Lençóis Maranhenses: Quando ir, onde ficar, o que fazer

Tudo que você precisa saber para visitar os Lençóis Maranhenses, maravilha natural que é o principal destino turístico do Maranhão.

Lençóis Maranhenses
  Por Jair Prandi
 

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é o principal destino turístico do Maranhão e uma das paisagens mais marcantes do Brasil, localizada na região nordeste do estado.

É um deserto brasileiro, formado por milhares de dunas, onde no período das chuvas, formam-se centenas de lagoas de água doce criando um cenário único, que não se vê em qualquer outro destino do mundo.

O parque Lençóis Maranhenses, considerado um dos destinos mais bonitos do Brasil, e que atrai turistas do mundo inteiro, encantados por sua beleza cênica, pelos passeios e excursões ecológicas pelas dunas, lagoas e rios.

Lençóis Maranhenses visto por satélite

Lençóis Maranhenses

Navegue por este post

 

Sobre os Lençóis Maranhenses

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é imenso, em suas extremidades, chega a 25 km de largura e 100 km de comprimento.

O Rio Preguiças divide os Lençóis em duas áreas que são conhecidas como Grandes Lençóis e Pequenos Lençóis. Os Pequenos Lençóis não fazem parte do parque nacional, mas apesar de menor, é tão belo quanto.

  • A principal porta de entrada para este paraíso é o município de Barreirinhas, de onde saem a maior parte dos passeios e excursões.
  • Santo Amaro do Maranhão também tornou-se um importante ponto de entrada depois de ganhar acesso pavimentado.
  • O terceiro é o povoado de Atins, com acesso mais complicado.
Barreirinhas - Maranhão
Avenida Beira Mar – Barreirinhas

Para conhecer os principais cartões-postais é fundamental o apoio das agências de turismo. Não é permitido entrar no parque sem acompanhamento de guias, e para circular pelas trilhas de areia e rios, somente em veículos com tração 4×4 ou de barco.

Excursão pelo Rio Preguiças, em Barreirinhas
Excursão pelo Rio Preguiças, em Barreirinhas

Voltar ao índice

Quando ir aos Lençóis Maranhenses

Dá para visitar os Lençóis Maranhenses em qualquer época do ano, porém, os melhores meses vão de junho a agosto, ou no máximo setembro. Nesta época o parque está no auge de sua beleza cênica, quando normalmente as lagoas estão mais cheias e quase não chove.

Lençóis Maranhenses

Estivemos nos Lençóis entre o finalzinho de setembro e início de outubro e a maioria das lagoas já estavam secas. A alta temporada no Maranhão se inicia na metade de junho e vai até o final de agosto.

Mas se tratando do tempo pode haver variações, é sempre bom consultar antes de ir. O site Parque Lençóis atualiza semanalmente o nível das principais lagoas.

Lagoa Azul vazia - Lençóis Maranhenses
Lagoa Azul vazia no início de outubro

Voltar ao índice

Como chegar aos Lençóis Maranhenses

Os Lençóis Maranhenses fica no Nordeste do estado do Maranhão. Barreirinhas fica a 255 km de São Luís, enquanto Santo Amaro fica a 230 km.

Pacotes para os Lençóis Maranhenses

Viajar com um pacote de viagem é a forma mais fácil de conhecer o destino sem preocupações. A Viajar Barato é uma agência muito confiável e que oferece os melhores preços.
Consulte as opções, valores e informações no botão abaixo!

Opções de pacotes para os Lençóis

Lençóis Maranhenses por conta própria

Para chegar aos Lençóis Maranhenses a partir de outra região do Brasil ou do exterior você terá que pegar um voo até a capital do Maranhão, São Luís.
Depois você terá que escolher uma alternativa de transporte até uma das duas portas de entrada que servem de base para visitar o parque: Barreirinhas ou Santo Amaro do Maranhão.

Para não alongar muito este post, escrevemos dois artigos detalhados:

Parada para lanche entre São Luís e Barreirinhas
Parada para lanche entre São Luís e Barreirinhas

Voltar ao índice

Onde ficar nos Lençóis Maranhenses

Há muitas opções de hospedagens nas 3 bases de visita aos Lençóis. Barreirinhas é a principal, conta com muitos hotéis, pousadas, mercados, restaurantes, bancos, e agências que levam os turistas aos principais passeios e excursões pelo parque nacional.

Papagaios da Pousada Solar das Gaivotas - Barreirinhas
Papagaios da Pousada Solar das Gaivotas – Barreirinhas

Ficamos 4 dias em Barreirinhas hospedados na Pousada Solar das Gaivotas.

Compare preços de hotéis e pousadas em Barreirinhas

Atins é um pequeno povoado, mas também está se estruturando e já conta com várias pousadas.

Compare preços de hotéis e pousadas em Atins

Santo Amaro do Maranhão ganhou acesso pavimentado recentemente e também é uma ótima opção.

