Santuário Madre Paulina – Nova Trento

Conheça o belo Santuário Madre Paulina, em Nova Trento. Saiba como chegar e o que fazer!

  Por Jair Prandi
 

Conheça o belo Santuário Madre Paulina, dedicado á primeira Santa Brasileira, em Nova Trento, o segundo mais visitado do Brasil.

O Santuário, situado em uma colina, junto com todo o complexo religioso espalhado pelo bairro Vígolo, em Nova Trento, foram construídos em homenagem a Madre paulina, considerada a primeira santa brasileira.

O Santuário Madre Paulina tornou-se o segundo maior destino religioso do Brasil, ficando atrás, somente do Santuário de Aparecida, em São Paulo.

Além do grande e belo santuário, o complexo oferece muitas atrações, como a passarela que une o santuário à Capela Nossa Senhora de Lourdes, o casebre com telhado de palha, lojas de lembranças, mirantes, trilhas e diversos monumentos. Tem também o Museu Colonial, com ferramentas e equipamentos usados pelos imigrantes, lojas diversas, entre outros atrativos.

Santuário Madre Paulina - Nova Trento Esta foi a terceira vez que visitamos o local, na primeira, ainda nem existia o santuário, apenas a primeira pequena igreja. Estava em Itapema de férias e tiramos uma tarde para visitar o local.

História do Santuário Madre Paulina e da primeira Santa Brasileira

Sobre Madre Paulina

Nascida em 1865, a imigrante italiana da região de trento, Amábile Lucia Visintainer chegou à Santa Catarina com 10 anos, e desde pequena demonstrava dedicação aos pobres e enfermos como missão de vida.

Aos 25 anos criou a Congregação das Irmãzinhas e adotou o nome de Irmã Paulina. Alguns anos depois mudou-se para São Paulo onde fundou várias casas assistenciais. Morreu aos 77 anos e teve como primeiro milagre reconhecido, a cura de uma gestante que sofreu hemorragia ao retirar o feto morto.

Madre Paulina
Estátua da Santa Paulina na entrada do Santuário

Beatificação de Madre Paulina

A partir de 18 de outubro de 1991, após a beatificação de Madre Paulina pelo Papa Joao Paulo II, devotos e católicos de todo o país começaram a visitar o pequeno bairro de Vígolo, em Nova Trento, terra onde Santa Paulina começou sua obra.

Com o grande fluxo cada dia maior de pessoas, a infraestrutura tornou-se precária, se tornando necessário construir um santuário para receber os visitantes.

Construção do Santuário

Em outubro de 2003 se iniciaram as obras, e 926 dias depois, o Santuário Madre Paulina foi inaugurado, no dia 22 de janeiro de 2006, com capacidade para abrigar 3000 pessoas.

Complexo Santuário Madre Paulina

Santuário Madre Paulina - Santa Catarina
Vista aérea do santuário, passarela e escadaria de acesso

O Santuário é enorme e imponente, situado em um lugar alto, com acesso por uma enorme escadaria de 113 degraus ou pela bela passarela que tem seu percurso de 170 metros entre árvores, ligando com a parte baixa do complexo.

A geometria do projeto lembra o formato de duas mãos em prece ou uma tenda, estilo que permite a ventilação natural da nave central.

Igreja Santuário Madre Paulina
Vista interna do santuário

Além da construção principal, que é enorme, o complexo do Santuário Santa Paulina dispões de vários espaços: Um parque ecológico, com belas trilhas, um riacho, e mata nativa.

Estrutura do Santuário Madre Paulina

Loja do Santuário Madre Paulina
Loja de lembranças do Santuário

O Complexo oferece ótima estrutura com hospedagem, restaurante próprio, e loja de lembranças. Além disso, se criou naturalmente uma estrutura secundária de comércio, com lojas e restaurantes no bairro todo.

Morro do Calvário

Santuário Madre Paulina - Via SacraSituado no alto de uma colina, o calvário é acessível através de uma trilha e escadarias, acompanhada das estátuas em tamanho natural e as quinze estações da Via-Sacra. O local oferece uma bela vista local.

