O que fazer em Recife: 34 pontos turísticos

Conhecida como a “Veneza brasileira”, Recife mistura um vasto centro histórico com áreas modernas de praia

Recife - Praia da Boa Viagem
  Por Jair Prandi
 

Recife é conhecida como a “Veneza brasileira”, uma grande metrópole que contrasta um vasto centro histórico com edifícios modernos da orla da Praia da Boa Viagem.

A capital pernambucana é entrelaçada por seis rios, Capibaribe e afluentes, e mais de 60 canais, formando ilhas fluviais, ligadas por várias pontes. Na chamada “Recife Antigo”, estão igrejas centenárias, prédios históricos, museus, centros de artesanato e várias

Geralmente quem vai a Recife aproveita para conhecer o litoral Norte e Sul de Pernambuco, que conta com destinos como Cabo de Santo Agostinho, Porto de Galinhas e Olinda. Estes passeios podem ser feitos em um bate e volta de um dia já que são todos próximos.

O tempo ideal para conhecer a capital de Pernambuco são 2 dias, mas dá para conhecer o básico em 1 dia. Já, para montar um roteiro incluindo destinos próximos, reserve 7 dias.

O que fazer em Recife
Orla da Praia da Boa Viagem

Guia de recife: Navegue pelo post

  1. Quando ir
  2. Como chegar
  3. Onde se hospedar
  4. Onde comer
  5. Praias da cidade
  6. Pontos turísticos
  7. Museus e atrações culturais
  8. Igrejas da cidade
  9. Mapa dos pontos turísticos
  10. Passeios

Quando ir a Recife – Pernambuco

Como a maioria das cidades litorâneas, a época mais indicada para viajar a capital pernambucana é no verão. Nesta época (de setembro a fevereiro) é quando o índice de chuva diminui e a água do mar mais quente.

A temperatura é alta durante o ano todo, portanto isso não é o problema. O que realmente importa são as chuvas, que no inverno são bem mais constantes, principalmente entre abril e julho.

Os dias próximos a virada do ano e o carnaval, além das férias de julho são o ápice de turistas na cidade. Já os meses de março/abril e setembro/novembro são mais indicados para quem procura fugir do tumulto e dos altos preços, sem risco de muita chuva.

Recife - Pernambuco
Uma das muitas pontes da cidade

Como chegar a Recife PE

O Aeroporto de Guarapares oferece uma ótima infraestrutura e recebe voos frequentes. Do aeroporto ao hotel, há opção de metrô e ônibus próximos, além de muitos táxis disponíveis.

De carro alugado

Se o seu destino não é só a capital pernambucana, mas também outros destinos do litoral nordestino, alugar um carro, é a melhor opção. A BR-101 dá acesso fácil a vários outros destinos, como Porto de Galinhas (60 km), João Pessoa (120 km), e Maceió (260 km).

Alugue um carro para sua viagem!
Compare várias locadoras simultaneamente, com a RentCars e encontre o melhor preço! Reserve online, com antecedência para garantir bons preços!
Faça sua cotação e reserve aqui!

Onde ficar em Recife

Como a cidade é bem grande, defina bem antes o seu roteiro e intenção da viagem. Se a intenção é curtir a praia, fique na orla da Boa Viagem (melhor praia da cidade).

Se for apenas conhecer as atrações, o centro histórico é uma opção, mas não parece um lugar muito seguro para sair à noite. Também, é possível ficar na praia e utilizar os transportes públicos.

Onde ficar em Recife - Radisson hotel
Radisson hotel, uma das melhores opções na Praia da Boa Viagem

Se estiver de carro, a localização não é problema, mas, escolha uma boa localização para dar uma escapadinha à noite. Se você for viajar na alta temporada, reserve sua estadia com antecedência, para conseguir melhores preços e boas opções.

