Fortaleza São José da Ponta Grossa – Florianópolis

A histórica Fortaleza São José da Ponta Grossa é uma dica de passeio em Florianópolis.

Fortaleza São José da Ponta Grossa
  Por Jair Prandi
 

Entre belas praias e paisagens incríveis, a histórica Fortaleza São José da Ponta Grossa é uma dica de passeio em Florianópolis.

Localizada em dos extremos do Norte da ilha de Florianópolis, a Fortaleza São José da Ponta Grossa reserva um belo cenário, com suas antigas muralhas de pedra, em meio à uma bela paisagem a beira mar, entre as praias do Forte e Jurerê Internacional.

Fortaleza São José da Ponta Grossa - FlorianópolisConstruída entre 1739 e 1745, a fortaleza se encontrava em ruínas, em 1938 foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), e entre 1990 e 1992 foi restaurada.

Vista aérea da Fortaleza São José da Ponta Grossa
Vista aérea da Fortaleza

Situada em posição dominante, a noroeste da ilha de Santa Catarina, a Fortaleza São José da Ponta Grossa era um dos vértices do triângulo defensivo da barra da baía Norte da ilha na primeira metade do século XVIII.

Fortaleza São José da Ponta Grossa - FlorianópolisA fortaleza possui um formato poligonal adaptada ao terreno com três níveis distintos, com as baterias de canhões voltadas para o mar. Os edifícios estão distribuídos pelos três diferentes planos, interligados por rampas e cercados por espessas muralhas de pedra.

Fortaleza São José da Ponta Grossa - Florianópolis

Visitação à Fortaleza São José da Ponta Grossa

O acesso ao seu entorno é livre, dá para dar a volta e fotografar.
O acesso à parte interna custa R$ 8,00 e abre todos os dias.
Abre todos os dias: Na temporada de verão abre das 9h às 12h e das 13h às 19h. De março a dezembro, funciona até as 17h.

Veja também:

Hotéis e pousadas em Florianópolis

Hotéis e pousadas em Jurerê

Florianópolis

Como chegar

Para chegar à Fortaleza basta chegar à Praia Jurerê e seguir à esquerda pela Avenida dos Búzios, que é a avenida principal da praia, passando pela Jurerê Internacional.

O final desta avenida dá acesso a uma rua estreita que passa em frente à Fortaleza e também dá acesso à Praia do Forte.

Nota: É aconselhável deixar o carro no finalzinho de Jurerê, antes de subir o morrinho, pois em frente do Forte a rua é estreita e tem pouco espaço para estacionar.

Alugue um carro em Florianópolis para conhecer toda a ilha!
Compare várias locadoras simultaneamente, com a RentCars e encontre o melhor preço! Faça sua cotação e reserve aqui!

Fortaleza São José da Ponta Grossa - Florianópolis

Leia também:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here