O que fazer em Florianópolis: Pontos turísticos e praias

Florianópolis tem praias paradisíacas, lagoas, dunas, trilhas em meio à Mata Atlântica, casario colonial e opções variadas de lazer e esportes.

Florianópolis
  Por Jair Prandi
 

Saiba o que fazer em Florianópolis, destino que oferece muitas opções de lazer. Praias paradisíacas, lagoas, dunas e trilhas em meio à Mata Atlântica. Em Floripa tem também casario colonial, sítios arqueológicos, opções variadas de esportes e muito agito.

Bares, restaurantes e boates dominam o Canto da Lagoa, o Canto dos Araçás, o Centrinho, e a Avenida das Rendeiras, o Caminho para a Praia Mole. No centro, shoppings e toda a modernidade de uma cidade grande.

Com 500 mil habitantes e mais de 1,5 milhão de visitantes por temporada, Florianópolis é a capital brasileira com o melhor índice de qualidade de vida. Por isso muitos acabam escolhendo esse paraíso para viver.

Florianópolis
Vista aérea do centro, avenida Beira Mar e pontes de acesso

A ilha é perfeita para a prática de esportes dentro e fora d’água e não falta opção do que fazer em Florianópolis. Tem surf nas praias do leste e sul, windsurfe e caiaques na Lagoa da Conceição, mergulho na Ilha do Arvoredo, sandboard nas dunas da Joaquina.

Tem voos duplos de parapente nos morros das praias; Mole, Brava e Lagoa da Conceição, além de diversas trilhas para caminhadas, que conduzem a praias selvagens, como a fantástica Lagoinha do Leste.

Turismo em Florianópolis

Dicas de Viagem: Quando Ir, Como Chegar, Onde Ficar, Praias, e o que fazer em Florianópolis

Índice – Guia prático de Florianópolis

O que fazer em Florianópolis - Av. Beira Mar
Vista aérea da avenida Beira Mar Norte

Quando ir a Florianópolis – Santa Catarina

Para aproveitar as praias de Florianópolis, é claro, vá no verão, que vai de dezembro a março, quando as temperaturas das águas estão agradáveis. No restante do ano as águas costumam ser geladas no Sul do Brasil.

Para conhecer a ilha de Florianópolis é recomendável ir fora da temporada de férias, para poder circular com tranquilidade pelas dezenas de praias e atrações. No verão o trânsito fica complicado, já que muitas ruas são estreitas e milhares de veranistas invadem as praias de Florianópolis.

Voltar ao índice

Como chegar em Florianópolis SC

Florianópolis SC - Ponte Hercílio Luz
Pontes de acesso a ilha

O aeroporto Internacional de Florianópolis Hercílio Luz, se localiza na parte Sul da ilha, localizado a 22km do centro da cidade e a 37 km das praias mais movimentadas do Norte, como Jurere, Canasvieiras e Ingleses.

Chegando de avião, se sua intenção é ficar hospedado em uma praia sem muitos deslocamentos, vá de ônibus, táxi ou carro de aplicativo. Porém, se quer conhecer a ilha, que tem inúmeras praias e atrações em seus 60 km de extensão, alugue um carro já no Aeroporto.

A melhor maneira de circular pela ilha é de carro, embora na alta temporada os congestionamentos em alguns pontos sejam constantes.

RENTCARS – Compare os preços de várias locadoras simultaneamente. Encontre o melhor preço e reserve online, com antecedência!
FAÇA SUA BUSCA DE ALUGUEL DE CARRO!

Para quem chega por via rodoviária, a ponte Ivo Campos é o único acesso à ilha. A partir do viaduto de acesso na BR-101, são 7 km até a ponte que conecta o continente à ilha.

Pontos turísticos de Florianópolis - Ponte Hercílio Luz
Pontes de acesso a Florianópolis

Voltar ao índice

Onde ficar em Florianópolis – Hotéis e pousadas

O que não falta são opções de hospedagem em Florianópolis. No centro, os grandes hotéis dominam, já nas praias, que se espalham por toda a ilha, há uma enorme quantidade e diversidade de pousadas.

Para os milhares de veranistas que invadem a ilha na temporada com suas famílias, não faltam casas e apartamentos que são alugados por diárias. As praias que oferecem mais opções deste tipo de hospedagem em Florianópolis são Canasvieiras e Ingleses.

Praia Brava - Florianópolis SC
Condomínios de luxo na Praia Brava

Abaixo segue algumas dicas de hotéis bem avaliados na melhor área da cidade, que é a Av. Beira Mar. Para hospedagens nas praias iremos mostrar opções na lista das praias neste mesmo post.

