O que fazer em Vila Velha ES

Vila Velha conta com belas praias, com destaque para Praia da Costa e atrações como o Convento da Penha e Morro do Moreno.

Convento da Penha
Convento da Penha e Praia da Costa ao fundo
  Por Jair Prandi
 

Vila Velha é a maior e mais antiga cidade do estado do Espírito Santo. O município conta com belas praias e atrações, com destaque para o espetacular Convento da Penha.

A cidade é separada da capital, Vitória, pela Baía de Vitória, mas unida por pontes. A maior delas é a monumental Terceira Ponte, com 3,5 km de extensão, um cartão postal das duas cidades.

Vila Velha possui 32 km de litoral com belas praias, como a Praia da Costa, Itapuã e Itaparica. Já os pontos turísticos de mais destaques são o Convento Nossa Senhora da Penha e o Morro do Moreno, com vistas incríveis das duas cidades.

É claro que quem vai conhecer Vila Velha deve conhecer também a capital, Vitória, basta atravessar a ponte. Aproveite também e conheça outros destinos do Espírito Santo, como a bela Guarapari.

Vila Velha
Praia da Costa, Convento da Penha no morro à esquerda e Morro do Moreno à direita

Quando ir a Vila Velha – Espírito Santo

Para aproveitar as praias a melhor época é no verão, entre dezembro e março. As demais atrações podem ser visitadas em qualquer época do ano.

A época mais chuvosa no Espírito Santo vai da segunda quinzena de outubro a meados de fevereiro. Os meses mais chuvosos são novembro e dezembro. Já fomos nestes meses e choveu bastante mesmo.

Vila Velha - Espírito Santo
A cidade vista do Convento da Penha

Como chegar a Vila Velha – ES

O aeroporto mais próximo é o de Vitória, localizado a 12 km do centro de Vila Velha. Do aeroporto ao hotel você pode optar por transporte público, táxi, uber ou alugar um carro. Se for ficar alguns dias na cidade recomendo Uber, porém se for fazer vários deslocamentos e conhecer outros destinos como Guarapari, alugue um carro.

De ônibus

A Itapemirim, Águia Branca e São Geraldo são as principais empresas de ônibus com linhas que ligam Vitória e Vila velha a outras capitais e ao interior do Espírito Santo.

De carro

Para quem vai de carro a principal ligação é a BR-101 que liga o Espírito Santo com o estado do Rio de Janeiro e ao Sul da Bahia.
Do Rio de Janeiro, são 530 km, pela BR-101.
De Belo Horizonte, são 550 km através da sinuosa rodovia BR-262.

De carro alugado

Para quem chega de avião e quer conhecer os pontos turísticos e praias de Vila velha, Vitória, e outros destinos do estado, recomendamos alugar um carro.
Desta forma se torna fácil conhecer todos as atrações da região, além de outras belas cidades, como Guarapari e Cachoeiro de Itapemirim.

Em nossa última viagem alugamos um carro e percorremos todo o estado, inclusive a região das montanhas capixabas e destinos como Pancas e suas pedras gigantes.

RENTCARS – Compare os preços de várias locadoras simultaneamente. Encontre o melhor preço e reserve online, com antecedência!
FAÇA SUA BUSCA DE ALUGUEL DE CARRO!

Onde ficar em Vila Velha – Dicas de hotéis

Ficando em Vila Velha você pode conhecer também Vitória ou vice e versa. A cidade conta com bons hotéis e também apartamentos para alugar, como nos destinos de praia.

Quality suites, na Praia da Costa
Quality suites na Praia da Costa

Conheça algumas boas opções, em estilos variados, que foram bem avaliadas pelos hóspedes:

Para escolher outras opções, incluindo apartamentos, verifique esta lista de opções na cidade!

Pontos turísticos de Vila Velha: O que fazer

Convento da Penha

O Convento da Penha é o mais antigo santuário mariano do país. Foi construído em 1558, sobre um rochedo, no alto de uma montanha a 154 metros de altitude. Do seu alto se tem vistas maravilhosas de Vila Velha, Vitória, Terceira Ponte e alguns municípios vizinhos.