Na nossa opinião, a melhor opção é ficar na praia da Boa Viagem, próximo à orla. Lá há uma boa infraestrutura em geral, com muitos hotéis, bares, restaurantes e casas noturnas.
Há hotéis para todos os gostos e bolsos, confira algumas dicas no bairro da Boa Viagem:

Mais opções de hospedagem

Onde comer em Recife

Feirinha da Boa Viagem
Barracas na Feirinha da Boa Viagem

Diversidade de culinária é uma característica da cidade, pois a comida local é bem variada. Há opções de várias inspirações estrangeiras, além de pratos tradicionais do sertão, e peixes e frutos do mar, por ser uma cidade litorânea.

O bairro da Boa Viagem é repleto de restaurantes. A praça ao lado da igreja de Boa Viagem é repleta de barracas e restaurantes com comidas típicas. No centro histórico, os arredores da praça do Marco Zero oferece várias opções.

Praias de Recife

Recife possui apenas duas praias, porém, são bem longas. Sem dúvida a praia da Boa Viagem é a melhor e a mais recomendada para turistas.

Praia de Boa Viagem

Praia da Boa Viagem

Boa Viagem é a praia mais famosa da cidade. São cerca de 8 km de praia com larga faixa de areias claras e coqueiros, mar de águas verdes e mornas. Oferece lindas piscinas naturais durante a maré baixa e as ondas relativamente fracas porque a orla está protegida por um grande arrecife.

A praia da Boa Viagem recebe muitos turistas principalmente na alta temporada e oferece ótima infraestrutura. O calçadão acompanha toda a extensão da praia, onde há quiosques padronizados, pista de Cooper, chuveiros, quadras de vôlei e equipamentos para musculação.

Placa de tubarão na praia da Boa Viagem
Placa de tubarão na praia da Boa Viagem

A praia da Boa Viagem é famosa também devido à presença de tubarões. Há placas advertindo os banhistas para não ultrapassar a área protegida pelos recifes naturais. O surf na região é proibido.

Em Boa viagem não deixe de ir na feirinha permanente que se localiza junto a Igreja da Boa Viagem. Além da grande variedade de artesanato, no local se concentram barracas que servem tapiocas recheadas, pastéis e uma grande variedade de comidas típicas.

Praia da Pina

Vista aérea da Praia da Pina - Recife
Crédito: Portal da Copa/ME

A Praia da Pina se localiza entre o bairro da Boa Viagem e o centro histórico de Recife. Possui também arrecifes e ondas fracas, com boa infraestrutura. O local oferece uma vida noturna movimentada, com diversos restaurantes e bares.

Como na praia de Boa Viagem, a areia ocupa um bom espaço, o mar é verde e morno, e também tem o problema com os tubarões. Além disso, a praia é considerada perigosa fora da água também, já que acontecem assaltos com frequência nesta praia.

O que fazer em Recife: Pontos turísticos

Recife Antigo

Recife Antigo
Prédios históricos no Recife Antigo – Crédito: Bruno Lima – MTUR

O centro histórico da cidade é conhecido como Recife Antigo. Possui um grande número de construções do período colonial, belos prédios históricos, igrejas, museus e pontes, com destaque para a Mauricio de Nassau, além de marcos importantes.

O local possui uma boa conservação de seu patrimônio e a melhor maneira de conhecer é andar a pé. Comece pela Rua do Bom Jesus, depois siga para o Observatório Cultural Torre Malakoff, que descortina uma das mais bonitas vistas da cidade.

Para terminar, vá até o Marco Zero, à beira do rio Capibaribe, onde há concentração de pessoas, apresentações e o Centro de Artesanato.

Praça Rio Branco (Marco Zero)

Marco Zero de Recife

Localizado à beira do Cais do Porto, é o local de fundação da cidade, onde fica o marco zero em Recife. É lá que começam a contar as distâncias do estado de Pernambuco. O local possui um belo conjunto arquitetônico ao seu redor e é bem movimentado por turistas.

O artista plástico Cícero Dias fez um painel da Rosa dos Ventos no chão da praça, que simboliza exatamente o Marco Zero. A praça é banhada pelo estuário do porto do Recife, formado pelo Rio Capibaribe.

Praça da República

Tribunal de Justiça de Recife
Tribunal de Justiça de Recife, em frente à Praça da República

Localizada na Ilha de Antônio Vaz, entre os rios Capibaribe e Beberibe, a Praça da República é uma das mais importantes de Recife.

