O que fazer em Blumenau – SC – Pontos turísticos e dicas

Famosa pela Oktoberfest e pela cultura alemã, Blumenau pode ser considerada como um pedaço da Alemanha localizado no Vale do Itajaí, em Santa Catarina.

Blumenau
  Por Jair Prandi
 

Famosa pela Oktoberfest e pela cultura alemã, Blumenau pode ser considerada como um pedaço da Alemanha localizado no Vale do Itajaí, em Santa Catarina.

A cidade herdou os costumes dos imigrantes alemães, tanto na arquitetura em estilo enxaimel, como na culinária. O marreco recheado é a forte paixão pela cerveja é escancarada na Oktoberfest, segunda maior festa da cerveja do mundo.

Blumenau apresenta belos cenários com construções típicas, com destaque para tradicional rua XV de Novembro, a bela orla do Rio Itajaí e suas pontes de ferro.

As construções que chamam mais a atenção são: o prédio da prefeitura, o Teatro Carlos Gomes, a Catedral, o Castelinho do Turismo, a Fundação Cultural Blumenau e o Museu da Cerveja.

Blumenau

Quando ir a Blumenau – SC

Blumenau pode ser visitado durante todo o ano. Em média, os verões (dezembro a março) são mais chuvosos e quentes. Já, os invernos (junho a agosto) tem temperaturas mais amenas e menor incidência de chuva.

A cidade é considerada a capital brasileira da cerveja. Em outubro, acontece a famosa Oktoberfest (festa da cerveja), que dura 19 dias. Em janeiro, acontece a Sommerfest, (Oktoberfest de Verão), nas quintas e sextas. Já em março, é o Festival da Cerveja, que acontece na cidade.

Vila Germânica Blumenau

Como chegar a Blumenau – Santa Catarina

Blumenau fica no estado de Santa Catarina, a 65 km do Balneário Camboriú. Não há aeroporto na cidade, sendo que o mais próximo, fica em Navegantes, a 55 km de distância. Outros aeroporto um pouco mais distante é o de Florianópolis, a 150 km.

Para ir do aeroporto de Navegantes a Blumenau há um serviço de ônibus chamado de transporte executivo. O custo é de cerca de R$ 50.

Se for montar um roteiro, recomendamos alugar um carro para conhecer as belas praias catarinenses e cidades próximas como Rio do Sul.

Alugue um carro para sua viagem à Santa Catarina
Reserve um carro com antecedência com a RentalCars, o maior comparador de aluguéis de carro do mundo, com os melhores preços!
Faça sua cotação e reserve aqui!

Onde ficar em Blumenau – Hotéis e pousadas

Hotel Steinhausen Colonial - Blumenau
Hotel Steinhausen Colonial

Em nossa visita a Blumenau ficamos no hotel Steinhausen Colonial, um belo hotel, com ótimo custo benefício localizado às margens do Rio Itajaí, próximo ao centro.

Veja mais sobre o hotel Steinhausen Colonial

A melhor localização para se hospedar em Blumenau é no centro. Prefira ficar entre o Parque Vila Germânica e a Rua XV de Novembro. Assim você conseguirá conhecer a maioria das atrações caminhando.

O problema é se você quiser ir durante a Oktoberfest. Nesta época os hotéis ficam lotados e com preços mais salgados. Se for durante a festa procure reservar com bastante antecedência ou fique em uma cidade vizinha.

Confira abaixo mais alguns hotéis bem avaliados no centro de Blumenau:

O que fazer em Blumenau – Pontos turísticos

Rua XV de Novembro

Rua XV - Blumenau

Rua mais tradicional de Blumenau, concentra boa parte das construções históricas da cidade, com estilo enxaimel, como a Prefeitura Municipal, o Castelinho do Turismo e a catedral. Para conhecer basta dar uma caminhada.

Vila Germânica

Vila Germânica

Considerado o maior centro de eventos de Santa Catarina, foi criado para abrigar feiras e grandes eventos, como a Oktoberfest, a FestItália, a Texfair, a Febratex, entre outros.
No local há uma bela vila com construções enxaimel.