Ótimos hotéis bem avaliados na avenida Beira Mar

Hotel bem avaliado no centro

Hotel Intercity Premium

Opções com bom custo benefício no Centro

Alguns dos melhores resorts da Ilha


Booking.com

Voltar ao índice

O que fazer em Florianópolis: Pontos turísticos

Quem pensa que Florianópolis só tem praias a oferecer está muito enganado, na cidade na ilha há muitas opções, tanto naturais, como várias construções históricas, tanto no centro como ao redor da ilha, como é o caso das Fortalezas datadas do século XVIII.
Conheça os principais pontos turísticos de Florianópolis, além das praias:

Pontos turísticos Florianópolis: Zona urbana

Ponte Hercílio Luz: Cartão postal de Florianópolis

Pontos turísticos de Florianópolis - Ponte Hercílio Luz
O principal cartão-postal de Florianópolis foi construído em 1926, tem 819 metros de comprimento e torres que medem 75 metros acima do nível do mar.
A obra tombada como Patrimônio Histórico e Artístico abriu recentemente ao trânsito de automóveis e pedestres, após anos de reforma e restauração

No pátio do Forte Santana dá para chegar aos pés da ponte e tirar belas fotos.

O que fazer em Florianópolis – Avenida Beira Mar

Pontos turísticos de Florianópolis - Avenida Beira Mar
Localizada às margens da baía norte, a Avenida Beira Mar conta com calçadões com grande espaço de lazer utilizado para lazer e esportes. Além de ser a mais importante avenida da cidade, o local conta com modernos edifícios, formando um belo visual.

Morro da Cruz: Mirante de Florianópolis

Pontos turísticos de Florianópolis - Vista do Morro da Cruz
Centro de Florianópolis visto do Morro da Cruz

É o principal mirante da cidade, situado junto às antenas de transmissão de TV. O mirante fica a 285 m de altura, de onde se tem uma das melhores vistas do centro, das duas baías, das pontes que ligam a ilha ao continente e dos bairros na região continental de Florianópolis.

O principal acesso é pela Rua Allan Kardec, logo após o Shopping Beira Mar e depois pela Rua do Antão.

O que fazer em Florianópolis – Praça Hercílio Luz e Parque da Luz

Pontos turísticos de Florianópolis - Praça Hercílio Luz
Praça Hercílio Luz e ponte ao fundo

A praça Hercílio Luz se localiza na cabeceira insular da ponte. Conta com um jardim e uma estátua, mas a principal atração é o mirante que dá vista às pontes de acesso, da baía Sul de e parte do centro.

Em frente à praça fica o Parque da Luz. Uma grande área de lazer com espaço para caminhadas, uma extensa área verde e parque infantil.

Centro Histórico de Florianópolis, Mercado Público, Praça XV de novembro e Palácio Cruz e Souza

Pontos turísticos de Florianópolis - Mercado Público
O Mercado Público é o coração do centro histórico, onde se encontra; peixe fresco, bares e restaurantes; A Praça XV de novembro é o local onde se iniciou a construção de Florianópolis; O Palácio Cruz e Souza é um marco na história da cidade.

Confira nosso roteiro pelo Centro Histórico de Florianópolis com informações detalhadas sobre estas e mais atrações.

O que fazer em Florianópolis: Fortalezas

Fortaleza de Santa Cruz do Anhatomirim

O que fazer em Florianópolis - Fortaleza de Santa Cruz do Anhatomirim

Situada na linda Ilha de Anhatomirim, é a maior de todas as fortalezas que forma construídas para garantir a segurança da ilha de Florianópolis.
Dispõe de restaurante, lanchonete, aquário marinho e exposição de mamíferos aquáticos. Acesso por passeios de barco, que sai do trapiche de Canasvieiras e da Ponte Hercílio Luz.

Fortaleza de São José da Ponta Grossa

O que fazer em Florianópolis - Fortaleza São José da Ponta Grossa
Circundada por espessas muralhas, a Fortaleza São José da Ponta Grossa detém um harmonioso conjunto arquitetônico. Para completar o cenário, está situada à beira de um belo mar, em um dos extremos da ilha, entre a Praia do Forte e Jurerê.
O acesso é de carro pela avenida, no final da Praia de Jurerê.

Saiba mais sobre a Fortaleza São José da Ponta Grossa.

Forte Santana

O que fazer em Florianópolis - Forte Santana
Localizado no centro, debaixo da Ponte Hercílio Luz, é o mais acessível de todos os fortes. Dele de observa um panorama belíssimo do canal entre as baias norte e sul e as 3 pontes que fazem a ligação da ilha ao continente.

No forte funciona também o museu das armas, que conta com um grande acervo.
Acesso direto pela Av. Beira Mar Norte, sentido de quem está saindo para as pontes.

