Setúbal – Portugal: Praias, pontos turísticos e dicas

Setúbal tem como destaque a Serra da Arrábida e suas belíssimas paisagens de praias e montanhas.

Praia do Portinho da Arrábida
Praia do Portinho da Arrábida, uma das belas praias de Setúbal
  Por Jair Prandi
 

A cidade de Setúbal se localiza na região metropolitana de Lisboa. Entre suas principais atrações, destaca-se a Serra da Arrábida e suas belíssimas paisagens de praias e montanhas.

Setúbal Portugal abriga também um importante espaço portuário, e uma grande influência e características relacionadas à pesca. É também uma cidade cheia de história, com diversos aspectos que mostram a cultura da época romana.

Há inúmeros patrimônios e obras arquitetônicas espalhados na cidade, além de várias praças e áreas ajardinadas que tornam Setúbal uma cidade bastante aconchegante.

Quanto ás atrações naturais, se destaca o Parque natural da Arrábida. As altas montanhas desvendam mirantes com vistas panorâmicas de algumas das praias mais bonitas de Portugal, lá embaixo. No outro lado da cidade fica a Reserva Natural do Estuário do Sado.

Parque Natural da Arrábida
Mirante da Serra da Arrábida

Guia de Setúbal – Portugal: Navegue pelo post

O que fazer em Setúbal Portugal: Pontos turísticos

Os pontos turísticos urbanos de Setúbal se constituem principalmente de praças, parques, igrejas, construções históricas, além de outros pontos de interesse, confira!

Mercado do Livramento de Setúbal

Mercado do LivramentoO Mercado do Livramento foi inaugurado em 1876, sendo substituído por outra construção, em 1930. É um tradicional mercado de produtos regionais, especialmente de peixes, que é uma tradição da cidade.

Além dos produtos, o painel de azulejos, com mais de cinco mil peças, é outra atração do interior do mercado. O Mercado do Livramento abre de terça a domingo das 7:30 às 14 horas, com entrada gratuita.

Parque de Luísa Todi

Parque Luiza Todi - SetúbalA Avenida Luísa Todi é a principal via de Setúbal. Possui um largo canteiro central de 1,3 km de extensão, todo ajardinado e repleto de monumentos.

Seu entorno é repleto de bares, restaurantes e supermercados, lugar ideal para fazer uma caminhada e curtir o movimento. Nesta rua fica também o Mercado do Livramento, Casa da Baía, e Museu de arqueologia, outros pontos turísticos da cidade.

Praça de Bocage e Igreja de São Julião

Praça BocageÉ a principal praça do centro histórico de Setúbal. Seu nome foi dado em homenagem a um poeta e sua estátua se localiza no centro da praça. È um espaço de convívio de moradores e turistas.

Na praça da Bocage fica a Igreja de Julião, fundada por pescadores no século XIII e remodelada várias vezes. Ainda podem admirar-se os painéis de azulejos do século XVIII retratando cenas da vida de São Julião.

Igreja e Mosteiro de Jesus

Mosteiro de Jesus - Setúbal
Mosteiro – Foto por Alvesgaspar – Wikipédia

Construída no século XV, a Igreja do Convento de Jesus constitui uma das maravilhas arquitetônicas de Setúbal. Este mosteiro foi o primeiro trabalho de Diogo de Boitaca, responsável também pela construção do belíssimo Mosteiro dos Jerônimos de Lisboa.

A igreja se localiza na Praça Miguel Bombarda e figura uma variação portuguesa do estilo gótico. É decorada com gárgulas e torres em espiral.
Abre de terça a domingo, das 9 às 13 horas e das 14 às 17 horas. A entrada é gratuita.

Igreja de Santa Maria da Graça

Igreja da Graça - Setúbal
Foto: Manoel Seoane

A Igreja de Santa Maria da Graça ou simplesmente Sé de Setúbal é a igreja matriz da cidade. Em seu entorno se desenvolveu o bairro medieval de Setúbal.
Fundada no século XIII, a edificação atual possui uma imponente fachada maneirista. Em seu interior há colunas com frescos, talha e azulejos dos séculos XVII e XVIII.

Jardim Engenheiro Luís da Fonseca

Jardim Beira Mar de Setúbal
Foto: Pedro Matias

Também conhecido em Setúbal como Jardim da Beira-Mar, o parque oferece um belo espaço para um passeio, caminhada, ou simplesmente contemplar a natureza. O local oferece belas vistas do rio sado e da Serra da Arrábida ao fundo.
Há vários monumentos no local, áreas ajardinadas e uma árvore que parece uma escultura.

