O Festival de Balonismo de Torres, no Rio Grande do Sul, é o maior da América Latina e o terceiro maior do mundo.

A cidade de Torres consolidou-se como a Capital Brasileira do balonismo por realizar por 29 anos consecutivos o festival que vem crescendo a cada ano.

29º Festival de Balonismo de Torres

Fomos ver de perto o 29º Festival de Balonismo de Torres (edição de 2017, que aconteceu entre 28/04 e 01/05/17) que contou com a presença de mais de 40 pilotos que enfeitaram os céus da mais bela praia gaúcha. O tempo firme com pouco vento também colaborou parta o espetáculo.

Esquadrilha da Fumaça no Festival de Balonismo de Torres
Esquadrilha da Fumaça no Festival de Balonismo de Torres

A edição de 2017 também contou com a apresentação espetacular da Esquadrilha da Fumaça na tarde de domingo, que junto com o espetáculo dos balões que atraiu uma multidão ao Parque do balonismo.

Maior Festival de Balonismo da América Latina
Maior Festival de Balonismo da América Latina

Além dos balões e as competições entre eles, acontece no festival, várias outras apresentações e shows. À noite acontece também o Night Glow (brilho da noite: em português), espetáculo com os balões iluminados.

Festival de Balonismo de Torres

Mais Viagens e Caminhos em Torres e região

Torres – a mais bela praia gaúcha
Cambará do Sul – a terra dos cânions do Rio Grande do Sul 
Capão da Canoa – RS

Festival de Balonismo de Torres

Sobre o Night Glow

O Night Glow é um espetáculo noturno onde os balões se reúnem em um espaço aberto (na praia ou no parque do balonismo) para serem inflamados e iluminados. Eles ficam flutuando amarrados a alguns metros do chão alguns metros do chão, protagonizando uma coreografia fantástica.

Night Glow - Torres
Night Glow – Torres (foto Fernando Pitol)

Competições do Festival de Balonismo de Torres

Além do espetáculo em si de vários balões reunidos, acontecem competições durante o evento, entre elas, a “Caça a Raposa”, onde o balão raposa sai com antecedência e os balões competidores tentam pegá-lo; e a prova da chave, onde os balonistas tentam pegar a chave de um carro 0 km no alto de um mastro a 10 metros de altura. Os concorrentes decolam de uma distância mínima de 3 km.

Terceiro maior Festival de Balonismo do mundo

Espetáculo dos balões

Nessa edição foram 42 balões que sobrevoam o céu de Torres, além de 4 balões de formato especial: a Galinha Pintadinha, a Cegonha, o Cristo Redentor e o Palhaço.

Terceiro maior Festival de Balonismo do mundo

Local do Festival de Balonismo de Torres

O festival acontece anualmente no Parque Municipal de Exposições Odilo Webber Rodrigues, localizado junto ao acesso de entrada da cidade. A entrada é gratuita, as únicas atividades cobradas são os shows que acontecem nas arenas.

COMPARTILHAR
Jair Prandi
Editor, fotógrafo e videomaker, do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog de viagens para compartilhar suas experiências.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here