Estrada entre Cunha e Paraty

A Estrada entre Cunha e Paraty tem uma distância de apenas 46 Km, mas tem uma grande diferença de altitude e passa por áreas intocadas da Serra do Mar.

Estrada entre Cunha e Paraty
Estrada entre Cunha e Paraty
  Por Jair Prandi
 

A Estrada entre Cunha e Paraty tem uma distância de apenas 46 Km, mas tem uma grande diferença de altitude e passa por áreas intocadas da Serra do Mar.

Na parte paulista, o trecho é de serra com campos de altitude, já no lado carioca, adentra-se na parte preservada do Parque Nacional da Serra da Bocaina, com muita mata virgem, cachoeiras, muitas curvas e descidas íngremes.

Cunha - SPPassamos por este trecho, durante nosso deslocamento de Aparecida para Paraty, em dezembro de 2004, parte de uma grande viagem de camioneta pelo Sul e Sudeste do Brasil. Na época havia 10 km de estrada precária que passava dentro de uma reserva do Ibama.

Estrada entre Cunha e Paraty antes do asfalto
Estrada entre Cunha e Paraty antes do asfalto

A boa notícia é que este trecho acabou de receber pavimento, depois de anos de polêmica, o Ibama liberou a licença ambiental e a estrada recebeu parte de asfalto e parte de calçamento, porém, o trecho de serra é uma estrada-parque, e ficou determinado que fecha no período noturno, das 17h30 às 7h, e a velocidade máxima neste trecho é de apenas 20 Km/h.

Estrada Cunha Paraty
Estrada Cunha Paraty dentro do parque ambiental

Este trecho do Parque Nacional era terrível, com enormes pedras e buracos, somente veículos altos ou 4×4 podiam passar. Na época em que passei, desci com minha camioneta, se fosse subir, não sei se conseguiria.

Cachoeira na estrada Cunha Paraty
Cachoeira na estrada Cunha Paraty

Para ir por outra estrada, teria que ir por São Luís de Paraitinga e Ubatuba, aumentando de 46 km para 188 km a viagem (142 km a mais). Realmente este asfalto foi uma ótima notícia para os moradores da região.

Não tivemos tempo de conhecer a cidade de Cunha, apenas passamos por ela, mas a Juliana do blog Juny pelo Mundo teve. Conheça as principais atrações de Cunha.

Mapa da estrada entre Cunha e Paraty

Mais Viagens e Caminhos na região


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

Jair Prandi
Editor, fotógrafo do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog para compartilhar suas experiências e ajudar os leitores a organizar suas viagens.

13 COMENTÁRIOS

  1. Use freio motor, para quem não conhece, use primeira ou segunda marcha no máximo e controle no freio de mão, jamais nos pedais. Dependendo do quantos km você já rodou, seu fluído de freio pode aquecer e o pedal do freio simplesmente colar no chão, sim, você pode ter esse frio na barriga. Use as áreas de descanso e pare por 15 a 30 minutos de 2 a 3 vezes na parte mais íngreme. Não deixe o veículo embalar, jamais. Mantenha 20 a 30km/h no máximo.
    Se seu veículo tiver um super freio é capaz que não sofra, mas para carros de 5 ou mais anos de idade, redobre os cuidados. Já desci com um Renegade 0km e não tive problemas, já com um Honda Fit com 10 anos de uso, o freio acabou no meio da serra, faltavam 17km.

  2. Paasei tranquilamente com um ônix em 2018. Estavam calçando parte do trecho.
    Pretendo voltar agora em 2022. Com outro veículo.

  3. Nunca passei por esta estrada, uma vez em 1998, tentei subir com um Monza de Paraty a Cunha, enquanto tinha asfalto foi bem. Mas quando chegou no trecho de serra e era ainda de terra tinha muitas pedras e não consegui tive que voltar e subir por Ubatuba. Gostaria de saber se hoje em 2023 se está tudo asfaltado.

  4. Quem for descer esta serra ou a Rodovia Oswaldo Cruz, sempre descer alternando entre primeira e segunda marcha. Pise e alivie o pedal para resfriar as pastilhas e disco. Não deixe embalar muito. DICA DE OURO: ligue o Ar Condicionado mesmo com frio e abra as janelas. Ele tira potência do motor e aumenta o freio-motor, melhorando a redução do uso do freio dos pedais e os vidros abertos dão efeito paraquedas. Não pise constantemente, pois aquece o sistema e perde a eficiência. Se possível, pausar alguns instantes nos pontos de parada. Jamais cole no carro da frente, controle a distância de forma razoável com os macetes acima.

  5. E se prepare para os custos… Quem for para o Rio, ao final da serra, três pórticos de pedágio Free-flow e precisará ser pago em até 15 dias nos site do CCR Rio-SP. Quem for para Ubatuba e ficar mais de 4 horas, paga taxa ambiental (https://pagamento.ecoubatuba.com.br) Não esquecer da Zona Azul, que é independente. Esta região está cada vez mais chata para visitar, pois os governos surgem com taxas novas e mudam regras a todo momento. Tem que pesquisar bem antes de passar perrengue com multas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here