Paranaguá é a cidade mais antiga do Paraná, possui um centro histórico bem diversificado, com museus, casarios antigos, e igrejas. A Ilha do Mel é sua mais bela atração natural.

Apesar da movimentação por conta do segundo maior porto da América Latina, a cidade é charmosa, seu Centro Histórico, as margens do Rio Itiberê e ao longo da Rua da Praia, forma um belo cenário ,junto aos casarões coloridos que abrigam museus e espaços culturais.

Principais pontos turísticos de Paranaguá

Rio Itiberê

Rio Itiberê - Paranaguá
Rio Itiberê – Paranaguá (Imagem – Wikimedia)

Está ligado à colonização paranaense, pois foi às suas margens que se fixaram os primeiros colonos. É navegável em uma extensão de 2 km e deságua na baía de Paranaguá. Em suas margens se desenvolveu o antigo núcleo colonial dando origem ao casario da Rua da Praia.

Rua da Praia

Rua da Praia - Centro histórico de ParanaguáLocal onde se encontra a maior concentração de sobrados coloniais. Estes seculares casarios da Rua da Praia mostram ainda linhas e formas de colonização portuguesa. Localiza-se em paralelo com a margem esquerda do rio Itiberê.

Porto de Paranaguá

É o maior Porto graneleiro da América Latina e o 3º maior porto de contêineres do Brasil, perdendo só para Itajaí e Santos.

Ilha do Mel

Ilha do Mel - Gruta das Encantadas
Gruta das Encantadas (vista do morro à sua frente)

A ilha conta com belas paisagens e construções históricas, que remontam ao século XVIII. A Fortaleza da Barra, foi construída em 1767 por ordem do rei de Portugal. O Farol das Conchas, situa-se no morro das Conchas, desde 1872 até nossos dias, orienta os navegadores que adentram a baía de Paranaguá.

A Gruta das Encantadas está envolta em lendas e histórias fantásticas sobre lindas mulheres que encantavam a todos que delas se aproximavam.
A travessia para a Ilha do Mel é feita em barcos que saem de Pontal do Sul ou de Paranaguá.

Saiba como chegar na Ilha do Mel

Passeio de barco pelo Porto de Paranaguá

Passeio de barco pelo Porto de ParanaguáO passeio sai do cais do Centro Histórico, dura cerca de 1:30 h e percorre o Rio Itiberê até a foz, na baía de Paranaguá. Os barcos navegam bem próximos aos navios gigantes ancorados no porto e durante o passeio é possível visualizar os botos que circulam pela baía de Paranaguá.

Mais Viagens e Caminhos no Litoral do Paraná:
O que fazer em Morretes
O que fazer em Antonina
Praias de Guaratuba
Tudo sobre a Estrada da Graciosa

COMPARTILHAR
Jair Prandi

Editor, fotógrafo, videomaker, e influenciador digital do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog de viagens para compartilhar suas experiências.

1 COMENTÁRIO

  1. Adoro o seu Blog.
    Consigo rastrear muito material para minhas pesquisas de turismo.
    Gostaria de poder viajar o tanto que você viaja, mas, um dia eu chego…perto…
    abração e feliz Ano Novo, com mais viajens.
    Você ainda não veio conhecer o Pantanal do MS. Eu moro em Corumbá.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here