O Passo da Ilha e Passo do S formam as mais belas paisagens pouco conhecidas do Rio Grande do Sul.

Na região dos Campos de Cima da Serra, no Nordeste do Rio Grande do Sul, estão boa parte dos lugares mais encantadores do estado. Alguns bastante conhecidos como os cânions de Cambará do Sul e São José dos Ausentes, outros lugares pouco explorados, como os que iremos destacar neste post: O Passo da Ilha e Passo do S.

Roteiro Passo da Ilha - São Francisco de Paula
Roteiro Passo da Ilha – No lado de São Francisco de Paula

O Passo da Ilha e Passo do S são passagens pelo Rio Tainhas, onde não há pontes. No passado eram passagens de tropeiros, depois se tornaram também parte das estradas para passagens de carro, por partes do rio bem rasas, em lajeados.

Cachoeira Passo do S - Jaquirana - RS
Filmando com o drone na Cachoeira Passo do S

Após uma vasculhada no Google Maps, avistei estas duas maravilhas e não sosseguei enquanto não fui conhecer. Saímos de Vacaria , num domingo bem cedo e encaramos estradas de terra (algumas péssimas), mas valeu a pena.

Passo da Ilha - Rio Tainhas
Vista aérea do Passo da Ilha – Rio Tainhas – (imagem: drone Viagens e Caminhos)

Fizemos o roteiro pela RS-110, rodovia que liga Bom Jesus à Rota do Sul, acessando primeiro a estrada que leva ao Passo do S, depois seguimos por estrada secundária até o Passo da Ilha, e depois a estrada que liga o Passo da Ilha à RS-110. Na volta pela rodovia, ainda desviamos no acesso a Lajeado Grande para conhecer a bela Cachoeira Princesa dos Campos.

Vamos falar um pouco de cada lugar e sua estrada de acesso:

Mapa de acesso ao Passo da Ilha e Passo do S

Passo do S

O Passo do S é uma passagem natural sobre o Rio Tainhas, local de grande beleza, praticamente intocado, parte do Parque Estadual do Tainhas, no município de Jaquirana. O percurso que era passagem de tropeiros pelo Rio Tainhas, possui formato de “S”, com 230 metros de travessia pelo leito do rio, com o percurso demarcado por estacas.

Vista aérea do Passo do S - Jaquirana
Vista aérea do Passo do S – (imagem: Drone Viagens e Caminhos)

A área do lajeado que agora dá passagem a carros, estando o rio em seu nível normal, tem uma média de 10 cm de profundidade, mas há pontos com valetas, por isso, o ideal é passar na primeira marcha e bem devagar, passei com minha Ecosport que não é 4×4, sem problemas, mas confesso que deu medo.

Travessia do Passo do S - Rio Tainhas
Travessia do Passo do S – Rio Tainhas – Jaquirana

Cachoeira do Passo do S

A apenas 200 metros rio abaixo, está a belíssima Cachoeira do Passo do S. Uma grande queda d’água com diferentes ângulos e níveis de caída, que junto com os campos e pinheiros de araucária, em seu entorno, forma um cenário espetacular.

Cachoeira Passo do S
Cachoeira Passo do S – (imagem: Drone Viagens e Caminhos)

O local é deserto e praticamente sem árvores para refugiar-se do sol, não oferece qualquer estrutura, mas é ideal para passar o dia, com pontos do rio propícios para banho e lajeados para diversão de crianças.

Passo do S - Jaquirana - imagem drone
Passo do S e Cachoeira do Passo do S abaixo.

Como chegar no Passo do S

O principal acesso ao Passo do S é pela RS-110 (rodovia asfaltada que liga Bom Jesus a Rota do Sol), no km 46, onde há placas indicando. A partir daí são mais 8 km por estrada de terra, com trechos em péssimas condições, com muitas pedras e buracos, não aconselhável para carros baixos. Também não aconselho ir ao local depois de dias de chuva.

Estrada do Passo do S - Jaquirana
Estrada do Passo do S – Jaquirana

Outros acessos mais complicados (com trechos maiores de terra), são por Cambará do Sul e pelo Passo da Ilha. Sobre a ligação ao Passo da Ilha iremos falar mais no final do post.
Coordenadas do Passo do S: latitude 29° 5’9.96″S e longitude 50°21’56.69″O

Passo da Ilha

O Passo da Ilha é uma passagem de carro pelo leito do Rio Tainhas, que no local, faz a divisa natural entre São Francisco de Paula e Cambará do Sul. O local oferece uma paisagem fantástica, com um grande lajeado, pequenas quedas d’água e uma bela ilha, repleta de araucárias, onde funciona o Camping do Passo da Ilha.

Passo da Ilha
Vista do Passo da Ilha, chegando pelo lado de Cambará do Sul

A passagem pelo leito do rio se dá em duas etapas, de um dos lados até a ilha, depois da ilha até o outro lado, totalizando 250 metros de largura, onde a profundidade média é de 10 cm de água, estando o rio em seu nível normal. A passagem não é indicada após chuvas abundantes.

Travessia do Passo da Ilha - Rio Tainhas
Travessia do Passo da Ilha – Rio Tainhas

Camping Passo da Ilha

O camping que ocupa toda a ilha, é todo arborizado em meio a mata nativa, tem mais de 30 anos de atividade, e oferece uma infraestrutura completa, com energia elétrica, água potável, banheiros, chuveiros, tanques, churrasqueiras e até um mercado com produtos mais essenciais.

Camping Passo da Ilha - São Francisco de Paula
Camping Passo da Ilha – São Francisco de Paula

O camping também conta com algumas cabanas para alugar e barracas prontas, com fogão, geladeira e mesas.
Para mais informações, acesse o site do Camping do Passo da Ilha.

Passo da Ilha - São Francisco de Paula - RS

Como chegar no Passo da Ilha

O melhor acesso ao Passo da Ilha também é pela RS-110. Quem vem de Caxias do Sul ou do Litoral Gaúcho pela Rota do Sol, deve acessar a RS-110, em Alziro Ramos, rumo a Bom Jesus e depois pegar o acesso sinalizado à Estrada do Passo da Ilha, 3 km adiante. A partir daí são mais 14 km de estrada de terra, razoável, mas com pedregulhos.
Coordenadas do Passo do S: latitude 29° 07’23.2″S e longitude 50°21’23.1″O

Estrada do Passo da Ilha
Estrada de acesso ao Passo da Ilha

Como ir do Passo do S ao Passo da Ilha

O acesso entre o Passo da Ilha e Passo do S é por estradas estreitas que passam dentro de propriedades particulares, mas de livre passagem pública. Fizemos o trajeto a partir do Passo do S. Depois de atravessar o rio, pegar à estradinha à direita, 2 km a frente e seguir.

Passo Jaquirana Cambará do Sul
Passagem por um pequeno rio, na divisa entre Jaquirana e Cambará do Sul

Nesse caminho, há 3 portões, onde basta abrir, passar e fechar novamente, também vai passar em frente a uma propriedade e passar por dentro de um pequeno rio, divisa entre Jaquirana e Cambará do Sul. Mais à frente, a estrada termina em uma outra, basta pegar à direita e seguir até o Passo da Ilha.
Nota: Não é aconselhável fazer este caminhos em dias de chuva!

Mais Viagens e Caminhos na região:
Serra do Pinto – Rota do Sol
O que fazer em Caxias do Sul
O que fazer em São Francisco de Paula

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here