Congonhas, assim como Ouro Preto e Mariana, surgiu da exploração do ouro, mas tem como principal atração as esculturas dos 12 profetas de Aleijadinho.

A principal atração e Cartão-postal de Congonhas é a Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, que constitui um dos mais famosos e belos conjuntos arquitetônicos do Brasil, em cima de uma colina com seus 12 profetas esculpidos em pedra-sabão. O autor desses tesouros da arte barroca foi Aleijadinho, entre 1800 e 1805.

Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos

Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos - CongonhasAlém da basílica com as 12 esculturas de pedra o complexo incorpora ainda 6 Capelas que representam os Passos da Paixão de Cristo, que abrigam 64 imagens esculpidas em cedro com tamanho natural, pintadas pelo Mestre Athayde.

Estátuas de Aleijadinho - Congonhas

No total são 78 esculturas em tamanho natural, os 12 profetas confeccionados em pedra-sabão e as 64 esculpidas em cedro, formando um excepcional conjunto de obras de arte. Esse conjunto monumental foi tombado pela Unesco como Patrimônio da Humanidade em 1985.

Esculturas de Aleijadinho - Congonhas - MG
Esculturas de cedro dos Passos da Paixão

Aleijadinho

Antônio Francisco Lisboa, mais conhecido como Aleijadinho, natural de Ouro Preto (1738-1814), foi um importante escultor, entalhador e arquiteto do Brasil colonial, que deixou um acervo estimado em 400 obras realizadas principalmente nas cidades de Ouro Preto, Sabará, São João del Rei e Congonhas.
Os principais monumentos que contém suas obras são a Basílica de do Bom Jesus de Matosinhos e a Igreja de São Francisco de Assis, em Ouro Preto.

Romaria

Romaria - Congonhas - Minas Gerais

Romaria é um prédio de forma circular com um enorme pátio em seu interior. O local servia de abrigo aos pobres que iam à Romaria do Jubileu do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, todos os anos. Com o tempo, o espaço foi vendido à um hotel e depois (em 1993), recuperado e restaurado pela prefeitura de Congonhas.
Hoje o espaço é destinado à preservação da história, cultura, artes, lazer e turismo em Congonhas. Além disso é um lugar bonito para visitar e tem se tornado ponto de encontro e de realização de shows.

Existem ainda outras atrações interessantes em Congonhas, como as igrejas interessantes espalhadas pela cidade, como a Matriz de Nossa Senhora da Conceição e a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, os museus da Imagem e Memória e o Parque da Cachoeira.

Congonhas - MG

Como chegar em Congonhas

Congonhas se localiza 80 km ao Sul de Belo Horizonte, com fácil acesso pela rodovia BR-040 que leva ao Rio de Janeiro. Uma boa é fazer o roteiro Congonhas, Ouro preto (situada a 56 km) e Mariana (72 km)

Mais Viagens e Caminhos na região
O que fazer em Ouro Preto
O que fazer em Mariana
Como chegar no Pico da Bandeira

Resolva sua viagem aqui no Viagens e Caminhos | Faça sua pesquisa!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here