Florianópolis oferece muitas opções de lazer. Praias paradisíacas, lagoas, dunas, trilhas em meio à Mata Atlântica, casario colonial, sítios arqueológicos, opções variadas de esportes e muita gente bonita.

Bares, restaurantes e boates dominam o Canto da Lagoa, o Canto dos Araçás, o Centrinho, a Avenida das Rendeiras e o Caminho para a Praia Mole. No centro, shoppings e toda a modernidade de uma cidade grande e moderna.

Com aproximadamente 407 mil habitantes e mais de 1,5 milhão de visitantes por temporada, Florianópolis é a capital brasileira com o melhor índice de qualidade de vida. Por isso muitos acabam escolhendo esse paraíso para viver.

Florianópolis
Imagem: drone Viagens e Caminhos

A ilha é perfeita para a prática de esportes dentro e fora d’água. Tem surf nas praias do leste e sul, windsurfe e caiaques na Lagoa da Conceição, mergulho na Ilha do Arvoredo, sandboard nas dunas da Joaquina, voos duplos de parapente nos morros das praias; Mole, Brava e Lagoa da Conceição, além de diversas trilhas para caminhadas, que conduzem à praias selvagens.

Praia Brava - Florianópolis - SC
Praia Brava – Florianópolis – Imagems: drone Viagens e Caminhos

Quando ir a Florianópolis

Para aproveitar as praias, é claro, vá no verão, que vai de dezembro a março, quando as temperaturas da águas estão agradáveis, no restante do ano as águas costumam ser geladas.
Para conhecer a ilha, é recomendável ir fora da temporada de férias, para poder circular com tranquilidade pelas dezenas de praias e atrações. No verão o trânsito fica complicado, já que muitas ruas são estreitas e milhares de veranistas invadem Floripa.

Praia Canasvieiras - Florianópolis
Praia Canasvieiras, no norte da ilha

Como chegar em Florianópolis

Existem duas formas de chegar à Ilha de Florianópolis: Através do aeroporto Internacional Hercílio Luz, que se localiza na parte Sul da ilha; e pela ponte Ivo Campos, único acesso rodoviário à Ilha. A partir do viaduto de acesso na BR-101, são 7 km até a ilha.
A melhor maneira de circular pela ilha é de carro, embora na alta temporada os congestionamentos para as praias mais afastadas, sejam constantes.

Como chegar em Florianópolis
Pontes de acesso a Florianópolis – Imagem: drone Viagens e Caminhos

Onde ficar em Florianópolis

O que não falta são opções de hospedagem em Florianópolis. No centro, os grandes hotéis dominam, já nas praias, que se espalham por toda a ilha, há uma enorme quantidade e diversidade de pousadas.
Para os milhares de veranistas que invadem a ilha na temporada com suas famílias, não faltam casas e apartamentos que são alugados por diárias. Já para os mais endinheirados, a opção é o Resort Costão do Santinho.
Escolha entre mais de 1700 opções de hospedagem na ilha

Praia Brava - Florianópolis
Condomínios de luxo na Praia Brava

O que fazer em Florianópolis – Pontos turísticos

Quem pensa que Florianópolis só tem praias a oferecer está muito enganado, na cidade na ilha há muitas opções, tanto naturais, como várias construções históricas, tanto no centro como ao redor da ilha, como é o caso das Fortalezas datadas do século XVIII.
Conheça os principais pontos turísticos além das praias:

Pontos turísticos urbanos de Florianópolis

Ponte Hercílio Luz

Ponte Hercílio Luz - FlorianópolisO principal cartão-postal de Florianópolis foi construído em 1926, tem 819 metros de comprimento e torres que medem 75 metros acima do nível do mar. A obra tombada como Patrimônio Histórico e Artístico está fechada desde 1982 para trânsito de automóveis e pedestres, servindo apenas como cartão-postal da cidade.
No pátio do Forte Santana dá para chegar aos pés da ponte e tirar belas fotos.

Avenida Beira Mar

Avenida Beira Mar - FlorianópolisLocalizada às margens da baía norte, a Avenida Beira Mar conta com calçadões com grande espaço de lazer utilizado para lazer e esportes. Além de ser a mais importante avenida da cidade, o local conta com modernos edifícios, formando um belo visual.

Morro da Cruz

Vista do Morro da cruz - FlorianópolisÉ o principal mirante da cidade, situado junto às antenas de transmissão de TV. O mirante fica a 285 m de altura, de onde se tem uma das melhores vistas do centro, das duas baías, das pontes que ligam a ilha ao continente e dos bairros na região continental de Florianópolis.
O principal acesso é pela Rua Allan Kardec, logo após o Shopping Beira Mar e Rua do Antão.

Centro Histórico, Mercado Público, Praça XV de novembro e Palácio Cruz e Souza

Roteiro pelo Centro histórico de FlorianópolisO Mercado Público é o coração do centro histórico, onde se encontra; peixe fresco, bares e restaurantes; A Praça XV de novembro é o local onde se iniciou a construção de Florianópolis; O Palácio Cruz e Souza é um marco na história da cidade.
Confira nosso roteiro pelo Centro Histórico de Florianópolis com informações detalhadas sobre estas e mais atrações.

