Antônio Prado é considerada a cidade mais italiana da Serra Gaúcha e de todo o Brasil. Ainda hoje é comum se deparar com os moradores conversando em italiano.

Apesar de morar tão perto, não havia tirado um tempo para conhecer a fundo a cidade. Antônio Prado foi cenário do filme brasileiro “O Quatrilho”, estreado em 1995, que teve a maior parte de suas cenas gravadas na cidade.

Vista aérea (drone) do centro de Antônio Prado
Vista aérea (drone) do centro de Antônio Prado

A cultura italiana, o casario de madeira, o dialeto vêneto, a religiosidade, e a gastronomia típica italiana estão inseridas à fundo em Antônio Prado. As atrações, tanto na cidade, como no interior oferecem cenas onde é possível vivenciar o modo de viver do município.

 Mirante da Cascata da Usina - Antônio Prado
Mirante da Cascata da Usina

Como chegar a Antônio Prado

Antônio Prado se localiza na Serra Gaúcha, região Uva e do Vinho, entre Vacaria e Caxias do Sul e tem acesso fácil e todo asfaltado nos dois sentidos através da rodovia RS-122.
São 55 km de Caxias do Sul, 185 km de Porto Alegre, 64 km de Vacaria e 27 km de Nova Roma do Sul.

Mirante em Antônio Prado
Mirante em Antônio Prado

Quando ir a Antônio Prado

Antônio Prado pode ser visitada em qualquer época do ano, porém, a melhor época pode ser considerada entre setembro e abril, ou melhor ainda, é ir entre o final de janeiro e início de março, época da colheita da uva.
No inverno, as baixas temperaturas podem incomodar um pouco nos dias mais frios, mas também dá para aproveitar bem as atrações.

Antônio Prado
Vista aérea (drone) do centro de Antônio Prado

Onde ficar em Antônio Prado

A cidade é pequena, mas conta com algumas boas opções de hospedagem, entre elas: Hotel Pradense, Piemonte Hotel, Pousada Colonial de Rossi e Pousada Zanotto.
Confira as ofertas de hotéis e pousadas na cidade

O que fazer em Antônio Prado – principais pontos turísticos

Entre os principais atrativos, se destacam: O centro histórico de Antônio Prado que conta com o maior conjunto arquitetônico da colonização italiana no Brasil, as cachoeiras da Usina, o Moinho Francescatto, a Linha 21 de Abril e a gruta.

Mapa dos pontos turísticos de Antônio Prado


Centro histórico de Antônio Prado

O centro histórico conta com 48 imóveis tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A praça central conta com uma bela igreja, e a quadra toda é cercada por casarões de madeira.

Vista aérea (drone) Centro histórico de Antônio Prado
Vista aérea (drone) Centro histórico de Antônio Prado

O casario avança por algumas quadras do centro da cidade, muitas delas com mais de 100 anos de história, algumas transformadas em museus ou espaços culturais e comerciais.

Alguns marcos históricos do centro
Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus (1897), Casa da Neni (1910), Sede da Prefeitura (1900), Casa Grezzana (1915), Casa Paim (1920), Sociedade Pradense de Mútuo Socorro (1912), Antigo Hotel dos Viajantes (1900), Casa e Farmácia Palombini (1930).

Igreja Matriz

Igreja de Antônio Prado

A igreja matriz foi construída em alvenaria de 1891 a 1897, e chegou ao estado atual após várias etapas de construção, sendo a última delas, na década de 50, quando o artista italiano Emilio Benvenutto Zanon fez as pinturas internas da igreja.

Centro Cultural Padre Schio (Museu Municipal)

Centro Cultural Padre Schio (Museu Municipal) - Antônio Prado

O Museu Municipal fica na Casa da Neni, construção em madeira de 1910 que é considerada uma obra de arte. O espaço destinado ao abriga boa parte da história de Antônio Prado, objetos e utensílios de grande significado histórico e cultural que retratam a identidade local.
A Casa da Neni se localiza na esquina em frente a catedral.

Escadarias da Fé

Escadaria da Fé - Antônio Prado

Duas escadarias ligam a parte baixa, no centro da cidade, à parte alta, onde se localiza a Gruta Natural. Ao longo da subida, encontram-se vinte e cinco capitéis que demonstram a enorme devoção religiosa do povo Pradense.