Na Praça da República estão edificados: O Palácio do Campo das Princesas (sede do governo estadual); O Teatro de Santa Isabel; O Palácio da Justiça e o Liceu de Artes e Ofícios de Pernambuco.

Há também vários monumentos na praça e entre as muitas árvores, destaca-se o centenário baobá.

Parque das Esculturas

Parque das Esculturas - Recife

Este parque exibe uma exposição permanente de 90 esculturas de cerâmica assinadas pelo artista plástico pernambucano Francisco Brennand.

Construído sobre um recife, em frente ao Marco Zero, tem como obra principal, a Coluna de Cristal com 32 metros de altura, confeccionada em argila e bronze e inspirada em uma flor descoberta por Burle Marx.
Do Marco Zero partem barquinhos que atravessam ao rio até o parque.

Paço do Frevo

Paço do Frevo - Recife
Crédito: Walber Moura – MTUR

Em 2012, o Frevo foi reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. É uma mistura da cultura africana e europeia, sendo que a expressão popular encontra no Paço do Frevo, a sua casa.

Localizado no Recife Antigo, o complexo tem quatro pavimentos e abriga exposições, centro de documentação, e tudo que envolve esta cultura. No local há aulas de música e dança, estúdio, salas de ensaio de frevo, além de ser palco de diversas apresentações.

Teatro Santa Izabel

Teatro Santa Izabel - Recife
Crédito: Bruno Lima – MTUR

Inaugurado em 1850, o Teatro de Santa Isabel é um raro exemplo de genuína arquitetura neoclássica da primeira metade do século XIX brasileiro. O prédio é repleto de detalhes, de grande beleza, tanto por fora, como por dentro.

O teatro recebeu visitantes ilustres como o imperador Dom Pedro II. Foi o primeiro teatro do Brasil projetado por um engenheiro civil.
Em 1869 o teatro foi quase todo destruído por um incêndio e teve que ser reconstruído. Foi reinaugurado em 1846 e passou por várias reformas, a última delas no ano de 2000.

Ponte da Boa Vista

Ponte da Boa Vista - Recife - Pernambuco
Ponte da Boa Vista – Crédito: visitRecife

A ponte da Bela Vista faz a travessia do Rio Capibaribe, no centro histórico de Recife. Foi construída em 1874 com estrutura em ferro, de origem europeia. Nas 4 pilastras, tem o brasão imperial e inscrições referentes à história do Brasil e de Pernambuco.

A ponte foi parcialmente destruída por enchentes em 1965 e 1966, tendo sido restaurada em 1967.

Parque 13 de Maio

Parque 13 de Maio - Recife
Parque 13 de Maio – Crédito: Sergio Lobo / pracaseparques.com.br

O parque 13 de Maio é uma grande área verde localizada no bairro Santo Amaro, em Recife. Foi inaugurado em 1939, construído em um aterro onde era uma área de manguezais. Além das variadas espécies de árvores (como Pau Brasil), há diversos monumentos no parque.

Dentro da área do parque estão os prédios da Câmara Municipal, Biblioteca Pública e Faculdade de Direito do Recife.

Parque Dona Lindu

Parque Dona Lindu - Recife
Parque Dona Lindu – Crédito: Carlos Oliveira / Fonte: Prefeitura de Recife

O parque Dona Lindu situa-se à beira mar na Praia da Boa Viagem. Conta com uma área agradável para dar um passeio em família, caminhar ou simplesmente sentar e descansar depois de um dia de praia. A área é toda arborizada e conta com bancos de praça e parquinho.

Arena Pernambuco

Arena Pernambuco
Arena Pernambuco – Crédito: Walber Moura – MTUR

A Arena Pernambuco foi inaugurada em abril de 2013, construída para sediar jogos da Copa do Mundo de 2014. Fica em São Lourenço da Mata, a 20 km do centro de Recife. Tem capacidade para 46 mil pessoas e além do futebol, o estádio recebe shows, convenções e outros eventos.

