De carro ou avião – Como escolher

De carro ou avião? Depende do objetivos da viagem.

De carro ou avião
  Por Jair Prandi
 

De carro ou avião? Depende do objetivos da viagem. Em alguns casos a melhor opção é ir de avião, em outros, é melhor ir de carro. Confira nossas dicas e decida se vai de carro ou avião.

A grande vantagem de uma viagem aérea, sem dúvida é o tempo gasto na viagem.
Vamos formular um exemplo: De Porto Alegre ao Rio de Janeiro;

De carro levaria uns 2 dias cansativos para percorrer os 1600 Km. Mas você poderia conhecer muita coisa pelo caminho ou ainda parar em pontos estratégicos para descansar e curtir um pouco, acrescentando mais destinos a sua viagem.

Sobrevoando Florianópolis
Sobrevoando Florianópolis a 10.300 metros de altura

De avião, seriam apenas 2 horas de voo. Porém você só iria ver a paisagem passando bem rápido lá em baixo e em boa parte dela só o azulão do mar, isso se não estiver nublado.

Adoro viajar de carro, principalmente quando vou a um lugar inédito. O problema é que os lugares diferentes para mim estão ficando muito distantes e para chegar até eles preciso repetir um longo trecho já conhecido , cerca de 2000 Km.

Serra do Rio do Rastro
Belo visual do emaranhado de curvas da Serra do Rio do Rastro

Para destinos até 1000 Km considero como melhor escolha, viajar de carro, principalmente se tiver atrativos no caminho. Se estiver de férias vá fazendo paradas para conhecer os pontos turísticos, sem pressa de chegar.

Se o percurso já for bem conhecido e você morar em uma capital ou próximo dela, pode aproveitar as promoções de passagens aéreas com preço muitas vezes mais baixo que o custo de uma viagem de carro. O problema é que vai ficar a pé lá no seu destino.

Como Comprar Passagens Aéreas Baratas
Sobrevoando os picos nevados da Cordilheira – Voo de Lima a Cusco

Um exemplo de viagem aérea que foi vantajosa para mim foi para o Rio de Janeiro. Já conhecia bem o destino até lá. Se fosse de carro iria repetir o caminho e encontraria dificuldades para dirigir, no trânsito do Rio, sem conhecer as ruas. Então fui de avião e fiquei hospedado próximo a uma estação de metrô.

Los Caracoles - Chile
Los Caracoles – Descida da Cordilheira no lado chileno

Já fiz também longas viagens de carro, com vários destinos. Onde o caminho também era o destino. Exemplo disso é a travessia da Cordilheira dos Andes, entre o Chile e a Argentina. Se fosse de avião iria conhecer somente o destino final, enquanto de carro os destinos foram múltiplos e eu acabei conhecendo boa parte dos países vizinhos.

De carro alugado no Peru - Estrada entre Moquegua e Arequipa
Estrada entre Moquegua e Arequipa (trecho do deserto montanhoso)

Longas viagens de carro que fizemos

No exterior

No Brasil

Voo Lima a São Paulo - Sobrevoando as montanhas, passando por um vulcão
Sobrevoando as montanhas do Peru, passando por um vulcão

Viagens mescladas – De avião de de carro alugado

Portanto, depende do interesse e objetivo de cada um. Se vai sair de férias, avalie o que quer conhecer no destino final, nos arredores e no caminho até lá. Calcule os gastos, tempo disponível e as atrações que podem ser incluídas. A partir daí tome a decisão que lhe for mais apropriada.

Leia também: Guia da primeira viagem de avião


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here