Curitiba se destaca pela qualidade de vida, pela quantidade e qualidade de seus parque e praças e por suas soluções urbanas.
Os visitantes encontram hotéis confortáveis, bons restaurantes, intensa agenda cultural e mobilidade de sobra para conhecer os cartões-postais, sempre emoldurados por bosques e praças.
A sinalização eficiente e os meios de transportes modernos garantem circular por belos e inusitados parques e construções. Lugares para ir em Curitiba como o Teatro Ópera de Arame, o Jardim Botânico e o Museu Oscar Niemeyer, além dos parques, como o Barigui, são ponto de encontro turistas, famílias e atletas nos finais de semana.
Apesar dos aspectos modernos, a cidade de Curitiba guarda muitas características de cidades do interior e influência dos imigrantes europeus, que ainda hoje mantém suas raízes. Alem disso, a cidade também possui um belo Setor Histórico, com um bom número de prédios antigos preservados, palácios e igrejas.
A rua XV de Novembro, conhecida em seu calçadão, por Rua das Flores, permite ver de perto a mistura de culturas. Por lá estão o comércio, os artistas de rua, os cinemas e os teatros, além das cafeterias com mesas ao ar livre onde todos os sotaques se encontram.
Como chegar em Curitiba PR
O principal meio de chegada à cidade é o Aeroporto Internacional de Curitiba Afonso Pena. Localizado no município vizinho de São José dos Pinhais, fica a 18 km do centro da cidade.
Há voos diretos de várias cidades importantes da região Sul e Sudeste e voos com conexão de outras capitais do restante do Brasil.
Para quem chega de avião, para se deslocar até o centro da cidade, há várias opções, como ônibus comum, executivo, táxi ou transfer. Se você é daqueles que gosta de traçar seu próprio roteiro, alugue um carro ainda no aeroporto.
Alugue um carro em Curitiba!
Reserve um carro com antecedência com a RentCars. Compare várias locadoras simultaneamente, e encontre o melhor preço!
Faça sua cotação e reserve aqui!
Para quem mora na região Sul e Sudeste chegar de carro também é uma opção, já que fica a pouco mais de 400 km de São Paulo. O trânsito em Curitiba não é dos piores e assim você poderá se deslocar por conta própria.
Pacotes de viagem para Curitiba
Pacotes de viagem são uma ótima opção para chegar a Curitiba com facilidade. Inclui, passagem aérea, transfer e hospedagem. A Hurb é a empresa que costuma oferecer os pacotes mais baratos para este destino, com opção de pagar em até 12x, saindo de várias capitais brasileiras.
Confira algumas opções:
Quando ir a Curitiba
Curitiba é considerada uma cidade chuvosa, com grande amplitude térmica, num dia pode fazer as quatro estações do ano. Á noite e pela manhã faz aquele friozinho e à tarde esquenta.
É também uma das mais geladas capitais brasileiras, no mês de julho de 2017, quando fomos fazer o passeio de trem, a temperatura estava em zero graus, no amanhecer.
Os meses de junho a agosto são os mais frios e menos chuvosos e de outubro a março os mais quentes. A melhor época para fazer turismo em Curitiba é no outono, entre março e maio, quando chove menos e as temperaturas estão mais agradáveis .
Para circular e curtir as praças e parques da cidade, com mais tranquilidade dê preferência aos finais de semana, quando o trânsito fica bem mais calmo e é melhor para visitar os pontos turísticos de Curitiba.
Onde ficar em Curitiba
Curitiba tem algumas zonas hoteleiras tradicionais bem definidas, entre o Centro, o Centro Histórico e o bairro Batel. Há ofertas para todos os bolsos, desde hotéis econômicos a hotéis refinados. Apesar das dezenas de atrações, a cidade não é tão disputada por turistas, sendo possível encontrar bons preços, mesmo para reservas em cima da hora.
O centro pode ser considerado a melhor opção para Curitiba turismo, perto de tudo e onde se concentram várias atrações. Portanto, como qualquer cidade grande, é preciso tomar um pouco de cuidado, principalmente à noite.
Talvez a melhor opção seja mesmo o bairro Batel, que é vizinho ao centro, mais sofisticado organizado, arborizado e seguro. Além disso, o bairro é cheio de bons restaurantes, bares, cafés e opções de compras. Claro que em média, os hotéis desta área também seguem o padrão e tem preços mais altos.
Opção 5 estrelas (luxo)
Opções com ótimo custo benefício
- Hotel Centro Europeu Tourist
- Hotel Roochelle Curitiba
- Hotel Trevi
- Aqui temos uma lista com mais de centenas de opções de hospedagens na cidade
Onde comer em Curitiba
Curitiba é uma grande metrópole, com centenas de opções de restaurantes e variados locais para comer. Porém algumas áreas da capital se destacam, como o bairro Batel, onde se concentra um grande número de bares, restaurantes e shoppings, melhor lugar para curtir a noite de Curitiba. O bar do Alemão, localizado no centro histórico é uma ótima opção!
