06/03/2015

4 trilhas curtas em El Chaltén

Para quem se desloca de El Calafate, visita El Chaltén em um único dia, e ainda tem que voltar, não dá para fazer trilhas longas. Mas existem algumas caminhadas curtas que podem ser realizadas em pouco tempo.
Confira 4 trilhas curtas de El Chaltén:

Mirante dos Condores e da Águias (Mirador de Los Condores e Las Águilas)

Mirador de Los Condores e Las Águilas - El Chaltén

Mirador de Los Condores e Las Águilas

Localização: Parque Nacional Los Glaciares
Duração: 1 hora (só ida).
Elevação: 100 metros de diferença à partir de El Chaltén.
Quando ir: o ano todo
Dificuldade: Fácil.
Acesso: O início da trilha se encontra, junto ao centro de visitantes, na entrada da cidade.
Descrição: É a caminhada curta curta mais procurada de El Chalten para quem está com pouco tempo. A trilha leva a dois mirantes que oferecem uma vista panorâmica fantástica da cidade e do vale do Rio de Las Vueltas, além de todo o conjunto de montanhas, Cerro Torre e Fitz Roy.
Percurso: A partir do centro de visitantes do parque, se segue pela trilha bem marcada, que sobe o morro localizado na entrada da cidade. No meio do caminho está a encruzilhada, sendo que a trilha da esquerda leva ao Mirador de Los Condores e o da direita, ao Mirador de Las Aguilas.

Cachoeira Chorrillo del Salto

Localização: Parque Nacional Los Glaciares
Duração: 1 hora (só de ida partindo de El Chaltén a pé ou 10 min, à partir da estrada, se for de carro).
Elevação: 10 metros de diferença à partir de El Chaltén.
Quando ir: Qualquer época do ano.
Dificuldade: Fácil.
Acesso: O acesso é pela estrada 41, para o Lago del Desierto e o início da trilha se encontra a aproximadamente 3 km, junto ao estacionamento ,com placas sinalizando.
Descrição: Esta trilha leva a uma bela cachoeira de 20 metros de altura entre as árvores, que no inverno pode ficar congelada. É uma boa opção para ir de bicicleta.
Percurso: Seguir até o final da A. San Martin, onde se inicia a estrada que dá acesso ao Lago del Desierto. Nesta estrada, são aproximadamente 3 km, até chegar ao início da trilha, junto ao estacionamento que fica à esquerda da estrada. Continuar pela trilha até chegar à cachoeira.

Canyon do Rio das Voltas (Cañadón del Río de Las Vueltas)

Cañadón del Río de Las Vueltas - El Chaltén

Canyon do Rio das Voltas

Localização: Parque Nacional Los Glaciares
Duração: 30 min de caminhada + 6 km pela Rota Provincial 41 asfaltada, que pode ser percorrido de carro ou bicicleta).
Elevação: 40 metros de diferença à partir de El Chaltén.
Quando ir: Qualquer época do ano.
Dificuldade: Fácil.
Acesso: Seguir pela rodovia asfaltada Rota Provincial 41 (único acesso da cidade) em direção ao Lago Viedma, até uma área demarcada com estacionamento à esquerda da estrada. A partir daí tem início a caminhada até o mirante do canyon.
Descrição: Ponto de vista natural localizado a beira do canyon com formações rochosas formadas pela ação do rio, com vista também do maciço de montanhas Torre e Fitz Roy.

Mirante da Cascata Margarida (Mirador de La cascada Margarita)

Mirador de La cascada Margarita - El Chaltén

Mirante da Cascata Margarida

Localização: Parque Nacional Los Glaciares
Duração: 40 minutos (só ida).
Elevação: 100 metros de diferença à partir de El Chaltén.
Quando ir: o ano todo
Dificuldade: Fácil.
Acesso: A trilha começa no final da cidade. Após subir a escadaria no final da Avenida José Antonio Rojo, siga à esquerda, onde há uma subida com a placa indicando.
Descrição: Mirante à beira do canyon do Rio Fitz Roy com vista panorâmica para o canyon, a cascata que desce da montanha em frente e parte dos maciços do Cerro Torre e Fitz Roy. Esta trilha é a primeira parte do caminho para Laguna Torre.
Percurso: A partir de El Chalten deve-se pegar a trilha para Laguna Torre, e após 15 minutos de caminhada, já se avista o belo canyon do rio Fitzroy. Após uma pequena subida e mais um trecho plano pela borda do canyon, se chega ao mirante da Cascata Margarida, que desce entre as montanhas. A continuação da trilha segue para o primeiro Mirador del Cerro Torre (mais 1 hora) e depois para Laguna Torre (mais 3 horas).