O que fazer em Paranaguá PR: Pontos turísticos e dicas

Paranaguá é a cidade mais antiga do Paraná, possui um rico centro histórico.

O que fazer em Paranaguá
Casario histórico em Paranaguá
  Por Jair Prandi
 

Paranaguá é a cidade mais antiga do Paraná e a principal do litoral paranaense. Possui um centro histórico bem diversificado, com museus, casarios antigos, e igrejas. A Ilha do Mel é sua mais bela atração natural.

O Porto de Paranaguá é o segundo maior porto da América Latina em volume de exportações e o primeiro em movimentação de grãos. Próxima à cidade, a Baía de Paranaguá forma belos estuários, praias e manguezais, repletos de animais.

O Centro Histórico de Paranaguá, localizado às margens do Rio Itiberê e ao longo da Rua da Praia, forma um belo cenário. Os casarões coloridos abrigam museus, espaços culturais e comércio.

O grande destaque turístico de Paranaguá é a Ilha do Mel, que pertence ao município. A ilha é muito rústica, com acesso feito somente por meio de barco. Não existem ruas e carros, portanto toda a locomoção dentro da ilha é feita de a pé, por meio de trilhas ou pelas praias.

Crédito: Mariordo (Mario Roberto Duran Ortiz) / Fonte: Wikipédia / |≡| / Foto editada

Quando ir a Paranaguá PR

Normalmente, a cidade possui um céu encoberto, durante verão e inverno. No verão a cidade fica bem abafada, e já o inverno é um pouco mais agradável e com dias mais longos.

A temperatura varia de 15 °C a 30 °C, com mínimas de 11 °C no inverno e máximas de 33 °C no verão. A melhor época com um bom clima é de abril a setembro, que é a época onde as chuvas diminuem, mas para pegar praia, vá no verão, entre dezembro e março.

Navio no porto de Paranaguá
Navio no porto de Paranaguá

Como chegar a Paranaguá – Paraná

Saindo de Curitiba, são 90 km pela BR-277, rodovia toda duplicada neste trecho. Vindo do sul, de Santa Catarina, o acesso é pela BR-101 até Guaruva. Depois pega-se a PR-412, passando pela balsa de Guaratuba e Matinhos. Logo pega-se a PR-407, e por fim pega-se a BR-277 por cerca de 8 km até Paranaguá.

O passeio de trem que desce a Serra do Mar não leva até Paranaguá, com alguns comentam, leva somente até Morretes, que fica a 38 km de distância. Porém, é possível montar um roteiro complementando com ônibus.

A melhor forma é mesmo é estar de carro próprio, e se você chegou a Curitiba de avião, alugue um carro e monte um roteiro, para conhecer a Serra da Graciosa, Morretes, Antonina, Paranaguá e a Ilha do Mel.

Alugue um carro para sua viagem!
Compare várias locadoras simultaneamente, com a RentCars e encontre o melhor preço! Reserve online, com antecedência para garantir bons preços!
Faça sua cotação e reserve aqui!

Onde ficar em Paranaguá – Hotéis e pousadas

A maioria dos locais de hospedagem ficam no centro da cidade e próximas à orla do Rio Itiberê, na zona mais turística. Os hotéis em geral costumam ser de médio conforto e com isso oferecem bons preços.

Na Ilha do Mel há excelentes pousadas, que indicamos em nosso post específico da Ilha do Mel. Confira dicas de algumas boas opções de hospedagem em Paranaguá:

Hotel em Paranaguá
Gamboa hotel – Foto de divulgação

Onde comer

As opções gastronômicas de Paranaguá também se concentram mais no centro e na beira do Rio Itiberê, inclusive, diversos oferecem uma bela vista do rio.

A maioria dos restaurantes serve a comida tradicional da região, como o pirão com farinha de mandioca e banana da terra. Destaca-se o Barreado que é a carne bovina cozida em panela de barro.

O que fazer em Paranaguá: Pontos turísticos

Ilha do Mel

Farol das Conchas - Ilha do Mel
Farol das Conchas, na Ilha do Mel

Um dos melhores e mais visitados dos destinos do Paraná, a ilha se destaca por suas belezas naturais. Suas lindas praias, além da proteção a vegetação e ao meio ambiente, contam com Zoneamento Ecológico, tendo os cuidados necessários pelo Instituto Ambiental do Paraná.

