Entre belas praias e paisagens incríveis, a histórica Fortaleza São José da Ponta Grossa é uma dica de passeio em Florianópolis.

Localizada em dos extremos do Norte da ilha de Florianópolis, a Fortaleza São José da Ponta Grossa reserva um belo cenário, com suas antigas muralhas de pedra, em meio à uma bela paisagem a beira mar, entre as praias do Forte e Jurerê Internacional.

Fortaleza São José da Ponta Grossa - FlorianópolisConstruída entre 1739 e 1745, a fortaleza se encontrava em ruínas, em 1938 foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), e entre 1990 e 1992 foi restaurada.

Fortaleza São José da Ponta Grossa - FlorianópolisSituada em posição dominante, a noroeste da ilha de Santa Catarina, a Fortaleza São José da Ponta Grossa era um dos vértices do triângulo defensivo da barra da baía Norte da ilha na primeira metade do século XVIII.

Fortaleza São José da Ponta Grossa - FlorianópolisA fortaleza possui um formato poligonal adaptada ao terreno com três níveis distintos, com as baterias de canhões voltadas para o mar. Os edifícios estão distribuídos pelos três diferentes planos, interligados por rampas e cercados por espessas muralhas de pedra.

Fortaleza São José da Ponta Grossa - Florianópolis

Visitação à Fortaleza São José da Ponta Grossa

O acesso ao seu entorno é livre, dá para dar a volta e fotografar.
O acesso à parte interna custa R$ 8,00 e abre todos os dias.
Abre todos os dias: Na temporada de verão abre das 9h às 12h e das 13h às 19h. De março a dezembro, funciona até as 17h.

Veja também:
Onde se hospedar em Florianópolis – oferta de hotéis e pousadas
Onde se hospedar em Jurerê – oferta de hotéis e pousadas

Florianópolis

Como chegar à Fortaleza São José da Ponta Grossa

Para chegar à Fortaleza basta chegar à Praia Jurerê e seguir à esquerda pela Avenida dos Búzios, que é a avenida principal da praia, passando pela Jurerê Internacional.

O final desta avenida dá acesso a uma rua estreita que passa em frente à Fortaleza e também dá acesso à Praia do Forte.
Nota: É aconselhável deixar o carro no finalzinho de Jurerê, antes de subir o morrinho, pois em frente do Forte a rua é estreita e tem pouco espaço para estacionar.

Fortaleza São José da Ponta Grossa - Florianópolis
Leia também:
Pontos turísticos de Florianópolis
O que fazer em Garopaba
O que fazer em Itapema

COMPARTILHAR
Jair Prandi
Editor, fotógrafo e videomaker, do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog de viagens para compartilhar suas experiências.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here