Localizada no coração da Serra Gaúcha, Caxias do Sul é a segunda maior cidade do estado, repleta de atrações urbanas e rurais.

A cidade é um importante polo industrial metal mecânico e ao mesmo tempo possui características da colonização italiana com cantinas e parreirais de uva no interior, além de um ambiente tradicionalista gaúcho.

Em Caxias é possível visitar vinícolas, castelos, cachoeiras, rios, museus, grutas, santuários ecológicos, cânions, vivenciar o tradicionalismo gaúcho e italiano, unidos às belas paisagens do sul e a excelente culinária da região.

Centro de Caxias do Sul
Centro de Caxias do Sul

Onde ficar em Caxias do Sul

Os hotéis da cidade, em geral, têm perfil executivo, explicado pela quantidade de indústrias instaladas ao redor da cidade. Mas há hotéis diversificados e pousadas no interior.
Confira a lista de 35 hotéis da cidade

Como chegar em Caxias do Sul

De avião:
Caxias do Sul conta com aeroporto com alguns voos diários que ligam a cidade com São Paulo e Campinas. São 2 voos diários da Gol para São Paulo e 2 voos da Azul para Campinas (as rotas contemplam os dois sentidos).

De carro:
A partir de Porto Alegre, há rotas para chegar a Caxias do Sul:
Direto pela BR-116 são 130 km com belas paisagens, porém com muitas curvas. São 85 km no trecho de serra, em pista simples e sinuosa, o resto é duplicado.

A outra opção (a mais usada) inicia pela BR-116 e, entre São Leopoldo e Novo Hamburgo, virar à esquerda pela RS-240 e na RS-122. A estrada segue duplicada até São Vendelino, com apenas 21 km de serra e pista simples até Farroupilha.

Distrito de Galópolis - Caxias do Sul
Distrito de Galópolis – Caxias do Sul

O que fazer em Caxias do Sul – Roteiros Turísticos

Os atrativos turísticos de Caxias do Sul foram divididos em 7 roteiros, cada um deles com diferentes características a oferecer, onde os visitantes poderão conhecer e apreciar as belezas desta terra.

Vale Trentino

O Vale Trentino é um roteiro com muitos parreirais, cantinas e vinícolas, onde se preservam os costumes e as tradições italianas e se pode degustar vinhos, sucos e degustar a gastronomia típica.

Criúva

Esta região que foi rota de tropeiros conta com atrações naturais, como cachoeiras, rios, cânions, mata nativa e belos campos, além de gastronomia típica.
Distante 56 Km do centro de Caxias do Sul, Criúva também oferece algumas opções de esportes radicais e trilhas ecológicas. Lá nasceu a mais famosa dupla dos Irmãos Bertussi.

Ana Rech

Ana Rech é um bairro charmoso um pouco afastado da cidade, com pinheiros centenários, belas casas e ruas enfeitadas de flores, aliado aos costumes italianos.
Em dezembro, a tradicional Vila dos Presépios movimenta a comunidade com os belos presépios construídos pela comunidade.

Estrada do Imigrante

Caminho dos primeiros imigrantes italianos do município, este roteiro mescla as belas paisagens serranas, com história e religiosidade.
Um dos destaques do local é a Gruta da Terceira Légua, onde funciona uma capela dentro da gruta, e o povoado de São Pedro, com algumas casas típicas centenárias.

Caminhos da Colônia

Roteiro integrado entre o interior dos municípios de Caxias do Sul e Flores da Cunha, repleto de belas paisagens, vinícolas, gastronomia típica italiana.

Caminhos do Interior

Roteiro mais voltado às pequenas propriedades rurais e religiosidade, com 18 atrativos em segmentos de gastronomia, hospedagem, eventos e lazer, que abrange a Vila Oliva, Fazenda Souza e Santa Lúcia do Piaí.

Urbano

O roteiro urbano integra as atrações da cidade, com opções culturais, de lazer, de história e arte, além da gastronomia e vida noturna.

Pontos Turísticos urbanos de Caxias do Sul

Catedral Diocesana de Caxias do Sul

Igreja matriz de Caxias do SulLocalizada bem no centro de Caxias do Sul, a Catedral fica de frente para Praça Dante Alighieri.
Inaugurada em 1899, a Catedral de Caxias do Sul é sede da Diocese de Caxias do Sul, e foi dedicada a Santa Teresa. É um dos mais importantes edifícios históricos da cidade e um dos mais distinguidos exemplares da arquitetura colonial na zona de imigração italiana da serra gaúcha.

