Saiba como chegar e a melhor estrada de Brasília para Caldas Novas. Opções de rotas e distâncias entre a capital federal, Caldas Novas e Rio Quente.

Recentemente comprei passagens aéreas em promoção para Brasília, com intenção de alugar um carro e seguir para Caldas Novas e Rio Quente. Veja o relato desta viagem pelo estado de Goiás.

Para quem vai de avião, as opções são Brasília e Goiânia, porém Brasília oferece muito maios voos de várias outras capitais com preços bem mais em conta. Já Caldas Novas e Rio Quente só recebem voos fretados em seus aeroportos.

Carro alugado em Brasília

Mais Viagens e Caminhos no estado de Goiás
Relato de viagem à Brasília e Caldas Novas
Tudo sobre Rio Quente
Brasília – onde ficar, quando ir e o que fazer na capital
Pirenópolis – Pontos turísticos

Comecei pesquisar as possíveis rotas e cada vez mais ficava com dúvidas qual seria a melhor estrada de Brasília para Caldas Novas. Não cheguei a uma conclusão concreta, então decidi ir por um caminho e voltar por outro.
Veja o comparativo e entenda as diferenças entre os dois principais trajetos entre Brasília e Caldas Novas. É claro que com o passar do tempo, as condições das estradas mudam, esta avaliação é de junho de 2016.

Mapas dos trajetos e distâncias da melhor estrada de Brasília para Caldas Novas

De Brasília a Caldas Novas – Via Luziânia / Vianópolis

Distância: 310 km (aprox. 4 horas de viagem).


É o caminho mais curto, porém deve-se ficar atento às placas porque há vários trevos no caminho e é preciso passar pelo centro de algumas pequenas cidades. É bom estudar o Google Maps antes de ir e anotar as cidades de passagem. Estava com o GPS, mas há muitos lugares em que os mapas estão errados e desatualizados.

Ponte do Rio Corumbá – Luziânia – Goiás

De Brasília até Luziânia são 60 km pela BR-040 em um trecho todo duplicado com muitos radares e bastante tráfego. De Luziânia a Vianópolis são 105 km pela GO-010, de um asfalto em ótimas condições, com pista simples e pouco movimento e poucas opções de paradas em postos e lanchonetes.

Estrada entre Cristianópolis e Caldas Novas – Goiás

Nos outros 145 km as curvas aumentam e é preciso ter mais cuidado, o asfalto está desgastado, mas que não tem buracos grandes e dá para manter uma boa velocidade. Após Cristianópolis a estrada já é bem mais movimentada, pois concentra o tráfego vindo de Goiânia para Caldas Novas. Chegando próximo ao destino você terá a opção de seguir à direita para Rio Quente e à esquerda para Caldas Novas.

De Brasília a Caldas Novas – Via Goiânia

Distância: 380 km (aprox. 5 horas de viagem)



Esse trajeto conta com 260 km de estradas duplicadas entre Brasília e Bela Vista de Goiás. Entre Brasília e Goiânia, a rodovia duplicada BR-060 tem radares de velocidade, mas oferece muitas opções de paradas no caminho, com ótimos restaurantes e lanchonetes.

BR 060 entre Brasília e Goiânia

A partir de Goiânia, você tem três escolhas:

De Goiânia a Caldas Novas por Morrinhos (400 km)

De Goiânia a Morrinhos é só seguir pela BR-153, toda duplicada, de Morrinhos a Caldas são 63 km de pista única, com menos movimento.

De Goiânia a Caldas Novas por Bela Vista de Goiás e Cristianópolis (380 km)

De Goiânia até uns 10 km para frente de Bela Vista de Goiás a estrada é toda duplicada em ótimas condições, depois tem mais 112 km de estrada simples, metade dela em ótimas condições, de Cristianópolis para frente o asfalto está desgastado, mas sem buracos.

De Goiânia a Caldas Novas por Bela Vista de Goiás e Piracanjuba (375 km)

Após Bela Vista, entrar à direita no trevo para Piracanjuba. Essa estrada tem pouco movimento, mas é estreita e mal cuidada.

Estrada entre Goiânia e Bela Vista de Goiás

Considerações finais, qual é a melhor estrada de Brasília a Caldas Novas

Depende do seu perfil. Se preferir andar um pouco mais, mas pegar a maior parte do trecho com estradas duplicadas, e com maior estrutura, vá por Goiânia, se prefere andar menos com a maior parte do trecho em estradas simples, vá por Luziânia.
Eu fui por Luziânia e voltei por Cristianópolis/Goiânia, pois na volta fiz um desvio para conhecer a cidade histórica de Pirenópolis.

Portal da cidade de Rio Quente

Considero a melhor opção, por Luziânia, pela distância menor e por ter pouco movimento, e assim como quase todas as estradas de Goiás, dá para manter uma boa velocidade, porém o pessoal que costuma fazer este trecho com mais frequência, tem comentado que preferem o trecho por Goiânia.

Eu particularmente gosto de conhecer as rotas alternativas, então fica a dica, vá por Luziânia e volte por Goiânia, como eu fiz.

Organize sua viagem para Goiás
Hotéis e pousadas em Brasília
Hotéis e pousadas em Caldas Novas
Hotéis e pousadas em Rio Quente

COMPARTILHAR
Jair Prandi
Editor, fotógrafo e videomaker, do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog de viagens para compartilhar suas experiências.

1 COMENTÁRIO

  1. Muito bom suas dicas, estou indo para caldas novas, saindo de MACEIO-BRASILIA de aviao, vou alugar um carro e partir com a familia destino caldas novas. muito obrigado pela dica ir por luziania, vou seguindo o WAZE creio que ele seja atualizadissimo. valeu abracos.

  2. Vou a Caldas Novas agora em Dezembro/2016 saindo de Brasília-DF, nunca fui pela rota de Luziânia, mas depois dessa postagem estarei conhecendo essa rota, vlw!!!

  3. Se a intençao é ir Brasilia Caldas direto, o caminho mais longo, Goiania,BR 153 é o melhor.
    Se quiser passear,,ai cada um cada um.
    Moramos aqui ha 15 anos, o caminho mais longo é o melhor, quem mora em Brasilia e vai a Caldas com frequência, nosso caso, nao vai por Lusiania de forma nenhuma, muitos desvios, pouccos lugares de apoio e passa por dentro de varios municipios, é o caminho mais curto que engana

  4. Moro em Valparaiso de Goiás a 28 anos e sempre vou por Goiania,pois é mais seguro,se eu for por Luziânia diminui ida e volta 170 km,mas prefiro ir por Goiânia e pagar 3 pedágios mais me sentir seguro com a família,estrada excelente.

  5. Acabei de chegar no DF, vindo de Caldas Novas por Luziania. A estrada está otima: sem buracos e com pouco tráfego. A viagem dura aproximadamente 1h a menos do que pelo caminho de Goiânia.
    Gelson
    Vicente Pires – DF

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here