Vitória é uma das 3 capitais brasileiras situadas numa ilha e a segunda capital mais antiga do Brasil.

O Município de Vitória é formado por um arquipélago composto por 34 ilhas, 7 pontes interligam a Ilha ao continente, sendo a maior delas a Terceira Ponte, com 3,5 Km de extensão ligando liga Vitória a Vila Velha.

Vitória dispõe de belas paisagens, parques, praias e uma culinária muito apreciada por quem gosta de peixes e frutos do mar, sendo a “Moqueca Capixaba”, o mais famosos prato local.
É impossível visitar a capital do Espírito Santo e não dar um pulinho em Vila Velha, onde está o mais importante ponto turístico do estado, o Convento da Penha, que também oferece a melhor vista de Vitória.

Na parte alta se localizam os monumentos históricos e reservas de área verde; na baixa, está o comércio, os portos e as praias.
Vitória também possui um belo Centro Histórico, com destaque para o Palácio Anchieta, a Catedral, o Teatro Carlos gomes e o casario antigo.

Espirito Santo e Minas Gerais
Terceira Ponte e Convento da Penha ao fundo

Quando ir a Vitória

Raramente faz frio em Vitória, portanto, a capital pode ser visitada o ano inteiro, mas no verão o fluxo de turistas é maior, o litoral capixaba recebe principalmente mineiros que descem para aproveitar as praias.
No verão, as temperaturas variam entre 23°C a 30°C; e no inverno, entre 18°C e 26°C. O período de chuvas vai de outubro a janeiro, principalmente em novembro.

Como chegar a Vitória

Passando a Terceira Ponte - Vitória
Passando a Terceira Ponte

Além dos meios tradicionais para se chegar à capital capixaba, quem viaja de Minas Gerais pode optar por ir de trem. É uma maneira alternativa que demora, mas tem um visual belíssimo durante o trajeto.

De avião

O Aeroporto Eurico Salles opera somente voos domésticos. Para sair do aeroporto, os visitantes contam com serviço de ônibus públicos ou táxis.

De ônibus

A Itapemirim, Águia Branca e São Geraldo são as principais empresas de ônibus com linhas que ligam Vitória a outras capitais e ao interior do Espírito Santo.

De carro

Para quem vai de carro a principal ligação é a BR-101 que liga o Espírito Santo com o estado do Rio de Janeiro e ao Sul da Bahia.
Do Rio de Janeiro, são 533 km, pela BR-101.
De Belo Horizonte, são cerca de 544 km através da sinuosa rodovia BR-262.

De trem

Outra possibilidade para os mineiros e chegar de trem através da Estrada de Ferro Vitória-Minas. Uma forma diferente, porém bem demorada, pois a viagem a partir de Belo Horizonte dura aproximadamente 13 horas.

Onde ficar em Vitória

A maioria dos hotéis concentra-se na Praia do Canto e na orla da Praia de Camburi, região das praias repleta de restaurantes e estabelecimentos de comércio.
Confira a lista de hotéis e pousadas na cidade

O que fazer em Vitória – Principais pontos turísticos

As praias são as principais atrações da cidade, mas Vitória também tem algumas atrações históricas, e outras compartilhadas com a vizinha Vila Velha, como a Terceira Ponte e o Convento da Penha que fica em Vila Velha mas, oferece a melhor vista de Vitória. Quem visita uma cidade, deve visitar a outra também, além de outros destinos próximos como a bela Guarapari.

Convento de Nossa Senhora da Penha

Vitória - Espírito Santo
Vitória – Vista do Convento da penha, em Vila Velha

Localizado do outro lado da baía, no município de Vila Velha, o Convento da Penha foi fundado em 1558 e é o símbolo turístico do Estado. Construído no topo de um morro de 154 m, o local oferece vistas fantásticas de Vitória e também Vila Velha.
No Convento há missas diárias, em diferentes horários e a visitação é livre. Dá para subir sua estrada a pé, de carro ou com vans que vão até o estacionamento. Após o estacionamento, ainda há uma longa escadaria.

Terceira Ponte

Terceira Ponte - Vitória
Terceira Ponte

A Deputado Darcy Castello de Mendonça, mais conhecida por Terceira Ponte, liga as cidades de Vitória e Vila Velha. É uma das maiores pontes do Brasil, com 3,33 km de extensão com formato em curva. Seu vão principal tem 70 m de altura e 260 m de um pilar ao outro, permitindo o acesso de navios de grande porte à baía de Vitória.
A ponte tornou-se um dos cartões-postais das duas cidades e do estado, apelidada de Terceira Ponte devido às duas outras pontes que já existiam anteriormente ligando as duas cidades.