Praça Dante Aliguiere

Praça Dante Alighieri - Caxias do Sul
Praça Dante Alighieri – Imagem: drone Viagens e Caminhos

A Praça Dante Alighieri é o espaço público mais antigo e tradicional de Caxias do Sul, localizada no coração da cidade, em frente a catedral e alguns edifícios históricos da cidade.

Parque Cinquentenário

Parque Cinquentenário - Caxias do SulParque urbano com vegetação nativa, inclusive grandes araucárias, numa área de 2,5 hectares. O parque conta também com área de recreação para crianças e espaço para caminhadas e exercícios.
Está localizado entre as ruas Teixeira Mendes, Praça Anchieta e Av. Júlio de Castilhos.

Parque Getulio Vargas

Praça Getúlio Vargas - Caxias do SulGrande espaço verde em meio à área urbana, um dos principais locais de lazer e entretenimento da cidade. Conta com vegetação exuberante com espécies nativas e frutíferas, com boa infraestrutura voltada para o lazer e esportes.
O Parque Getúlio Vargas possui ciclovia, playground, academia ao ar livre, quadra esportiva, pista de skate e um palco para apresentações de shows e eventos.

Monumento ao Imigrante

Monumento aos Imigrantes - Caxias do SulO Monumento ao Imigrante é uma criação do escultor Antonio Carangi, inaugurado em 1954 durante a Festa da Uva pelo presidente Getúlio Vargas.
Feito de bronze e medindo 4,5 metros de altura, retrata o heroísmo e a luta dos imigrantes que abandonaram sua terra e vieram construir Caxias do Sul.
Junto ao monumento se encontra o Museu do Imigrante.
BR 116, Km 150, B. Petrópolis
Horário de atendimento: terça-feira a domingo das 9h às 17h

Igreja de São Pelegrino

Igreja de São Pelegrino - Caxias do SulA igreja de São Pelegrino ganhou fama em virtude de seu acervo de obras de arte, a mais importante delas é a série de murais e pinturas em tela de Aldo Locatelli.
Av. Itália, 54, B. São Pelegrino
Visitação: diariamente das 8h às 18h

Museu Casa de Pedra

Casa de Pedra - Caxias do SulA Casa de Pedra foi construída no final do século XIX, com dois pisos, toda em pedra basáltica rejuntada com barro, com aberturas de pinho fixadas em tijolos artesanais. No primeiro pavimento encontram-se uma sala e a cozinha, e um forno para pão do lado externo, enquanto o pavimento superior era o antigo dormitório.
Foi transformada em museu no ano de 1975, com objetos em seu interior, que retratam o cotidiano e os afazeres dos imigrantes da comunidade caxiense.
Rua Matteo Gianella, 531, B. Santa Catarina
Horário de atendimento: terça-feira a domingo, das 9h às 17h

Vinícola Castelo Medieval Chateau Lacave

Castelo Chateau Lacave - Caxias do SulCastelo medieval totalmente construído em pedra, aberto a visitação, onde funcionava uma vinícola, hoje abriga uma loja de varejo e espaço para eventos. Sua construção iniciou-se em 1968, por empreendedor espanhol, Juan Carrau, que seguiu uma planta original de um Castelo Medieval espanhol do século XI. O Castelo fica em uma área de 70 mil m² em meio a um fabuloso bosque com lago, com araucárias e plantas.
Mais informações no artigo Chateau Lacave – o castelo medieval da Serra Gaúcha

Estádio Alfredo Jaconi (Juventude)

Estádio Alfredo Jaconi - JuventudeO Alfredo Jaconi é considerado um dos estádios mais funcionais do país. Com capacidade para 23.726 espectadores, a casa do Juventude foi inaugurada em 1975 e seu nome faz alusão a um dos maiores ídolos do clube. Alfredo Jaconi foi jogador, treinador e dirigente nas décadas de 30 e 40.
R. Hércules Gallo, 1547, B. Centro
Horário de atendimento: segunda a sexta-feira das 9h às 18h sábado das 9h às 12h

Estádio Centenário (SER Caxias)

Estádio Centenário - CaxiasO Estádio Francisco Stedile, popularmente chamado de Centenário foi concluído em apenas 6 meses pelo ex-presidente e patrono do clube, Francisco Stedile, o Centenário serviu de passaporte para o clube disputar a série A do Campeonato Brasileiro de 1976, tornando-o pioneiro no interior do Rio Grande do Sul.
R. Thomás Beltrão de Queiróz, 898, B. Marechal Floriano
Horário de atendimento: segunda a sexta-feira das 9h às 12h e das 13h12min às 18h20min – sábado mediante reserva