Cais dos Pescadores de Setúbal

Cais dos pescadores de SetúbalO cais dos pescadores de Setúbal é um ótimo local para observar o cotidiano do vai e vem de centenas de barcos de pesca. Há uma grande praça no local e nas duas ruas próximas, uma grande fartura de opções de restaurantes.

Museu de arqueologia e Etnografia de Setúbal

Museu de Arqueologia e Etnografia - Setúbal
Foto: Rui Reino Baptista

O Museu de Arqueologia e Etnografia de Setúbal conta com um grande acervo de artefatos arqueológicas e etnográficos encontrados na região, além de peças dos períodos pré-históricos, paleolítico e da Idade de Ferro.

A entrada é gratuita e o museu abre de segunda à sábado, das 9 às 12:30 h e das 14 às 17:30 h. Mais informações no site oficial do museu de Arqueologia.

Parque Urbano de Albarquel

Parque urbano de AlbarquelO parque urbano de Albarquel compreende uma área de gramados e árvores com infraestrutura com áreas calçadas para caminhadas, playground e áreas de descanso. Possui 600 metros de extensão e fica entre as praias de Albarquel e a praia da Saúde, no início da zona urbana de Setúbal.

Forte de São Filipe de Setúbal

Forte São Filipe - Setúbal
Forte São Filipe e a cidade ao fundo (imagem de nosso drone)

O Castelo de São Filipe (ou Forte de São Filipe) foi construído no século XVI (por volta de 1580), quando o Rei da Espanha era também Rei de Portugal.
Além de sua beleza externa, em seu interior se destaca uma capela completamente revestida com murais do azulejista português Policarpo de Oliveira Bernardes.

O castelo se localiza entre a cidade e a Serra da Arrábida e seu terraço oferece belíssimas vistas da cidade de Setúbal. No interior do castelo funciona uma pousada e um bar aberto ao público. A visita ao terraço é gratuita.
Nota: Em março de 2020, quando visitamos Setúbal, o castelo estava em restauração.

Forte de Santiago do Outão

Forte de Santiago do Outão
Foto por Igiul – Wikipédia

O Forte de Santiago do Outão localiza-se na barra norte do rio Sado, tendo sua melhor vista a partir do mar. Integrou, no passado, a linha defensiva da Costa Azul de Setúbal.

As obras da construção deste forte foram concluídas em 1657. Hoje as dependências do forte são parte do hospital ortopédico do Outão e turisticamente oferece somente a vista a partir do mar e a partir da Praia da Figueirinha.

Mosteiro da Arrábida

Mosteiro da Arrábida
Mosteiro da Arrábida visto da estrada da serra

Construído no século XVI, o Convento da Nossa Senhora da Arrábida foi e está localizado na Serra da Arrábida. Possui uma parte mais antiga, localizada na parte mais elevada da serra, e uma parte nova, em meio a encosta.

O convento pode ser visto a partir da estrada da serra. As visitas ao Convento acontecem às quartas, sábados e domingos, mediante agendamento. O ingresso custa 5 euros.

Península de Tróia

Península de TróiaA península de Tróia fica a 3 km de distância, em frente a Setúbal, na região de Grândola. É acessível através de um passeio de barco pelo Rio Sado, onde é possível ter a sorte de ver golfinhos.
Na península tem as praias de Tróia, com águas transparentes e calmas, além de restaurantes e um casino.

Estuário do Sado

Localizado a Oeste da cidade de Setúbal, o Estuário do Sado é uma reserva da flora e da fauna ao redor do Rio Sado. No local pode-se encontrar flamingos, cegonhas e até golfinhos.
É um local para quem gosta do contato com a natureza além da prática de algumas atividades, acessíveis no local. Há opções de passeios de barco, a cavalo e canoagem.

Parque natural da Arrábida

O Parque natural da Arrábida é o principal ponto turístico de Setúbal.
A estrada da Serra da Arrábida corta o parque em sua parte alta desvendando paisagens e mirantes que oferecem vistas incríveis. Já a estrada na parte de baixo leva até as belíssimas praias de águas transparentes e calmas.

Parque natural da ArrábidaAlém de Setúbal, o parque se espalha também por Palmela e Sesimbra. Seu ponto mais alto é o Pico do Formosinho, com 501 metros de altitude.
A rodovia N379-1 corta a parte superior do parque, enquanto uma outra estrada, também pavimentada corta a parte de baixo.