O que fazer em Florianópolis – Lagoas

Lagoa da Conceição – Florianópolis SC

O que fazer em Florianópolis - Lagoa da Conceição
Vista aérea da Avenida das Rendeiras, Lagoa da Conceição

Localizada no centro da ilha, a Lagoa da Conceição oferece uma bela paisagem, sendo ponto de prática de esportes aquáticos.
A Av. das Rendeiras que divide a lagoa em Sul e Norte é pontos de artesanato, e também onde se concentram diversos bares e restaurantes, além de ser um dos points noturnos de Florianópolis.

Para apreciar a lagoa de cima, existem mirantes nos 2 lados, no topo dos morros de acesso. Outra dica é fazer um passeio de barco ou uma trilha pela Costa da Lagoa.

Lagoa do Peri – Florianópolis SC

O que fazer em Florianópolis - Lagoa do Peri
Situada ao sul da ilha, próxima a Praia da Armação, a Lagoa do Peri é um ótimo lugar para passar um dia tranquilo. A área em volta da lagoa tem matas e trilhas belíssimas que levam a cachoeiras e antigos engenhos coloniais.

Com boa estrutura, o local que é uma reserva conta com; praia de água doce, trilhas, banheiros, churrasqueiras, bar, lanchonete, parque infantil e estacionamento, tudo numa área arborizada.

Voltar ao índice

Mapa de Florianópolis: Praias e pontos turísticos

No mapa abaixo é possível ver a localização de cada uma das praias e pontos turísticos de Florianópolis e dessa forma traçar o melhor roteiro no destino.

Voltar ao índice

Praias de Florianópolis – Santa Catarina

Há em torno de 30 praias em Florianópolis, com características muito variadas, satisfazendo assim, a todos os gostos.

  • As do Norte são as de águas mais tranquilas, mais urbanizadas e as mais procuradas pelas famílias de veranistas.
  • As do Leste, com mar mais aberto são mais propícias ao surf e outros esportes, por isso são mais frequentadas pelos jovens.
  • Na costa Oeste, voltada para o continente, nos povoados de Ribeirão da Ilha e de Santo Antônio de Lisboa estão preservadas ainda a arquitetura, artesanato e a culinária açoriana.
  • Ao Sul estão as praias mais rústicas e as vilas de pescadores.

Conheça todas as praias de Florianópolis, no sentido horário de Norte a Sul da Ilha:

Praia Daniela – Florianópolis SC

Florianópolis SC - Praia Daniela
A praia Daniela fica a Noroeste da Ilha, protegida pela Baía Norte. Possui águas calmas, com poucas ondas e faixa de areia com vegetação protegida, ótima para famílias com crianças.

Possui pouca estrutura turística, mas é repleta de casas de veraneio. No pontal esquerdo da praia tem um manguezal de quase 1 km, onde não é habitado. No lado direito da praia, passando pelas pedras, chega-se à praia do Forte.

Extensão: 3 km
Distância do centro: 26 km

Dica de pousada: Pousada dos Artistas – Nota: 9,0

Praia do Forte – Florianópolis SC

Florianópolis SC - Praia do Forte
A Praia do Forte possui águas calmas e mornas, com uma larga faixa de areia e áreas com sombra de árvores. É ótima para passar o dia em famílias com crianças, porém não possui estrutura turística, apenas restaurantes à beira mar.

Em seu lado esquerdo fica a praia Daniela, acessível por trilha entre as pedras. No lado direito fica a belíssima Fortaleza de São José da Ponta Grossa. O acesso ao local é feito através de uma estrada íngreme e estreita a partir do acesso ao Forte.

Extensão: 700 metros
Distância do centro: 27 km

Praia Jurerê – Florianópolis SC

Florianópolis SC - Praia Jurerê Internacional
Vista aérea da Praia Jurerê Internacional

Jurerê tem areia fina e clara, com uma faixa de vegetação protegida. Possui mar de coloração verde, com poucas ondas. A praia é dividida em duas partes com características distintas.

No lado esquerdo fica a famosa Jurerê Internacional, onde tudo foi totalmente planejado, com parques, shopping a céu aberto, bares, restaurantes requintados e mansões de muito luxo.

No canto direito fica a Jurerê Tradicional, onde se misturam moradores e turistas. Há restaurantes com culinária típica e lá fica o Iate Clube de Santa Catarina, com seu trapiche.

Extensão: 3,5 km (incluindo a tradicional e a internacional)
Distância do centro: 25 km

Praia Canasvieiras – Florianópolis

Florianópolis SC - Praia Canasvieiras
Localizada no Norte da ilha, a praia possui uma faixa de areia branca e fina, com poucas ondas e mar esverdeado. A praia oferece várias opções, como passeios de barco, banana-boat, caiaque e mergulho.

É uma das mais urbanizadas, quase uma pequena cidade, contando com um pouco de tudo. Possui um forte comércio, vasta rede hoteleira, apartamentos para aluguel, além de muitos bares e restaurantes.

