Imbituba é famosa por suas belas praias de ondas perfeitas para o surf, como a Praia do Rosa, eleita por muitos, uma das mais belas baías do mundo.

As belas praias são suas maiores atrações. Todo verão, a cidade recebe milhares de turistas e esportistas em busca das boas ondas para a prática do surfe.

As praias de Imbituba são consideradas muito limpas pelo órgão ambiental do estado. Algumas delas são quase desertas, oferecendo ambientes perfeitos para quem quer relaxar à beira-mar. A cidade possui, ainda, lagoas, dunas, rios e ilhas.

Praia de Ibiraquera - Imbituba
Vista aérea da praia e lagoa de Ibiraquera

Imbituba é também a Capital Nacional da Baleia Franca por receber estes visitantes ilustres entre julho e outubro. As baleias francas, que podem medir até 18 m de comprimento e pesar aproximadamente 40 toneladas.

Elas chegam em busca de águas mais rasas e quentes para ter e amamentar os seus filhotes. A área preferida delas abrange; Garopaba, Praia do Rosa, Imbituba, Ibiraquera, e Laguna.

Baleias em Imbituba
Foto: Israel Costa / ASCOM / PMI – Prefeitura de Imbituba

Quando ir a Imbituba – SC

Imbituba pode ser visitada em qualquer época do ano. O verão (dezembro a março) é a melhor época para quem quer curtir as belas praias da região, já que no restante do ano as águas estão geladas.

Na alta temporada (entre o natal e o final de janeiro) é o período que a cidade recebe mais visitantes e os preços de hospedagem estão mais caros.

No restante do ano (de março a novembro) as águas das praias estão geladas e faz frio na região. Porém é uma boa época para quem quer apenas conhecer e curtir a natureza do local.

Entre junho e outubro é a temporada das baleias Jubarte, que podem facilmente ser avistadas na região.

Imbituba - SC
Vista aérea do centro da cidade

Como chegar a Imbituba – Santa Catarina

Para chegar de avião, a melhor opção é desembarcar no Aeroporto Internacional de Florianópolis, que fica a 95 km de distância. De Floripa a Imbituba, o ideal é alugar um carro, já que depois irá precisar para se deslocar entre as praias e atrações da cidade.

Alugue um carro para sua viagem a Laguna e região!
Compare várias locadoras simultaneamente, com a RentCars e encontre o melhor preço! Faça sua cotação e reserve aqui!

Quem optar por ir de carro, o acesso tanto para quem vem do Norte (Florianópolis e Curitiba), quanto quem vem do sul (Porto Alegre), é a rodovia duplicada BR-101.

Onde ficar a Imbituba: Hotéis e pousadas

Imbituba possui várias praias, algumas delas bem badaladas como a Praia do Rosa e Ibiraquera. Em termos de hospedagem há três principais lugares que oferecem uma grande quantidade de opções, praia da Vila (centro), Ibiraquera e Praia do Rosa.

Confira abaixo, algumas opções de pousadas bem avaliadas e com ótimo custo benefício:

Na Praia da Vila (centro de Imbituba):

Praia hotel Imbituba – Nota: 9,1

Silvestre Praia hotel – Nota: 8,6

Na Praia do Rosa

Pousada Morro do Rosa – Nota: 9,6

Pousada Villa Seychelles – Nota: 9,6

Na Praia de Ibiraquera

Pousada do Paraíso – Nota: 9,7

Pousada Cantinho da Barra – Nota: 9,0

No mapa abaixo há centenas de opções de hotéis, pousadas e casas de veraneio. Coloque a data desejada, movimente o mapa e escolha as opções por preço e nota de avaliação. Clique para ver mais detalhes do estabelecimento.



Booking.com

Onde comer em Imbituba

Assim como para hospedagem, as três zonas com mais opções de bares e restaurantes são: No centro de Imbituba; Em Ibiraquera, na zona de confluência da lagoa com o mar; e no centrinho da Praia do Rosa.

