Confira nosso Guia da primeira viagem de avião que esclarece algumas dúvidas de quem vai fazer sua primeira viagem aérea.

Para quem viaja frequentemente de avião tudo é parece muito simples, porém, que está pela primeira vez num aeroporto para embarcar, fica com ansiedade e dúvidas sobre os procedimentos de check-in, embarque e tudo que envolve uma viagem aérea.
Também passei por isso, ha alguns anos, mas agora, muitos voos de experiência, posso dar algumas dicas e explicações de como tudo funciona.

Aeroporto de Salvador
Aeroporto de Salvador

Bagagem

Bagagem de mão

Por regra, a franquia de bagagem de mão é de, no mínimo, 10 Kg. O passageiro tem direito de levar com ele na cabine da aeronave até 10 Kg sem qualquer custo extra. Mas atenção, há excessões, então é melhor consultar a companhia aérea.

Nela, devem ser colocados objetos de valor, como carteira, celular, documentos, máquinas fotográficas e objetos pessoais. Por medidas de segurança, não entram na mala objetos cortantes (alicate, tesoura de unha, canivetes etc.), frascos com líquidos com mais de 100 ml e produtos inflamáveis ou explosivas (como isqueiros e sprays).
Ela pode ser colocada no bagageiro acima dos bancos ou em baixo deles. Geralmente são usadas: bolsas, mochilas ou pequenas malas.
Essa bagagem e tudo que estiver nos bolsos vão passar pela máquina de Raios X, ao entrar na sala de embarque.

Mala grande despachada

Após a edição da Resolução n°400/2016, as empresas aéreas foram liberadas a praticar a venda de passagens aéreas com diferentes franquias de bagagem despachada. Por isso, ao comparar os preços das passagens, tenha atenção e verifique o que está sendo oferecido em termos de bagagem para o tipo de tarifa que está comprando.

Para mais informações, acesse o site da ANAC.

Aeroporto de Ushuaia - Argentina
Aeroporto de Ushuaia – Argentina

Documentos necessários para embarque

Para voos nacionais, pode-se utilizar o RG (carteira de identidade), carteira de motorista, passaporte nacional ou a carteira de trabalho, originais ou cópias autenticadas. Costumo usar só o RG. Deixe-o sempre à mão, pois ele será pedido mais de uma vez.
Para voos internacionais, devem ser consultadas as regras de cada país. Para países integrantes do Mercosul e quase todos da América do Sul, não é necessário visto, nem passaporte, somente o RG, em bom estado e que tenha sido expedido há menos de 10 anos.

Como funciona o check-in

Para viagens dentro do Brasil, o ideal é chegar ao aeroporto pelo menos uma hora antes do horário do voo, para poder realizar todos os procedimentos sem correria. Para voos internacionais, chegue com duas horas de antecedência.
Ao chegar ao aeroporto, procure pelo balcão de embarque da companhia aérea em que irá viajar.

Aeroporto de Maceió
Balcões de check-in e despacho de bagagem

O check-in, nada mais é que a conferência dos dados do passageiro, que deve mostrar seu documento com foto. Se possível, leve o bilhete da passagem aérea emitido no momento da compra (chamado também de e-ticket). Você deve entregar a mala grande durante o check-in. Ela será pesada, identificada e despachada. O funcionário lhe entregará o cartão de embarque com informações sobre o seu voo. Guarde bem este papel, pois ele garante sua entrada no avião. Tanto no primeiro embarque, quanto nas conexões.

Como funciona o embarque no avião

Aeroporto de Brasília
Sala de embarque no aeroporto de Brasília

Feito o check-in, você deve observar no bilhete o horário de embarque, que acontece uns 40 minutos antes do voo. Procure pelo local onde são feitos os embarques. Há um salão para Embarque Doméstico (voos dentro do Brasil) e outro para Embarque Internacional (voos para o exterior). É obrigatório passar pelo detector de metais. Lembre-se de tirar todos os objetos metálicos que portar (chaves, moedas, cinto), que devem passar junto com a bagagem de mão no raio-X.

Embarcando avião Tam - Brasília
Embarcando no avião em Brasília

Após entrar na área de embarque, procure pelo portão indicado no bilhete e aguarde a chamada para seu voo. Vários monitores espalhados pelo aeroporto divulgam as informações dos próximos voos. A chamada para o embarque é feita por alto-falantes.