Palácio Anchieta

Palácio Anchieta - Vitória
Palácio Anchieta

O palácio sede do poder executivo do estado do Espírito Santo localiza-se em frente do Porto de Vitória, na entrada da Cidade Alta.
Sua construção iniciou em 1551, como uma igreja e só foi concluído em 1935, foi por muitos anos a maior construção do Estado e um dos 4 edifícios no Brasil que possuem a técnica do Esgrafito, uma técnica mourisca do séc XVI.
O Palácio Anchieta está aberto à visitação de terça a domingo das 10 às 17 horas.

Catedral de Vitória

Localizada na Cidade Alta, a Catedral teve sua construção iniciada em 1920 e foi somente concluída na década de 70. Ela ocupou este lugar onde, até 1918, havia uma igreja chamada Igreja de Nossa Senhora da Vitória, que era a Matriz da cidade.

Parque da Pedra da Cebola

Pedra da Cebola - Vitória
Parque Pedra da Cebola

Um parque ficou bastante conhecido e virou cartão-postal de Vitória por ter uma pedra em formato de cebola.
O parque conta com uma ampla área verde, local para prática de esportes e uma fazendinha, com aves e bastante espaço verde.

Paneleiras de Goiabeiras

Paneleiras de Goiabeiras - Vitória
Paneleiras de Goiabeiras – Vitória

Uma das tradições do Espírito Santo, é as Moquecas Capixabas preparadas em panelas de barro. No bairro de Goiabeiras, na periferia de Vitória, é possível conhecer o processo artesanal de fabricação das panelas de barro, que também são comercializadas no local.
A técnica indígena de mais de 400 anos pode ser observada nas Paneleiras de Goiabeiras, em um galpão ao lado do manguezal, onde se coleta o barro e acontece todo o processo.

Praça dos Namorados

A praça dos Namorados, próximo ao Iate Club do Espírito Santo oferece várias opções de diversão para crianças, ampla área de passeio, pistas de skate e patinação, quadras poliesportivas e tênis, pista de cooper e campo de futebol de areia. Aos sábados e domingos, uma Feira de Artesanato anima o local.

Leia também:
10 lugares para visitar de graça em Vitória pelo blog Capixaba na Estrada

Praias de Vitória

Vitória conta com 4 praias: Camburi, Ilha do Boi, Curva da Jurema e Castanheiras dentro dos limites do município, porém basta atravessar a Terceira Ponte, para aproveitar também as praias de Vila Velha.

Curva da Jurema - Vitória
Trecho da Curva da Jurema

Praia de Camburi

A Praia de Camburi é a mais procurada e movimentada da cidade, possui calçadão com orla toda urbanizada, com árvores e iluminação, é ponto de encontro, sempre tem gente circulando e praticando esportes. Na alta temporada, a praia recebe shows e eventos esportivos. Outra opção são os passeios de escuna.
Com 6 km de extensão, é a única praia da capital localizada fora da ilha de Vitória.

Praia Camburi - Vitória
Praia Camburi

Curva da Jurema

A Curva da Jurema vai do Iate Clube até a Ilha do Boi e possui uma orla repleta de áreas verdes e praças, com destaque para Praça dos Namorados e Praça dos Desejos.
Com águas frias e calmas é uma praia indicada para a prática de esportes náuticos e também outros esportes em seu calçadão.

Ilha do Boi

Localizada próxima a Terceira Ponte, a Ilha do Boi possui duas pequenas praias de das águas tranquilas e claras: Praia Grande e Praia da Direita.

Praia das Castanheiras

Localizada na Ilha do Frade, é uma pequena e bela praia que oferece as sombras de suas castanheiras. Possui pequenas piscinas naturais, entre pedras, com acesso feito por escada ou entre as rochas.

Mais Viagens e Caminhos no Espírito Santo

Do Rio Grande do Sul ao Espírito Santo e Minas de carro
Pontos turísticos de Guarapari
Pontos turísticos de Vila Velha

COMPARTILHAR
Jair Prandi

Editor, fotógrafo, videomaker, e influenciador digital do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog de viagens para compartilhar suas experiências.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here