Extensão: 2,4 km
Distância do centro: 28 km

Praia Cachoeira do Bom Jesus

Florianópolis SC - Praia Cachoeira do Bom Jesus
Praia de águas calmas, claras e cristalinas, com areia fina. É uma boa opção para quem quer tranquilidade. Conta com vários condomínios, casas para alugar e centro comercial.
Situada ao norte da ilha, é praticamente uma extensão de Canasvieiras, que fica à sua direita. Quase não possui acessos por rua à praia, pois quase toda a orla é cercada por condomínios.

Extensão: 2,4 km
Distância do centro: 30 km

Dica de pousada: Hotel Ilha Sol Praia – Nota: 9,7

Praia Ponta das Canas – Florianópolis

Florianópolis SC - Praia Ponta das Canas
Ponta das Canas possui uma larga faixa de areia clara e fina. Possui um mar com águas calmas e esverdeadas e lagoas entre a faixa de areia. A orla tem sempre pequenos barcos a enfeitando.

Possui uma colônia ativa de pescadores e restaurantes à beira do mar, com ambiente tranquilo. Se localiza no início da baía norte, junto com a Praia da Cachoeira e Cavasvieiras.

Extensão: 2 km
Distância do centro: 33 km

Dica de pousada: Hotel Encantos da Ilha – Nota: 7,7

Praia Lagoinha – Florianópolis

Florianópolis - Praia Lagoinha
Também conhecida como Lagoinha do Norte, é uma praia tranquila, com águas limpas, calmas e mornas. Possui uma larga faixa de areia clara e fina, muito procurada por famílias.

É a praia situada mais ao norte da ilha. Mescla condomínios, pousadas e casas de veraneio com casas de moradores. Os acessos à praia, em sua maioria são por pequenos caminhos entre as pousadas e casas de moradores.
Em seu costão direito tem a trilha do Morro do Rapa.

Extensão: 900 metros
Distância do centro: 34 km

Dica de pousada: Pousada da Vigia – Nota: 9,0

Praia Brava – Florianópolis

Florianópolis - Praia Brava

A praia é voltada para o mar aberto, possui ondas fortes, com repuxo, mas o mar é lindo e muito lindo, sendo possível o banho de mar, na beirada. Suas características atraem surfistas profissionais e amadores, que a tornam um dos pontos mais badalados da Ilha.

Cercada por morros, a Praia Brava conta com ótimas opções de hospedagem. Há condomínios luxuosos com infraestrutura de ponta, com restaurantes e bares que funcionam na alta temporada.

No canto esquerdo tem a trilha do Churrão. No canto direito tem a trilha do Morro das Feiticeiras.

Extensão: 1,5 km
Distância do centro: 34 km

Dica de pousada: Brava Apart Hotel – Nota: 9,4

Praia dos Ingleses – Florianópolis

Florianópolis - Praia dos Ingleses

A Praia dos Ingleses possui mar aberto, com águas azuis, com média ondulação, ótima para banho de mar. As enormes dunas que separam Ingleses da Praia do Santinho são procuradas para pratica do sandboard.

É uma das praias com melhor infraestrutura turística e uma das preferidas pelos turistas argentinos. Oferece ótima infraestrutura, de hospedagem, alimentação e serviços.

Os costões das duas pontas possuem trilhas para caminhadas. No lado esquerdo tem a trilha do Morro das Feiticeiras. No lado direito há trilhas pelo costão e no morro que divide com a praia do Santinho.

Extensão: 5 km
Distância do centro: 32 km

Praia do Santinho – Florianópolis

Florianópolis - Praia do Santinho

A Praia do Santinho possui mar aberto e agitado. É considerada a melhor praia do Norte da ilha para surfar, principalmente no canto esquerdo. O canto direito é mais propício ao banho de mar.

No canto direito fica o maior resort da ilha, o Costão do Santinho. Neste canto tem também as trilhas que levam ao topo do morro e à praia vizinha de Moçambique. No canto esquerdo tem as dunas e trilhas pelo costão e no morro.

Extensão: 2 km
Distância do centro: 36 km

Dica de resort: Costão do Santinho resort all inclusive – Nota: 8,5

Praia Moçambique – Florianópolis SC

Florianópolis - Praia Moçambique

É a mais extensa praia da Ilha com 10 km de areias claras e macias, com mar aberto, boas ondas e água fria. A profundidade aumenta abruptamente, após poucos passos em direção ao mar. É frequentada praticamente, apenas por surfistas.

A praia faz parte do Parque Florestal do Rio Vermelho, com vegetação predominante de pinus. A paisagem torna-se ainda mais árida com as dunas, que cortam a linha entre a vegetação rasteira e o oceano.

