Viagem Rio de Janeiro e Região dos Lagos

Roteiro da primeira parte de nossa viagem ao Rio de Janeiro e Região dos Lagos: Cidade Maravilhosa, Cabo Frio, Búzios e Arraial do Cabo.

Pão de Açúcar - Rio de Janeiro
  Por Jair Prandi
 

Neste post iremos mostrar como foi nosso roteiro de viagem Rio de Janeiro e Região dos Lagos: Cidade Maravilhosa, Cabo Frio, Búzios e Arraial do Cabo.

Nosso plano inicial era conhecer a Região dos Lagos e Região Serrana do Rio, mas como nosso primo (que não conhecia e tinha o sonho de conhecer o Rio de Janeiro) resolveu ir junto, mudei o roteiro e dividimos a viagem entre a cidade do Rio de Janeiro e a Região dos Lagos (Cabo Frio, Arraial do Cabo e Búzios).

Depois de 6 anos, voltamos à cidade maravilhosa. Confira o roteiro de nossa primeira Viagem ao Rio.

Dentro do Bondinho do Pão de Açúcar
Dentro do Bondinho do Pão de Açúcar

1º dia – Viagem Rio de Janeiro – Ida

Saímos de Vacaria as 7:00 h, deixamos o carro na casa de parentes em Caxias do Sul e pegamos o voo as 10:20 h, com conexão em São Paulo e chegada ao Aeroporto do Galeão, no Rio as 15:40 h.

Pegamos um taxi (R$ 60) até o Hotel Riale Imperial Flamengo, no Catete, onde já havia reservado, com ótimo custo benefício e localização, em frente à estação de metrô do Catete.

Escolha o hotel ou pousada no Rio de Janeiro

O restante deste dia, passamos entre o jardim do Palácio do Catete e o Aterro do Flamengo, que fica bem próximo.

Saiba como fazer turismo de metrô no Rio de Janeiro

Entrada da estação do Catete - Rio de Janeiro
Entrada da estação do Catete – Rio de Janeiro

Segundo dia – Rio de Janeiro

Centro do Rio de Janeiro

Como o tempo estava nublado, após o café, fomos até o Aterro observar a visibilidade para ir ao Pão de Açúcar. Como estava encoberto, resolvemos ir até o centro.
Pegamos o metrô até a Cinelândia e descemos em frente ao teatro municipal. Seguimos caminhando em um roteiro por atrações arquitetônicas até os Arcos da Lapa.

Depois caminhamos até a Catedral, passamos em frente à sede da Petrobrás, pelo Largo do Carioca, até a Candelária e Praça Mauá.

Arcos da Lapa - Rio de Janeiro
Arcos da Lapa – Rio de Janeiro

Pão de Açúcar

Como o Pão de Açúcar ficou visível, pegamos um táxi até lá. Subimos até o Morro da Urca (primeira parada do Bondinho). A paisagem não estava tão bela como habitual devido à grande umidade

Tiramos várias fotos e quando fomos subir a pedra do Pão de Açúcar, segunda escala do Bondinho, só aparecia a metade da montanha. O Bondinho sumia em meio à nuvem, parecendo que ia para o céu.

Morro da Urca - Pão de Açúcar
Morro da Urca – Pão de Açúcar

Mesmo assim subimos, esperando as nuvens se abrirem, porém abria pontos de visibilidade por instantes e logo a visão se fechava novamente, desta vez, não estávamos com sorte. Esperamos quase uma hora, até que desistimos e descemos.

Bondinho Pão de Açúcar - Rio de Janeiro
Pão de Açúcar – Rio de Janeiro

Voltamos de táxi até o Catete, almoçamos, depois seguimos de metrô até a Estação Siqueira Campos, em Ipanema. Em vez de pegar a saída para o lado da praia, seguimos pela saída que leva ao Mirante da Paz.

Confira o post completo sobre o Mirante da Paz

Passarela de acesso à favela Cantagalo
Passarela de acesso à favela Cantagalo

Este mirante se encontra no topo de uma torre, que conta com elevador e escadas, e faz a integração entre a favela do Cantagalo, estação Siqueira Campos e o bairro de Ipanema. O Mirante da Paz oferece belas vistas do bairro e Praia de Ipanema, Lagoa Rodrigo de Freitas, Morro Dois Irmãos e da favela de Cantagalo.

