Mundo a Vapor – Canela

O Parque Temático Mundo a Vapor é o único do planeta que tem réplicas em miniatura de máquinas e fábricas a vapor em pleno funcionamento.

Mundo a Vapor - Canela
  Por Jair Prandi
 

O Parque Temático Mundo a Vapor de Canela é o único do planeta que tem réplicas em miniatura de máquinas e fábricas a vapor em pleno funcionamento.

A fachada do parque reconstitui um famoso acidente de Montparnasse, que aconteceu em Paris, no ano de 1895, quando uma locomotiva desgovernada atravessou a parede e ficou pendurada.

Dentro do parque os turistas acompanham um mundo de miniaturas em movimento. Os monitores demonstram como funcionam as pequenas fábricas movidas a vapor.

Museu Mundo a Vapor - Canela
Museu do parque

História do Mundo a Vapor

Tudo começou por volta de 1950 quando o Sr. Ernesto Urbani abriu uma oficina mecânica de conserto de máquinas a vapor para atender as diversas serrarias da época.

Seus filhos Omar, Benito e Hermes, cresceram dentro da oficina e passaram a criar artesanalmente as réplicas, imitando o processo industrial completo, utilizando sucatas de peças.

Museu Mundo a Vapor
Museu Mundo a Vapor

No ano de 1991 criaram o Parque Temático Mundo a Vapor na cidade de Canela, onde as miniaturas em pleno funcionamento reproduzem o processo industrial das grandes máquinas e fábricas.

Mundo a Vapor - Canela

Mundo a Vapor - Serraria
Mini Serraria em pleno funcionamento

Confira algumas das atrações do museu: Siderúrgica, olaria, serraria, fábrica de papel, serraria, usina hidrelétrica, usina eólica, moinho, fábrica de erva mate, entre outros…

Mini Siderúrgica do Mundo a Vapor
Mini Siderúrgica do Mundo a Vapor

As 3 atrações que mais chamam a atenção, são: A fundição e laminação de aço (realizado com estanho), fabricação de tijolos e telhas (são fabricadas telhas com cerca de 3 cm), e a menor fábrica de papel do mundo (onde se fabricam etiquetas como logotipo do parque).

Demostração de fabricação de mini telhas do Mundo a Vapor
Demonstração de fabricação de mini telhas do Mundo a Vapor

O parque é todo coberto e o passeio dura cerca de 1 hora, depois das atrações a vapor, mostradas pelos monitores, o visitante fica livre para circular no parque o tempo que quiser.

Veja também: Onde se hospedar em Canela

Menor fábrica de papel do mundo - Mundo a Vapor
Menor fábrica de papel do mundo

Além das atrações a vapor há um museu com utensílios diversos, um passeio de Trenzinho no lado de fora (incluso no ingresso), uma loja com produtos da região, e opção tirar fotos com roupas de época.

Passeio de Trenzinho - Mundo a Vapor
Passeio de Trenzinho

Ingressos Mundo a Vapor – Preços e horários

Localização: Av. Dom Luiz Guanella, 1247 – RS 235 – Rod. Gramado / Canela
Horário de funcionamento: Abre de quinta à terça (não abre nas quartas), das 9h às 17h.

Comprar ingresso do Mundo a Vapor

Reserve outros passeios em Gramado e Canela

Miniaturas do Mundo a Vapor
Miniaturas do parque

Viagens e Caminhos – Outras dicas de Canela


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here