No coração da Bahia está um dos mais belos cenários naturais do Brasil. A Chapada Diamantina é um dos destinos preferidos dos adeptos do trekking. São muitas grutas, cachoeiras, platôs, serras e vales com paisagens de encher os olhos a 400 km de Salvador.
Quem quiser visitar e conhecer a chapada deve em primeiro lugar estar preparado fisicamente. Existe uma grande variedade de trilhas que podem ser feitas, com e sem guia. Uma das melhores é a do Vale do Patí, com duração de 5 dias. A sua beleza cênica é comparada às trilhas mais belas do mundo.
Mas para conhecer as principais atrações, 2 dias são suficientes. Algumas das principais atrações são alcançadas com uma pequena caminhada, como o Morro do Pai Inácio, mas outras são distantes, como a Cachoeira da Fumaça, com trilha de 6 km, 1,5 de subida, só de ida.
A Chapada é enorme e as atrações espalhadas entre as cidades erguidas na época da extração de diamante. Entre elas: Lençóis, Palmeiras, Iraquara, Igatú, Andaraí, Mucugê e Caeté-Açú.
A mais estruturada é bem conservada é Lençóis, mas alguns passeios são distantes e convém pernoitar também nas outras cidades e povoados. O ideal é estar de carro ou contratar as Vans das agências
Pontos turísticos que visitamos na Chapada Diamantina
Morro do Pai Inácio
O Morro do Pai Inácio é o cartão postal da Chapada Diamantina, possui 1.120m de altitude e pertence ao município de Palmeiras. A trilha para chegar ao seu topo é leve e o acesso é fácil e rápido, ficando na margem da BR-242, a 27 Km do município de Palmeiras e a 26 km de Lençóis.
Atualmente ele é monitorado pelo GAP (Grupo Ambientalista de Palmeiras). A vista do alto do platô, é de 360 graus. Para todos os lados a vista é espetacular. Mas a vista sentido Morro do Camelo é o principal cartão postal da Chapada.
Morro do Camelo
Lembra a silhueta de um camelo. Fica a 4 km do Morro do Pai Inácio e possui 1.050m de altitude.
Morrão
Com seus 1.418m de altitude, fica isolado em meio a uma campina. O acesso mais fácil é pela estrada Palmeiras-Capão. Ele pode ser visto de outro ângulo na trilha da Cachoeira da Fumaça, no Vale do Capão.
Vale do Capão
Além de dar acesso a importantes pontos turísticos, como o Vale do Pati, a Cachoeira da Fumaça, o Morrão e a Cachoeira do Riachinho; o Vale do Capão, no município de Palmeiras, é uma atração por si só. Incrustado no Parque Nacional da Chapada Diamantina e cercado por serras, o Capão é mais do que um santuário ecológico: é um lugar fascinante. O principal povoado é Caeté- Açu.
Cachoeira da Fumaça
Com 380 metros de queda livre, ela é a segunda mais alta do Brasil. Em época de estiagem, de maio a setembro, ela fica com pouca água e o vento leva de volta as gotinhas formando a famosa “Fumaça”.
Aproveite a vista nos 2 lados. Para ver a Fumaça por cima, a trilha é de 6 km, que começa próximo a vila de Caeté-Açú e os primeiros 1500 metros são de forte subida com a vista do Morrão à esquerda e o Vale do Capão à direita, o resto do trajeto é plano.
A partir da cidade de Palmeiras são 20 km de terra até o inicio da trilha, que por si só vale a caminhada. É bem batida e não tem como ser perder.
Para vê-la por baixo, só mesmo fazendo um trekking de 3 dias.
Cidade de Lençóis
Construída nos tempos áureos do garimpo na região, numa época de muita riqueza, Lençóis era conhecida como a Capital do Diamante. Tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional desde 1973, a cidade preserva o casario colonial do final do século XIX. Com o término da mineração e a criação do Parque Nacional da Chapada Diamantina, o turismo tornou-se uma nova fonte de desenvolvimento para a região.
Principal destino da Chapada Diamantina, Lençóis dispõe de infra-estrutura com capacidade para atender turistas de todas as partes do mundo. Possui aeroporto a 20 km da sede, dois mil leitos oficiais de variados tipos de hospedagem, agências e guias, culinária regional, nacional e internacional, internet e todos os sinais de celular.
Para conhecer as atrações, agências de turismo organizam caminhadas pelas trilhas que cortam o parque e passeios fretados para os locais mais distantes.
Grutas e cavernas da Chapada Diamantina
O subsolo da Chapada é tão fascinante quanto a superfície. As cavernas de Iraquara, perto de Palmeiras, constituem uma das maiores redes subterrâneas do Brasil. As mais visitadas são a Torrinha, a Lapa Doce, o Buraco do Cão e a Pratinha.
Caverna Torrinha
Foi descoberta há poucos anos. Três roteiros são oferecidos ao visitante, da simples visita (roteiro 1 ) a uma descoberta completa (roteiro 3 de três horas). Esta caverna apresenta curiosidades geológicas como agulhas de Gypsita de 60 centímetros de comprimento, flores de Aragonita de tamanho inusitado e outras maravilhas que os guias locais sabem muito bem apresentar.
Gruta Lapa Doce
É a segunda maior do Brasil, com 40 km de galerias, já mapeados, fica em uma fazenda particular. Caminhada de 1 km por dentro da caverna. A entrada e a saída são em pontos distintos. Todo o percurso é feito por enormes galerias com o acompanhamento de um guia, que é contratado no local. O acesso é pela rodovia que vai para Iraquara, depois se pega mais uns 2 km de terra até a fazenda.
Gruta Azul, Gruta da Pratinha e Fazenda da Pratinha
Situada, também em uma fazenda particular que abriga estas 3 atrações. Fica à uns 8 km da Lapa Doce, atravessando a rodovia e continuando na mesma estrada.
A Gruta Azul é alcançada com uma caminhada curta. Entre 14:00 e 15:30, os raios do sol proporcionam um belo espetáculo ao tocar na água e deixá-la incrivelmente azul e transparente.
Na Gruta Pratinha, do outro lado da fazenda, mas também próxima e com águas cristalinas, é possível fazer flutuação para observação de peixes e exploração, mergulho e tirolesa. O lago antes da gruta é o balneário da fazenda. A água é muito transparente e convidativa no clima árido da chapada.
A Chapada Diamantina é imensa e visitamos somente a parte Norte dela, recomendo que leiam o artigo do blog Itinerário de Viagem que mostra também a parte Sul da Chapada.
Para informações oficiais atualizadas, recomendo acessar o Guia da Chapada.
Mais Viagens e Caminhos na Bahia
Relato de nossa viagem à Bahia
O que fazer em Salvador
Praia do Forte
Morro de São Paulo
Mapas da Chapada
PACOTES DE VIAGENS HURB. Pacotes de viagens baratos para os melhores destinos do Brasil e do Mundo. Pague em até 12x.
HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.
ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve e pague em Reais, sem IOF.
SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e recomendado nas viagens. É barato e previne gastos. Saiba mais!
PASSEIOS PELO MUNDO – GET YOR GUIDE - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.