas naturais e pequenas grutas. O mar é calmo e belos coqueirais completam o visual.

Praia Toquinho

Praia Toquinho - IpojucaÉ uma praia de areia fina, com ondas fortes do lado do oceano e águas calmas do lado do Rio Sirinhaem que possibilita ancoradouros particulares de barcos.
A praia possui uma barreira de recifes semelhante à Muro Alto e que permite o encontro das águas do rio Sirinhaem com o mar.

Leia também:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

Jair Prandi
Editor, fotógrafo do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog para compartilhar suas experiências e ajudar os leitores a organizar suas viagens.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here