Em algumas praias, há áreas de estacionamento, outras são acessíveis apenas por caminhada. Deixar o veículo na estrada pode render uma boa multa e reboque. Durante o verão português (de junho a setembro) alguns locais se tornam restritos à circulação de carro e as praias só podem ser acessadas a pé ou com transporte público

Saiba mais sobre a Serra da Arrábida

Voltar ao índice

Praias de Setúbal

A maioria das praias de Setúbal se localizam aos pés das montanhas da serra da Arrábida. São praias de águas transparentes e a maioria delas em locais de natureza preservada, apenas com algumas construções.

Praia de Alpertuche

Praia Alpertuche - Setúbal
Foto: Tomás Sotto Mayor

Pequena e bela praia de águas transparentes, situada entre falésias da Serra da Arrábida. Com apenas 50 metros de extensão, possui diversas pedras na orla e uma casinha abandonada. A 400 m desta praia fica a Lapa de Santa Margarida, uma pequena caverna a beira mar.

O acesso à praia de Alpertuche se dá por uma estradinha estreita e no final por uma escadaria de pedra.

Praia do Portinho da Arrábida

Praia do Portinho da ArrábidaPequena praia de mar calmo e cristalino com um clima pitoresco e aconchegante. Situada no parque natural da Arrábida, possui areia clara e fofa com vegetação na orla. É um ótimo lugar para mergulhar e apreciar a vida marinha.

Há uma pequena vila na praia e conta com acesso e um pequeno estacionamento a beira mar. Possui uma pequena estrutura de aparência bem rustica, inclusive com restaurante.

Praia do Creiro

Praia do Creiro - SetúbalA praia do Creiro é uma das maiores do Parque Natural da Arrábida. Possui uma longa e larga faixa de areia, com o mar bem calmo de águas esverdeadas e transparentes. Em frente à costa, fica a Pedra da Anicha, uma pequena ilha rochosa.

A praia oferece uma boa estrutura, com alguns restaurantes que contam com cadeiras e guarda sóis para os visitantes. No final da estrada de acesso há áreas de estacionamento e o trecho final é acessível por escadarias.

Praia do Monte Branco e Anicha

As praias do Monte Branco e Anicha são duas pequenas prainhas que são uma extensão da praia do Creiro. São belíssimas praias, divididas por pedras, com uma estreita faixa de areia e mar bastante transparente.
Suas águas são bem calmas, assim como as outras praias vizinhas. O acesso se dá por caminhada a partir da praia do Creiro.

Praia dos Coelhos

Praia dos Coelhos - SetúbalTambém localizada na Serra da Arrábida, a praia dos Coelhos fica em uma belíssima enseada de apenas 60 metros de largura. É uma praia selvagem, cercada por vegetação nativa e áreas rochosas. A areia é branca e o mar é bem calmo, com águas cristalinas, um verdadeiro paraíso escondido.

Seu acesso se dá por meio de uma trilha, a partir da rodovia ou seguindo pelo costão a partir da praia Galapinhos.

Praia de Galapinhos

Praia GalapinhosGalapinhos é a mais bonita praia de Setúbal e da Arrábida. Também já foi eleita a melhor praia da Europa, em 2017.

Também situada dentro da área do parque, a praia conta com águas muito transparentes e azuladas, toda cercada de uma bela vegetação e uma boa faixa de areia. Durante a maré baixa, é possível ir caminhando até a vizinha praia de Galapos.

Quase não há estrutura no local, apenas um bar. O acesso a praia se dá através de uma trilha e o problema é a falta de estacionamento no local.

Praia de Galápos

Praia GálaposVizinha e parecida com Galapinhos, a praia conta com dois restaurantes e estrutura de praia. Também oferece um belo visual de mar transparente e calmo numa região muito bonita.
Fica bem próxima da rodovia que corta a Arrábida na parte baixa, com acessos por escadas. O problema é que não possui área de estacionamento.

Praia da Figueirinha

Praia da Figueirinha - SetúbalAinda dentro do Parque Natural da Arrábida, a praia da Figueirinha é a que possui a mais larga faixa de areia das praias de Setúbal. Também tem águas transparentes e calmas e belas áreas naturais na orla.

Localizada às margens da rodovia, se diferencia das demais por possuir uma boa área de estacionamento à beira mar. Também conta com uma boa estrutura com restaurante e bons espaços para prática de esportes.

