Roteiro da primeira parte de nossa viagem ao Rio de Janeiro e Região dos Lagos: Cidade Maravilhosa, Cabo Frio, Búzios e Arraial do Cabo.

Nosso plano inicial era conhecer a Região dos Lagos e Região Serrana do Rio, mas como nosso primo (que não conhecia e tinha o sonho de conhecer o Rio de Janeiro) resolveu ir junto, mudei o roteiro e dividimos a viagem entre a cidade do Rio de Janeiro e a Região dos Lagos (Cabo Frio, Arraial do Cabo e Búzios).
Depois de 6 anos, voltamos à cidade maravilhosa. Confira o relato de nossa primeira Viagem ao Rio de Janeiro.

Dentro do Bondinho do Pão de Açúcar
Dentro do Bondinho do Pão de Açúcar

1º dia – 04/11/15 – Vacaria – Caxias do Sul – Rio

Saímos de Vacaria as 7:00 h, deixamos o carro na casa de parentes em Caxias do Sul e pegamos o voo as 10:20 h, com conexão em São Paulo e chegada ao Aeroporto do Galeão, no Rio as 15:40 h.
Pegamos um taxi (R$ 60) até o Hotel Riazor, no Catete, onde havia reservado pelo buscador Booking, aqui mesmo neste blog. Hotel econômico com ótima localização, em frente à estação de metrô do Catete.
Escolha o hotel ou pousada no Rio de Janeiro.
O restante deste dia, passamos entre o jardim do palácio do catete e o Aterro do Flamengo, que fica bem próximo.

Rua do Catete - Rio de Janeiro
Rua do Catete – Rio de Janeiro

2º dia – Rio de Janeiro

Centro do Rio de Janeiro

Como o tempo estava nublado, após o café, fomos até o Aterro observar a visibilidade para ir ao Pão de Açúcar. Como estava encoberto, resolvemos ir até o centro. Pegamos o metrô até a Cinelândia e descemos em frente ao teatro municipal, onde seguimos até os Arcos da Lapa. Depois caminhamos até a Catedral, passamos em frente a sede da Petrobrás, seguimos pelo Largo do Carioca, até a Candelária e Praça Mauá.

Arcos da Lapa - Rio de Janeiro
Arcos da Lapa – Rio de Janeiro

Pão de Açúcar

Como o Pão de Açúcar ficou visível, pegamos um táxi até lá. Subimos até o Morro da Urca (primeira parada do Bondinho). A paisagem não estava tão bela devido a grande umidade, tiramos várias fotos e quando fomos subir a pedra do Pão de Açúcar, segunda escala do Bondinho, só aparecia a metade da montanha. O Bondinho sumia em meio à nuvem, parecendo que ia para o céu.

Morro da Urca - Pão de Acúcar
Morro da Urca – Pão de Acúcar

Mesmo assim subimos, esperando as nuvens se abrirem, porém abria pontos de visibilidade por instantes e logo a visão se fechava novamente, desta vez, não estávamos com sorte. Esperamos quase uma hora, até que desistimos e descemos.

Pão de Açúcar - Rio de Janeiro
Pão de Açúcar – Rio de Janeiro

Voltamos de taxi até o Catete, almoçamos, depois seguimos de metrô até a Estação Siqueira Campos, em Ipanema (última estação da Linha 1 do metrô). Em vez de pegar a saída para o lado da praia, seguimos pela saída que leva ao Mirante da Paz.

Confira o post completo sobre o Mirante da Paz

Mirante da Paz - Ipanema - Rio de Janeiro
Mirante da Paz – Ipanema – Rio de Janeiro

Ipanema

Este mirante se encontra no topo de uma torre, que conta com elevador e escadas, e faz a integração entre a favela do Cantagalo, estação Siqueira Campos e o bairro de Ipanema. O Mirante da Paz oferece belas vistas do bairro e Praia de Ipanema, Lagoa Rodrigo de Freitas, Morro Dois Irmãos e da favela de Cantagalo.