Além da natureza há também, construções históricas, que remontam ao século XVIII. A Fortaleza da Barra, foi construída em 1767 por ordem do rei de Portugal. O Farol das Conchas, situa-se no morro das Conchas, desde 1872 até nossos dias, orienta os navegadores que adentram a baía de Paranaguá.

Escrevemos um artigo completo dedicado à ilha. Saiba como chegar na Ilha do Mel

Centro Histórico de Paranaguá

O que fazer em Paranaguá
Prédios históricos da Rua da Praia vistos do rio

O centro histórico de Paranaguá é considerado um Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Remete ao tempo do Brasil Colônia, mas principalmente do Brasil Império.

As casas com a antiga arquitetura passam a impressão de estarmos voltando ao tempo ao passear pelas ruas do local. Os antigos mercados com a aparência daquela época, como o Mercado do Café e o Mercado do Artesanato reforçam este cenário vintage.

Aquário Marinho de Paranaguá

Aquário de Paranaguá
Foto: Divulgação do aquário

É o maior aquário marinho do sul do país. Conta com 26 tanques e mais de 200 animais de variadas espécies, com possibilidade de tocar em algumas espécies como os caranguejos e as raias.
A maioria dos animais são do litoral paranaense, mas também podem ser vistos animais exóticos como o tubarão-bambu, diversas espécies de Raias e até Jacaré.

Os valores para visitar variam de R$12,00 à R$25,00, dependendo da idade do visitante, e da posse de carteirinha de estudante ou professor. Abre de terça a domingo, das 10 às 18 h. Para informações atualizadas, acesse o site do aquário.

Rio Itiberê

Paranaguá - PR

O rio Iteberê está diretamente ligado à colonização paranaense, pois foi às suas margens que se fixaram os primeiros colonos. É navegável em uma extensão de 2 km e deságua na baía de Paranaguá. Em suas margens se desenvolveu o antigo núcleo colonial dando origem ao casario da Rua da Praia.

Rua da Praia

Rua da Praia - Paranaguá
Belo prédio na Rua da Praia

A rua da Praia é o local onde se encontra a maior concentração de sobrados coloniais. Estes seculares casarios mostram ainda linhas e formas de colonização portuguesa. As casas abrigam museus, espaços culturais e mercados. Localiza-se em paralelo com a margem esquerda do rio Itiberê.

Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR

Museu de arqueologia e etnologia UFPR
Crédito: Edwaldo Carvalho / Fonte: Maps

O museu conta com diversos tipos de obras, desde objetos de arqueologia de milhares de anos atrás, até obras de cultura e da história brasileira.
São mais de 70 mil peças no acervo do museu, que é um dos mais importantes do estado, diretamente ligado ao fato de que a cidade de Paranaguá é a mais antiga do estado.

Antiga Alfândega de Paranaguá

Antiga alfândega de Paranaguá
Crédito: Adriano Matos / Fonte: Maps

O belíssimo prédio da Alfândega foi iniciado em 1903 e inaugurado em 1910. Localizado na zona do Porto D. Pedro II, possui arquitetura eclética no estilo Romano-Renascentista. Passou por diversas funções durante o tempo e atualmente retornou as suas funções aduaneiras. Foi tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Paraná em 1999.

Estação Ferroviária de Paranaguá

Estação Ferroviária de Paranaguá
Crédito: Secultur Prefeitura de Paranaguá

Datada de 1880, quando foi iniciada a sua construção, a estação ferroviária tem um edifício com bela arquitetura eclética. Foi tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Paraná em 1990. Foi o marco inicial da ferrovia Paranaguá-Curitiba, que sobre a Serra do Mar e compreende uma das maiores obras de engenharia ferroviária do mundo.

Mercado Municipal de Artesanato

Mercado de artesanato de Paranaguá
Crédito: Secultur Paranaguá

O mercado de artesanato fica em uma bela construção em estilo neo-renascentista. No local funcionava o antigo mercado de peixes da cidade, onde os pescadores comercializavam os seus pescados. O belo prédio foi recuperado e hoje funciona como um centro de artesanato.
Funciona de segunda a sábado, das 9h às 18h, e domingo das 9h às 12h.

