Relato de viagem à Patagônia – El Calafate e Glaciar Perito Moreno (parte 2) – 7 dias visitando Ushuaia (cidade do fim do mundo), El Calafate e El Chalén (capital argentina do trekking).

Está e a segunda parte de nossa viagem à Patagônia, nos primeiros dias visitamos Ushuaia, confira a primeira parte em – Viagem à Patagônia – Ushuaia

3º Dia – Chegada a El Calafate

Chegamos a El Calafate por volta das 18:00, contratamos o serviço de transfer da empresa VES, que é mais barato que os táxis, já que o aeroporto fica a mais de 20 km da cidade. Se quiser, dá para deixar agendado o transfer de retorno.
Os preços nesta data eram: 100 pesos por pessoa (só ida) ou 170 pesos (ida e volta). Segundo informações os táxis cobram 300 pesos o trecho.

Glaciar Perito Moreno, visto do mirante mais alto
Glaciar Perito Moreno, visto do mirante mais alto

Chegamos à pousada e logo pedi para reservarem a excursão do Minitrekking no Glaciar Perito Moreno para o dia seguinte. Também fomos ao mercado comprar os ingredientes para fazer sanduíches para o dia seguinte para levar, pois o passeio dura o dia inteiro. Quase todo mundo faz isso.

Vista espetacular do Glaciar Perito Moreno
Vista espetacular do Glaciar Perito Moreno e as passarelas

4º dia – Visita ao Glaciar Perito Moreno

Após o café na pousada, estávamos esperando a van para o Minitrekking, quando conversei com um motoqueiro da Noruega que estava na pousada. Fazia 10 meses que ele estava viajando pela América do Sul. Iniciou sua viagem pela Colômbia e estava prestes a finalizar sua viagem, em Ushuaia.

El Calafate, a caminho do Glaciar Perito Moreno
Paisagem da Patagônia vista da janela do ônibus

A van chegou as 9:00 h e nos levou até o ônibus com outras pessoas que iam fazer o Minitrekking. Chegando na entrada do Parque Nacional de Los Glaciares, o ônibus encosta e entra um funcionário do parque para cobrar o bilhete, para brasileiros estava em 150 pesos.

Caminhada nas passarelas do Glaciar Perito Moreno

Chegamos nas passarelas as 11:30 h, onde uma guia nos recebeu e deu as instruções; teríamos até as 13:30 h para ficar nas passarelas e depois dar sequência no passeio.

Passarelas do Glaciar Perito Moreno
Passarelas do Glaciar Perito Moreno

Ficamos este tempo todo deslumbrados, caminhando e observando o espetacular Glaciar Perito Moreno, sem dúvida um dos lugares mais bonitos do mundo. São muitas passarelas de observação, em quase 2 horas, não conseguimos percorrer todas.

Glaciar Perito Moreno - E Calafate

 

Um dos maiores espetáculos é quando despencam blocos de gelo, causando estrondos iguais a um trovão e ondas no lago. O Glaciar tem 60 metros de altura, 5 km de largura e 25 km de comprimento. Fizemos o lanche em um banco entre as passarelas, depois retornamos ao centro de visitantes para continuar o passeio.

Barcos que fazem a travessia do lago ao lado dos paredões de gelo
Barcos que fazem a travessia do lago ao lado dos paredões de gelo

O ônibus nos levou até um pequeno porto onde o barco estava nos esperando. Seguimos de barco por 20 minutos pelo lago Braço Rico, passando próximo aos paredões do lado Sul do glaciar até chegar à margem oposta, onde desembarcamos.

Minitrekking no Glaciar Perito Moreno

Minitrekking no Glaciar Perito Moreno

No local há um centro de visitantes onde deixamos as mochilas, depois seguimos com o acompanhamento de um guia por uma praia, entre as pedras até chegar na borda da geleira. Neste ponto colocamos aparato com grampos que são amarrados aos calçados para evitar deslizamentos.

 

Minitrekking no Glaciar Perito Moreno

Caminhamos por 1:30 h sobre o gelo, entre subidas e baixadas, fendas, pequenos lagos, em um cenário fantástico. No final da caminhada é servido um uísque com o gelo do glaciar. É uma experiência incrível que recomendo a todos.

Minitrekking no Glaciar Perito Moreno

Fizemos o caminho de volta e chegamos a Calafate, por volta das 19:30 h, quando fomos até a rodoviária comprar as passagens para El Chaltén, para manhã seguinte. Achamos inviável alugar um carro, pois em Chaltén o carro iria ficar 2 dias parado.

Minitrekking Glaciar Perito Moreno - Patagônia Argentina

Há várias empresas que fazem o trecho de 220 km entre Calafate e Chaltén com saídas as 8:00 h da manhã e as 18:00 h de ambas as cidades, pelo preço de 275 pesos o trecho. Compramos ida e volta para 2 pessoas por 1100 pesos (ida na quinta as 8:00 h e volta na sexta as 18:00 h).
Ainda na rodoviária, troquei mais R$ 450 por $ 2025 (1 Real = 4,5 pesos), ótima cotação, já que em Ushuaia só consegui trocar por 3,50.

Para saber mais detalhes sobre El Calafate, o Glaciar Perito Moreno e excursões ao parque nacional Los Glaciares, visite o post – o que fazer em El Calafate.
Para não ficar um post muito longo, dividimos o relato em três partes, continue lendo a terceira parte do relato em – Viagem à Patagônia – El Chaltén (parte 3)
Se ainda não leu a primeira parte do relato, acesse: Viagem à Patagônia – El Calafate (parte 2)

COMPARTILHAR
Jair Prandi
Editor, fotógrafo e videomaker, do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog de viagens para compartilhar suas experiências.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here