O Mirante da Paz é parte do Complexo Rubem Braga, um sistema que liga Ipanema e a estação de metrô Siqueira Campos, com as comunidades de Cantagalo, Pavão e Pavãozinho.

Como funciona o Mirante da Paz

É composto por duas torres com elevadores panorâmicos, escadarias e grandes passarelas que fazem a ligação das torres.

A altura do Mirante da Paz é de 64 metros, que equivale a um prédio de 20 andares, com acesso por elevador, onde se tem uma vista em 360° do bairro de Ipanema, o Corcovado, parte da comunidade, Praia de Ipanema, Leblon, Lagoa Rodrigo de Freitas, Morro Dois Irmãos, Ilhas Cagarras, um pedaço do Arpoador e de Copacabana.

Mirante da Paz - Ipanema - Rio-de-Janeiro
Mirante da Paz – Ipanema – Rio-de-Janeiro

Uma passarela fechada de 24 metros de extensão liga a primeira à segunda torre de 31 metros, que dá acesso à parte mais alta da favela do Cantagalo.

Acesso à favela Cantagalo - Rio-de-Janeiro
Passarela de acesso à favela Cantagalo

Antes da construção do complexo, os moradores enfrentavam longas e íngremes escadarias à beira de um penhasco para subir e descer o morro.

Infográfico Complexo Ruben Braga - Rio-de-Janeiro
Infográfico Complexo Ruben Braga – Rio-de-Janeiro

Como chegar ao Mirante da Paz

Complexo Ruben Braga - Ipanema - Rio-de-JaneiroPara chegar ao Mirante da Paz é bem fácil, principalmente para quem vem de metrô. Basta seguir até Estação Siqueira Campos, que é a última da linha 1 e descer pela saída do Complexo Ruben Braga. Esta saída vai dar diretamente no elevador de acesso. No elevador há um agente que controla as subidas e descidas.

Além do mirante no topo da torre, o local se tornou uma atração turística por contar com uma arquitetura diferente e arrojada, atraindo a atenção de visitantes e turistas. Já na subida os elevadores panorâmicos de vidro, oferecem uma vista do bairro.

Vista do Mirante da Paz, Leblon e Morro Dois Irmãos
Vista do Mirante da Paz, Leblon e Morro Dois Irmãos

Acesso à comunidade Cantagalo

Conhecer a favela de Cantagalo: Eu particularmente sempre tive curiosidade de conhecer uma favela, mas apesar de haver uma UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) implementada na favela do Cantagalo, não é aconselhável adentrar a comunidade. O ideal é ir através das agências de turismo especializadas em tours nas favelas, que garantem maior segurança.

Vista do Mirante da Paz - Ipanema - Rio
Vista do Mirante da Paz – Ipanema – Rio

O elevador funciona de 5 da manhã à meia-noite, sendo que o acesso é gratuito. A torre se localiza no cruzamento da Rua Teixeira de Melo com a Rua Barão da Torre, próximo à Praça General Osório.

Vista do Mirante da Paz - Ipanema
Vista do Mirante da Paz – Ipanema

Mais Viagens e Caminhos no Rio de Janeiro

Pontos turísticos de Arraial do Cabo
Pontos turísticos de Búzios
Pontos turísticos de Cabo Frio
Relato de viagem ao Rio e Região dos Lagos (parte 1) – Rio de Janeiro

COMPARTILHAR
Jair Prandi
Editor, fotógrafo e videomaker, do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog de viagens para compartilhar suas experiências.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here