19/01/2015

Atrações urbanas e museus de Ushuaia

Porto de Ushuaia

O porto de Ushuaia recebe muitos cruzeiros vindos da Europa e é de onde partem os que vão para a Antártica durante a temporada de verão, além dos muitos catamarãs que fazem a navegação turística pelo Canal de Beagle.

Placa do fim do mundo - Porto de Ushuaia
Placa do fim do mundo - Porto de Ushuaia
Nas proximidades do porto se encontram diversas agências turísticas que oferecem os passeios de navegação, além do centro de informações turísticas e a famosa placa com a inscrição "Ushuaia - Fim do Mundo". A orla do porto é um excelente lugar para uma caminhada com o belo visual das inúmeras embarcações ancoradas.

Avenida San Martín

Avenida San Martín - Ushuaia
Avenida San Martín
É a principal via de Ushuaia, local onde se concentra a maior parte do comércio, lojas, restaurantes, casas de câmbio, lojas de lembranças e agências turísticas. Uma peculiaridade são os caranguejos gigantes (Centollas), que ficam expostos em aquários para ser servidos nos restaurantes.

Plaza Isla Malvinas

Plaza Isla Malvinas - Ushuaia
Plaza Isla Malvinas
Esta praça se localiza na Av. Maipú, em frente ao Canal de Beagle, e foi criada para homenagear os mortos da Guerra das Malvinas, com a inscrição dos nomes dos soldados mortos durante esta guerra.

Museu do Fim do Mundo

Museu do Fim do Mundo - Ushuaia
Museu do Fim do Mundo
Este museu reúne um pouco da história de Ushuaia, do povo local, legados da navegação pela região da Terra do Fogo e dos animais que habitam a região.
O museu do Fim do Mundo conta com muitas aves empalhadas e é indicado para quem gosta de história. Uma das peças mais importantes do acervo é a proa da embarcação Duchess of Albany, representando a imagem da Princesa Helena Frederica Augusta, esculpida em madeira.
Endereço: Av. Maipú 173
Ingresso: 70 pesos (incluso visita a antiga residência do governo).

Museu Marítimo e Presídio de Ushuaia

Museu Marítimo e Presídio de Ushuaia
Museu Marítimo e Presídio de Ushuaia
Num passado, não muito distante, Ushuaia abrigava uma colônia penal de criminosos reincidentes. O presídio tem ligação como o "trem do fim do mundo", que levava os presos para cortarem lenha no Parque Nacional Terra do Fogo.
O presídio que ficou ativo até 1947, tem cinco alas e hoje funciona como Museu Marítimo, além de Museu Antártico e museu de arte; que conta um pouco da história dos navios e das expedições que passaram pela região. O edifício conserva bastante a estrutura que tinha quando funcionava como presídio e como viviam os reclusos. 
Entrada: 150 pesos
Rua Yaganes e Gobernador Paz
Horário: Seg–Dom: 10:00–20:00

Museu Yámana

Museu Yámana - Ushuaia
Museu Yámana 
Yámana era uma das principais tribos indígenas que habitavam a região. Este museu resgata um pouco da história e cultura desse povo com maquetes, painéis, fotografias e vídeos. É interessante para quem gosta de história.
Entrada: 60 pesos
Endereço: Rua Rivadavia - 50

Nenhum comentário: