Paraty é famosa pelo belo casario colonial de seu Centro Histórico e por suas belas praias, como a de Trindade.

A cidade está situada em uma bela baía do litoral sul do estado do Rio de Janeiro, rodeada por montanhas cobertas por mata atlântica em uma das regiões mais preservadas do Brasil.
O casario e as construções bem conservados de Paraty são da época colonial do ciclo da cana-de-açúcar e o ciclo do ouro. O pequeno porto da cidade recebia as cargas de ouro trazidas pela Estrada Real, vindas de Minas Gerais.

Igreja Paraty
Igreja de Santa Rita, no Centro histórico de Paraty

Hoje, as casas históricas se transformaram em pousadas, museus, restaurantes, e lojas de artesanato. Já o cais se transformou em ancoradouro de barcos de pesca e de passeio que levam turistas às praias e ilhas da região.

Paraty - RJ
Bela paisagem de Paraty

Quando ir a Paraty

Se puder, evite a época férias escolares e feriados prolongados, quando a cidade costuma ficar lotada. Assim poderá curtir uma Paraty mais sossegada.
Quanto ao clima, esta região do litoral sul fluminense se caracteriza por verões quentes e chuvosos. Já no inverno pode haver ondas de frio. A melhor época pode ser considerada entre junho e setembro, quando costuma chover menos na região.

Entre os principais eventos que acontecem na cidade, tem a Festa Literária de Paraty, onde se reúnem autores e apreciadores de livros. Outro evento importante é o de Corpus Christi a cidade fica toda enfeitada com tapetes coloridos.

Casario de Paraty
Casario de Paraty

Como chegar a Paraty

De avião
Para quem chega de avião, o aeroporto mais próximo é o Galeão, no Rio de Janeiro (240 km). O aeroporto de Guarulhos fica a 280 km.

De carro
O acesso de carro para que vem do Rio de Janeiro é pela bela rodovia Rio-Santos. Já de São Paulo, há várias alternativas: A melhor é ir até Guaratinguetá pela Dutra, depois, descer a serra de Cunha até Paraty (270 km).
Dá para descer até a Baixada Santista, depois seguir pela Rio-Santos (360 km) ou ainda acessar a Rio-Santos por Moji das Cruzes (350 km).

Estrada entre Cunha e Paraty
Estrada entre Cunha e Paraty

De ônibus
Do Rio de Janeiro, a viação Costa Verde opera vários horários por dia para Paraty com parada em Angra dos Reis.
De São Paulo a Reunidas Paulista oferece 5 horários por dia via rodovia dos Tamoios a Caraguatatuba, com parada em São José dos Campos.

De Paraty a Trindade
A vila de Trindade fica a 25 km de Paraty, lugar onde estão as praias mais bonitas do município. Há ônibus praticamente de hora em hora para o distrito.

Praia do Meio - Trindade
Praia do Meio – Trindade

Onde ficar em Paraty

O melhor é mesmo se hospedar no centro histórico da cidade. De preferência viaje no meio da semana e fora de feriados. Assim poderá oferecer o que a cidade oferece de melhor, com toda calma e gastando menos.
Se você é daqueles que gosta de sossego, então escolha uma pousada mais afastada. Se prefere curtir as praias escolha uma pousada em Trindade.
Confira alista de hotéis e pousadas em Paraty e Trindade

O que fazer em Paraty

As principais coisas a fazer em Paraty, são caminhar e caminhar pelo belo Centro Histórico, curtir as praias (com destaque para Trindade), caminhar por trilhas e fazer passeios de barco.

Centro histórico de Paraty

Centro histórico Paraty
Centro histórico de Paraty

O Centro Histórico de Paraty data da década de 1820, quando suas ruas já eram calçadas com pedras irregulares. Durante décadas, a cidade teve uma importância estratégica, como porta de entrada de mercadorias e escravos e saída de ouro vindo de Minas Gerais e café do Vale do Paraíba. Com o surgimento de outras rotas e o fim o ouro Paraty foi ficando isolada, mas seu centro histórico resistiu ao tempo.

O Centro Histórico, que é acessível somente por pedestres foi tombado pela UNESCO e IPHAN como Patrimônio Nacional. Nas marés na lua cheia, as águas da baía invadem as ruas do centro histórico refletindo as construções. O resultado são imagens belíssimas da paisagem bucólica de Paraty.

Caminhe por cada rua do centro histórico, explore cada rua e fotografe muito. Não deixe de ir o cais de Paraty e no Largo Santa Rita, lugares de belos cenários. Se gosta de museus, vá ao museu de Arte Sacra, localizado no interior da Igreja de Santa Rita (perto do cais).

Praias de Paraty

Vista da Praia do Meio - Trindade
Praia do Meio, vista da trilha da praia Caixa D’aço

São dezenas de ilhas e praias no município. As urbanas não são bonitas, e boa parte das melhores são acessíveis somente por barco ou trilhas. Entre as melhores opções estão as praias de Trindade, um vilarejo que é distrito de Paraty, localizado a 25 km da cidade.

A dica é esta! Se você gosta de praias, vá para Trindade e faça também um passeio de barco em Paraty. A vila de Trindade oferece fácil acesso de carro com estrada asfaltada e possui muitas opções de hospedagem em estilo rústico.
Das praias de Trindade, as que m ais se destacam são a Praia do Meio e a Piscina natural Caixa D’aço, rodeada por enormes pedras, com água transparente e repleta de peixes coloridos.

Piscina Natural Cachadaço - Trindade
Piscina natural Caixa D’aço – Trindade

Para chegar à Piscina natural Caixa D’aço é preciso percorrer uma trilha de 1200 metros à partir da Praia do Meio. Uma parte da trilha é pela praia de Caixa D’aço e o restante em meio à mata nativa.
A piscina natural é cercada por grandes pedras que quebram a rebentação do mar e a água represada é cristalina e calma.

Passeios de barco

Cais de Paraty
Cais de Paraty

A calma baía de Paraty é pontilhada de pequenas ilhas com prainhas acessíveis somente por barco e existem várias formas de passeio:
A primeira são as escunas que levam até 60 passageiros em passeios que duram de 5 a 6 horas, com paradas para banho e almoço. A outra é contratar uma das traineirinhas que levam casais ou pequenos grupos. Para quem pode gastar mais, há também opção de longos passeios de lancha.

Mais Viagens e Caminhos na região:
Roteiro da viagem à Caverna do Diabo, Aparecida e Paraty, de carro
O que fazer em Aparecida
Praias de Ubatuba
O que fazer em Campos do Jordão


Reserve aqui no Viagens e Caminhos! Temos as melhores opções para organizar sua viagem! Nossos parceiros são os melhores do mercado!

HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com, maior site de reservas de hospedagem do mundo e o que tem os melhores preços! São milhares de hotéis, pousadas, resort e hostel em todo o mundo! Reserve antecipado e cancele quando quiser. Escolha e faça sua reserva!
SEGURO VIAGEM - Vai para o exterior! Faça Seguro Viagem! É obrigatório na Europa e muito recomendado para qualquer viagem ao exterior. Uma simples internação nos Estados Unidos tem um custo diário de 2.000 Dólares e um seguro viagem é bem barato! Faça uma cotação!
ALUGUEL DE CARRO – Somos parceiros da RentalCars, maior comparador de aluguéis de carro do mundo, e que garante também o melhor preço! Reserve em nosso site e pague em Reais, sem IOF, e com total segurança. Faça sua cotação online!
Jair Prandi
Editor, fotógrafo, videomaker, e influenciador digital do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog de viagens para compartilhar suas experiências.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here