Estrada entre Bom Jesus e Rota do Sol

A RS-110, estrada entre Bom Jesus e Rota do Sol, é um caminho de belas paisagens e opções de paradas e atrações no Campos de Cima da Serra do Rio Grande do Sul.

Estrada entre Bom Jesus e Rota do Sol
  Por Jair Prandi
 

A RS-110, estrada entre Bom Jesus e Rota do Sol, é um caminho de belas paisagens que liga os Campos de Cima da Serra ao Litoral e Serra Gaúcha.

O trecho entre a BR-285 (em Bom Jesus) e a RST-453 Rota do Sol (em Várzea do Cedro) tem 74 km. A estrada é toda pavimentada, porém costuma ter trechos com asfalto desgastado e é comum haver buracos pelo caminho.

Entrada Passo do S (Estrada entre Bom Jesus e Rota do SolA rodovia é caminho para quem desce para o Litoral a partir de Vacaria , onde a BR-285 se liga à BR-116 e dá sequência até Bom Jesus. A partir daí é só pegar à direita, passar por dentro da cidade e seguir até o entroncamento com a Rota do Sol, que leva até o Litoral Norte Gaúcho.

Mapa da estrada entre Bom Jesus e Rota do Sol

O que ver e fazer na estrada entre Bom Jesus e Rota do Sol

A estrada passa por belas paisagens dos Campos de Cima da Serra, com ondulações, com araucárias. Para quem estiver com tempo e tiver espírito aventureiro para desbravar as atrações próximas, há belos lugares a serem visitados, desviando o caminho em alguns pontos.

Cachoeira Princesa dos Campos
Cachoeira Princesa dos Campos, acessível com apenas 3 km de desvio

Ponte do Rio das Antas

Partindo de Bom Jesus, 10 km adiante inicia a serra que tem 6 km de descida e curvas sinuosas até a ponte do Rio das Antas, que tem 340 metros de extensão. O rio faz a divisa natural entre Bom jesus e Jaquirana.

No entorno da ponte e abaixo dela funciona o camping e balneário Barra do Moraes, onde também deságua outro rio.

Ponte do Rio das Antas - Bom Jesus
Ponte do Rio das Antas – Bom Jesus – Imagens: Drone Viagens e Caminhos

A partir da ponte começa a subida da serra, com cerca de 5 km, e mais 5 km a frente fica a ponte do Rio Tainhas, que contempla mais uma subida, até se iniciar um grande trecho com boa altitude e belas paisagens de campos e araucárias do município de jaquirana.

Ponte do Rio das Antas - Bom Jesus - RS-110
Ponte do Rio das Antas – RS-110 – Imagens: Drone Viagens e Caminhos

Cachoeira Princesa dos Campos – Jaquirana

Mais 8 km depois do rio Tainhas há mais uma bela atração, a Cachoeira Princesa dos Campos. O acesso se dá através de um pequeno desvio. Na encruzilhada da estrada que vai para Lajeado Grande, basta entrar à direita e seguir por 3 km (estrada de terra).

Mirante Cachoeira Princesa dos Campos
Mirante Cachoeira Princesa dos Campos

São duas cachoeiras, a maior delas é bem visível da beira da estrada, onde também há um mirante. A outra fica 150 metros rio acima e não é visível da estrada. O acesso a qualquer uma delas, por trilhas, tanto na parte superior, como inferior, se dá através da pousada Princesa dos Campos, que oferece a opção de visitação por R$ 15,00. É uma ótima opção para passar um final de semana.

Cachoeira Princesa dos Campos - Jaquirana
Cachoeira Princesa dos Campos (queda superior) – Imagens: Drone Viagens e Caminhos

Faxinal dos Pelúcios

Um pouco antes da vila de Faxinal dos Pelúcios, uma grande e bela fazenda chama a atenção, entre um belo cenário de um grande lago distribuído entre as ondulações dos campos. Na vila, algumas antigas casas de madeira roubam a cena.

Fazenda em Faxinal dos Pelucios - RS-110
Fazenda em Faxinal dos Pelúcios

Passo do S

Já a 55 km depois de Bom Jesus, uma grande atração de Jaquirana é o Passo do S e a Cachoeira do Passo do S. O acesso é um pouco mais complicado devido a estrada ruim. São 8 km por estrada de terra, com trechos em péssimas condições, aconselhável somente para carros altos. Mas a paisagem compensa, uma grande cachoeira e a passagem de carro por dentro do Rio Tainhas sobre um grande lajeado

Cachoeira Passo do S
Cachoeira Passo do S – Imagens: Drone Viagens e Caminhos

Passo da Ilha

O Passo da Ilha é outra atração espetacular, mas depende de um desvio ainda maior da estrada entre Bom Jesus e Rota do Sol. O local de grande beleza, também é uma travessia em um lajeado do Rio Tainhas, onde tem uma bela ilha com um camping instalado, entre corredeiras e cachoeiras.