Gruta Natural

Gruta natural - Antônio Prado

A Gruta Natural se localiza na parte alta da cidade, em meio a uma área verde, e acolhe a imagem de Nossa Senhora de Lourdes desde a década de 30. No local encontra-se um campanário de madeira, bancos para sentar e pequenas trilhas em meio à mata.

Cascatas da Usina

Cascata da Usina - Antônio Prado
Cascata da Usina (primeira cachoeira)

São duas grandes cachoeiras, localizadas na estrada Júlio de Castilhos (RS-448), a cerca de 6 Km do centro da cidade.

Antônio Prado - Cascata da Usina
Cascata da Usina (segunda cachoeira)

As Cascatas da Usina se encontram uma distante 250 metros da outra, contam com mirantes e formam um belo cenário sucedidas por um pequeno cânion.
Na década de 20, funcionou no local, a primeira usina hidrelétrica do município, que contava com uma turbina em uma das quedas d‘água, que gerava energia elétrica para a cidade.

Linha 21 de Abril

Linha 21 de Abril - Antônio Prado

O distrito de Antônio Prado, Linha 21 de Abril foi considerado uma extensão do centro da cidade até os anos 80, quando a estrada era a principal saída em direção a Caxias do Sul.
Na época o local tinha estabelecimentos importantes e atualmente é como uma viagem ao tempo, por contar com atrações como seus antigos casarões, o Moinho Francescatto e a Ferraria do Marsílio.

Moinho Francescatto

Antônio Prado - Moinho Francescatto

Localizado a 3 km da cidade, na Linha 21 de Abril, o moinho é uma relíquia que funciona até os dias de hoje.
Construído na década de 30, por Beijamin Simioni, na beira do Arroio Colombo, o prédio de madeira foi, mais tarde (em 1947), transformado em moinho pela família Francescatto.
O moinho funciona movido pela roda d’agua, através de um canal do arroio. É incrível como as engrenagens primitivas ligadas por correias faz tudo funcionar.
Não deixe de comprar a farinha de milho pura (sem conservantes) vendida pela proprietária.

Ferraria do Marsílio

Ferraria do Marsilio - Antônio Prado
Foto de divulgação: Antônio Prado turismo

Fundada por Ângelo Marsílio, na Linha 21 de Abril, por volta de 1900, a ferraria teve continuidade nas mãos de seus filhos e netos que continuaram até 1989 as atividades de fabricação e consertos de ferragens para os serviços na colônia. Hoje, realizam somente atividades de demonstração aos visitantes.

Pórtico

Pórtico de Antônio Prado

Construído em pedra e madeira, o belo Pórtico de Antônio Prado retrata a hospitalidade da cidade. O modelo do pórtico foi definido através de votação popular, entre três modelos.

Ponte Valdomiro Bocchese (Ponte dos Suspiros

Antônio Prado - Ponte do Rio das Antas

A Ponte Valdomiro Bocchese foi inaugurada em 2 de junho de 1968, tem 55 m de altura, 300 m de extensão, e liga o município a Flores da Cunha e Caxias do Sul.

Restaurante do Vale

O local fica na borda de um penhasco (pequeno cânion), onde se tem um belo visual, com visitação livre. O restaurante do Vale, atualmente só atende eventos, no local funciona piscina térmica e academia.

Restaurante do Vale - Antônio Prado

Eventos importantes de Antônio Prado

Noite Italiana

A Noite Italiana é um evento que acontece anualmente em dois finais de semana no mês de agosto no Centro de Eventos de Antônio Prado, a principal festa referente a imigração italiana no estado.
É um grande jantar dançante, com música e comida italiana servidos durante toda a noite, com cardápio típico.

Fenamassa

A FenaMassa é um evento gastronômico que acontece anualmente em dois finais de semana do mês de outubro, numa grande estrutura montada na Praça Garibadi e Centro Histórico, que visa valorizar a cultura e patrimônio de Antônio Prado.

Vídeo com drone sobrevoando o centro histórico de Antônio Prado

COMPARTILHAR
Jair Prandi
Editor, fotógrafo e videomaker, do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog de viagens para compartilhar suas experiências.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here