Extensão: 11 km
Distância do centro: 27 km

Praia Barra da Lagoa – Florianópolis

Florianópolis - Barra da Lagoa

Barra da Lagoa é um importante núcleo de pescadores da ilha. Nesta praia fica o canal da Barra da Lagoa da Conceição, onde deságua no mar. As ondas são suaves, protegidas pela correnteza e pelo molhe do canal.

Uma ponte para pedestres, que atravessa o Canal da Barra, leva para o outro lado e uma pequena trilha dá acesso à Prainha, uma pequena enseada cercada por enormes rochas e sítios arqueológicos.

O local possui boa infraestrutura com pousadas, transporte público, restaurantes e bares. No lado norte da praia fica o projeto Tamar, onde há várias tartarugas marinhas. Já no lado direito, há várias trilhas que levam a piscinas naturais e ao Morro da Galheta.

Extensão: 1 km
Distância do centro: 26 km

Dica de pousada: Pousada mar do Leste – Nota: 9,2

Praia da Galheta – Florianópolis

Florianópolis, Santa Catarina - Praia Galheta
Galheta é a praia de nudismo da ilha, porém não é obrigatório. Faz parte da área de preservação do Parque da Galheta. É uma praia deserta, sem qualquer infraestrutura. Seu acesso se dá por uma trilha a partir da costa norte da praia Mole.

A Galheta é ideal para quem curte a natureza. Possui vertentes de água doce, mar de águas cristalinas e ondas moderadas. Possui larga faixa de areia branca e fina. Há várias trilhas muito bonitas em seus costões e no morro atrás dela, inclusive uma trilha que leva à Barra da Lagoa.

Extensão: 850 metros
Distância do centro: 24 km (1,2 km por trilha)

Praia Mole – Florianópolis

Florianópolis, Santa Catarina - Praia Mole

A Praia Mole é um tradicional point da juventude da Ilha. É frequentada principalmente por jovens em geral, surfistas e praticantes de parapente, que aproveitam o morro da encosta sul como rampa de decolagem.

A areia e solta e macia, as ondas são fortes com mar aberto, perigoso para banho, pois a profundidade aumenta abruptamente. Possui muitos barzinhos à beira mar. A trilha de seu lado esquerdo leva à praia da Galheta.

Extensão: 1,2 km
Distância do centro: 23 km

Dica de pousada: Canto do Mole – Nota: 8,8

Praia do Gravatá – Florianópolis SC

Florianópolis, Santa Catarina - Praia do Gravatá
Gravatá é uma prainha situada em um belíssimo lugar. Seu mar tem um tom esverdeado, com águas transparentes e ondas moderadas, protegidas pelo costão. Não há estrutura, comente dois barracos de pescadores no local.

O acesso à praia é feito por trilha de 1,2 km que parte da estrada de acesso entre a lagoa da conceição e a praia Mole. Esta trilha leva também ao belo costão da Ponta do Gravatá e a pedra do Urubu.

Extensão: 80 metros
Distância do centro: 17 km + 1,2 km de trilha

Praia Joaquina

O que fazer em Florianópolis - Praia Joaquina

Joaquina é famosa por suas ótimas ondas e pelas dunas enormes. A praia sedia vários campeonatos de surfe durante o ano. É muito frequentada por surfistas e praticantes de sandboard (surfe de areia). Porém, é também uma praia boa para banho de mar.

A praia é cercada por dunas e possui somente um acesso entre elas. Conta com dois grandes hotéis e alguns restaurantes, iluminação noturna e chuveiros públicos. No local há um amplo estacionamento pago, sanitários, salva-vidas e loja de artesanato

Na sua esquerda há um belo aglomerado de rochas. A parte da direita é praticamente deserta, e a parte de trás ficam as grandes dunas, onde é possível alugar pranchas de sandboard.

Extensão: 4,2 km
Distância do centro: 19 km

Praia do Campeche

O que fazer em Florianópolis - Praia Campeche
Praia Campeche vista do Morro do Lampião

A praia do Campeche é uma continuação, entre a praia da Joaquina e Morro das Pedras. Em frente a sua ponta esquerda fica a Ilha de Campeche, a 1,5 km da costa.

Possui uma larga faixa de areia branca e fina, com algumas dunas é áreas a beira mar preservadas. O mar é aberto, com água fria e ondas fortes, principalmente mais ao sul.

Extensão: 5 km
Distância do centro: 15 km

Dica de pousada: Pousada Recanto do Neca – Nota: 9

Praia da Ilha de Campeche – Florianópolis SC

Ilha Campeche - Florianópolis

Localizada na costa leste da ilha principal, em frente à Praia do Campeche, a ilha é a única do país tombada como Patrimônio Arqueológico e Paisagístico Nacional.

