Farol de Santa Marta – Santa Catarina

O Farol de Santa Marta é um lugar único, uma vila situada numa península, rodeada por belas praias.

Farol de Santa Marta
Farol de Santa Marta visto do Morro do Céu
  Por Jair Prandi
 

A vila do Farol de Santa Marta é um lugar único. A vila situada numa península é rodeada por belas praias, promontórios rochosos e imensas dunas, onde o imponente farol se destaca na paisagem.

O farol se localiza no cabo de Santa Marta, no município de Laguna, Santa Catarina, no ponto mais oriental da região.

Mas o Farol Santa Marta é só parte do conjunto do lugar, que é muito bonito. Possui morros gramados de verde, dunas e pedras que emolduram um belo cenário entre as praias formando um cenário único na costa brasileira.

O local também é uma das melhores regiões pra se avistar as Baleias Francas. Elas podem ser vistas facilmente a olho nu entre os meses de agosto a novembro, principalmente de cima dos morros.

Farol de Santa Marta - Santa Catarina

Farol de Santa Marta – Laguna – SC

O Farol de Santa Marta tem é uma torre quadrada com 29 metros de altura e paredes com 2 metros de espessura. Eleva-se em meio a um morro a 45 metros do nível do mar, e o alcance de seu sinal é de 85 km.

Farol de Santa MartaDesde o século XIX, serviu para guiar as embarcações para longe da perigosa Pedra do Campo Bom. Um fato curioso é que o farol é a maior estrutura do mundo, construída com óleo de baleia, misturado com barro, areia e pedras.

Visto ao longe, o farol se destaca no topo do morro verde, rodeado pela vila, no Cabo de Santa marta.

Farol de Santa Marta - SC

Como chegar ao Farol de Santa Marta SC

O Cabo de Santa Marta fica no município de Laguna, a 140 km de Florianópolis, já teve acesso mais difícil, mas hoje conta com asfalto, vindo do Sul, por Jaguaruna.
Vindo do norte o acesso é por Laguna onde é necessário fazer uma travessia de balsa, e depois enfrentar mais 16 km de estrada toda asfaltada.

Trilha do Farol de Santa Marta
Trilha que leva até o farol

A Estrada Geral do Farol passa em meio às dunas e é bastante comum a areia tomando conta de trechos dela.
O farol fica em uma propriedade da Marinha do Brasil. Não é permitida a visita interna do farol, mas é possível caminhar ao redor e observar de perto.

Pousadas no Farol de Santa Marta

A vila oferece variadas opções de pousadas desde mais simples até mais sofisticadas. Há também muitas casas de veraneio para temporada de verão. Confira abaixo algumas dicas de boas pousadas no Farol de Santa Marta.

Vila do Farol Santa Marta

Cabo de Santa Marta
Vila vista do Morro do Céu

A vila do Farol é muito bonita, com suas casas coloridas espalhadas nas encostas dos morros com vista para o mar. Cerca de 3 mil pessoas moram no lugar, mas na temporada de verão aumenta muito.

Vila do Farol de Santa Marta
Prainha e vila vista do morro do farol

O destino bastante frequentado por famílias, surfistas por ter boas ondas, por adeptos de caminhadas e também para quem quer apenas curtir um lugar sossegado.
Hoje a vila conta com boa estrutura para o turismo, como restaurantes, mercados, casas de temporada, e pousadas.

Morro do Céu

Morro do Céu - Farol de Santa Marta
Morro do Céu e o farol ao fundo

O Morro do Céu proporciona as melhores vistas panorâmicas do Cabo de Santa Marta, da vila e do farol ao longe. É o ponto mais alto da região, proporcionando vistas de 360 graus, com vistas também da Praia Grande e a imensidão de dunas.

Mirante do Morro do Céu - Farol de Santa Marta
Mirante do Morro do Céu

O acesso ao cume é bem fácil, sendo possível chegar de carro até bem próximo ao cume, pela mesma rua que passa pela Prainha. Para chegar ao topo basta fazer uma caminhada final por 150 metros, numa subida íngreme.
Em sua parte de trás é possível continuar a caminhada pelas montanhas de areia.

Dunas do Farol de Santa Marta

Praias do Farol Santa Marta

As praias do cabo de Santa Marta (que pertencem ao município de Laguna) são de mar aberto. A maioria delas possuem dunas e são propícias para o surf.
Algumas possuem uma pequena área residencial, mas sua maior parte é deserta. As duas praias mais frequentadas são a Praia do Cardoso e a Prainha, que são as mais próximas à vila.

Prainha (praia do Farol SC)

Prainha - Farol de Santa MartaA Prainha (conhecida também como praia Farol de Santa Marta) concentra boa parte do comércio e da estrutura da vila e a praia conta com calçadão.
Possui 270 m de extensão, com uma meia faixa de areia. O mar tem ondas, mas não tão fortes por estar em uma pequena baía do cabo de Santa Marta.

Praia do Cardoso

Praia do Cardoso - Laguna
Praia do Cardoso (canto esquerdo)

A Praia do Cardoso tem 1,75 km de extensão, em formato curvado e é a primeira a ser avistada para quem chega á vila. Em sua ponta esquerda fica uma vila de pescadores, mas a maioria da praia é deserta.

Praia do Cardoso - Laguna
Praia do Cardoso (canto direito)

É bastante procurada por surfistas por conta das grandes ondas na sua parte central e direita. A parte da esquerda, junto á vila, é mais protegida e indicada ao banho de mar. A praia possui um amplo estacionamento, todo pavimentado.

Praia Grande

Praia Grande - Laguna
Praia Grande vista do Morro do Céu

A Praia Grande é uma enorme praia deserta com 4 km de extensão. Não há qualquer construção e nem vegetação nesta praia. Toda a sua extensão é cercada por uma grande faixa de dunas e o mar tem ondas fortes.

Outras praias desta região de Santa Catarina


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

4 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here