Congonhas, assim como Ouro Preto e Mariana, surgiu da exploração do ouro, mas tem como principal atração as esculturas dos 12 profetas de Aleijadinho.

A principal atração e Cartão-postal de Congonhas é a Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, que constitui um dos mais famosos e belos conjuntos arquitetônicos do Brasil, em cima de uma colina com seus 12 profetas esculpidos em pedra-sabão. O autor desses tesouros da arte barroca foi Aleijadinho, entre 1800 e 1805.

Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos

Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos - CongonhasAlém da basílica com as 12 esculturas de pedra o complexo incorpora ainda 6 Capelas que representam os Passos da Paixão de Cristo, que abrigam 64 imagens esculpidas em cedro com tamanho natural, pintadas pelo Mestre Athayde.

Estátuas de Aleijadinho - Congonhas

No total são 78 esculturas em tamanho natural, os 12 profetas confeccionados em pedra-sabão e as 64 esculpidas em cedro, formando um excepcional conjunto de obras de arte. Esse conjunto monumental foi tombado pela Unesco como Patrimônio da Humanidade em 1985.

Esculturas de Aleijadinho - Congonhas - MG
Esculturas de cedro dos Passos da Paixão

Aleijadinho

Antônio Francisco Lisboa, mais conhecido como Aleijadinho, natural de Ouro Preto (1738-1814), foi um importante escultor, entalhador e arquiteto do Brasil colonial, que deixou um acervo estimado em 400 obras realizadas principalmente nas cidades de Ouro Preto, Sabará, São João del Rei e Congonhas.
Os principais monumentos que contém suas obras são a Basílica de do Bom Jesus de Matosinhos e a Igreja de São Francisco de Assis, em Ouro Preto.

Romaria

Romaria - Congonhas - Minas Gerais

Romaria é um prédio de forma circular com um enorme pátio em seu interior. O local servia de abrigo aos pobres que iam à Romaria do Jubileu do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, todos os anos. Com o tempo, o espaço foi vendido à um hotel e depois (em 1993), recuperado e restaurado pela prefeitura de Congonhas.
Hoje o espaço é destinado à preservação da história, cultura, artes, lazer e turismo em Congonhas. Além disso é um lugar bonito para visitar e tem se tornado ponto de encontro e de realização de shows.

Existem ainda outras atrações interessantes em Congonhas, como as igrejas interessantes espalhadas pela cidade, como a Matriz de Nossa Senhora da Conceição e a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, os museus da Imagem e Memória e o Parque da Cachoeira.

Congonhas - MG

Como chegar em Congonhas

Congonhas se localiza 80 km ao Sul de Belo Horizonte, com fácil acesso pela rodovia BR-040 que leva ao Rio de Janeiro. Uma boa é fazer o roteiro Congonhas, Ouro preto (situada a 56 km) e Mariana (72 km)

Mais Viagens e Caminhos na região
O que fazer em Ouro Preto
O que fazer em Mariana
Como chegar no Pico da Bandeira

Organize sua viagem! Faça sua reserva aqui no Viagens e Caminhos!

2 COMENTÁRIOS

  1. Olá Jair, aproveita e tira uma foto lá na avenida principal de Congonhas onde tem uma passeio com um buraco quadrado onde os pedestres vivem em situação de risco a mais de trinta anos e a prefeitura não faz nada pois dizem que e buraco histórico, Congonhas ….paciência naquele lugar

    • Olá! Fernando!
      Infelizmente esta situação acontece em quase todos os municípios brasileiros, inclusive na cidade onde moro. Consequências de nossos políticos…

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here