Convento da Penha - Espírito Santo
Vista aérea do Convento da Penha e a Baía de Vitória ao fundo

O Convento da Penha foi tombado como patrimônio histórico cultural pelo IPHAN, em 1943. Em seu interior há obras de arte em madeira de cedro e tipos diferentes de mármore. Além do santuário, lá no alto há lanchonetes, lojas de suvenires e mirantes.

Convento da penha - Vila VelhaComo chegar – Dá para subir de carro, a pé a partir do portão ou ainda com as vans que fazem a subida de 1 km em meio a uma estrada na mata. O restante se sobe a pé por uma calçada e escadarias.

Terceira Ponte

Terceira Ponte
Terceira Ponte e a cidade de Vila Velha ao fundo

A Terceira Ponte (nome oficial: Deputado Darcy Castello de Mendonça) liga as cidades de Vila Velha e Vitória. É a quinta maior ponte do Brasil, com 3,33 km de extensão com um belo formato curvado.

Seu Nome “Terceira Ponte” se deu durante sua construção, pois na época já havia duas outras pontes menores unindo as duas cidades. A partir do Convento da Penha e do Morro do Moreno se tem as vistas mais completas da ponte no lado de Vila Velha.

Morro do Moreno

Morro do Moreno
Mirante da Testa da Macaca. Terceira Ponte e Vitória ao fundo

O Morro do Moreno tem 274 metros de altura e está localizado próximo ao centro de Vila Velha, ao lado do Convento da Penha.

O morro conta com rampa para voo livre, fonte com água mineral, mirantes naturais, e possui três vias de escalada: duas de frente para a Terceira Ponte e uma de frente para a Praia da Costa.

Terceira Ponte - Vitória
Terceira Ponte vista do Morro do Moreno, em Vila Velha

Para quem não quer caminhar muito, o primeiro mirante, da pedra da “Testa da Macaca” já oferece uma vista espetacular. São apenas 500m de trilha, mas de subida. Para o ponto mais alto são 1000m de trilha.

Como chegar – A trilha é por uma antiga estrada (hoje somente trilha). Você deve deixar o carro na rua Xavantes, próximo ás últimas casas.

Museu da Vale

Museu Vale - Vila Velha
Foto: Folha de Vitória

O Museu Vale funciona no prédio original da Estação Pedro Nolasco, construído em 1927 para atender à Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM). Localiza-se às margens da baía de Vitória no bairro de Argolas.

O prédio do museu com sua arquitetura eclética é bem preservado e composto por três pavimentos. Abriga o acervo permanente de peças e fotografias que preservam a história da Estrada de Ferro Vitória a Minas.

A peça principal é a locomotiva a vapor americana, que foi adquirida em 1945 pela Companhia Vale, restaurada em 1997. Tem também um vagão de passageiros e outro de cargas, além de salas equipadas que representam utensílios da época.

Farol de Santa Luzia

Farol Santa Luzia - Vila Velha
Foto: Prefeitura de Vila Velha

Inaugurado em 1871, o Farol de Santa Luzia fica na entrada da baía de Vitória, no acesso ao Porto de Vitória. O farol é uma torre octogonal com 12 metros de altura, fabricado na cidade de Glasgow na Escócia, em 1870.

Fica no final da praia da Costa. Basta seguir pela rua Santa Luzia.
Funcionamento: De terça-feira a domingo
Horário: das 9h às 17h, com o fechamento dos portões às 16h30

Forte São Francisco Xavier

Forte São Francisco Xavier - Vila VelhaO Forte São Francisco Xavier da Barra, também conhecido por Forte de Piratininga, foi construído em 1535. Passou por algumas reformas e ampliações em sua história e em 1862 foi cedido à Marinha do Brasil.

Atualmente o antigo forte faz parte do 38º Batalhão de Infantaria do Exército e possui um museu sobre a história do Espírito Santo. Fica aos pés do morro da Penha, junto á baía de Vitória. As visitas devem ser marcadas com antecedência pelo número (27) 3229 5117.

Horário de visitação: De segunda à sexta das 8h às 11:30 e das 13h às 16h.
Sábados, domingos e feriados: das 8h às 12h.

Igreja Nossa Senhora do Rosário

Igreja Nossa Senhora do Rosário - Vila Velha
Imagem: Iphan

A Igreja católica Nossa Senhora do Rosário se localiza no Sítio Histórico da Prainha. Construída em 1535, passou por inúmeras reformas durante seus quase 500 anos.