Não fizemos um roteiro gastronômico na cidade, por isso, indicamos dois artigos que vão ajudar você a decidir onde comer e beber em Curitiba:
- A Lúcia do blog Quer Saber Eu Amo Viajar, nos dá ótimas dicas de onde comer na capital paranaense.
- Já o Fábio Pastorello do Viagens Cine, mostra 7 roteiros de cervejarias artesanais, bares e botecos.
No final do post, em passeios pela cidade, falamos também de alguns tours gastronômicos de Curitiba.
Pontos turísticos Curitiba – Praças e parques
Saiba o que fazer em Curitiba, considerando praças e parques.
As praças e os parques são abundantes em Curitiba, são as atrações que mais atraem turistas para cidade, pela quantidade, variedade e beleza. Conheça as principais opções!
Jardim Botânico de Curitiba
O Jardim Botânico possui uma área de 245.000 m², com uma estufa inspirada nos palácios de cristal ingleses do século passado. O local expõe permanentemente plantas originárias dos mais diversos pontos do território brasileiro. Conta também com jardins em estilo francês e trilhas que cortam o bosque e um lago com passarela.
Ópera de Arame – Parque das Pedreiras
O Teatro foi edificado em ferro tubular, numa estrutura semelhante à Ópera de Paris. É destinado, juntamente com o Espaço Cultural Paulo Leminski, do Parque das Pedreiras, com capacidade para 60.000 pessoas à apresentações artísticas e culturais.
São 4000 m² de área construída em três níveis, que abrigam 1800 lugares na platéia e 46 camarotes com capacidade total de 600 espectadores. Toda a Ópera é cercada por um lago, repleto de peixes, além de na área existir uma cascata, uma passarela aramada de entrada e um bonito paisagismo.
Parque Barigui
Possui uma área de 1.400.000 m2. Conta com uma enorme área de bosque, à sombra do qual foram construídas churrasqueiras. É equipado com um Centro de Exposições, estacionamento e local para exposições externas.
O parque abriga ainda, pistas de aeromodelismo e bicicross, canchas de futebol e voleibol, trilha para trekking ou cooper, parque de diversões, Estação da Maria Fumaça, um lago formado pela represa, pedalinhos, academia de ginástica, lanchonete. Lá funciona ainda, o Museu do Automóvel, possuindo um acervo com dezenas de veículos antigos.
Parque Tanguá
O Parque foi construído onde era uma antiga pedreira e é dividido pela parte alta e a baixa. Na alta se encontram: Chafaris, jardins, lojinha e lanchonete e mirantes em cima do paredão de pedra. Na parte baixa se tem a vista da cascata, tem o lago e o túnel com aproximadamente 50 metros, escavado em uma de suas paredes rochosas.
Unindo o lago de um lado a outro, há dentro deles, uma passarela de madeira que leva os visitantes até um mirante. Dois barcos fazem a travessia entre os lagos, passando pelo túnel.
O parque conta ainda com infra-estrutura de lazer como pista de cooper, ciclovia, lanchonete, quiosques com churrasqueiras e dois estacionamentos.
Mais informações sobre o Parque Tanguá no blog Fui Ser Viajante
Parque São Lourenço
Com 203.918 m², possui área de recreação que compreende, dentre outras coisas, uma grande pista para carrinhos de rolimã. Se destaca ainda, o Centro de Criatividade dedicado à realização de atividades ligadas as artes plásticas, pesquisa de som, luz e movimento.
Lá funciona uma biblioteca, um local para exposições, auditório, sala de projeção e são ministrados, ao longo do ano, cursos de arte, sob a orientação de pessoas especializadas. O parque também é muito procurado para caminhadas.
Parque Tingui
Com uma área de 380.000 m2, tem a função de preservar o fundo de vale do rio Barigui. Também integra o Parque, o Memorial da Imigração Ucraniana com uma reprodução da Igreja de São Miguel Arcanjo. No local estão expostas as tradições ucranianas, tais como os ícones (pinturas religiosas) e as pêssankas (ovos pintados à mão). Ainda fazem parte do conjunto, um campanário, um palco para apresentações folclóricas e um portal.
Parque Regional do Iguaçu – Zoológico
Possui uma área de 8.264.316 m² e localiza-se na região Sul, entre a RFFSA e o rio Iguaçu. O parque divide-se em sete setores diferentes: o esportivo com canchas de esportes, equipamentos de recreação, estádio de beisebol; o setor náutico, onde estão as raias de remo, da estação de piscicultura; a praia fluvial; os pomares públicos; os bosques naturais e o setor pesqueiro, complementados com estacionamentos, churrasqueiras, vestiários, sanitários, lanchonetes.