A ilha conta com uma única praia de areia fina e águas muito transparentes, umas das mais bonitas da Floripa. Sua coloração varia entre verde e turquesa, possui poucas ondas, ótimo para mergulhadores e crianças. É formada por costões e morros cobertos de Mata Atlântica.

A ilha apresenta também, dezenas de inscrições rupestres protegidas em sítios arqueológicos acessíveis por trilhas com acompanhamento de guias.
As formas de chegar à ilha são através dos barcos de pescadores que saem da praia de Armação e da Barra da Lagoa. Ou ainda com botes infláveis a partir da praia do Campeche.

Extensão: 400 metros
Distância do centro: 15 km + travessia até a ilha

Praia Morro das Pedras

O que fazer em Florianópolis - Morro das Pedras
Pedras no lado direito da praia

Morro das Pedras é uma extensão da praia Campeche. Possui uma larga faixa de areia fofa e o mar é agitado, com ondas perfeitas para o surfe e um tanto perigosa para os banhistas.

O lado direito conta com um belo costão de pedras, onde há um mirante às margens da rodovia. No alto do morro, em frente ao costão, fica a Casa de Retiro Vila Fátima, onde também há um belo mirante para praia da Armação.

Extensão: 2,5 km
Distância do centro: 18 km

Dica de pousada: Morro das Pedras Club – Nota: 7,7

Praia da Armação – Florianópolis

O que fazer em Florianópolis - Praia da Armação
Esta antiga vila de pescadores oferece paisagens belíssimas. A vila fina no extremo direito da praia, onde deságua um riacho e há uma bela península. Neste ponto, há pousadas e alguns restaurantes e pontos bons para banho de mar.

Já o canto esquerdo possui mar aberto, propício para o surf, onde não se aconselha o banho de mar, pelas ondas fortes e mar profundo. O meio da Praia também tem ondas fortes e pertence ao Parque Municipal da Lagoa do Peri, uma unidade de conservação ambiental.

Extensão: 3,2 km
Distância do centro: 23 km

Praia Matadeiro – Florianópolis SC

Florianópolis SC - Praia Matadeiros
Matadeiro é uma linda praia de natureza preservada com acesso somente a pé pela Praia da Armação. Basta atravessar a pequena ponte do Rio Sangradouro, que divide as duas praias.

A praia possui ondas com fortes correntes, perigosa para banhos de mar, mas muito frequentada por surfistas e para caminhadas. O Morro do Matadouro, que acompanha a praia, impressiona por sua altura e inclinação acentuada. As águas do rio Sangradouro são poluídas, não recomendadas para banho.

Possui poucas casas de veraneio e somente durante a temporada abrem alguns bares e restaurantes. No canto direito da praia segue a longa trilha que leva à Praia Lagoinha do Leste.

Extensão: 900 metros
Distância do centro: 23 km

Praia Lagoinha do Leste

Trilha do Morro da coroa - Praia lagoinha do Leste
Uma das mais belas e selvagens praias da ilha. A praia possui um belo mar, com ondas fortes e larga faixa de areia fofa. É mais propícia para surfistas, mas boa para banho de mar, com cautela.

Lagoinha é mais procurada por aventureiros que percorrem suas trilhas e suas belíssimas paisagens. O espetacular mirante do Morro da Coroa desvenda o ápice da beleza da praia.
Há acessos por trilhas a partir das praias Pântano do Sul e Armação. O ideal (apesar de puxado) é iniciar a trilha em uma praia e terminar em outra.

Extensão: 1,1 km
Distância do centro: 26 km + 2 km de trilha via Pântano do Sul

Saiba como é em detalhes, a trilha da Lagoinha do Leste

Praia Pântano do Sul – Florianópolis SC

Florianópolis SC - Praia Pântano do Sul
A Praia do Pântano do Sul é uma vila de pescadores do sul da ilha que conta com uma pequena estrutura turística. Possui algumas pousadas e alguns bons restaurantes a beira mar.

Possui uma larga faixa de areia e mar calmo, com onda pequenas, ideal para banho de mar. A vila fica à esquerda da praia, enquanto a parte da direita é deserta com algumas dunas.

Extensão: 1,2 km
Distância do centro: 26 km

Praia dos Açores – Florianópolis SC

Florianópolis SC - Praia Açores
A Praia dos Açores é uma extensão do Pântano do Sul. Porém, é uma praia com urbanização planejada, com pousadas, apartamentos e restaurantes.
A praia conta com larga faixa de areia, com faixa de vegetação preservada. O mar tem ondas moderadas, sendo ideal para banho de mar, boa para quem gosta de lugares sossegados.

Extensão: 1,6 km
Distância do centro: 28 km

Praia da Solidão

Florianópolis SC - Praia Solidão
Apesar do mar aberto para o oceano, a praia da Solidão possui mar calmo a moderado, com ondas baixas. As águas são cristalinas e frias e a faixa de areia é larga, branca e fina.
Um refúgio calmo e escondido, com bastante vegetação, situada entre dois morros. Possui algumas pousadas e quiosques, entre casas de moradores.