Compare preços de hotéis e pousadas em Santo Amaro do Maranhão

Voltar ao índice

O que fazer nos Lençóis Maranhenses – passeios e excursões

Travessia de balsa no Rio Preguiças
Travessia de balsa no Rio Preguiças

Os passeios nos Lençóis Maranhenses são excursões ecológicas que dependem de agências. Precisa de guias que conheçam a região e de transporte propício para cada atividade, com barco ou veículo 4×4.

Durante nossa estadia em Barreirinhas fizemos 3 passeios: De quadriciclo (dia inteiro), 4×4 e caminhada (meio dia) e pelo Rio Preguiças (dia inteiro).

Preparamos um artigo específico contando como foi cada passeio nos links abaixo. Há também outros passeios recomendados.

Lençóis Maranhenses - Excursão de quadriciclo até Caburé
Excursão de quadriciclo até Caburé

Circuito Grandes Lençóis – Lagoa Bonita

Duração: 4 horas – Excursão 4×4 e caminhada, similar ao circuito da Lagoa Azul, porém em um ponto diferente dos Grandes Lençóis.

Consultar / Reservar

Circuito Grandes Lençóis – Lagoa Esperança

Duração: 4 horas – Excursão 4×4 e caminhada, similar ao circuito da Lagoa Azul, porém este passeio leva a outro ponto dos Grandes Lençóis, à Lagoa da Esperança que nunca seca. Este passeio é feito na baixa temporada.

Consultar / Reservar

Atins e Canto do Atins – Lagoa Verde

Duração: 8 horas – Excursão 4×4 e caminhada com visita a Atins, Canto do Atins, Foz do Rio Preguiças e Lagoa Verde, nos Grandes Lençóis.

Consultar / Reservar

Flutuação no Rio Formiga

Duração: 4 horas – Excursão 4×4 em asfalto e trilha (35 km) e flutuação com boia no Rio Formiga por 80 minutos.

Consultar / Reservar

Santo Amaro do Maranhão – Excursão 4×4 e caminhada

Duração: 10 horas – Percurso de 112 km em veículo 4×4 (Toyota bandeirante) em asfalto e trilha de areia, visita a cidade de Santo Amaro, os Lençóis, a lagoa da Gaivota, a ponta do espigão e a Betânia.

Consultar / Reservar

Trekking nos Lençóis

Duração: 2 ou 3 dias – São 3 dias de caminhada mais os deslocamentos. A trilha de 54 km pelas dunas é dividida em 3 partes. Este trekking possui um circuito definido de 54 km, com duração de 3 dias, com o acompanhado de um guia. Os valores são para grupos.

Consultar / Reservar

Sobrevoo aos Lençóis

Duração: 30 min – O sobrevoo panorâmico passa pelos Pequenos Lençóis, Vassouras, Farol de Mandacaru, a Península de Caburé, Atins, foz do rio Preguiças e nos Grandes Lençóis passa pelas lagoas: Azul e do Peixe.

Consultar / Reservar

Mais opções de passeios nos lençóis Maranhenses

Nossos amigos do Viagens Cine fizeram dois destes passeios e escreveram posts bem legais contando como foi: Passeio da Lagoa Bonita e Passeio em Atins, Canto do Atins e Lagoa Verde.

Rota das Emoções

Outra sugestão é fazer a Rota das Emoções. Não chegamos a fazer este roteiro, mas está em nossos planos futuros. Os roteiros são variados e duram de 6 a 14 dias (depende das atrações a visitar). Vai dos Lençóis ao Delta de Paraíba, no Piaui e depois até Jerioacoara, no Ceará.

O Mauricio do Viagens Possíveis conta como é o roteiro de 10 dias na Rota das Emoções.

Voltar ao índice

Quanto tempo ficar nos Lençóis Maranhenses

Deserto com lagoas - Lençóis Maranhenses
Deserto com lagoas – Lençóis Maranhenses

Existem dezenas de passeios e excursões, para conhecer o básico mínimo, 2 dias são suficientes, para conhecer a fundo, é preciso ficar uma semana.
Se ficar 2 dias, faça o passeio 4×4 da lagoa Azul ou da Lagoa Bonita e a excursão pelo Rio Preguiças.

Passeios nos Lençóis Maranhenses – 10 melhores opções

Voltar ao índice

Onde comer em Barreirinhas

O que não falta em Barreirinhas são restaurantes e opções para comer, tanto comida regional, como habitual.

Os restaurantes mais conceituados se localizam na bela Avenida Beira Rio, em frente o Rio Preguiças, entre eles: Restaurante do Jacaré, A Canoa, O Bambu, Barlavento e Churrascaria do Gaúcho.

Ao redor da Praça Central também não faltam opções de lanches, como hamburguer, pizzas e tapiocas.

Voltar ao índice

Mais sobre o Maranhão no Viagens e Caminhos


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

Jair Prandi
Editor, fotógrafo do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog para compartilhar suas experiências e ajudar os leitores a organizar suas viagens.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here