Mapa de Imbituba – Praias e pontos turísticos

No mapa abaixo listamos as atrações turísticas de Imbituba com sua localização.

Praias de Imbituba

O litoral de Imbituba tem em torno de 30 km e vai de Itapirubá a Pra do Rosa. É bem recortado por morros, lagoas, dunas e penínsulas, e tem praias maravilhosas.
Conheça todas as praias de Imbituba no sentido Norte-Sul.

Praia do Rosa

Vista aérea da Praia do Rosa
Vista aérea da Praia do Rosa

Conhecida como o paraíso dos surfistas, a Praia do Rosa apresenta características ideais para a prática de surfe, windsurfe e vela. Possui 2 km de extensão, com águas transparentes, cercada pelo verde exuberante das montanhas cobertas de cactos e flores.

Canto Sul da Praia do Rosa - Imbituba
Canto Sul da Praia do Rosa

O formato de meia-lua da praia separou naturalmente os cantos norte e sul como as áreas mais próprias para o surfe. No centro está a Lagoa do Meio, com água salgada e tranquila.

Praia do Rosa
Parte central da Praia do Rosa

Atrás dos morros ficam quatro lagoas também formadas pelo mar.
Em seu canto direito tem a trilha que leva á praia do Luz, através dos costões. No canto esquerdo tem a trilha que leva à praia vermelha, já no município de Garopaba.

Praia do Luz

Praia do Luz - ImbitubaBela praia quase selvagem de Imbituba, situada entre morros e a lagoa de Ibiraquera. A praia possui apenas poucas pousadas e conta com sua natureza quase intocada, com vegetação rasteira, árvores e uma enorme faixa de areia.

Fica entre Ibiraquera e a Praia do Rosa, com uma encosta ainda virgem de Mata Atlântica e algumas dunas. É uma ótima praia para caminhadas, descanso e também para o surf, já que possui boas ondas. No costão esquerdo há duas trilhas que levam à Praia do Rosa: a trilha pelo costão e o Caminho do Rei.

Praia Ibiraquera / Lagoa de ibiraquera

Barra de ibiraquera - Imbituba
Barra da Lagoa de Ibiraquera e praia ao fundo

É considerada por esportistas como a melhor praia para a prática de windsurfe no Brasil. Além da praia, Ibiraquera possui dunas, rios, ilhas e lagoas.

Uma das lagoas mais procuradas é a de Ibiraquera, onde se pratica o kitesurfe. Já a Barra de Ibiraquera é a preferida dos banhistas, que podem escolher entre banho de lagoa ou banho de mar, poucos metros um do outro.

Anualmente, no mês de outubro, atletas de vários países se encontram por lá para importantes competições. A lagoa também é conhecida pela pesca de camarão.

Praia Ribanceira

Praia da Ribanceira - ImbitubaA Praia da Ribanceira possui águas azuis, transparentes e mornas que formam um belo cenário. É uma das praias preferidas dos surfistas, também procurada para windsurf e por pescadores. É também ótima para caminhadas e uma das preferidas das baleias, na temporada de junho a outubro.

No canto Sul tem a trilha pelo costão que leva á praia dos Amores. Na parte de trás da praia tem as enormes dunas da ribanceira, preferidas pelos adeptos do sandboard.

Praia dos Amores

Praia dos Amores - ImbitubaA praia dos Amores, também conhecida como Prainha da Riba é bem pequenina, com apenas 50 metros, espremida entre os morros.
O acesso é por uma trilha de 300 m a partir do canto direito da Praia da Ribanceira.

Praia D’água

Praia D'água - Imbituba
Foto: Moises João Lopes

Bela praia deserta, localizada entre os morros e costões das praias do Porto e da Ribanceira. Seu nome foi dado pelas nascentes de água que descem dos morros ao seu redor. Além de ser uma praia muito bonita, indicada para quem gosta de natureza, a praia oferece boas ondas para o surf.

