São Francisco de Paula é um destino localizado entre a Serra Gaúcha e os Campos de Cima da Serra, no caminho entre Gramado e os Cânions do Rio Grande do Sul.

“São Chico”, como é chamada fica no caminho entre serra e litoral, entre destinos badalados gaúchos e belas reservas naturais.

São Francisco de Paula se encontra em uma região de transição entre a Serra Gaúcha e os Campos de altitude, com paisagens de belos campos com araucárias e cachoeiras, onde se pode percorrer trilhas e passear a cavalo.

Lago São Bernardo - São Francisco de Paula
Lago São Bernardo

Na cidadezinha de 20 mil habitantes, as compras de produtos de inverno são os melhores programas. Ao longo da avenida Júlio de Castilhos espalham-se lojas de artigos de couro e lã de ovelha.

Corredeiras da Barragem do Salto
Corredeiras da Barragem do Salto

Como chegar em São Francisco de Paula

De Porto Alegre são 114 km pela BR-290 e RS-020, que passa por Cachoeirinha e Taquara.
De Gramado e Canela são 45 km pela RS-235 por um belo trecho de campos de altitude.
De Tainhas (interseção co a Rota do Sol), estrada que leva a Caxias do Sul e Litoral gaúcho, são 37 km.

Onde ficar em São Francisco de Paula

São Francisco de Paula conta com hotéis e pousadas charmosas, tanto na cidade como no interior, como o hotel Cavalinho Branco, em frente ao lago São Bernardo.
Veja: onde se hospedar em São Francisco de Paula – oferta de hotéis e pousadas

Lago São Bernardo e Hotel Cavalinho Branco
Lago São Bernardo e Hotel Cavalinho Branco ao fundo

Quando ir à São Francisco de Paula

Se quiser curtir o frio, vá durante o inverno, quando as temperaturas estão baixas, é comum gear e a temperatura ficar negativa pela manhã. Para curtir as trilhas e cachoeiras é melhor ir no verão.

Balneário Barragem do Salto

O que fazer em São Francisco de Paula – Pontos turísticos

Lago São Bernardo

O lago São Bernardo tem cerca de 3 km de perímetro e é o cartão postal de São Francisco de Paula, se localiza próximo ao centro, tem suas margens ajardinadas, cercadas de árvores. Ideal para prática de esportes aquáticos e caminhadas.

Lago São Bernardo - São Francisco de Paula
Lago São Bernardo

Livraria Miragem

A livraria Miragem se tornou um ponto turístico da cidade por ser um espaço diferenciado. O prédio tem 3 andares: O térreo conta com um acervo enorme de livros, o segundo andar tem lindos objetos de decoração e no terceiro, exposição de arte e uma sala de leitura.

Livraria Miragem - São Francisco de Paula
Livraria Miragem

Monumento em Homenagem aos Tropeiros

Monumento localizado na avenida principal da cidade, dedicado a saga dos tropeiros que contribuíram para o início do povoamento de São Francisco de Paula.
Av. Júlio de Castilhos, centro.

Monumento em Homenagem aos Tropeiros
Monumento em Homenagem aos Tropeiros

Monumento ao Carreteiro

Monumento dedicado aos carreteiros que faziam o transporte de materiais nos tempos passados.
Av. Júlio de Castilhos, centro.

Barragem do Salto

A Barragem do Salto oferece uma extensa área de lazer, tanto em seu lago, na parte superior, como no espraiado e suas corredeiras na parte de baixo.
O local oferece área de camping, balneário, pesca e prática de esportes náuticos.
A barragem se localiza a 22 Km da cidade, na RS 235 entre Canela e São Francisco de Paula, acessível por uma estrada de terra de 1,5 km. Acesso livre.

Foto com nosso drone da Barragem do Salto
Foto com nosso drone da Barragem do Salto

Parque das Oito Cachoeiras

O Parque das Oito Cachoeiras oferece 4 roteiros de trilhas bem sinalizadas que levam às cachoeiras que chegam a 100 metros de altura, poços e mirantes. Algumas trilhas são de nível fácil (20 min.), outras difícil (5 horas).
O local conta com uma pousada, camping e oferece um parque de aventura, com: Tirolesa, escalada, rapel e arvorismo. Ao chegar, o visitante recebe as informações sobre as trilhas.
O parque se localiza a 4 km do centro, próximo ao lago São Bernardo.

Cachoeira da Ronda - Parque das Oito Cachoeiras
Cachoeira da Ronda – Parque das Oito Cachoeiras

Parque das Cascatas

O Parque das Cascatas, conta com belas quedas d’água, corredeiras, piscinas naturais, quadras poliesportivas, churrasqueiras, restaurante, cabanas e área de camping.

Parque das Cascatas - Lajeado Grande
Parque das Cascatas – Lajeado Grande

Localizado em Lajeado Grande (distrito de São Francisco de Paula), a 70 km da cidade de no município de São Francisco de Paula, o parque fica próximo à Rota do Sol, rodovia que liga Caxias do Sul ao Litoral Norte Gaúcho
.

COMPARTILHAR
Jair Prandi
Editor, fotógrafo e videomaker, do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog de viagens para compartilhar suas experiências.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here