O que fazer em Porto Belo SC

Porto Belo é considerada a capital náutica de Santa Catarina, lugar ideal para passeios de barco, lancha e jet ski.

Praia Caixa D'aço - Porto Belo
Praia Caixa D'aço - Porto Belo
  Por Jair Prandi
 

Porto Belo é considerada a capital náutica de Santa Catarina. Possui algumas belas praias, uma ilha e é lugar ideal para passeios de barco, lancha e jet ski.

As atividades náuticas podem ser realizadas em vários pontos, como praia central, praia do Araçá e até mesmo na ilha de Porto Belo, localizada a 900 metros do continente.

As praias são de poucas ondas, areia branca e fina, possuem área exclusiva para banhistas, separada de lanchas ou jet ski.

Além de seus encantos, Porto Belo fica próxima a diversas outras cidades turísticas, como; Bombinhas, Itapema, Balneário Camboriú, Itajaí e do Beto Carrero World.

Porto Belo - SC
Vista aérea do centro da cidade

Quando ir a Porto Belo

Porto Belo tem atrações o ano todo. Claro, que o verão sempre será a melhor opção para quem quer aproveitar as praias.
Nesse período também é temporada de cruzeiros, que atracam na cidade com seus enormes transatlânticos. No Carnaval e Réveillon a cidade fica completamente lotada, o que causa congestionamentos na principal avenida.

Fora da alta temporada, é indicado para quem gosta de descansar. É indicado também para o pessoal que quer visitar os pontos turísticos com mais calma.

No mês de Julho acontece a tradicional festa da Tainha, que oferece pratos à base do peixe famoso na cidade, além de apresentações folclóricas, musicais e artesanatos. Já no mês de outubro acontece o festival de camarão, com shows diversos.

Lojinhas no centro de Porto Belo
Lojinhas no centro de Porto Belo

Como chegar em Porto Belo

De avião você terá duas alternativas, o Aeroporto Internacional de Florianópolis (Hercílio Luz), a 72 km de distância, e o Aeroporto Internacional de Navegantes (Ministro Vitor Konder), a 60 km.
Depois tem que seguir para Porto Belo da forma que preferir, alugar um carro ou ir de ônibus.

Alugue um carro no aeroporto para sua viagem a Porto Belo e região!
Compare várias locadoras simultaneamente, com a RentCars e encontre o melhor preço e faça a reserva! Faça sua cotação e reserve aqui!

De carro o acesso é pela BR-101, tanto para quem vem do Sul (Florianópolis-Porto Alegre), quanto para quem vem do norte (Curitiba-Joinville).
De ônibus, a única cidade que possui linha direta para Porto Belo é Florianópolis. Das demais é preciso fazer um roteiro com escala.

Onde ficar em Porto Belo – Hotéis e pousadas

Assim como as praias vizinhas, Porto Belo oferece muitas opções de casas e apartamentos para alugar por diárias. Mas há também várias opções de hotéis, pousadas em um resort.

Resort Refúgio do Estaleiro
Resort Refúgio do Estaleiro – Foto: Divulgação

A praia Perequê é a que mais vem crescendo, já a praia do centro possui um intenso comércio, enquanto as praias da ilha, Caixa D’aço e Estaleiro, são as que tem o mar mais bonito para banho.
Confira algumas dicas com as melhores opções de hospedagem em Porto Belo.

Para casas, apartamentos, e outras opções, ou para escolher por localização, movimente o mapa abaixo. Faça sua escolha e clique nos ícones para ver mais detalhes e reservar!



Booking.com

Praias de Porto Belo

Conheça um pouco de cada praia de Porto Belo. A ordem está no sentido Norte-Sul, e no mapa abaixo você pode verificar a localização de cada uma, assim como dos pontos turísticos de Porto Belo.

Praia Perequê

Praia Perequê - Porto BeloPerequê é a maior praia do município e a que oferece a melhor infraestrutura. É uma continuação da Meia Praia (Itapema), separada pelo Rio Perequê. De mar aberto e grande faixa de areia, é arborizada, própria para banho, esportes náuticos e de areia.