O acesso é por trilhas de aproximadamente 1 km a partir da rodovia que liga a praia do Porto à Ribanceira.

Praia do Porto

Praia do Porto - Imbituba
Praia do Porto vista do mirante

Com 2,5 km de extensão, a praia do porto é também apreciada por surfistas, mas oferece boas condições para banho. Em sua extremidade direita fica o porto de Imbituba. No local existe ainda um museu dedicado à preservação das baleias.

Canto norte da Praia do Porto - Imbituba
Canto norte da Praia do Porto

Sua parte central fica junto a um bairro e é a mais movimentada. Já, em seu canto esquerdo fica a parte mais bonita, junto a enormes morros, com dunas que se misturam a vegetação e formam belos cenários.

Praia da Vila

Praia da Vila - ImbitubaLocalizada no coração da cidade, esta praia é um mescla de praia com parte boa para banhistas e ondas perfeitas para surfistas. Possui uma paisagem muito bonita com um costão e duas belas ilhas: Santana de Dentro e Santana de Fora.

As ilhas viabilizam a formação de ondas perfeitas, chegando a atingir 5 metros de altura no canto da praia. Foi uma das poucas praias da América Latina que sediou o Campeonato Mundial de Surfe (WCT), durante 8 anos.

Praia da Vila - Imbituba
Águas límpidas da Praia da Vila

De junho a outubro, a Praia da Vila também costuma receber visitantes ilustres, as baleias que podem se vistas a 20 metros da praia.

Por se localizar no Centro de Imbituba esta praia conta com infraestrutura de estacionamento, calçadão, pousadas e restaurantes. Conta com uma extensa faixa de areia branca e em seu canto esquerdo tem a uma trilha que leva até o Farol.

Praia da Vila Nova

Praia Vila Nova - ImbitubaA praia da Vila Nova fica em um bairro separado, ao Sul da cidade de Imbituba. Esta praia possui uma faixa de vegetação de restinga preservada e uma larga faixa de areia. O mar possui ondas médias, local indicado para banho de mar.

Praia de Itapirubá

Itapirubá - Imbituba
Itapirubá vista do morro

Localizada entre as cidades de Laguna e Imbituba, a praia de Itapirubá apresenta uma das paisagens mais apreciadas em Santa Catarina.

As duas metades da praia são separadas por um morro. Ao Norte a itapirubá de Imbituba, ao Sul a Itapirubá de Laguna. O lugar é ideal para a prática de mergulho e da pesca, com águas límpidas e tranquilas.

Morro de Itapirubá
Morro de Itapirubá, uma das mais belas trilhas do município

O costão que divide a praia oferece paisagens muito bonitas de campos na montanha, repleto de pedras brancas. Nas extremidades das praias junto ao costão há trilhas que levam até a ponta.

Há duas grandes porções de dunas em Itapirubá: A primeira junto ao principal acesso e o segundo entre a BR-101 e a Lagoa do Timbé.

O que fazer em Imbituba: Pontos turísticos

Igreja matriz de Imbituba

Igreja matriz de Imbituba
Igreja matriz e Praça Henrique Lage

A Igreja Matriz Nossa Senhora Imaculada Conceição se localiza junto à Praça Henrique Lage, de frente para a praia da Vila, no Centro de Imbituba. A matriz que foi erguida por volta de 1946, se destaca pelos seus traços da cultura açoriana e por ter sua estrutura construída com óleo de baleia.

Igreja Sant’ana de Vila Nova

Igreja San'tana - ImbitubaA Igreja Sant’Ana de Vila Nova é outro marco histórico da colonização portuguesa em Imbituba. Construída em 1747, foi o local da primeira paróquia da região.
Hoje a igreja é tombada como patrimônio cultural de Santa Catarina. Em frente à igreja fica a Praça de Vila Nova, repleta de grandes árvores.

