Conhecida como a “Veneza brasileira”, Recife é uma grande metrópole que mistura um vasto centro histórico ligado por várias pontes, às margens do Capibaribe com seus afluentes, aos edifícios modernos da orla da Praia da Boa Viagem.

A capital pernambucana é entrelaçada por seis rios e mais de 60 canais, formando ilhas fluviais. Na chamada “Recife Antigo”, estão igrejas centenárias, prédios históricos, museus, centros de artesanato e várias construções antigas preservadas.

Recife - Veneza brasileira
Vista aérea do centro antigo de Recife – Foto: http://visitarecife.com.br

Geralmente quem vai a Recife aproveita para conhecer o litoral Norte e Sul de Pernambuco, que conta com destinos como Cabo de Santo Agostinho, Porto de Galinhas e Maria Farinha. Estes passeios podem ser feitos em um dia já que são todos próximos.

Praia da Boa viagem - Recife
Praia da Boa viagem – Recife

As áreas mais modernizadas da cidade, como Boa Viagem e Parnamirim são os locais mais indicados para hospedagem.
Oferta de hotéis e pousadas na cidade
A metrópole reserva ainda uma infinidade de restaurantes especializados e uma vida noturna animada.

Pontes de Recife
Pontes do Rio Capibaribe

Principais pontos turísticos e atrações de Recife

Praia de Boa Viagem

A famosa Praia de Boa Viagem mistura gente de todas as idades e classes sociais, com espaço para todo mundo. São 7 km de praia com mar de águas verdes com piscinas naturais durante a maré baixa, areias claras e coqueiros.

Placa de alerta de tubarões na Praia da Boa viagem
Placa de alerta de tubarões na Praia da Boa viagem

O calçadão acompanha toda a extensão da praia, onde há quiosques padronizados, pista de Cooper, chuveiros, quadras de vôlei e equipamentos para musculação. A praia da Boa Viagem é famosa também devido à presença de tubarões. Há placas advertindo os banhistas para não ultrapassar a área protegida pelos recifes naturais. O surf está proibido.

Igreja da Boa viagem - Recife
Igreja da Boa viagem – Recife

Em Boa viagem não deixe de ir na feirinha permanente que se localiza junto a Igreja da Boa Viagem. Além da grande variedade de artesanato, no local se concentram barracas que servem tapiocas recheadas, pastéis e uma grande variedade de comidas típicas.

Praia da Pina

Vista aérea da Praia da Pina - Recife
Vista aérea da Praia da Pina – Recife

A Praia da Pina se localiza na Zona Sul da área urbana de Recife, possui arrecifes e ondas fracas, com boa infraestrutura. O local oferece uma vida noturna movimentada, com diversos restaurantes e bares.

Passeio de catamarã pelo rio Capibaribe

Passeio de catamarã pelo rio Capibaribe

Este passeio oferece uma visão geral da cidade e seus principais pontos turísticos.
O city tour aquático dura em torno de 40 minutos, percorre as três ilhas do centro do Recife e passa por alguns cartões-postais como o Marco Zero, o Parque das Esculturas e o casario da Rua da Aurora.
O tour acontece todos os dias, com embarque no cais das Cinco Pontas e conta com duas opções: De dia (16h ) e a noite (20h).

Mergulho nos naufrágios

Mergulho nos naufrágios - Recife

Recife também é bastante procurada por mergulhadores, conhecida como “Capital Brasileira dos Naufrágios”. São mais de 100 embarcações afundadas na região, principalmente no trecho entre Cabo de Santo Agostinho e Itamaracá, onde há 23 pontos para mergulho, com profundidades que variam entre 5 e 60 metros.
A melhor época para esta prática é na primavera, quando as águas estão bem calmas e claras.

Recife Antigo

Marco Zero - Recife

Esta parte da cidade apresenta belos prédios históricos, pontes com destaque para a Mauricio de Nassau, igrejas e marcos importantes. A melhor maneira de conhecer é andar a pé começando pela Rua do Bom Jesus, depois seguir para o Observatório Cultural Torre Malakoff, que descortina uma das mais bonitas vistas da cidade. Para terminar, vá até o Marco Zero, à beira do rio Capibaribe, onde há concentração de pessoas, apresentações e o Centro de Artesanato.

Feira do Recife Antigo

Feirinha Recife antigo

Feira que acontece todo o domingo, no Bairro do Recife Antigo, onde principalmente a Rua do Bom Jesus é tomada por 150 barracas que vendem de tudo. A feira se espalha por várias ruas até o Marco Zero, onde se vende doces típicos, bordados, objetos em cerâmica, roupas, acessórios e muito mais.

Parque das Escultura

Parque das Esculturas - Recife

Este parque exibe uma exposição permanente de 90 esculturas de cerâmica assinadas pelo artista plástico pernambucano Francisco Brennand.
Construído sobre um recife em frente ao Marco Zero, tem como obra principal a Coluna de Cristal, confeccionada em argila e bronze, com 32 metros de altura e inspirada em uma flor descoberta por Burle Marx.
Do Marco Zero partem barquinhos que levam ao local.

Casa da Cultura

Casa da Cultura - Recife

A Casa da Cultura de Recife reúne 130 lojas que oferecem o rico artesanato regional como: Redes, tapetes, bonecas de pano, artigos em renda de bilro, cerâmica, couro e muito mais. No local, grupos folclóricos e de danças típicas se apresentam com frequência.
A Casa da Cultura fica às margens do rio Capibaribe, instalada na antiga Casa de Detenção do Recife, em um espaço tombado pelo Patrimônio Histórico.

Arena Pernambuco

Arena Pernambuco - Recife

O estádio inaugurado em abril de 2013 e que foi construído para sediar jogos da Copa do Mundo de 2014, fica em São Lourenço da Mata, a 20 km do Centro. Tem capacidade para 46 mil pessoas e também poderá receber shows, convenções e outros eventos.

Carnaval de Recife

Carnaval de Recife

Na capital, trios elétricos ao som do frevo arrastam multidões pela praia de Boa Viagem. Em Olinda, o desfile do bloco das Virgens do Bairro Novo e os bonecos gigantes animam a festa.

O desfile pelas ruas do Centro de Recife é acompanhado por mais de um milhão de pessoas.
A multidão se reúne já na manhã do sábado de Carnaval, com o tradicional bloco do Galo da Madrugada, que segue até a quarta feira de cinzas.

Leia também:
O que fazer em Porto de Galinhas
O que fazer em Olinda
Relato de viagem a Maceió, Recife, Paulo Afonso e Cânion do Xingó

COMPARTILHAR
Jair Prandi
Editor, fotógrafo e videomaker, do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog de viagens para compartilhar suas experiências.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here