No costão do lado direito começa a trilha que leva a Ponta das Pacas e a praia do Saquinho.

Extensão: 600 metros
Distância do centro: 30 km

Praia do Saquinho

Florianópolis SC - Praia do Saquinho
A Praia do Saquinho é pequena e deserta, rodeada por costões. Possui areia fina e branca, rodeada por vegetação em todos os lados. Suas águas são frias e transparentes em tons azul turquesa, com ondas moderadas e sem repuxe.

O acesso é feito através de uma trilha que começa no final da Praia da Solidão. O início da trilha, que é por uma calçada de concreto, é bem inclinado até o topo do morro.
De lá se tem belas vistas da orla da região. Depois a trilha desce pelo meio do mato até a praia. A extensão da trilha é de cerca de 1 km.

Extensão: 80 metros
Distância do centro: 31 km + 1 km de trilha

Praia dos Naufragados – Florianópolis SC

Florianópolis SC - Praia Naufragados
Foto: ecoexperiencias.com.br

Naufragados é a praia de Florianópolis que fica mais ao sul da Ilha. É totalmente preservada, parte da área do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro. Seu acesso só é possível a pé através da Trilha de 2 km a partir da Praia da Caieira da Barra do Sul, ou de barco, através do mar.

Sua bela orla tem 800 metros de extensão, com mar aberto, frequentada por surfistas, pescadores, campistas e turistas adeptos de caminhadas. Possui um belo ecossistema natural, um farol, canhões e as ruínas de antigos casarões.

Em Naufragados existem bares, restaurantes e campings que costumam abrir durante a temporada de verão e nos finais de semana. Próximo ao costão esquerdo as águas são mais calmas com boas condições para os banhistas.

Extensão: 700 metros
Distância do centro: 34 km + 2 km de trilha

Ribeirão da Ilha, Caieira e Tapera

Florianópolis - Ribeirão da Ilha
A costa sudoeste da ilha é toda de mar muito calmo, protegido pela enorme baía sul, que fica entre a ilha e o continente. Não é uma região com belas praias para banho de mar. Porém possui lugares bucólicos, muito agradáveis.

Nesta área fica, Ribeirão da Ilha, Caieira e Tapera. São redutos açorianos que guardam ainda características de sua cultura na gastronomia, arquitetura, religião e folclore.

As vilas tem ruas estreitas, com casario e igrejas de estilo colonial português. No local há cultivo intenso de ostras e mariscos que são servidos com diversas formas de preparo. Há inúmeros restaurantes e algumas pousadas na orla que tem em torno de 16 km.
Distância do centro: 18 a 34 km

Dica de pousada: Pousada Ecomar – Nota: 8,2

Voltar ao índice

Trilhas de Florianópolis

Há muitas trilhas espalhadas por toda a ilha. Algumas curtas que atravessam costões de uma praia a outra. Outras são longas e levam a cenários belíssimos. Confira a lista das principais trilhas de Florianópolis:

Trilha da Lagoinha do Leste

Lagoinha do Leste - Florianópoilis
Vista da praia pela trilha que sai da Armação

É a melhor trilha de Florianópolis. Há acesso por duas praias em sentidos diferentes; Por Pântano do Sul (2,2 km) ou pela praia da Armação (5,5 km).

A trilha completa inicia por uma praia e termina em outra. Incluindo a subida ao Morro da Coroa, onde está o principal mirante, são 10 km de caminhada, incluindo subidas íngremes e muitas pedras no caminho.

Leia o post completo sobre a trilha da Lagoinha do Leste

Trilha da Galheta

A Trilha da Galheta é uma das mais bonitas da ilha. Leva ao topo da montanha de onde se tem vistas fantásticas de várias praias. Há 3 caminhos diferentes que saem na praia da Galheta, mas o mais bonito é também o mais longo e sai da Barra da Lagoa.

São 2 horas de caminhada, com nível médio de dificuldade. O ideal é depois seguir até a praia Mole, um caminho mais curto e retornar de táxi ou Uber.

Trilha do Gravatá

Trilha da Praia do GravatáA trilha leva a bela e pequena praia deserta do gravatá, à Ponta do Gravatá, e também à Pedra do Urubu. Lá do alto se tem uma ampla vista de várias praias e da Lagoa da Conceição.

A trilha do Gravatá inicia no final da Avenida das Rendeiras, na Lagoa da Conceição, junto ao acesso à praia Mole.
Para fazer a trilha completa (ida e volta) são 4 km de caminhada.