Museu da Baleia

Museu da Baleia - ImbitubaO Museu da Baleia de Imbituba se localiza na praia do Porto, no “Barracão Manoel Rosa”, antiga armação baleeira, fechada em 1973. Inaugurado em 2003, o museu é o resultado de uma parceria entre o Projeto Baleia Franca e a Prefeitura de Imbituba.

O museu conta a história da matança das baleias e a luta pela sua proteção. Contém diversos artefatos históricos, documentos e painéis interpretativos.

Museu das Conchas

Museu das Conchas
Imagem de divulgação do museu

O museu das conchas foi criado pelo holandês Antonie Maljers, conquiliologista (especialista em conchas), quando iniciou sua coleção particular de concha no ano de 2000. Desde então, vem aumentando seu acervo de conchas que pode ser visto no museu, que inclui centenas de conchas raras.

Para mais informações, acesse o site oficial do Museu das Conchas.

Mirante da Praia do Porto

O mirante da Praia do Porto fica no alto da falésia, próximo ao canto esquerdo desta praia. O local oferece uma bela vista panorâmica de toda a praia, de parte da cidade e do porto ao fundo.

Farol de Imbituba

Farol de Imbituba
Foto: Joedilia Leal

Pequena farol localizado no Morro que fica entre a Praia da Vila e o Porto. A atração não é o farol em si, mas a paisagem do local e a caminhada. O acesso à trilha é pelo canto da Praia da Vila, com dois caminhos, um pelo costão e outro pela parte superior do morro. O ideal é ir por uma e voltar pela outra trilha.

Dunas em Imbituba

Dunas da Ribanceira - Imbituba
Vista aérea das Dunas da Ribanceira

Existem três grandes áreas de dunas no município:

  • Dunas de Itapirubá 1: Fica ao lado da rodovia de acesso á Itapirubá e possui 500×1500 metros de extensão. Inclusive em alguns pontos invade o asfalto com a ação do vento e é preciso ter cuidado ao passar.
  • Dunas de Itapirubá 2: Fica ao lado do acesso secundário de Itapirubá, por estrada de areia. possui 800×1700 metros e ao seu lado fica a Lagoa de Timbé.
  • Dunas da Ribanceira: Localizada logo atrás da praia da Ribanceira, é a maior área de dunas de Imbituba. Possui largura irregular, mas sua extensão chega a 3 km.

Trilhas de Imbituba

Há trilhas praticamente em todas as praias de Imbituba, saiba onde ficam as principais.

  • Praia do Rosa: Trilha no costão esquerdo (norte) que leva a Praia Vermelha (1,2 km). Trilha no costão direito (sul) que leva à praia do Luz (1 km).
  • Praia do Luz: Trilha no costão esquerdo (norte) que leva a Praia do Rosa (1 km).
  • Praia da Ribanceira: Trilha no costão direito (sul) que leva a Praia dos Amores (300m).
  • Praia do Porto: Trilha no costão esquerdo (norte) que leva a Praia D’água (1 km).
  • Praia da Vila: Trilha no costão esquerdo (norte) que leva ao farol de Imbituba (1,2 km).
  • Praia de Itapirubá: Trilha no costão direito (sul) que leva à Ponta do Morro de Itapirubá (700m).

Mais Viagens e Caminhos no Litoral Sul de Santa Catarina:

O que fazer em Garopaba

O que fazer em Laguna

Praias de Palhoça e Guarda do Embaú


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
     

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve e pague em Reais, sem IOF.

       

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e recomendado para qualquer viagem. É barato e previne gastos. Saiba mais!

     

PASSEIOS NO BRASIL - TOURON. Programe seus passeios, compre ingressos e transfer para vários destinos brasileiros e evite filas.

       

PASSEIOS NA AMÉRICA DO SUL - DENOMADES. Programe seus passeios e atividades para vários destinos da América do Sul.

     

PASSEIOS PELO MUNDO – GET YOR GUIDE - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

Jair Prandi
Editor, fotógrafo e videomaker do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog para compartilhar suas experiências e ajudar os leitores a viajarem melhor.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here