Museus de Recife e atrações culturais

Museu do Homem do Nordeste

Fachada do Museu do Homem do Nordeste
Fachada do Museu do Homem do Nordeste – Foto de divulgação

O Museu do Homem do Nordeste – MUHNE – reúne acervos que revelam diversas culturas negras, indígenas e brancas e os fatos e misturas que formam a cultura brasileira. Ele oferece exposições de diversas etnias e exposições de arte, assim como em incentivos a educação cultural.

Criado em 1979, junta três outros museus: o Museu de Antropologia (1961-1978), o Museu de Arte Popular (1955-1978) e o Museu do Açúcar (1963-1978), se tornando muito diversificado, com diferentes obras e objetos.

Abre de terça a sexta, das 8:30 às 17 h; sábados e domingos, das 13 às 17 h. Ingresso: R$ 6,00

Oficina de Cerâmica Francisco Brennand

Oficina de Cerâmica Francisco Brannand
Oficina de Cerâmica Francisco Brannand – Foto de divulgação

Francisco Brennand foi um ceramista pernambucano que criou a oficina. No local tem um grande jardim, cheio de esculturas, não só dele, mas como de outras grandes artistas. Repleto de riquezas artísticas o lugar merece uma visita.

Abre de terça a domingo, das 10 às 18 h. Preço: R$ 30,00
Endereço: Propriedade Santos Cosme e Damião. Rua Diogo de Vasconcelos, s/n, Várzea.
Site: www.brennand.com.br

Forte das Cinco Pontas – Museu da cidade de Recife

Forte das Cinco Pontas
Forte das Cinco Pontas – Crédito: Danilo Borges / Fonte: MTUR

Construído em 1630, durante a invasão holandesa, o Forte de São Tiago das Cinco Pontas abriga atualmente o Museu da Cidade do Recife.

O acervo conta com fotografias, mapas e objetos históricos que mostram história da capital, e também do estado de Pernambuco. No local acontecem exposições, oficinas, seminários e ações de educação patrimonial.

Abre de terça a domingo, das 9 às 17 h. A Entrada gratuita.

Casa da Cultura de Pernambuco

Casa da Cultura de Recife
Casa da Cultura de Recife – Crédito: Bruno Lima – MTUR

A Casa da Cultura de Recife reúne 130 lojas que oferecem o rico artesanato regional como: Redes, tapetes, bonecas de pano, artigos em renda de bilro, cerâmica, couro e muito mais. No local, grupos folclóricos e de danças típicas se apresentam com frequência.

A Casa da Cultura fica às margens do rio Capibaribe, instalada na antiga Casa de Detenção do Recife, em um espaço tombado pelo Patrimônio Histórico.

Museu Cais do Sertão

Museu Luiz Gonzaga - Recife
Museu Luiz Gonzaga, anexo ao Cais do Sertão – Crédito: Bruno Lima – MTUR

Como o nome supõe, o local resgata a cultura do sertão nordestino, mas não é um museu comum. Instalado no antigo armazém 10 do antigo porto de Recife, tem em até uma passagem de águas representando Rio São Francisco, além de um espaço interativo, onde são passados pequenos filmes. Há também um espaço dedicado ao músico e compositor, Luiz Gonzaga.

Instituto Ricardo Brennand

Instituto Ricardo Brennand
Instituto Ricardo Brennand – Crédito: Portal da Copa/ME

Localizada no bairro da Várzea, é um complexo que abriga um valioso acervo artístico e histórico e cultural.
É composto pelo Museu Castelo São João, Pinacoteca (museu de quadros de pintura), Biblioteca, Auditório, Jardins das Esculturas. Conta também com uma galeria para exposições temporárias, além de lagos e bosques.

Abre de terça a domingo, das 13 às 17 h. Preço: R$32

Igrejas do Recife

Por ser uma cidade histórica, as igrejas são muito presentes, principalmente no Recife Antigo. O maior número de igrejas se concentra no bairro Santo Antônio e São José, no centro histórico de Recife.
No mapa de pontos turísticos de recife tem a localização das principais igrejas.

Igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem

Igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem - Recife

A Igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem deu origem ao bairro onde fica a praia da Boa Viagem. Fica a poucos metros da praia e estima-se que tenha sido inaugurada por volta de 1707, porém passou por várias modificações e reformas com o tempo.
Junto à igreja há uma praça, que conta com barraquinhas gastronômicas, sempre movimentada.

Igreja de Nossa Senhora do Livramento

O templo atual data de uma reforma ocorrida entre os anos de 1830 e 1856. A igreja localiza-se em frente a uma pequena praça, cercada por casarões que abrigam estabelecimentos comerciais.
Abre de terça a domingo das 12 às 17h.

Catedral de São Pedro dos Cléricos

Igreja de São Pedro dos Cléricos - Recife
Igreja de São Pedro dos Cléricos – Crédito: Nathalia Verony / Fonte: Wikimedia commons

Construída entre 1726 a 1782, possui estilo barroco setecentista, com nave em formato octogonal. Seu interior é rico em detalhes e a pintura do forro é considerada uma obra prima da pintura barroca pernambucana.

O pátio de São Pedro, espaço em frente à igreja é rodeado por antigas casas baixas preservadas. Também é palco de importantes comemorações e manifestações populares, como carnaval, semana santa, São João.

Basílica de Nossa Senhora do Carmo

Basílica do Carmo - Recife
Basílica do Carmo – Crédito: Marcelo Rebelo / Fonte: Wikimedia commons

Construída entre 1687 e 1767, constitui uma das mais representativas igrejas barrocas de Pernambuco. É bastante procurada por devotos que vão ao templo pagar promessas.
Seu interior possui riqueza de detalhes e sua torre constitui a mais alta torre barroca do Brasil, com 50 m de altura.

Basílica de Nossa Senhora da Penha

Construída entre 1870 e 1882 pelos frades capuchinhos. Possui estilo do renascimento italiano com várias peças, estátuas e detalhes em mármore.
Abre de terça a sexta das 08h às 17h.

Capela Dourada

Capela Dourada - Recife
Capela Dourada – Crédito: Bruno Lima – MTUR

A Capela Dourada possui cobertura de finas camadas de ouro em toda sua parte interna. É considerada um dos monumentos barrocos mais importantes do Brasil. Sua construção foi finalizada em 1724.

Igreja da Madre de Deus

Construída no século XVII e restaurada recentemente, a igreja Madre de Deus possui estilo barroco e tem pedras de arrecife, utilizadas na construção de sua fachada. É uma das preferidas da elite de Recife para cerimônias de casamentos.

Igreja do Divino Espírito Santo

Inaugurada em 1690 a igreja foi inicialmente consagrada a Nossa Senhora do Ó. Em 1855 a igreja foi restaurada com a denominação de Divino Espírito Santo.
Abre de domingo a sexta das 11h às 13h.

Igreja de Nossa Senhora do Rosário

Teve sua construção finalizada em 1667, porém, em 1739 teve sua fachada arruinada e recuperada a partir de 1777.
Abre de segunda a sexta das 09h às 16h.

Feiras e mercados

Feira do Recife Antigo

Feirinha do Recife Antigo
Feirinha do Recife Antigo

Feira que acontece todo o domingo, no Bairro do Recife Antigo, onde principalmente a Rua do Bom Jesus é tomada por 150 barracas que vendem de tudo.
A feira se espalha por várias ruas até o Marco Zero, onde se vende doces típicos, bordados, objetos em cerâmica, roupas, acessórios e muito mais.

Centro de Artesanato de Pernambuco

Centro de artesanato de Recife
Centro de artesanato, em frente ao Marco Zero

Localizado junto ao Marco Zero, o Centro de Artesanato de Pernambuco reúne o melhor da diversidade do artesanato local. O local reúne um grande número de artesãos que expõem milhares de peças. O prédio é novo e bem organizado.

Mercado da Boa Vista

Localizado na área central do Recife Antigo, o Mercado Boa Vista é um mercado tradicional popular da cidade. No local se vende um pouco de tudo, mas as principais atrações são gastronômicas.