Colina Madre Paulina

Mirante Santuário Madre PaulinaA Colina Madre Paulina é um belo mirante situado em frente ao santuário, possui uma imagem de bronze de Santa Paulina com a cruz em uma das mãos e em outra a enxada. O local tem também tem um velário, loja de artigos religiosos, e uma capela decorada com pássaros de cristais.

O Casebre

Casebre Madre Paulina - Nova TrentoO casebre é uma réplica do original, onde se iniciou as obras de caridade da Santa Paulina. O local tem mobiliário da época, documentos do nascimento, batismo, crisma de Santa Paulina, entre outros documentos.

Casa do Colono

Casa do Colono - Nova TrentoA Casa do Colono é um museu composto de duas casas rústicas de madeira, repletos de antigos utensílios que os imigrantes italianos usavam em suas casas.

Igreja Nossa Senhora de Lourdes

É a igreja original do bairro Vígolo, após a beatificação, era a igreja que recebia os romeiros, sempre, super lotada.

Igreja original Santuário Madre Paulina

Quando ir ao Santuário Madre Paulina

O Santuário fica aberto o ano todo, sempre disponível para visitação das 7:00 até as 18:00 horas. Por lá as missas são diárias e em vários horários diferentes.

Como chegar no Santuário Madre Paulina

O santuário fica a 5 km do centro de Nova Trento, com acesso bem sinalizado. Nesse trecho há diversas vinícolas e restaurantes que oferecem produtos coloniais e degustação de vinhos, suco de uva e queijos.

De carro
A rodovia que faz a ligação ao acesso do santuário é a SC-411, que liga Nova Trento a Brusque (sentido Norte) e a Tijucas, acesso à BR 101, e litoral catarinense (sentido Leste).

De ônibus
A principal empresa de ônibus que tem linha para Nova Trento é a Reunidas, através de Blumenau, Brusque, Tijucas, Florianópolis, entre outras cidades menores.

De avião
Os aeroportos mais próximos de Nova Trento são:
Aeroporto Internacional Victor Konder – Navegantes (75 km)
Aeroporto Internacional Hercílio Luz – Florianópolis (80 km)

Para quem chegar de avião por um destes aeroportos, a melhor forma de conhecer o Santuário Madre Paulina e também toda a região é alugar um carro.

Alugue um carro para sua viagem em Santa Catarina!
Compare várias locadoras simultaneamente, com a RentCars e encontre o melhor preço! Reserve online, com antecedência para garantir bons preços!
Faça sua cotação e reserve aqui!

Algumas distâncias de Nova Trento

Balneário Camboriú – 60 Km
Blumenau – 60 Km
Brusque – 25 Km
Curitiba – 300 Km
Florianópolis – 80 Km
Itajaí – 70 Km
Itapema – 50 km
Joinville – 150 Km
Lages – 193 Km
Porto Alegre – 550 Km
Tijucas – 30 Km
Santuário Madre Paulina

Onde ficar em Nova Trento

Na vila do santuário a melhor opção é ficar no Hotel Santuário. Oferece um ótimo custo benefício, com bons preços e nota 9,2 nas avaliações do Booking.

Outra opção é ficar na cidade de Nova Trento, que fica a apenas 7 km e oferece também ótimas opções de hospedagem. Confira as opções de hotéis e pousadas em Nova Trento

Onde comer no Santuário Madre Paulina

O Santuário conta com um restaurante próprio, com preços bem acessíveis, normalmente é bem movimentado. Fora do Santuário também tem uma grande variedade de restaurantes e a maioria se concentra nos arredores.
Para mais informações, acesse o site oficial do santuário

Mais dessa região de Santa Catarina


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

2 COMENTÁRIOS

  1. gostaria de participar de uma caminhada ate o santuario quem organiza ?
    tens algum contato?
    nao quero ir de aviao, carro, etc. quero caminhar!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here