Dentro do avião

Dentro do avião, procure por seu assento assinalado no cartão de embarque. Os comissários de bordo explicarão os procedimentos de segurança em português e inglês. Os aparelhos eletrônicos devem ser desligados na hora do pouso e da decolagem. O celular precisa permanecer o tempo todo desligado. Não é permitido fumar a bordo. Durante a viagem, serão servidos pequenos lanches e bebidas, mas se o voo for longo, o melhor é alimentar-se bem antes ou levar petiscos a bordo.

Interior do aviãoDurante o voo, pode tirar fotos, sem problemas.
Leve chicletes com você. Algumas pessoas sentem pequenos enjoos, principalmente no momento do pouso e da decolagem. É como se estivesse subindo ou descendo num elevador. Simular bocejos ou mascar alguma coisa ajuda a aliviar o desconforto. Evite ingerir bebidas alcoólicas antes da viagem, já que a altitude potencializa os efeitos do álcool.
Costuma fazer um friozinho por causa do ar condicionado, se for um voo longo é aconselhável usar uma blusa leve.

Em caso de turbulência, não se preocupe. Ela acontece quando há uma mudança brusca na temperatura, na velocidade ou na pressão do ar. Ela é mais comum quando se ultrapassa uma nuvem de chuvas. Apesar de parecer assustador, as aeronaves são projetadas para aguentar as intempéries do tempo, suportar raios e relâmpagos. Apenas permaneça sentado e afivele o cinto até que o voo seja normalizado.

Escalas e conexões

Existem voos diretos e com escalas ou conexões em outras cidades. No voo direto você desembarca direto no seu destino final. Nos voos com escala, o avião aterrissa em uma ou mais cidades antes do destino final, para desembarque e embarque de outros passageiros. Porém, não é preciso deixar a aeronave.

Painel com a lista de voos
Painel com a lista de voos

Em voos com conexão, o passageiro desembarca da aeronave em outra cidade, espera novamente na sala de embarque e embarca em outro avião rumo ao destino final. Se este for o seu caso, siga as indicações dos agentes aeroportuários. Eles indicam aos “passageiros em trânsito” o portão e o horário de embarque do próximo voo.

Nos voos nacionais, as malas são transferidas para outra aeronave pelos próprios funcionários da companhia aérea. Portanto, não é preciso se preocupar com a sua.

Cabine do avião

O desembarque

Ao chegar ao destino final, você deve ir até a área de desembarque e procurar pela esteira. Monitores indicam a procedência. É lá que você pegará sua bagagem. Na dúvida, basta seguir as pessoas de seu voo. Fique de olho até aparecer a sua mala e confira, antes de pegá-la, se é mesmo a sua. Não se preocupe se não conseguir pegar sua bagagem na primeira vez, pois ela passará de novo.

Estes são os procedimentos normais. Para informações complementares, consulte o Guia do Passageiro da Infraero ou baixe o Guia do Passageiro em PDF.

Outras dicas importantes para sua viagem
Como tirar passaporte
Lista de países que não exigem visto para brasileiros
De carro ou avião – como escolher
GoPro – porque ter uma para suas viagens

Reserve aqui no Viagens e Caminhos! Temos as melhores opções para organizar sua viagem! Nossos parceiros são os melhores do mercado!

HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com, maior site de reservas de hospedagem do mundo e o que tem os melhores preços! São milhares de hotéis, pousadas, resort e hostel em todo o mundo! Reserve antecipado e cancele quando quiser. Escolha e faça sua reserva!
SEGURO VIAGEM - Vai para o exterior! Faça Seguro Viagem! É obrigatório na Europa e muito recomendado para qualquer viagem ao exterior. Uma simples internação nos Estados Unidos tem um custo diário de 2.000 Dólares e um seguro viagem é bem barato! Faça uma cotação!
ALUGUEL DE CARRO – Somos parceiros da RentalCars, maior comparador de aluguéis de carro do mundo, e que garante também o melhor preço! Reserve em nosso site e pague em Reais, sem IOF, e com total segurança. Faça sua cotação online!

5 COMENTÁRIOS

  1. estou indo a gramado e como estou levado pouco dinheiro pretendo fazer os programas a pé. Portanto, desejo saber se é possível obter um mapa com a distância do centro para os principais pontos turísticos, assim poderei organizar melhor meu passeio. Grata. Lúcia

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here