Praia Ipanema

Após várias fotos, descemos até a Praia de Ipanema e caminhamos até a pedra do Arpoador, que fica no canto esquerdo da praia. Passamos algumas horas por lá, depois voltamos de metrô até o Catete.

Pedra do Arpoador - Ipanema - Rio de Janeiro
Pedra do Arpoador – Ipanema – Rio de Janeiro

3º dia de viagem ao Rio de Janeiro – Ilha Paquetá

Ilha Paquetá

Com a intenção de ir ao Cristo Redentor, fomos de novo, pela manhã até o Aterro para ver se a montanha estava visível, mas outra vez estava encoberto por nuvens.
Então resolvemos fazer um passeio de barca. Na outra viagem ao Rio fomos de barca até Niterói para visitar o Museu MAC, desta vez decidimos ir até a Ilha de Paquetá.

Passando pela Ponte Rio-Niterói
Passando por baixo da Ponte Rio-Niterói

A estação das barcas fica junto a Praça XV, no centro do Rio.
Horários e tarifas das Barcas.

A Ilha de Paquetá fica no coração da Baía de Guanabara, as barcas são grandes, para 500 pessoas, partem de hora em hora, o tempo de viagem é de 45 minutos e a tarifa é barata.
Para quem tem tempo disponível é uma boa opção de passeio, já que dá para ver a cidade de outros ângulos, além de passar por baixo da Ponte Rio-Niterói.

Charretes de passeio na Ilha de Paquetá
Charretes de passeio na Ilha de Paquetá

Quando a barca chega à Ilha de Paquetá, para o desembarque e embarque (em torno de 10 minutos) e já volta para o Rio. O ideal é ficar pelo menos 1 hora por lá, tempo para pegar a próxima barca.

Na volta ficamos batendo perna pelos belos cenários do centro do Rio, passamos pelo Paço Imperial, Palácio Tiradentes e Cinelândia, depois pegamos o metrô para almoçar no Catete.

Cinelândia - Centro do Rio de Janeiro
Cinelândia – Centro do Rio

Estádio Maracanã

À tarde fomos de metrô até o Maracanã fazer um tour no novo estádio. O tour pode ser feito de duas formas, com acompanhamento de um guia ou sem.
Confira os preços do Tour no Maracanã.

Fizemos o tour sem o guia, que não acho necessário, já que há agentes em todos os setores que encaminham os visitantes aos locais de visitação.
Durante o tour fomos primeiro de elevador até o alto, nas cabines de imprensa, depois fomos descendo nos camarotes, sociais, geral, vestiário, e no final até o gramado.

Estádio Maracanã
Em meio às arquibancadas do Estádio Maracanã

Após muitas fotos no Maracanã seguimos de metrô, direto até a Estação Cardeal Arcoverde que sai direto no famoso Hotel Copacabana Palace, em Copacabana. O calçadão estava movimentado, mas a praia, com o dia nublado estava quase vazia.

O mar de Copacabana estava de ressaca “assustador”, com ondas que chegavam a 3 metros. Ficamos um bom tempo, sentados na praia observando as fortes ondas, depois caminhamos pela orla e voltamos ao Hotel.

Quarto dia – Viagem Rio de Janeiro a Cabo Frio

Ainda em casa havia feito a reserva de aluguel de um carro para 3 dias na Rentcars. Pegamos um táxi as 7:00 h da manhã, até a locadora no aeroporto Santos Dumont.

RENTCARS – Compare os preços de várias locadoras simultaneamente. Encontre o melhor preço e reserve online, com antecedência!
FAÇA SUA BUSCA DE ALUGUEL DE CARRO!

Com o GPS programado, seguimos para Cabo Frio, a 170 km do Rio, onde tinha uma reserva de duas noites na MDJ Suítes.

Praias de Cabo Frio
Cabo Frio, Praia do Forte

Em Cabo Frio, fomos conhecer a Praia do Forte (melhor praia da cidade), bem estruturada, com calçadão, vários bares e restaurantes. A melhor parte da praia se encontra bem na ponta, próxima ao Forte, onde a água é bem transparente, o mar é calmo, e as paisagens são lindas, com um belo costão de pedras e enseadas.