UCS Aquarium

O UCS Aquarium é um espaço que privilegia o estudo do ambiente natural da região, um conjunto de 21 aquários, somando aproximadamente 50.000 litros de água, que reúne para fins de exposição e estudo cerca de 2 mil animais de 90 espécies entre cnidários, equinodermos, crustáceos, peixes e répteis.
Endereço: UCS = Universidade de Caxias do Sul – R. Francisco Getúlio Vargas, 1130, B. Petrópolis
Horário de atendimento = Das 8h às 11h30min e das 13h30min às 18h, de terça a sexta-feira
Das 9h às 11h30min e das 14h às 18h, nos sábados
Das 14h às 18h, nos domingos e feriados

Zôo da UCS

Zoo da UCS - Caxias do SulInaugurado em 1997, o Jardim Zoológico da Universidade de Caxias do Sul ocupa uma área de 20.000 m2 e possui aproximadamente 120 animais de 48 espécies diferentes.
Endereço: UCS = Universidade de Caxias do Sul – R. Francisco Getúlio Vargas, 1130, B. Petrópolis
Horário = De terça a domingo – das 8h às 17h45min.
Entrada franca

Pavilhões da Festa da Uva e Réplica de Caxias do Sul (1885)

O parque de exposição Dr. Mário Bernardino Ramos mais conhecido como Pavilhões da festa da Uva conta com uma infraestrutura impecável. Possui atrativos turísticos, área preservada e grandes pavilhões e áreas onde acontecem grandes eventos, como shows, feiras, rodeios e a tradicional Festa da Uva.

Caxias do Sul - RSNo local, foi construída a réplica de Caxias do Sul de 1885, um conjunto arquitetônico com 20 casas de madeira, incluindo a igreja e o coreto, reproduzindo a Avenida Júlio de Castilhos e a Rua Doutor Montaury daquela época. Em sua volta, grandes pinheiros completam o cenário.
À noite, a réplica serve de cenário para contar a Saga da Imigração Italiana, através da magia do espetáculo Som e Luz.

Caxias do Sul vista dos pavilhões da Festa da UvaO local também oferece uma ótima vista da cidade aos pés do monumento Jesus Terceiro Milênio. É um busto estilizado de 21 metros de altura. Em sua base fixada na laje do Museu de artes Sacras.
R. Ludovico Cavinatto, 1431, B. Nossa Senhora da Saúde
Visitação: diariamente das 8h às 18h

Pontos Turísticos no interior de Caxias do Sul

Gruta da Terceira Légua

Gruta da Terceira Légua - Caxias do Sul - RS
Gruta da Terceira Légua – Caxias do Sul

Uma escadaria com 150 degraus leva a uma capela dentro de uma gruta debaixo de um penhasco. No local são celebradas missas aos domingos e pode-se almoçar no próprio local, onde são vendidos também produtos coloniais. No penhasco é comum a pratica de escalada em rapel e poucos metros abaixo também tem uma cachoeira, acessível por trilhas. As visitas são livres.
Confira o artigo completo sobre a Estrada do Imigrante e Gruta da Terceira Légua

Distrito de Criúva

Cachoeira da Mulada
Cachoeira da Mulada – Criúva

Localizado a 56 km de Caxias do Sul, Criúva oferece atrações importantes, como a centenária ponte do Korff, a fazenda Bertussi, a Cachoeira da Mulada e o Cânion Palanquinhos.
Veja o artigo detalhado que escrevemos sobre nossa visita a Criúva, Mulada e Fazenda Bertussi.

Festa Nacional da Uva

Festa da Uva - Caxias do Sul
Festa da Uva – Imagem: Rádio caxias

A importante Festa da Uva é realizada a cada 2 anos em um parque próprio onde são expostos os produtos da região, desde manufaturas e alimentos até maquinaria pesada e automotores.
Além das atrações expostas no parque, acontece na cidade, desfiles de carros alegóricos e diversas outras atrações paralelas em diversos locais.
A Festa da Uva dura 15 dias e é a principal festividade de Caxias do Sul, dedicada a celebrar a colonização italiana e reavivar as tradições históricas da comunidade.

Para mais informações, acesse o site oficial de turismo de Caxias.

Mais Viagens e Caminhos na Serra Gaúcha:
Garibaldi – Capital brasileira do espumante
O que fazer em Farroupilha
Estrada entre Bom Jesus e Rota do Sol
Caldas do Prata – Águas termais na Serra Gaúcha
Estrada entre Caxias e Gramado

COMPARTILHAR
Jair Prandi
Editor, fotógrafo, videomaker, e influenciador digital do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog de viagens para compartilhar suas experiências.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here