No local há algumas lojas abertas todos os dias das 9h30 às 19h.
A entrada é gratuita quando não há eventos no local.

Prefeitura Municipal de Blumenau

Prefeitura de Blumenau

O prédio da prefeitura é todo caracterizado em estilo enxaimel, por isso se tornou ponto turístico. Em frente há uma praça onde está o relógio das flores e a primeira locomotiva da cidade.

Castelinho da Moelmann

Castelinho de Moellmann

Construído em 1978, o prédio é uma réplica da prefeitura da cidade de Michelstadt, localizada no sul da Alemanha.

Ponte Aldo Pereira de Andrade

Ponte Aldo Pereira de Andrade

Conhecida como Ponte de Ferro, foi inaugurada em 1931, como ponte ferroviária. Sua extensão é de 315 metros e sua altura é de 18 metros, recebendo agora o tráfego de veículos, ligando o Centro ao bairro Ponta Aguda.

Ponte dos Arcos

Ponte dos Arcos - Blumenau

Localizada na entrada da cidade, próximo à empresa Sulfabril, a ponte tem três arcos de 41,65 metros cada, e 160 metros de comprimento. Foi inaugurada em 1951 e hoje é um dos cartões postais da cidade.

Teatro Carlos Gomes

Teatro Carlos Gomes - Blumenau

Esta bela construção é um dos poucos teatros no Brasil que possui um palco giratório. As atividades realizadas no local estão relacionadas à Escola de Música, Orquestra de Câmara, Escola de Ballet, Escola de Teatro e a outros eventos e festivais.

Aberto de segunda a sexta-feira, das 8h ao meio-dia, e das 14h às 18h, com entrada gratuita.

Catedral São Paulo Apóstolo

Igreja matriz de Blumenau

Conhecida como Igreja Matriz ou simplesmente catedral, possui uma imponente torre de 45 metros de altura, com três sinos eletrônicos. Foi construída em 1958 com pedras de granito vermelho e com vitrais que produzem em seu interior belos efeitos de iluminação e coloração.

Roteiro Arquitetônico Vila Itoupava

Vila Itoupava - BlumenauO distrito de Vila Itoupava, localizado a 25 km do centro é um típico recanto alemão onde os moradores ainda preservam os costumes e tradições, inclusive o idioma. As casas preservam o estilo enxaimel e em algumas se servem comidas e bebidas típicas.

Turismo ecológico em Blumenau

Morro do Parque Ecológico Spitzkopf
Morro do Parque Ecológico Spitzkopf – Blumenau

Chamado de Roteiro de Natureza Fritz Müller, este roteiro inclui 9 atrações e 13 trilhas, com destaque para o Museu de Ecologia Fritz Müller, o Museu da Água, e os parques ecológicos como o Parque Municipal São Francisco de Assis, o Parque das Nascentes, a Nova Rússia e o Parque Ecológico Spitzkopf.

Blumenau Oktoberfest

Desfile da Oktoberfest
Desfile da Oktoberfest – Blumenau

A maior festa da cerveja do Brasil e a segunda no mundo acontece em Blumenau no mês de outubro, no Parque Vila Germânica e dura 17 dias. São 3 pavilhões onde as bandas típicas animam a festa regada por muito chope gelado e pratos da culinária alemã.

Durante o dia acontecem os desfiles tradicionais na rua XV de Novembro, com carros alegóricos, fanfarras e distribuição de cerveja de graça.

O blog Viaje na Web tem um guia completo da Oktoberfest, com ótimas dicas para aproveitar a festa.  A segunda maior Oktoberfest do Brasil é a de Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul.

Estas foram algumas dicas do que fazer em Blumenau. há muitos lugares interessantes na região.

Leia também:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

Jair Prandi
Editor, fotógrafo do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog para compartilhar suas experiências e ajudar os leitores a organizar suas viagens.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here