19/07/2016

Caldas Novas, o paraíso das água de Goiás

Caldas Novas (junto com Rio Quente) é conhecida por ser a maior estância hidrotermal do mundo. Na alta temporada, a cidade chega a comportar mais de 500 mil turistas e mais de 3 milhões de turistas por ano.
A cidade conta uma grande estrutura de hotéis, sendo que quase todos oferecem suas próprias piscinas termais. Além disso, há pelo menos quatro parques aquáticos abertos ao público, com brinquedos radicais e praias artificiais.

Portal do complexo DiRoma - Caldas Novas
Portal do complexo DiRoma - Caldas Novas

De onde vem as águas quentes de Caldas Novas

As chuvas que caem sobre a Serra de Caldas Novas e se infiltram no solo e na rocha, atingindo grandes profundidades onde são aquecidas e filtradas naturalmente. Depois essas águas retornam à superfície com temperaturas entre 30 e 57 graus nas fontes naturais no Rio Quente e em Caldas Novas, na Lagoa de Pirapetinga ou captadas de poços profundos.

Serra de Caldas Novas
Serra de Caldas Novas

Como chegar à Caldas Novas

Há um aeroporto em Caldas Novas que recebe somente voos fretados e alguns voos comerciais da Gol e Azul. Geralmente os turistas chegam por Brasília (320 km) ou Goiânia (200 km).
Para quem vai de carro próprio ou alugado, as estradas de acesso estão em boas condições. Confira o artigo completo da melhor estrada de Brasília para Caldas Novas.

Ponto de revenda Lagoa Parque
Ponto de revenda Lagoa Parque

Quando ir à Caldas Novas

Caldas Novas se localiza numa região de clima tropical quente e úmido, com temperaturas variando entre 20 e 30° C, e chuvas mais frequentes em novembro e março. As condições climáticas são excelentes praticamente o ano todo. Os meses de janeiro e julho são os mais procurados, devido às férias escolares. O restante do ano é mais tranquilo, se puder vá entre abril e junho, ou agosto e outubro, pois é baixa temporada e chove pouco.

Water Park - Caldas Novas
Water Park - Caldas Novas - Foto: Divulgação

Onde ficar em Caldas Novas

Caldas Novas conta com uma farta rede de hotelaria, com excelentes hotéis, como os administrados pela Rede de Hotéis Privé, todos com piscinas termais próprias e acesso gratuito ao Water Park.
Entre os hotéis desta rede podemos destacar: Hotel Privé (162 apartamentos); o Privé Boulevard Suíte Hotel (402 apartamentos); o Privé Riviera Park Hotel (782 apartamentos); o Marina Flat & Náutica; Náutico Flat Service e Enseada Residence.
Outros hotéis excelentes:
DiRoma Exclusive, Lagoa Quente Hotel, Best West Le Jardim.
Confira a lista completa do hotéis em Caldas Novas.
 

Onde comer em Caldas Novas

Praça de alimentação no centro de Caldas Novas
Praça de alimentação no centro de Caldas Novas
A maioria dos hotéis de Caldas Novas oferecem o serviço de pensão completa, com café da manhã, almoço e jantar. Porém se quiser sair para algum restaurante para provar a gastronomia goiana, sugiro ir à praça de alimentação da praça central da cidade, onde há uma grande quantidade de restaurantes, onde servem pratos deliciosos tendo a Picanha como prato principal.
DiRoma Water Park
DiRoma Water Park - Foto: Divulgação

Pontos turísticos de Caldas Novas

Quase todas as atrações turísticas da cidade giram em torno de suas fontes hidrotermais. Escrevemos um artigo falando exclusivamente sobre os principais parques aquáticos de Caldas Novas.
Parques aquáticos de Caldas Novas

Mais Viagens e Caminhos na região de Caldas Novas

Relato de viagem à Brasília e Caldas Novas
Tudo sobre Rio Quente
Tudo sobre o Hot Park
Brasília - onde ficar, quando ir e o que fazer na capital
Pirenópolis - Pontos turísticos
Melhor caminho entre Brasília e Caldas Novas



Confira abaixo outros pontos de interesse de Caldas Novas e arredores:


Igreja Matriz de Caldas Novas
Igreja Matriz de Caldas Novas - Foto: Luiz Manoel Vasconcelos
Calçadão da Igreja Matriz
Além da Igreja Nossa Senhora das Dores, a praça central de Caldas Novas conta com um calçadão repleto de bares e restaurantes, uma enorme praça de alimentação que oferece o melhor da culinária Goiana, com destaque aos pratos de Picanha. Não deixe de ir à noite provar os pratos deliciosos.

Lago Corumbá - Caldas Novas
Lago Corumbá 
Lago de Corumbá
O lago da represa da Usina Hidrelétrica de Corumbá é indicado para quem gosta de esportes náuticos, passeios de lancha, barco e jet-ski. No local também se pratica a pesca esportiva, exploração das cachoeiras da região, e ponto de encontro dos jovens nos bares ao longo da orla. No local se encontra o Náutico Praia Clube, parque aquático com águas aquecidas por caldeiras e bares ao longo do píer.

Parque Estadual da Serra de Caldas Novas
Parque Estadual da Serra de Caldas Novas
Parque Estadual da Serra de Caldas Novas
O parque foi criado em 1970 para proteger a área de captação da chuva que abastece o lençol termal. A reserva oferece duas trilhas: Cascatinha e Paredão, que levam a cachoeiras e mirantes que descortinam belas paisagens a 1.043 metros de altitude. As caminhadas duram de 1h30 a 2h30 e só podem ser feitas com o acompanhamento de um guia. O local também tem sido usado para pratica do ciclismo (Mountain bike).
Obs: Para visitar o parque é necessário agendamento prévio.

Lagoa termas Parque
Lagoa termas Parque - Foto: Divulgação
Eventos em Caldas Novas
Caldas Novas vem sendo conhecida pelas suas grandes festas sertanejas, como o Caldas Country, considerado o maior festival de música sertaneja do mundo, com média de público nos dois dias de show é de 100 mil pessoas. Recentemente, a cidade vêm realizando outro importante festival no mês de janeiro, o Verão Sertanejo, com dois dias de shows, com várias atrações consagradas.

Organize sua viagem para Caldas Novas


Hotéis e pousadas em Caldas Novas

Alugue um Carro em Caldas Novas com a Rentalcars

Viaje tranquilo! Faça o Seguro Viagem na Mondial



Um comentário:

Simone de Castro disse...

A Feira da Lua é um lugar muito agradável e não pode deixar de ser visitado.