Praia da Comenda

Praia da Comenda - Setúbal
Foto: Pepolino – Wikipédia

Comenda é uma estreita praia localizada em frente à foz do Rio Sado, com mata em toda a sua orla. Em seu lado direito fica o palácio da Comenda e também o parque de Merendas da Comenda, onde deságua um pequeno rio, formando um belo cenário.
É um ótimo lugar para caminhadas e conexão com a natureza.

Praia de Albarquel

Praia de Albarquel - SetúbalSituada no início da Serra da Arrábida, a praia de Albarquel é banhada pelo estuário do Sado. Possui águas calmas e claras e oferece uma bela paisagem.
Em seu lado direito há belas falésias pontiagudas, já no lado esquerdo fica o antigo Forte de Albarquel. É bastante visitada pelo fácil acesso e a proximidade da cidade, além de oferecer uma ótima infraestrutura.

Em seu lado fica também o parque urbano de Albarquel, que se estende até a cidade e é um ótimo local para caminhadas.

Praia da Saúde

Praia da Saúde - SetúbalA praia da Saúde é a única praia urbana de Setúbal. Possui 200 m de extensão e fica ao lado do parque urbano de Albarquel, no início da cidade. Conta com estacionamento e restaurantes.
Fica abaixo da imponente Fortaleza São Filipe e em seus dois lados há parques urbanos, ótimos para caminhadas.

Se for seguir viagem para o sul, conheça também as praias de Porto Covo

O que visitar nos arredores de Setúbal

Setúbal fica a apenas 50 km de Lisboa e pode ser visitada em um bate e volta da capital. Mas o ideal é passar uns dias na cidade para conhecer tudo com calma. E se você tiver mais tempo, há ainda outras atrações nas cidades vizinhas, confira as dicas:

Castelo de Sesimbra

Castelo de Sesimbra
Foto: Wikipédia

O Castelo de Sesimbra foi construído no século IX e oferece um circuito de visitação, que inclui uma igreja e um cemitério. Do alto do Castelo se tem uma vista imperdível da vila de Sesimbra e do mar.

O castelo abre todos os dias, das 7 às 19 horas, e a entrada é gratuita.
Para conhecer o local você pode fazer uma excursão de Lisboa aos Três Castelos, incluindo o Castelo de Sesimbra.

Castelo de Palmela

Castelo de Palmela
Foto: Divulgação turismo Palmela

O Castelo de Palmela localiza-se também, próximo á cidade de Setúbal, inclusive com vista cidade ao longe. Fica a Leste da Serra da Arrábida, próximo à foz do Rio Sado.

O castelo se situa no topo de uma colina com 240 metros acima do nível do mar. Apresenta uma planta poligonal irregular, com muralhas de planta quadrada e circular.
Possui uma cafeteria e a visita externa é gratuita.

Outras praias

A partir de Setúbal você pode seguir pelo litoral Sul e conhecer alguns destinos da Costa Vicentina, como Porto Covo e Zambujeira do Mar.

Voltar ao índice

Quando ir a Setúbal

Para evitar chuvas, aconselha-se não ir nos meses de novembro, dezembro e também fevereiro, já que nessa época as chuvas são mais constantes. Julho e agosto são os meses mais secos, quando quase não ocorrem chuvas.

De março a outubro, se encontram os melhores meses do ano para se visitar a cidade lusitana. Destacando-se julho, agosto e setembro como os mais quentes. Em janeiro, fevereiro e dezembro a temperatura cai bastante, na região.

Voltar ao índice

Como chegar a Setúbal – Portugal

Serra da Arrábida
Alternativa de acesso pela Serra da Arrábida

A cidade de Setúbal Portugal pertence ao distrito de mesmo nome (mesmo que os estados brasileiros), localizado ao Sul de Lisboa. O aeroporto mais próximo é o de Lisboa (Humberto Delgado), localizado a 50 km de Setúbal. A partir do aeroporto há várias opções de transporte.

De trem

Chamado de comboio por lá, o trem é uma das melhores opções a partir de Lisboa. Basta seguir até a estação Roma-Areeiro e pegar o comboio elétrico da Fertagus, que faz o trecho Lisboa-Setúbal, com duração aproximada de uma hora.

O preço da passagem é 4,55 Euros o trecho e tem saídas de hora em hora. A estação Roma-Areeiro fica e 3 km do aeroporto e pode ser acessada pela estação Areeiro do metrô, que fica a 300 m de distância ou com o ônibus 744 a partir do aeroporto.

