O que fazer em Barreirinhas – cidade dos Lençóis Maranhenses

A cidade de Barreirinhas é a principal porta de entrada para quem quer visitar os Lençóis Maranhenses.

Rio Preguiças - Barreirinhas - Maranhão
  Por Jair Prandi
 

A cidade de Barreirinhas é a principal cidade que serve de base para quem quer visitar os Lençóis Maranhenses.

O parque é considerado um dos destinos mais bonitos do Brasil e que atrai turistas do mundo inteiro, atraídos por sua beleza cênica, passeios e excursões ecológicas pelas dunas, lagoas e rios.

Saiba mais sobre os Lençóis Maranhenses

Barreirinhas oferece toda estrutura necessária para visitar os principais cartões-postais do parque nacional. Nas cidades estão as agências de turismo que oferecem os passeios. A maioria deles são em veículos com tração 4×4 ou de barco para circular pelas trilhas de areia e rios dos Lençóis Maranhenses.

Avenida Beira Rio e Rio Preguiças, Barreirinhas
Avenida Beira Rio e Rio Preguiças, Barreirinhas

Quando ir à Barreirinhas

Dá para visitar Barreirinhas em qualquer época do ano, o Rio Preguiças sempre mantém seu nível. Porém, nos Lençóis Maranhenses, os melhores meses vão de junho a agosto, ou no máximo setembro.

Estas épocas são o auge de sua beleza cênica, quando normalmente as lagoas estão mais cheias. Estivemos no finalzinho de setembro e a maioria das lagoas já estavam secas.

Praça central de Barreirinhas
Praça central de Barreirinhas

Quanto tempo ficar em Barreirinhas

Existem dezenas de passeios e excursões que as agências de Barreirinhas oferecem, para conhecer o básico, 2 dias são suficientes, para conhecer mais a fundo, é preciso ficar uma semana.
Se ficar 2 dias, faça a excursão pelo Rio Preguiças e o passeio 4×4 da lagoa Azul ou da Lagoa Bonita, se ficar 3 dias, faça também a excursão de quadriciclo até Caburé.

Barreirinhas vista do rio Preguiças
Barreirinhas vista do rio Preguiças

Como chegar em Barreirinhas

Escrevemos um post detalhado explicando a melhor forma de chegar a Barreirinhas vindo da capital, São Luís.

Confira o artigo como ir de São Luís a Barreirinhas

Onde ficar em Barreirinhas

Há muitas opções de hospedagens em Barreirinhas. A cidade é bem estruturada neste sentido e conta com muitos hotéis, pousadas e até resorts de alto padrão. Confira algumas opções em variados estilos e preços:

Duas opções de resorts 5 estrelas em Barreirinhas à beira do Rio Preguiças

Duas opções bem avaliadas na orla do centrinho

Opção econômica no centrinho

Onde comer em Barreirinhas

Restaurantes na avenida Beira Rio
Restaurantes na avenida Beira Rio

O que não falta em Barreirinhas são opções de restaurantes e casas de lanches, tanto comida regional, como habitual.

Os restaurantes mais conceituados se localizam na bela Avenida Beira Rio, em frente o Rio Preguiças, entre eles: Restaurante do Jacaré, A Canoa, O Bambu, Barlavento e Churrascaria do Gaúcho.

Ao redor da Praça Central também não faltam opções de lanches, como tapiocas, Xis Burguer e pizzas.

Passeios e excursões em Barreirinhas

Praticamente todas os passeios de Barreirinhas são excursões ecológicas que dependem de guias que conheçam a região e de transporte propício para cada atividade, com barco ou veículo 4×4.

"<yoastmark

Durante nossa estadia em Barreirinhas fizemos 3 passeios: De quadriciclo (dia inteiro), 4×4 e caminhada (meio dia) e pelo Rio Preguiças (dia inteiro). Preparamos um artigo específico contando como foi cada passeio nos links abaixo:

"<yoastmark

Outras excursões disponíveis

Circuito Grandes Lençóis – Lagoa Bonita (4 horas) – Excursão 4×4 e caminhada, similar ao circuito da Lagoa Azul, porém em um ponto diferente dos Grandes Lençóis.

Consultar / Reservar

Circuito Grandes Lençóis – Lagoa Esperança (4 horas) – Excursão 4×4 e caminhada, similar ao circuito da Lagoa Azul, porém este passeio leva a outro ponto dos Grandes Lençóis, à Lagoa da Esperança que nunca seca. Este passeio é feito na baixa temporada.

Consultar / Reservar

Atins e Canto do Atins – Lagoa Verde (8 horas) – Excursão 4×4 e caminhada com visita a Atins, Canto do Atins, Foz do Rio Preguiças e Lagoa Verde, nos Grandes Lençóis.

Consultar / Reservar

Flutuação no Rio Formiga (4 horas) – Excursão 4×4 em asfalto e trilha (35 km) e flutuação com boia no Rio Formiga por 80 minutos.

Consultar / Reservar

Santo Amaro do Maranhão – Excursão 4×4 e caminhada (10 horas). Percurso de 112 km em veículo 4×4 (Toyota bandeirante) em asfalto e trilha de areia, visita a cidade de Santo Amaro, os Lençóis, a lagoa da Gaivota, a ponta do espigão e a Betânia.

Consultar / Reservar

Trekking nos Lençóis – (2 ou 3 dias) – São 3 dias de caminhada mais os deslocamentos. A trilha de 54 km pelas dunas é dividida em 3 partes Este trekking possui um circuito definido de 54 km, com duração de 3 dias, com o acompanhado de um guia. Os valores são para grupos.

Consultar / Reservar

Sobrevoo aos Lençóis – (30 min.) – O sobrevoo panorâmico passa pelos Pequenos Lençóis, Vassouras, Farol de Mandacaru, a Península de Caburé, Atins, foz do rio Preguiças e nos Grandes Lençóis passa pelas lagoas: Azul e do Peixe.

Consultar / Reservar

Mais opções de passeios em Barreirinhas

 

Pela região: Como podem ver tem muitos passeios para fazer por lá. Para esticar os passeios para outros lugares da região, recomendamos a Expedição Rota das Emoções, um roteiro incrível de 12 dias, que começa em Fortaleza e vai até São Luís e contempla lugares fantásticos.

Mais sobre os Lençóis Maranhenses no Viagens e Caminhos

 


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

Jair Prandi
Editor, fotógrafo do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog para compartilhar suas experiências e ajudar os leitores a organizar suas viagens.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here