Arpoador - Ipanema - Rio de Janeiro
Arpoador – Ipanema – Rio de Janeiro

Após várias fotos, descemos até a Praia de Ipanema e caminhamos até a pedra do Arpoador, que fica no canto esquerdo da praia. Passamos algumas horas por lá, depois voltamos de metrô até o Catete.

3º dia – Rio de Janeiro – Ilha Paquetá

Ilha Paquetá

Com a intenção de ir ao Cristo redentor, fomos de novo, pela manhã até o Aterro para ver se a montanha estava visível, mas outra vez estava encoberto por nuvens, então resolvemos fazer um passeio de barca. Na outra viagem ao Rio fomos de barca até Niterói para visitar o Museu MAC, então desta vez decidimos ir até a Ilha de Paquetá.

Ponte Rio-Niterói - Rio de Janeiro
Passando por baixo da Ponte Rio-Niterói

A estação das barcas fica junto a Praça XV, no centro do Rio.
Horários e tarifas das Barcas.

A Ilha de Paquetá fica no coração da Baía de Guanabara, as barcas são grandes, para 500 pessoas, partem de hora em hora, o tempo de viagem é de 45 minutos e o preço é de apenas R$ 5,00.
Para quem tem tempo disponível é uma boa opção de passeio, já que dá para ver a cidade de outros ângulos, além de passar por baixo da Ponte Rio-Niterói.

Ilha de Paquetá
Ilha de Paquetá

Quando a barca chega à Ilha de Paquetá, para o desembarque e embarque (em torno de 10 minutos) e já volta para o Rio. Há passeios de carroça bem legais por lá, mas optamos por não esperar i hora a próxima barca e já voltamos na mesma.
Na volta ficamos batendo perna pelos belos cenários do centro do Rio, passamos pelo Paço Imperial, Palácio Tiradentes e Cinelândia, depois pegamos o metrô para almoçar no Catete.

Cinelândia - Rio de Janeiro
Cinelândia – Rio de Janeiro

Estádio Maracanã

À tarde fomos de metrô até o Maracanã fazer um tour no novo estádio. O tour pode ser feito de duas formas, com acompanhamento de um guia ou sem. Confira os preços do Tour no Maracanã.

Fizemos o tour sem o guia, que não acho necessário, já que há agentes em todos os setores que encaminham os visitantes aos locais de visitação. Durante o tour fomos primeiro de elevador até o alto, nas cabines de imprensa, depois fomos descendo nos camarotes, sociais, geral, vestiário, e no final até o gramado.

Estádio Maracanã
Tour no Estádio Maracanã

Após muitas fotos no Maracanã seguimos de metrô, direto até a Estação Cardeal Arcoverde que sai direto no famoso Hotel Copacabana Palace, em Copacabana. O calçadão estava movimentado, mas a praia, com o dia nublado estava quase vazia. O mar de Copacabana estava de ressaca “assustador”, com ondas que chegavam a 3 metros. Ficamos um bom tempo, sentados na praia observando as fortes ondas, depois caminhamos pela orla e voltamos ao Hotel.

Mais Viagens e Caminhos no Rio de Janeiro
Segunda parte da viagem ao Rio de Janeiro e Região dos Lagos -Cabo Frio e Arraial do Cabo
Praias de Arraial do Cabo
Paraty e Trindade
Hotéis e pousadas no Rio de Janeiro

COMPARTILHAR
Jair Prandi
Editor, fotógrafo e videomaker, do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog de viagens para compartilhar suas experiências.

1 COMENTÁRIO

  1. Parabéns pelo passeio! Seu relato foi muito fiel e esclarecedor! Eu que moro pertinho do Rio,(N Iguaçu) ñ conheço alguns pontos turísticos que citou. Qd voltar tem o Museu do amanhã,na Praça Mauán a sua espera!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here