De carro ou avião? Depende do objetivos da viagem. Em alguns casos a melhor opção é ir de avião, em outros, é melhor ir de carro. Confira nossas dicas e decida se vai de carro ou avião.

A grande vantagem de uma viagem aérea, sem dúvida é o tempo gasto na viagem.
Vamos formular um exemplo: De Porto Alegre ao Rio de Janeiro;

De carro levaria uns 2 dias cansativos para percorrer os 1600 Km. Mas você poderia conhecer muita coisa pelo caminho ou ainda parar em pontos estratégicos para descansar e curtir um pouco, acrescentando mais destinos a sua viagem.

Sobrevoando Florianópolis
Sobrevoando Florianópolis a 10.300 metros de altura

De avião, seriam apenas 2 horas de voo. Porém você só iria ver a paisagem passando bem rápido lá em baixo e em boa parte dela só o azulão do mar, isso se não estiver nublado.

Adoro viajar de carro, principalmente quando vou a um lugar inédito. O problema é que os lugares diferentes para mim estão ficando muito distantes e para chegar até eles preciso repetir um longo trecho já conhecido , cerca de 2000 Km.

Serra do Rio do Rastro - Mirante
Mirante no meio da Serra do Rio do Rastro

Para destinos até 1000 Km considero como melhor escolha, viajar de carro, principalmente se tiver atrativos no caminho. Se estiver de férias vá fazendo paradas para conhecer os pontos turísticos, sem pressa de chegar. Se o percurso já for bem conhecido e você morar em uma capital ou próximo dela, pode aproveitar as promoções de passagens aéreas com preço muitas vezes mais baixo que o custo de uma viagem de carro. O problema é que vai ficar a pé lá no seu destino.

Como Comprar Passagens Aéreas Baratas
Sobrevoando os picos nevados da Cordilheira – Voo de Lima a Cusco

Um exemplo de viagem aérea que foi vantajosa para mim foi para o Rio de Janeiro. Já conhecia bem o destino até lá. Se fosse de carro iria repetir o caminho e encontraria dificuldades para dirigir, no trânsito do Rio, sem conhecer as ruas. Então fui de avião e fiquei hospedado próximo a uma estação de metrô.

Los Caracoles - Chile
Los Caracoles – Descida da Cordilheira no lado chileno

Já fiz também longas viagens de carro, com vários destinos. Onde o caminho também era o destino. Exemplo disso é a travessia da Cordilheira dos Andes, entre o Chile e a Argentina. Se fosse de avião iria conhecer somente o destino final, enquanto de carro os destinos foram múltiplos e eu acabei conhecendo boa parte dos países vizinhos.

De carro alugado no Peru - Estrada entre Moquegua e Arequipa
Estrada entre Moquegua e Arequipa (trecho do deserto montanhoso)

Longas viagens de carro que fizemos

No exterior
Do Rio Grande do Sul a Argentina e Chile – 8000 Km
Do Rio Grande do Sul ao Uruguai e Buenos Aires – 3000 Km
No Brasil
Do Rio Grande do Sul a Espírito Santo e Minas – 4500 Km
Do Rio Grande do Sul – Caverna do Diabo, Aparecida e Paratí – 3000 Km

Voo Lima a São Paulo - Sobrevoando as montanhas, passando por um vulcão
Sobrevoando as montanhas do Peru, passando por um vulcão

Viagens mescladas – De avião de de carro alugado

Aventura no Peru
Ceará, de avião e de carro.
Bahia, de avião e de carro.
Do RS a Vitória de avião e Pico da Bandeira de carro

Portanto, depende do interesse e objetivo de cada um. Se vai sair de férias, avalie o que quer conhecer no destino final, nos arredores e no caminho até lá. Calcule os gastos, tempo disponível e as atrações que podem ser incluídas. A partir daí tome a decisão que lhe for mais apropriada.

Leia também:Guia da primeira viagem de avião

Organize sua viagem! Faça sua reserva aqui no Viagens e Caminhos!

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here