É um marco da colonização do Espírito Santo, apontada por muitos como a igreja mais antiga em funcionamento no país. Porém, de acordo com o IPHAN, a Igreja dos Santos Cosme e Damião, de Pernambuco, é a mais antiga.

Casa da Memória

Bonde da Casa da Memória - Vila Velha
Bonde de 1912 na Casa da Memória

Localizada junto à Prainha, a Casa da Memória foi construída em 1893, hoje tombada pelo Conselho Estadual de Cultura. O espaço possui um acervo de fotos e objetos que retratam fatos da história município e do Estado.

Sua principal atração é o Bonde 42, que começou a operar no ano de 1912, em Vila Velha. Era um dos dois bondes que circulavam por 10 km de trilhos na época.

Endereço: Rua Luciano das Neves com Beira Mar. Prainha.
Horário de funcionamento: De segunda a sexta, das 8h às 17h, e aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 14h.
Entrada gratuita.

Museu Homero Massena

Museu Homero Massena
Foto: Prefeitura de Vila Velha

Homero Gabirobetz Massena foi um importante artista plástico de Vila Velha. Em sua homenagem foi criado um museu dedicado a sua vida e às suas obras. Suas pinturas tinham como principal inspiração, cenas da natureza.

O espaço fica em uma casa no Parque da Prainha, onde Massena viveu por 23 anos. Além de inúmeros quadros, o museu preserva utensílios variados utilizados pelo artista.

Funcionamento: De segunda a sexta, das 8 às 17 horas, e aos sábados, das 10 às 14 horas.
Endereço: Avenida Beira Mar, 175, Prainha

Fábrica da Garoto

Fábrica da Garoto
Foto: Divulgação

A Chocolates Garoto é uma das 10 maiores fábricas de chocolates do mundo. Esta tradicional marca de chocolates é de Vila Velha e produz chocolates consagrados, como o Baton, o Talento e o bombom Serenata de Amor.

A empresa oferece visitas guiadas à fábrica, chamado de Chocotur, um museu e loja com seus produtos.
Endereço: Praça Meyerfreund, n 01. Glória

Chocotur
Somente com agendamento antecipado pelo site.
Funcionamento: De segunda a Sexta: das 10h às 15h; Sábados: das 9h às 10h30.
Preço: R$30.

Museu
Funcionamento: De segunda a Sexta: das 10h às 16h; Sábados*: das 9h às 13h.
Ingresso: R$10 por pessoa.

Castelo da Barra de Jucu

Castelo da Barra do JucuÉ um castelo medieval particular localizado em frente a praia da Barra do Jucu. O proprietário “Mauro” é um antigo morador e não abre para visitações. Mesmo assim, para quem está passando pela região, vale a pena para fotos externas.

Segundo a vizinhança, o castelo vai ganhando cada vez mais adereços no estilo medieval, com o passar do tempo. Em frente ao Castelo, há também uma pequena pracinha.

Praias de Vila Velha

A cidade oferece uma sequência de boas praias urbanas em toda a orla da cidade. As Praias da Costa, Itapoã e Itaparica oferecem uma ótima estrutura. Segue a lista das praias de Vila velha no sentido Norte Sul.

Praia Secreta

Praia Secreta - Vila Velha
Foto: Edivan Marques Lima

É uma bela prainha de apenas 60 metros, com águas calmas e transparentes. O acesso ficou por muito tempo fechado onde seria construído um resort. Hoje o acesso é por uma pequena passagem no muro, por isso tem o nome de Praia Secreta.

O acesso é por uma rampa muito íngreme na mesma rua que vai para o farol de Santa Luzia. Não há qualquer infraestrutura na praia.

Praia da Costa

Praia da Costa - Vila VelhaA Praia da Costa é uma das mais famosas do Espírito Santo. É toda iluminada, conta com calçadão, ciclovia, quiosques, lojinhas e ótima infraestrutura. É muito procurada para prática de esportes e para veraneio, pois suas águas são limpas e calmas.

Vila Velha - ES
Praia da Costa – Vila Velha

Em sua ponta esquerda está localizada a ponta da Sereia, um dos locais preferidos da praia. Esta área se concentra também bons restaurantes e o Morro do Moreno, que oferece trilhas e mirantes com belas vistas de Vila Velha e Vitória.