De ônibus

A opção direta com ônibus é com linha 755 da empresa Sul do Tejo que faz a linha a partir da Praça da Espanha, em Lisboa, para Setúbal. A tarifa é de 4,80 Euros o trecho. Para mais informações sobre os horários, consulte o site da TST.
A Praça da Espanha conta com uma estação de metrô (estação Praça de Espanha), linha Azul.

De carro

Serra da Arrábida - Setúbal
Estrada pela parte de baixo da serra

De carro, basta colocar no GPS e você terá duas opções: Ir pela ponte Vasco da Gama, com seus 12,3 km de extensão, ou pela ponte 25 de Abril, bela ponte suspensa de 2,3 km que atravessa o rio Tejo. Por qualquer um dos caminhos, são aproximadamente 50 km até Setúbal.

De carro alugado é uma ótima opção para quem quer conhecer vários destinos e seguir para a região do Algarve, onde estão algumas das praias mais bonitas da Europa.

Em nossa viagem a Portugal, viajamos por 10 dias de carro alugado, que reservamos ainda no Brasil, antes da viagem. Setúbal e a Serra da Arrábida foram destinos de nosso primeiro dia, quando pegamos o carro na chegada ao aeroporto de Lisboa e já seguimos viagem.

Alugue um carro em Portugal para sua viagem!
Compare várias locadoras simultaneamente, com a RentCars e encontre o melhor preço! Reserve online, com antecedência para garantir bons preços, sem cobrança de IOF! Faça sua cotação e reserve aqui!

Tour de Lisboa a Setúbal ou transfer

Você também pode ir de transfer privativo ou ainda escolher um dos vários passeios guiados pela região. Há muitas opções de tours bate e volta de 1 dia para Serra da Arrábida e Setúbal.

Veja todas as opções de tours para Setúbal a partir de Lisboa!

Voltar ao índice

Onde ficar em Setúbal – Hotéis e pousadas

Praça Bocage
Praça Bocage, no centro da cidade

A cidade tem várias regiões hoteleiras e uma delas é o centro, também chamado de baixa de Setúbal. Por lá ficam as atrações históricas da cidade, como igrejas e construções antigas. É onde se concentram a maioria das opções de hospedagem da cidade.

Confira algumas boas opções na principal avenida da cidade:

A Serra da Arrábida é um parque nacional e ao redor do mesmo há alguns hotéis, pousadas e até casas para alugar. São ótimas opções pra quem procura uma viagem mais tranquila e com mais contato a natureza da região.

Opções na serra da Arrábida ou na praia:

Veja mais dicas de onde ficar em Setúbal

Voltar ao índice

Passeios em Setúbal

Há diversas opções de passeios e atividades tanto em terra como na água na região de Setúbal e a Serra da Arrábida.

Ver opções de passeios!

Seguro Viagem para Portugal

É obrigatório contratar um Seguro Viagem para viajar para Portugal e pela Europa como turista. O apólice do seguro pode ser exigido ainda na imigração do aeroporto e deve ter cobertura mínima de 30 mil Euros. Caso você não tenha, poderá ser impedido de entrar no Espaço Schengen, que inclui vários países da União Europeia, entre outros.

Sempre utilizamos o site da Seguros Promo para contratar nosso Seguro Viagem. O site compara preços e coberturas de diversas seguradoras para que o cliente escolha a melhor opção para seu perfil da viagem, dentro de seu orçamento.

Não esqueça do Seguro Viagem Internacional.
O seguro garante assistência médica e para bagagem extraviada. Uma simples internação por intoxicação alimentar no exterior pode custar uma fortuna. Já o seguro é bem em conta, custa pouco mais de R$ 10 por dia. Não arrisque!
Faça uma cotação na Seguros Promo! Contrate e tenha 5% de desconto!

Voltar ao índice

Onde comer em Setúbal

Choco frito
Choco frito, uma especialidade da culinária local – Foto: https://craftlog.com/

A gastronomia da região é muito famosa, contando com um cardápio baseado em frutos do mar e peixes. Os destaques são os Chocos fritos, as ostras, os salmonetes e a sardinha, além das comidas tradicionais portuguesas, como as caldeiradas e outros pratos.

A maioria dos restaurantes fica no centro ou próximos ao rio do Sado, que inclusive, traz um belo visual, para comer e apreciar o local.Leia também:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here