Mais sobre a Trilha do Gravatá

Trilha da Costa da Lagoa

A trilha da Costa da Lagoa leva a locais que ainda preservam a cultura dos primeiros colonizadores da Ilha. O caminho começa no Canto dos Araçás e segue por um caminho bem marcado.

O trajeto passa por 7 vilas, onde são encontradas ruínas de engenhos e casarios do século 18. Nas vilas há restaurantes com comida caseira preparada pelos nativos, com peixes e frutos do mar.

A Trilha Caminho da Costa é de nível de dificuldade médio, com tempo estimado de 3 horas. Para voltar é possível pegar um dos barcos que passam de hora em hora nos 23 trapiches da comunidade.

Saiba mais sobre a trilha da Costa da Lagoa pelo blog Turismo Independente.

Trilha do Morro do Lampião

Praia Campeche
Praia Campeche vista do Morro do Lampião

O Morro do Lampião proporciona uma visão total do Sul da Ilha, principalmente da praia do Campeche.
A trilha não é tão extensa (1.800 metros), porém, se torna difícil, pois praticamente todo o trecho é de subida íngreme. O início da trilha é de estrada de areia e o restante, todo por mata fechada.

No caminho há uma bifurcação que leva a dois mirantes diferentes: O da esquerda leva a Pedra do Urubu, com vista para o Campeche, leste e sul da Ilha; o da direita, a outra pedra com vista para o Campeche, Rio Tavares, Costeira e Saco dos Limões.

O acesso é pela Rua Pau de Canela, depois Servidão Brasiliense, no Campeche.

Trilha da Praia Naufragados

A trilha localizada mais ao sul da ilha inicia na Caieira da Barra do Sul e leva até a bela praia de Naufragados. A praia está na área de preservação do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro e é procurada por surfistas e aventureiros.

A trilha de 2,6 km de extensão, é bem marcada e quase toda plana, com isso não apresenta muitas dificuldades.

Trilha do Saquinho

Seu início fica no final da praia da Solidão e começa com uma longa subida por uma calçada de concreto. Tem aproximadamente 1 km de extensão e leva apequena praia do Saquinho, em um ambiente tranquilo, cercado pela mata e costões.

Não há estradas, nem energia elétrica no local, mesmo assim, algumas famílias vivem por lá.

Trilha das piscinas naturais da Barra da Lagoa

É uma trilha curta, de 900 m de extensão que leva até algumas piscinas naturais entre belas pedras e costões.
O acesso é pela passarela da Barra da Lagoa. Depois por um portão que dá aceso à trilha, entre as residências e pousadas, próximo á Prainha.

Trilha do Morro das Aranhas

trilha do Morro das AranhasA Trilha do Morro das Aranhas inicia no canto sul do Santinho, onde está localizado as inscrições rupestres do costão e termina na praia do Moçambique.

A trilha oferece belas vistas de mirantes e costões, para as praias do santinho e Moçambique. Apresenta um grau médio de dificuldade, com muitas subidas e descidas, pedras, e trechos de mata fechada.

Sua extensão (somente de ida) é de 2200 metros, aproximadamente 1 hora de caminhada.

Outras trilhas de Florianópolis

Além das trilhas citadas acima, há muitas outras pelos costões das praias. Muitas delas atravessam as montanhas e costões entre uma praia e outra, confira:

Praia Lagoinha: Trilha do Morro do Rapa.

  • Praia Brava: Trilha do Churrão no costão esquerdo e da ponta das Feiticeiras e da praia dos Ingleses, à direita.
  • Praia dos Ingleses: Trilha da praia Brava e Morro das Feiticeiras na esquerda e da Face da Rocha e costão na direita da praia.
  • Ilha do Campeche: Há várias trilhas na ilha: Trilha da Pedra Fincada, Trilha do Letreiro, Trilha da Pedra Preta do Sul, Trilha da Pedra da Vigia, Trilha da Volta Norte, Trilha Caverna dos Morcegos.
  • Lagoa do Peri: Trilha da Gurita.
  • Lagoa da Conceição: Trilha do rio Vermelho e Costa da Lagoa.

Voltar ao índice

Conheça outras belas praias do Litoral de Santa Catarina:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

Jair Prandi
Editor, fotógrafo do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog para compartilhar suas experiências e ajudar os leitores a organizar suas viagens.

3 COMENTÁRIOS

  1. Oláaa! achei teu blog atraves do site O viajante..adorei,por motivos obvios,hehehe!!
    Adorei esse post,morro de vontade de conhecer Floripa e agora com esse mini guia,fiquei com mais vontade ainda!! bacana ver que tem outras familias por ai que partilham dos mesmos gostos que a gente!
    ABÇS,BOA SEMANA!!ah,estamos seguindo teu blog,tá?

  2. Sinceramente, nunca tinha visto um relato tão completo sobre as praias de Florianópolis.
    Top! Obrigado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here