Fortalezas de Florianópolis

Fortaleza de Santa Cruz do Anhatomirim

Fortaleza de Santa Cruz do Anhatomirim - FlorianópolisSituada na linda Ilha de Anhatomirim, é a maior de todas as fortalezas que forma construídas para garantir a segurança da ilha. Dispõe de restaurante, lanchonete, aquário marinho e exposição de mamíferos aquáticos. Acesso por passeios de barco, que sai do trapiche de Canasvieiras e da Ponte Hercílio Luz.

Fortaleza de São José da Ponta Grossa

Fortaleza São José da Ponta Grossa - FlorianópolisCircundada por espessas muralhas, detém um harmonioso conjunto arquitetônico, situada em um dos extremos da ilha, entre a Praia do Forte e Jurerê.
O acesso é de carro pela avenida, no final da Praia de Jurerê.
Leia mais sobre a Fortaleza São José da Ponta Grossa.

Forte Santana

Forte Santana - FlorianópolisLocalizado no centro, debaixo da Ponte Hercílio Luz, é o mais acessível de todos os fortes. Dele de observa um panorama belíssimo do canal entre as baias norte e sul e as 3 pontes que fazem a ligação da ilha ao continente. No forte funciona também o museu das armas, que conta com um grande acervo.
Acesso direto pela Av. Beira Mar.

Lagoas de Florianópolis

Lagoa da Conceição

Mirante da Lagoa da Conceição - Florianópolis
Mirante da Lagoa da Conceição

Localizada no centro da ilha, a Lagoa da Conceição oferece uma bela paisagem, sendo ponto de prática de esportes aquáticos, artesanato, local onde se concentram diversos bares e restaurantes, além de ser um dos points noturnos de Florianópolis.
Para apreciar a lagoa de cima, existem mirantes nos 2 lados, no topo dos morros de acesso.

Lagoa do Peri

Lagoa do Peri - FlorianópolisSituada ao sul da ilha, próxima a Praia da Armação, a Lagoa do Perí é um ótimo lugar para passar um dia tranquilo. Com boa estrutura, o local que é uma reserva conta com; praia de água doce, trilhas, banheiros, 80 churrasqueiras, bar, lanchonete, parque infantil e estacionamento, tudo numa área arborizada. A área em volta da lagoa tem matas e trilhas belíssimas que levam a cachoeiras e antigos engenhos coloniais.

Passeios de escuna em Florianópolis

Passeio de barco em FlorianópolisDois roteiros conduzem a imponentes e preservados fortes da região. O passeio que parte da Ponte Hercílio Luz é o mais completo, tem 6 horas de duração e faz paradas no Forte de Santa Cruz de Anhatomirim e na Fortaleza de Santo Antônio de Ratones, passando ainda pela baía dos Golfinhos.
Já o que tem início na praia de Canasvieiras não inclui Ratones, mas faz paradas no Forte de Santa Cruz de Anhatomirim.
Ambos têm parada para almoço e banho.

Praias de Florianópolis

Os principais atrativos de Floripa, são suas 40 praias, com características muito variadas, satisfazendo assim, a todos os gostos.
As do norte são as de águas mais tranquilas, mais urbanizadas e as mais procuradas pelas famílias de veranistas.

Dunas da Joaquina
Dunas da Joaquina

As do leste, com mar mais aberto são mais propícias ao surf e outros esportes, por isso são mais frequentadas pelos jovens.
Ao sul estão as praias mais rústicas e as vilas de pescadores.
Na costa oeste, voltada para o continente, nos povoados de Ribeirão da Ilha e de Santo Antônio de Lisboa estão preservadas ainda a arquitetura, artesanato e a culinária açoriana.

Praia da Armação - Florianópolis
Praia da Armação, no sul da ilha

Para as praias escrevemos um artigo individual para cada uma. Leia os artigos detalhados de cada praia de Florianópolis com sua localização.

Praia Daniela
Praia do Forte
Praia Jurerê
Praia Canasvieiras
Praia Cachoeiro do Bom Jesus
Praia Ponta das Canas
Praia Lagoinha
Praia Brava
Praia dos Ingleses
Praia do Santinho
Praia Moçambique
Praia Barra da Lagoa
Praia Galheta
Praia Mole
Praia Joaquina
Praia Campeche
Ilha Campeche
Praia Morro das Pedras
Praia da Armação
Praia Matadeiro
Praia Lagoinha do Leste
Praia Pântano do Sul
Praia dos Naufragados
Praia Caieiras e Tapera
Ribeirão da Ilha

COMPARTILHAR
Jair Prandi

Editor, fotógrafo, videomaker, e influenciador digital do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog de viagens para compartilhar suas experiências.

1 COMENTÁRIO

  1. Oláaa! achei teu blog atraves do site O viajante..adorei,por motivos obvios,hehehe!!
    Adorei esse post,morro de vontade de conhecer Floripa e agora com esse mini guia,fiquei com mais vontade ainda!! bacana ver que tem outras familias por ai que partilham dos mesmos gostos que a gente!
    ABÇS,BOA SEMANA!!ah,estamos seguindo teu blog,tá?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here