Rica em arquitetura modernista, Brasília é uma cidade peculiar em todos os aspectos.
Nossa Capital Federal foi a única cidade moderna do mundo até agora a receber o título de Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco. Entre as suas atrações mais visitadas estão os inúmeros projetos arquitetônicos de Oscar Niemeyer e urbanísticos de Lúcio Costa.

Brasília nasceu em 1960, quando o então presidente Juscelino Kubitschek decidiu construir uma cidade planejada no meio do nada, em pleno cerrado do Planalto Central, para ser a capital brasileira, com largas avenidas, imensos canteiros e jardins.

Vista aérea da região da Catedral de Brasília
Vista aérea da região da Catedral de Brasília – Imagem: Portal da Copa

As construções surpreendem pelo modernismo, cheias de curvas e ângulos surpreendentes. Os principais monumentos e edificações diferenciadas encontram-se no Eixo Monumental, desta forma, fica muito fácil visitá-los em sequência.

Monumento Os Candangos - Praça dos Três Poderes
Monumento Os Candangos, na Praça dos Três Poderes

Fizemos recentemente uma viagem pelo estado de Goiás, desembarcando na capital federal e visitando Caldas Novas, Rio Quente e Pirenópolis. Na volta ficamos 2 noites e 1 dia na capital, e aproveitamos para percorrer a cidade.
Confira nosso roteiro de 1 dia por Brasília.

Vista aérea da região do Congresso Nacional
Vista aérea da região do Congresso Nacional – Imagem: Portal da Copa

Como chegar à Brasília

É muito fácil chegar! O Aeroporto Internacional de Brasília – Presidente Juscelino Kubitschek recebe e distribui mais de 400 voos diários, para todas as regiões do país, além dos internacionais, só perde em movimento perde para o aeroporto de Guarulhos.
Por estrada, Brasília conta com várias rodovias que terminam na capital. As mais importantes, são: BR-040, BR-060, BR-020 e BR-070, que ligam principalmente com Goiânia e Belo Horizonte e se ramificam com o resto país.

Vista aérea da região do Museu Nacional
Vista aérea da região do Museu Nacional – Imagem: Portal da Copa

Quando ir à Brasília

A capital brasileira se encontra numa região, que geralmente apresenta baixa umidade e um longo período de estiagem, com duas estações bem definidas: seca e chuva.
Estação seca (de maio a setembro). A seca inicia em maio, quando a vegetação ainda está verde, o clima está ameno, ótimo período para visitar a cidade. Em julho, já se percebe a falta das chuvas e a baixa umidade começa a incomodar. Já em meados de setembro (no auge da seca), o clima parece o de um deserto.
Estação chuvosa (de outubro a abril). O período que mais chove é entre novembro e janeiro, portanto, o menos indicado para visitar a cidade.

Congresso Nacional - Brasília
Congresso Nacional – Brasília

Onde ficar em Brasília

No geral, é caro para se hospedar na cidade. Devido à grande procura pelo turismo de negócios, os hotéis estão quase sempre lotados durante a semana. Para quem quer fazer turismo, a melhor opção são nos finais de semana, quando os hotéis costumam baixar os preços das diárias.
A maioria dos hotéis está nos setores hoteleiros Sul e Norte, próximo da maior parte dos pontos turísticos. As atrações são em sua maioria concentradas e 2 dias são suficientes para conhecer a cidade.
Lista de hotéis na capital

Vista aérea da região da Torre de TV
Vista aérea da região da Torre de TV – Imagem: Portal da Copa

Pontos turísticos de Brasília

Os principais pontos turísticos da cidade são os prédios do governo e marcos arquitetônicos arrojados, com seus desenhos, curvas e linhas diferenciadas, porém, Brasília também oferece opções ligadas à natureza, áreas verdes e parques.
Confira o outro artigo que escrevemos com 30 pontos turísticos de Brasília., onde detalhamos cada atração da cidade.

Vista do mirante da Torre de TV para o Estádio Nacional
Vista do mirante da Torre de TV para o Estádio Nacional

Mais Viagens e Caminhos no estado de Goiás

Relato de viagem à Brasília, Caldas Novas e Rio Quente
Tudo sobre Rio Quente e o Hot Park
Caldas Novas – o paraíso das águas de Goiás
Melhor estrada entre Brasília e Caldas Novas

COMPARTILHAR
Jair Prandi
Editor, fotógrafo e videomaker, do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog de viagens para compartilhar suas experiências.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here