Passo da Ilha - São Francisco de Paula - RS
Passo da Ilha – Imagens: Drone Viagens e Caminhos

O acesso principal fica a 69 km de Bom Jesus, a apenas 3 km do entroncamento com a Rota do Sol. São 14 km de estrada de terra, razoável. Outra alternativa, bem mais complicada é a ligação entre o Passo do S e o Passo da Ilha (11 km de estradas bem secundárias).

Consulte nosso post detalhado sobre o Passo da Ilha e Passo do S.

RS-110 - Entrada Passo do S
A vila de Várzea do Cedro é o final dessa estrada que finaliza na Rota do Sol, onde podemos acessar vários destinos interessantes, como a Serra do Pinto, Caxias do Sul, São Francisco de Paula e Cambará do Sul.

Veja também:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

26 COMENTÁRIOS

  1. Só faltou comentar que esses pontos turísticos pertencem a Jaquirana, local que não foi citado nenhuma vezes na publicação…

  2. Só faltou comentar que esses pontos turísticos pertencem a Jaquirana, local que não foi citado nenhuma vez na publicação…

    • Olá, Bruna! tem toda a razão! Obrigado pela observação!
      Adicionei a informação de Jaquirana em alguns pontos do texto.

    • De Gramado a Bom Jesus é asfaltado. De Bom Jesus a São Joaquim é de terra. Por Vacaria e Lages é tudo asfaltado.

      • De Bom Jesus a São Joaquim é tudo asfalto fazem anos já. De São Joaquim baixando a serra da rocinha é que é chão batido. Mas estão a asfaltar.

        • De Bom Jesus a São Joaquim pela RS-110, chamado de caminhos da Neve, é de terra. Para pegar asfalto é preciso dar a volta por Vacaria e Lages, aumentando muito a distância.

    • Infelizmente não, Celso! O asfalto na RS-110 vai da Rota do Sol até Bom Jesus. De lá para frente é de terra.
      A melhor opção a partir de Canela é descer a serra pela Rota do Sol e ir pela BR-101. São 330 km até a Serra do Rio do Rastro.

  3. De Varzea do Cedro ate S.F.de paula como esta a estrada?…pretendo passar ali no Feriado de Carnaval..
    Grato..

  4. Parabéns pelo site. Excelente descrição e fotos. Ajuda muito quem quer visitar um lugar pela 1a vez. Continue por aí.

    • Olá, Maurício! A BR-285 até São José dos Ausentes é asfaltada faz tempo. Dai em diante, na descida da Serra da Rocinha está em obras e deve ainda demorar para ser liberado. Com isso o caminho a partir de Bom Jesus é via RS-110 até Várzea do Cedro, e depois pela RS-453, que vai até a BR-101. Este trecho é todo asfaltado!

  5. Olá, meu nome é Ernani, eu gostaria saber como está a estrada na RS110 entre Bom Jesus e Rota do Sol.

    • Olá, Ernani. A última vez que passei por lá foi em dezembro passado e os asfalto estava em boas condições. Geralmente está boa, mas por vezes tem alguns buracos e precisa ter um pouco de cuidado.

    • Olá, Dárcio! A RS-020 entre São José dos Ausentes e Cambará do Sul não é asfaltada, tem apenas um início próximo à Cambará do Sul, mas há um trecho de mais de 30 km ainda em estrada de chão batido.

  6. Olá, como está o acesso de Canela até Criciúma pela Serra da Rocinha, é asfalto até na serra já?

    • Olá, Gustavo! Entre São José dos Ausentes e o início da serra tem 8 km de chão ainda. O trecho da serra falta bem pouco, acho que uns 2 km somente para finalizar. Se for de Cambará do Sul para a Rocinha vai pegar uns 30 km de chão.

  7. Olá Jair, Vou vir de Gramado e gostaria de ir pela RS-110 e cruzar para Cambará pelo caminho do Passo do S e cascata dos venâncios, sabe dizer se é tranquilo com um 4×4 e o tempo aproximado que leva esse trajeto?

    • Olá, Marcelo! Com 4×4 é tranquilo, desde que o rio não esteja cheio para a travessia. De Gramado para Cambará para passar pelo Passo do S e Venâncios terá que fazer desvios e algumas voltas, acho que leva umas 3 a 4 horas com algumas paradas.

    • Olá! Não está, ainda falta um trecho em torno de 10 km que está em obras na serra da Rocinha e um pouco antes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here