Praia de Itapuã

Praia de Itapoã - Vila VelhaA Praia de Itapuá é a continuação da Praia da Costa. Também oferece boa infraestrutura de bares, restaurantes e quiosques em toda sua extensão. É uma praia limpa, ótima para banhos de mar, mas deve-se ter cuidado com as ondas fortes.

Possui areia fofa e uma larga faixa de areia, procurada para a prática de esportes. Também é a preferida dos pescadores. Nesta praia há passeios de barco que levam até as pequenas ilhas rochosas de Pituã e Itatiaia, próximas à costa.

Praia de Itaparica

Praia de Itaparica - Vila VelhaA Praia de Itaparica é uma continuação da Praia da Costa e Itapuã. Segue o mesmo padrão de infraestrutura, com calçadão, quiosques e bares em sua orla.
Com 5 km de extensão, possui mar cristalino, com ondas fortes. É propícia para a prática do surf, com mar perigoso para banho de mar, pois aprofunda rapidamente.

Praia da Barrinha

Praia da Barrinha - Vila Velha
Foto: Regis Lima

A Praia da Barrinha fica na margem esquerda da foz do Rio Jucu, no Parque municipal de Jacarenema, a 12 km do centro. O acesso à praia é feito pela Ponte da Madalena, uma passarela para pedestres.

A praia é deserta, tem águas limpas e ondas fortes, sendo perigosa, principalmente no encontro do rio com o mar. Na foz do rio há grande movimento de pescadores.

Praia da Concha

Praia da Concha - Vila Velha
Foto: João M B Santos

Localizada no meio do Morro da Concha, a Praia da Concha, é uma pequena prainha com apenas 40 metros de extensão. Cercada pelo morro, fica protegida do mar aberto, sendo indicada para banho por suas águas calmas.

É acessível através de uma escadaria e uma trilha íngreme de 250 metros a partir do final da Barra do Jucu.

Praia da Barra do Jucu

Barra do Jucu - Vila VelhaBarra do Jucu é um pequeno balneário localizado a 15 quilômetros da cidade de Vila Velha. As praias do povoado possuem alguns nomes diferentes, como praia do Cemitério e Praia do Barrão.

O mar é agitado e no local acontecem campeonatos de surfe, alguns deles de nível nacional. No lado esquerdo fica o Morro da Concha e a Barra do Rio Jucu. Outra atração da praia é o castelo da Barra.

Balneário Ponta da Fruta

Balneário Pontada Fruta - Vila Velha
Foto: Robson Rodrigo Silva

O Balneário Ponta da Fruta fica próximo à divisa com Guarapari. A praia tem duas partes distintas: Uma de águas bem agitadas e outra de águas calmas, ideal para famílias com crianças. No lado tranquilo tem vários barzinhos e restaurantes.

Ilhas Pituã e Itatiaia

Ilhas Itatiaia - Vila velha
Ilhas Itatiaia e a cidade ao fundo – Foto: Thiago Figueiredo

Estas ilhotas ficam em frente à praia de Itapoã, em vila Velha, e formam um pequeno arquipélago. Nelas há pequenas prainhas e piscinas naturais de águas transparentes, além de um belo visual da cidade ao fundo.

Pituã fica a apenas 200m da costa, enquanto as ilhas de Itatiaia, a cerca de 1km. Pescadores que ficam na orla da praia Itapuã levam os turistas até as ilhas por R$30.

Passeios em Vila Velha, Vitória e região

A Civitatis oferece a oportunidade de reservar diversos passeios e excursões por toda a região. Há opções de city tour por Vitória e Vila Velha, passeios pelas montanhas capixabas e também à praias mais distantes como as de Guarapari e Anchieta. Confira as opções abaixo!

 

Mais Viagens e Caminhos no Espírito Santo


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

2 COMENTÁRIOS

  1. Conheci o município de vila velha, quando fui para a Escola de aprendiz marinheiros de Espírito Santo, uma cidade maravilhosa eu me apaixonei de coração, convido a todos para conhecer está linda cidade garanto que vocês não vão querer ir embora. Eu garanto, beijos a todos!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here