Cabo Frio - RJ
Cabo Frio, Pontal da Praia do Forte

À tardinha fomos conhecer Búzios em uma visita rápida, quando visitamos a Rua das Pedras e a Praia de João Fernandes. É um destino complicado para desbravar de carro, as ruas são estreitas, sem locais públicos para estacionar o carro.

5º dia – Arraial do Cabo e Cabo Frio

No domingo pela manhã fomos conhecer as belas praias de Arraial do Cabo. Na chegada da cidade já tivemos a bela vista da Prainha, passamos direto e fomos até o canto da Praia dos Anjos, onde estacionamos o carro.

Arraial do Cabo, mirante da trilha da Praia do Forno
Arraial do Cabo, mirante da trilha da Praia do Forno

O objetivo era conhecer a Praia do Forno, que só é acessível de barco ou através da trilha que atravessa o morro. A trilha é tranquila, cerca de 15 minutos de caminhada. No topo do morro se tem vistas fantásticas da praia através de um mirante natural.

Descemos até a praia, tiramos fotos da praia que é linda, com águas transparentes, mas resolvemos deixar para entrar na água na próxima praia. Quando voltamos pela trilha já tinha bastante gente indo passar o dia na praia.

Arraial do Cabo, Estrada do Pontal do Atalaia
Arraial do Cabo, Estrada do Pontal do Atalaia

Seguimos depois para o Pontal do Atalaia, costão rochoso com praias lindíssimas. A estrada acompanha o costão, onde no início se tem belas vistas da cidade, em sua maior parte é calçada com paralelepípedos, mas o final da estrada de terra estava em péssimas condições.

Para meu espanto, quando paramos para estacionar, junto à escadaria de acesso à praia, uma agente de trânsito veio cobrar R$ 10,00 de estacionamento. Achei um absurdo e reclamei de ter que pagar para estacionar à beira de uma estrada que mais parecia uma trilha 4×4.

Pontal do Atalaia - Arraial do Cabo
Pontal do Atalaia

Descemos a longa escadaria que leva até a bela prainha de águas transparentes do Pontal do Atalaia. Apesar do dia nublado e a água gelada, tomamos um belo banho de mar e ficamos por lá até o meio dia. Voltamos para Cabo Frio, almoçamos, descansamos um pouco, depois tiramos o resto da tarde para curtir a praia do Forte.

Confira as dicas de Arraial do Cabo pelo blog Mala de Aventuras

6º dia – Cabo Frio e volta ao Rio de Janeiro

Voltamos ao Rio e seguimos direto entregar o carro na locadora do aeroporto. Pegamops um táxi até o Catete, no mesmo hotel de antes.

Jardim do Palácio do Catete - Rio de Janeiro
Jardim do Palácio do Catete, Rio de Janeiro

De novo o Corcovado estava encoberto, então pegamos o metrô até a estação Uruguaiana e fomos até o Saara (região de comércio popular da cidade), praticamente um bairro inteiro onde se vende quase tudo. Compramos algumas coisas, depois voltamos ao Catete, onde ficamos o resto da tarde.

7º dia – Rio e a volta pra casa

Última manhã na cidade! Fomos até o Aterro, olhamos em volta e de novo o Cristo estava encoberto, era a última chance. Nosso primo iria voltar pra casa sem sequer enxergar o Cristo.
Passamos as últimas horas curtindo o vai e vem das pessoas que praticam esporte no enorme Aterro do Flamengo.

Palácio do Catete - Museu da República
Interior do Palácio do Catete, Rio de Janeiro

Depois voltamos até o jardim do Catete, onde esperamos até as 10:00 h, a abertura do Museu da República (Palácio do Catete), onde Getúlio Vargas morou e também se suicidou na década de 40. O interior do palácio é fantástico, a riqueza dos detalhes dos ornamentos, pinturas, móveis e decorações, são incríveis.

Após o almoço, seguimos de táxi ao aeroporto Santos Dumont, onde embarcamos as 14:10 em um voo com conexão em São Paulo, com chegada a Caxias do Sul as 17:30 h. Depois de pegar nosso carro, ainda encaramos mais 120 km pela serra até Vacaria, onde chegamos por volta das 20:00 h.

Veja também:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

3 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns pelo passeio! Seu relato foi muito fiel e esclarecedor! Eu que moro pertinho do Rio,(N Iguaçu) ñ conheço alguns pontos turísticos que citou. Qd voltar tem o Museu do amanhã,na Praça Mauán a sua espera!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here