Possui 2,4 km de extensão e fica a 4 km do centro de Porto Belo. É bastante procurada por turistas que costumam alugar casas e apartamentos.

Costão das Vieiras

Um costão de pedras encravadas em uma bela montanha entre o Perequê e a praia central Porto Belo. Possui três praias muito tranquilas que se alcançam em poucos minutos de caminhada.

Praia de Porto Belo

Praia de Porto BeloÉ a praia onde está situada a sede do município. Suas águas são protegidas pela Ilha de Porto Belo, por isso são calmas, ótimas para a prática de esportes náuticos. Dos trapiches também saem os barcos e escunas para passeios.

Não é uma praia muito procurada para banho. Há vários restaurantes, comércio variado e pousadas a beira mar.

Praia da Enseada Encantada

Praia da Enseada EncantadaA praia da Enseada Encantada está localizada em frente à Ilha de Porto Belo. Esta praia não é utilizada para banho, mas sim, para prática de esportes náuticos, como Wind Surf. Na orla há um calçadão, ideal para caminhadas e ciclismo. É um ótimo lugar para apreciar o pôr-do-sol.

Fica ás margens da rodovia que leva a Bombinhas.

Praia da Ilha de Porto Belo

Praia da Ilha de Porto Belo
Foto: Divulgação – Ilha de Porto Belo

Junto com a praia do Estaleiro, são as mais bonitas do município. Possui águas transparentes, esverdeadas e mar calmo. A praia tem 500 metros de extensão e conta com uma estreita faixa de areia, com belas pedras e áreas com sombra das árvores.

O acesso é através de barcos e lanchas que fazem a travessia de 900 m da praia da Enseada Encantada até o trapiche da ilha.

Praia do Araçá

Praia do Araçá - Porto BeloVerdadeira vila de pescadores, onde seu povo conserva os costumes dos primeiros colonizadores. A praia conta com uma estreita faixa de areia, o mar é muito calmo, bom para o banho, repleto de barcos de pescadores.
O acesso é asfaltado, mas bem estreito e com poucas opções de estacionamento.

Praia do Caixa D’Aço

Praia Caixa D'aço - Porto BeloA praia fica em uma enseada protegida, com águas límpidas e calmas cor verde esmeralda, com árvores e mata ao redor. É também um porto natural reconhecido internacionalmente, ótima para esportes náuticos e sempre repleta de embarcações.

Localizada depois do Araçá, tem acesso por rua estreita e possui um único estacionamento. No local existem restaurantes flutuantes que funcionam durante o verão, feriados, e finais de semana.

Praia do Estaleiro

Praia do Estaleiro - Porto BeloSem dúvida, a praia do Estaleiro é a mais bonita do município. Praia agreste, com vegetação nativa, com uma faixa de areia branca de 100 metros de extensão.
Suas águas são incrivelmente transparentes, em tons esverdeados, especiais para a prática do mergulho e para banho.

O acesso é feito pela mesma estrada da Praia Caixa d’Aço, seguindo mais 1 km á frente. Deixe o carro estacionado e desça mais 150 metros pela trilha.

Pontos turísticos de Porto Belo

Ilha de Porto Belo

Ilha de Porto BeloA Ilha de Porto Belo encanta pela beleza natural preservada. Não existem hospedagens, mas os turistas desfrutam de várias alternativas de lazer, atrativos e serviços, com área exclusiva para grupos de excursões.

A travessia de 900 metros pela baia de águas calmas, é feita com barcos de pescadores e escunas que fazem o traslado dos visitantes do continente até ilha de Porto Belo. Quando chegam os navios de cruzeiro, suas próprias embarcações de apoio levam os turistas até a ilha.

Ilha de Porto Belo
Trapiche de acesso à ilha – Foto: Divulgação da ilha

Os restaurantes e quiosques da ilha oferecem cadeiras, guarda-sóis, bebidas e petiscos à beira-mar. Há também de aluguel de equipamentos, como caiaque, snorkel, stand up. O atendimento ao público acontece das 07h às 18h na alta temporada (1º de dezembro a 31 de março). Nos outros meses do ano, a ilha fica aberta mas não há serviços.

Além da praia, na ilha se pode fazer uma caminhada pela trilha ecológica da “Pedra da Cruz”, num trajeto de cerca de 40 minutos. O trecho é circular e possui 1.300 metros de extensão em meio a Mata Atlântica.

Outra atração da ilha é o Ecomuseu Univali. Conta com uma coleção de fósseis de 20 mil anos. Os destaques ficam por conta do esqueleto de uma baleia-de-bryde, com 13 metros de comprimento; e do crânio de toxodonte, um herbívoro da Era Glacial que pesava mais de uma tonelada, entre muitas outras peças.

Para mais informações, acesse o site oficial da ilha.

Igreja matriz senhor Bom Jesus dos Aflitos

Igreja matriz senhor Bom Jesus dos Aflitos - Porto BeloA Igreja Matriz Bom Jesus dos Aflitos foi erguida em 1814, e tombada pelo Patrimônio Histórico em 25 de junho de 1998. Possui uma bela arquitetura açoriana com arquitetura típica colonial. Foi construída com mão-de-obra escrava e é um dos principais atrativos culturais e turísticos do município.

Igreja Senhor dos Passos

Igreja Senhor dos Passos - Porto BeloA igreja Senhor dos passos se localiza bem no centro de porto belo, em frente à Praça da Bandeira. A construção oferece uma bela arquitetura. Todos os anos, no mês de abril, acontece uma festa tradicional na igreja.

Praça da Bandeira

Praça central de Porto BeloA praça central de Porto Belo passou por uma completa reestruturação e foi reinaugurada em outubro de 2017. O local é o principal ponto de encontro de moradores e turistas, também onde acontece as principais festas e eventos da cidade.
Um dos destaques da praça é o parquinho infantil, tematizado com um mini navio.

Píer turístico municipal de Porto Belo

Píer turístico de Porto BeloPorto Belo ganhou recentemente, um píer que inclui um trapiche de 200 metros de extensão e um deck flutuante. A estrutura pode receber até três navios simultaneamente, e também embarcações da Associação dos Pescadores Artesanais do município. A entrada do píer fica junto a uma pequena praça.

Calçadão da Enseada Encantada

Calçadão da Enseada Encantada - Porto BeloO calçadão da Enseada Encantada fica na orla, em frente à praia Baixio e a Ilha de Porto Belo. O calçadão tem 600 metros de extensão e mais de seis mil metros quadrados. Há área para caminhadas, ciclovia e um belo paisagismo, com pontos de sombra.

Em frente ao calçadão, há pequenos trapiches de onde saem passeios de lancha e de barco.

Parque Aquático Porto das Águas

Parque aquático Porto das ÁguasO Parque Aquático Porto das Águas fica às margens da rodovia de acesso a Porto Belo e Bombinhas. Possui diversas atrações como toboáguas, kamikases, free-falls, além de um Centro Gastronômico e uma linda área verde.

Na temporada o parque funciona diariamente. Fora dela, funciona aos finais de semana, dependendo do mês. Para consultar o calendário de funcionamento, acesso o site oficial.

http://www.parqueportodasaguas.com.br/

Passeio de barco

Passeio de barco em Porto Belo
Passeio de barco Pirata – Foto: Divulgação Porto das Águas

Além da travessia para Ilha de Porto Belo, há várias opções de passeios de barco, de lancha e de jet sji. Os passeios de barco mais tradicionais, no estilo Barco Pirata partem do Porto dos Piratas.

São várias opções de percurso entre as praias e enseadas de Porto Belo e Bombinhas. Para mais informações, acesse o site do Porto dos Piratas.

Outros destinos do litoral de Santa Catarina


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here