Apesar da simplicidade, é um bom lugar para provar comidas típicas, como o Arrumadinho, escondidinho, charque, sarapatel, entre outros. Os pratos custam R$ 20, em média.
Abre de segunda a sábado, das 6 às 18 h e aos domingos, das 6 às 15 h. A entrada é gratuita.
Endereço: Rua da Santa Cruz, s/n, Boa Vista.

Mercado de São José

Mercado São José, em Recife
Artesanato no Mercado São José – Crédito: Meony Silva dos Santos – Fonte: Maps

No Mercado de São José encontra-se um pouco de tudo, principalmente artesanato e produtos locais. Também fica no centro histórico de Recife, numa área bem popular.
Abre de segunda a sexta, das 8 às 17 h, aos sábados, das 8 às 15 h,
E aos domingos, das 8 às 12 h. A entrada é gratuita.
Endereço: Praça Dom Vital, s/n, São José.

Mapa de Recife: Pontos turísticos


No mapa você pode ver cada uma das atrações listadas acima e com isso organizar a ordem de seu roteiro em Recife.

Carnaval de Recife

Carnaval de Recife

Na capital, trios elétricos ao som do frevo arrastam multidões pela praia de Boa Viagem. Em Olinda, o desfile do bloco das Virgens do Bairro Novo e os bonecos gigantes animam a festa.

O desfile pelas ruas do Centro de Recife é acompanhado por mais de um milhão de pessoas. A multidão se reúne já na manhã do sábado de Carnaval, com o tradicional bloco do Galo da Madrugada, que segue até a quarta-feira de cinzas.

Passeios em Recife

Passeio de catamarã pelo rio Capibaribe

Passeio de catamarã pelo rio Capibaribe
Este passeio oferece uma visão geral e diferenciada da cidade e seus principais pontos turísticos, pois a vista de ângulos se torna muito bonita de se ver, principalmente pra quem curte fotografar.

O city tour aquático dura em torno de 40 minutos, percorre as três ilhas do centro do Recife e passa por alguns cartões-postais como o Marco Zero, o Parque das Esculturas e o casario da Rua da Aurora, além de passar por diversas pontes da cidade.

O tour acontece todos os dias, com embarque no cais das Cinco Pontas e conta com duas opções: De dia (16h) e a noite (20h).

Saiba mais sobre o passeio de catamarã pelo Rio Capibaribe

Mergulho nos naufrágios

Mergulho nos naufrágios - Recife
Recife também é bastante procurada por mergulhadores, conhecida como “Capital Brasileira dos Naufrágios”. São cerca de 40 navios afundados na região, principalmente no trecho entre Cabo de Santo Agostinho e Itamaracá.

Há 23 pontos para mergulho, com profundidades que variam entre 5 e 60 metros. Além das embarcações, a vida marinha também pode ser vista durante o mergulho. A melhor época para esta prática é na primavera, quando as águas estão bem calmas e claras.

O que fazer em Recife – Destinos próximos

Centro histórico de Olinda

A cidade vizinha de Olinda destaca-se por seu vasto centro histórico e suas ladeiras, repletas de igrejas e uma bela arquitetura. Aproveite e visite a Casa dos Bonecos Gigantes e também as praias de Olinda.

Veja o que fazer em Olinda

Praias de Jaboatão dos Guararapes

Cidade vizinha de Recife, destaca-se por suas praias com arrecifes, principalmente durante a maré baixa, que formam piscinas naturais. As praias merecem visitadas são a praia da Barra da Jangada, Praia de Piedade e a Praia de Candeias.

Porto de Galinhas

Jangadas em Porto de Galinhas
Jangadas em Porto de Galinhas

Porto de Galinhas é a mais famosa praia continental de Pernambuco, localizada a 60 km de Recife. Destaca-se por suas praias repletas de piscinas naturais e sua grande infraestrutura tanto de resorts, como pousadas mais simples.

Veja o que fazer em Porto de Galinhas

Cabo de Santo Agostinho

Destino, também de belas praias, fica a 45 km de Recife. Um de seus principais destaques é a praia de Calheta, com seu belo visual. O cabo conta também com outras praias e atrações históricas.


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

Jair Prandi
Editor, fotógrafo do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog para compartilhar suas experiências e ajudar os leitores a organizar suas viagens.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here