Porto Belo é considerada a capital náutica de Santa Catarina. Possui algumas belas praias, uma ilha e é lugar ideal para passeios de barco, lancha e jet ski.
As atividades náuticas podem ser realizadas em vários pontos, como praia central, praia do Araçá e até mesmo na ilha de Porto Belo, localizada a 900 metros do continente.
As praias são de poucas ondas, areia branca e fina, possuem área exclusiva para banhistas, separada de lanchas ou jet ski.
Além de seus encantos, Porto Belo fica próxima a diversas outras cidades turísticas, como; Bombinhas, Itapema, Balneário Camboriú, Itajaí e do Beto Carrero World.

Quando ir a Porto Belo
Porto Belo tem atrações o ano todo. Claro, que o verão sempre será a melhor opção para quem quer aproveitar as praias.
Nesse período também é temporada de cruzeiros, que atracam na cidade com seus enormes transatlânticos. No Carnaval e Réveillon a cidade fica completamente lotada, o que causa congestionamentos na principal avenida.
Fora da alta temporada, é indicado para quem gosta de descansar. É indicado também para o pessoal que quer visitar os pontos turísticos com mais calma.
No mês de Julho acontece a tradicional festa da Tainha, que oferece pratos à base do peixe famoso na cidade, além de apresentações folclóricas, musicais e artesanatos. Já no mês de outubro acontece o festival de camarão, com shows diversos.

Como chegar em Porto Belo
De avião você terá duas alternativas, o Aeroporto Internacional de Florianópolis (Hercílio Luz), a 72 km de distância, e o Aeroporto Internacional de Navegantes (Ministro Vitor Konder), a 60 km.
Depois tem que seguir para Porto Belo da forma que preferir, alugar um carro ou ir de ônibus.
Alugue um carro no aeroporto para sua viagem a Porto Belo e região!
Compare várias locadoras simultaneamente, com a RentCars e encontre o melhor preço e faça a reserva! Faça sua cotação e reserve aqui!
De carro o acesso é pela BR-101, tanto para quem vem do Sul (Florianópolis-Porto Alegre), quanto para quem vem do norte (Curitiba-Joinville).
De ônibus, a única cidade que possui linha direta para Porto Belo é Florianópolis. Das demais é preciso fazer um roteiro com escala.
Onde ficar em Porto Belo – Hotéis e pousadas
Assim como as praias vizinhas, Porto Belo oferece muitas opções de casas e apartamentos para alugar por diárias. Mas há também várias opções de hotéis, pousadas em um resort.

A praia Perequê é a que mais vem crescendo, já a praia do centro possui um intenso comércio, enquanto as praias da ilha, Caixa D’aço e Estaleiro, são as que tem o mar mais bonito para banho.
Confira algumas dicas com as melhores opções de hospedagem em Porto Belo.
- Pousada Vila Verde – Praia Perequê – Nota: 8,8
 - Hotel Cabanas do Araçá – Praia do Araçá – Nota: 9,2
 - Resort Refúgio do Estaleiro – Costão da praia do Estaleiro – Nota: 9,2
 
Para casas, apartamentos, e outras opções, ou para escolher por localização, movimente o mapa abaixo. Faça sua escolha e clique nos ícones para ver mais detalhes e reservar!
Praias de Porto Belo
Conheça um pouco de cada praia de Porto Belo. A ordem está no sentido Norte-Sul, e no mapa abaixo você pode verificar a localização de cada uma, assim como dos pontos turísticos de Porto Belo.
Praia Perequê

Possui 2,4 km de extensão e fica a 4 km do centro de Porto Belo. É bastante procurada por turistas que costumam alugar casas e apartamentos.
Costão das Vieiras
Um costão de pedras encravadas em uma bela montanha entre o Perequê e a praia central Porto Belo. Possui três praias muito tranquilas que se alcançam em poucos minutos de caminhada.
Praia de Porto Belo

Não é uma praia muito procurada para banho. Há vários restaurantes, comércio variado e pousadas a beira mar.
Praia da Enseada Encantada

Fica ás margens da rodovia que leva a Bombinhas.
Praia da Ilha de Porto Belo

Junto com a praia do Estaleiro, são as mais bonitas do município. Possui águas transparentes, esverdeadas e mar calmo. A praia tem 500 metros de extensão e conta com uma estreita faixa de areia, com belas pedras e áreas com sombra das árvores.
O acesso é através de barcos e lanchas que fazem a travessia de 900 m da praia da Enseada Encantada até o trapiche da ilha.
Praia do Araçá

O acesso é asfaltado, mas bem estreito e com poucas opções de estacionamento.
Praia do Caixa D’Aço

Localizada depois do Araçá, tem acesso por rua estreita e possui um único estacionamento. No local existem restaurantes flutuantes que funcionam durante o verão, feriados, e finais de semana.
Praia do Estaleiro

Suas águas são incrivelmente transparentes, em tons esverdeados, especiais para a prática do mergulho e para banho.
O acesso é feito pela mesma estrada da Praia Caixa d’Aço, seguindo mais 1 km á frente. Deixe o carro estacionado e desça mais 150 metros pela trilha.
Pontos turísticos de Porto Belo
Ilha de Porto Belo

A travessia de 900 metros pela baia de águas calmas, é feita com barcos de pescadores e escunas que fazem o traslado dos visitantes do continente até ilha de Porto Belo. Quando chegam os navios de cruzeiro, suas próprias embarcações de apoio levam os turistas até a ilha.

Os restaurantes e quiosques da ilha oferecem cadeiras, guarda-sóis, bebidas e petiscos à beira-mar. Há também de aluguel de equipamentos, como caiaque, snorkel, stand up. O atendimento ao público acontece das 07h às 18h na alta temporada (1º de dezembro a 31 de março). Nos outros meses do ano, a ilha fica aberta mas não há serviços.
Além da praia, na ilha se pode fazer uma caminhada pela trilha ecológica da “Pedra da Cruz”, num trajeto de cerca de 40 minutos. O trecho é circular e possui 1.300 metros de extensão em meio a Mata Atlântica.
Outra atração da ilha é o Ecomuseu Univali. Conta com uma coleção de fósseis de 20 mil anos. Os destaques ficam por conta do esqueleto de uma baleia-de-bryde, com 13 metros de comprimento; e do crânio de toxodonte, um herbívoro da Era Glacial que pesava mais de uma tonelada, entre muitas outras peças.
Para mais informações, acesse o site oficial da ilha.
Igreja matriz senhor Bom Jesus dos Aflitos

Igreja Senhor dos Passos

Praça da Bandeira

Um dos destaques da praça é o parquinho infantil, tematizado com um mini navio.
Píer turístico municipal de Porto Belo

Calçadão da Enseada Encantada

Em frente ao calçadão, há pequenos trapiches de onde saem passeios de lancha e de barco.
Parque Aquático Porto das Águas

Na temporada o parque funciona diariamente. Fora dela, funciona aos finais de semana, dependendo do mês. Para consultar o calendário de funcionamento, acesso o site oficial.
http://www.parqueportodasaguas.com.br/
Passeio de barco

Além da travessia para Ilha de Porto Belo, há várias opções de passeios de barco, de lancha e de jet sji. Os passeios de barco mais tradicionais, no estilo Barco Pirata partem do Porto dos Piratas.
São várias opções de percurso entre as praias e enseadas de Porto Belo e Bombinhas. Para mais informações, acesse o site do Porto dos Piratas.
Outros destinos do litoral de Santa Catarina
            










Muito bom, parabéns pelo conteúdo. Me ajudou muito! 🙂
Obrigado, Drielen!