Santuário Nossa Senhora do Rocio

Santuário Rocio - Paranaguá
Crédito: aen.pr.gov.br

O complexo é composto por diversas praças, capelas e locais relacionados com a fé católica. Possui salões de adoração, salas de promessas, além do Santuário, é claro, entre outras coisas. Destaca-se a Praça da Fé, a Gruta de Nossa Senhora, e o Salão Social.

Igrejas de Paranaguá

  • Igreja de Nossa Senhora do Rosário: Considerada Catedral Diocesana, foi construída em 1578 por escravos no período colonial e foi onde tudo começou na cidade. Foi a primeira igreja católica no estado, onde casas e o comércio começaram a formar a vila ao seu redor.
  • Igreja de São Benedito: Construída entre 1600 e 1650, foi construída por uma irmandade durante o período colonial em adoração a um santo que o Vaticano não reconhecia. Era frequentada principalmente por negros alforriados.
  • Igreja da Ordem Terceira de São Francisco das Chagas: Foi construída no século XVIII, e na época era frequentada pela parte mais nobre da cidade. Possuí arquitetura barroca e até um cemitério no seu pátio dedicado apenas a crianças e a sacerdotes.
Igreja de São Benedito - Paranaguá
Crédito: Mapio.net

Baia de Paranaguá

É um dos maiores e mais importantes complexo de vida marinha no estado do Paraná. A baía é o lar de diversos animais, como golfinhos e várias espécies de pássaros, como também de áreas com vegetação de manguezal, muito bem preservada.
As ilhas da região da baia podem ser visitadas. O ponto de partida é a Praça 29 de Julho.

Porto de Paranaguá – Passeio de barco

Passeio de barco em Paranaguá

O Porto de Paranaguá é considerado o porto que mais exporta produtos agrícolas no país, com destaque para a soja e o seu farelo. Também está em primeiro lugar como o maior porto graneleiro do América Latina, o 3° maior de contêineres.

A visita ao interior do porto não é permitida, porém existe um passeio de barco para observa-lo. O passeio sai do cais do Centro Histórico, dura cerca de 1:30 h e percorre o Rio Itiberê até a foz, adentrando na baía de Paranaguá até o porto.

Os barcos navegam a poucos metros dos navios gigantes ancorados no porto. Durante o passeio é comum visualizar os botos que circulam pela baía de Paranaguá.

Os passeios acontecem com maior frequência no verão e o valor gira em torno de R$30 (preço de 2020). Consultar valores e disponibilidade com os barqueiros em frente ao aquário.

Mapa de Paranaguá – Pontos turísticos

Mais Viagens e Caminhos no Litoral do Paraná:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

8 COMENTÁRIOS

  1. Adoro o seu Blog.
    Consigo rastrear muito material para minhas pesquisas de turismo.
    Gostaria de poder viajar o tanto que você viaja, mas, um dia eu chego…perto…
    abração e feliz Ano Novo, com mais viajens.
    Você ainda não veio conhecer o Pantanal do MS. Eu moro em Corumbá.

  2. Adorei o seu blog.
    Uma pergunta, se formos de Curitiba para Paranaguá de carro, é seguro deixar o carro em Paranaguá para irmos até ilha do mel para conhecer?
    Um dia em Paranaguá e um dia na Ilha do Mel é suficiente?
    Obrigado por compartilhar tantas informações.
    Abraço

    • Olá, Chris! Quando fui deixei o carro em Pontal do Paraná, lá há estacionamentos seguros. Não sei te informar em Paranaguá. O ideal seria mais que um dia na Ilha do Mel, mas dá para conhecer o básico, sim.

    • Olá, posso responder sua pergunta,com certeza vc pode deixar o carro em um estacionamento com segurança, sair daqui de Paranaguá rumo a Ilha do Mel, lá se quiser pernoitar,tem pousadas.

    • Olá, Giovana! Para conhecer a cidade de Paranaguá um dia é suficiente. Porém para conhecer a Ilha do Mel precisará de mais 1 ou 2 dias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here