O zoológico com uma área de mata nativa de 530.000 m², abrigando aproximadamente 80 espécies de animais, constituindo-se em local de pesquisa e um dos maiores centros de reprodução de animais em cativeiro .
Praça do Japão
Praça criada para homenagear os imigrantes japoneses, localizada entre altos edifícios. Existem espalhadas pela praça 30 cerejeiras do Japão, pequenos lagos artificiais, nos moldes dos japoneses, Portal Japonês, a Casa da Cultura e a Casa de Chá.
Universidade Livre do Meio Ambiente
Foi criada onde existia uma pedreira com o objetivo de formar nas pessoas uma consciência de defesa ambiental. Edificado em eucalipto, o prédio de 874 m², possui uma rampa em forma de espiral com 22 m que permite uma vista panorâmica do entorno.
Passeio Público de Curitiba
O Passeio Público é um exemplo de preservação natural, bem no centro da cidade, com aproximadamente 70.000 m² e 35 pontos de atração. O parque possui três lagos, sendo que em cada um tem uma ilha.
Também conta com um pequeno zoológico com grande variedade de aves, cobras, e pequenos animais. A infraestrutura é boa, com restaurante, parquinho, pedalinho, academia ao ar livre, aluguel de bicicletas, etc…
Bosque Alemão
Criado para homenagear os imigrantes alemães. A maior parte dessa área é de mata nativa densa e fazia parte da antiga chácara da família Schaffer.
O Bosque é rico em atrações. O Oratório Bach, uma sala para concertos musicais; a Torre dos Filósofos, com um mirante; a trilha João e Maria; a Casa Encantada, com uma biblioteca infantil; a Praça da Cultura Germânica, além do bosque de mata nativa e nascentes de água doce.
Praça do Avião e Museu do Expedicionário
O Museu do Expedicionário é um museu sobre a segunda guerra mundial. Um dos mais completos do Brasil sobre esta temática. Possui em seu acervo uma ampla quantidade de objetos, documentos, fotos, mapas e ilustrações.
O museu conta com variados tipos de materiais bélicos, como: Armas, munições, uniformes, e outros objetos que foram usados pela Força Expedicionária Brasileira (FEB), Força Aérea Brasileira (FAB) e pela Marinha de Guerra do Brasil, no conflito.
Em gente ao museu fica a Praça do Expedicionário, popularmente conhecida como a Praça do Avião. Nela há uma avião P-47 Thunderbolt, que é uma relíquia preservada utilizada pelo 1° Grupo de Caça na Itália, além de outros peças como um tanque de guerra.
Parque Passaúna
O parque Passaúna é pouco conhecido de quem visita Curitiba, mas oferece um grande potencial, com uma imensa área verde no entorno da represa. A Ângela do blog Apure Guria conhece bem o lugar e trás mais informações sobre o Parque Passaúna.
O que fazer em Curitiba – Outras opções
Torre Mercês (Torre panorâmica de Curitiba)
A Torre da Telepar, conhecida também como Torre Mercês, possui duas funções básicas: Suporte para antenas para interligação telefônica da Região Sul e países vizinhos e mirante da cidade.
Com uma altura total de 109,5 m, seu mirante oferece uma belíssima visão de 360° da cidade e dos contornos da Serra do Mar. Além do mirante, possui um mapa de metal em relevo com todos os detalhes da cidade e o Museu do Telefone.
Centro Cívico de Curitiba
No Centro Cívico se concentram os edifícios que abrigam os poderes Executivo, Legislativo, Judiciário, a maioria das Secretarias do Estado, o Fórum de Curitiba e a Prefeitura Municipal.
Estádio Joaquim Américo (Arena da Baixada)
Mais conhecido com Arena da Baixada, o estádio do Atlético Paranaense é o mais moderno e um dos mais bonitos do Brasil. Visitas guiadas levam os turistas pelas arquibancadas, a praça de alimentação, o salão vip, os camarotes, os vestiários e a sala de imprensa.
Visitamos o antigo e o novo estádio! Confira o post de nossa última visita em 2018! Tour na Arena da Baixada – O mais moderno estádio do Brasil
Estádio de Futebol Antonio Couto Pereira – Curitiba FC
Com capacidade para 55.000 pessoas, pertence ao Coritiba Futebol Clube. O tour começa no “Espaço 100 Anos” onde estão expostas camisas antigas, objetos e fotos de momentos importantes da história do time. Segue para a sala de imprensa, vestiário, gramado, arquibancada e galeria de troféus.
Museu Oscar Niemeyer
Conhecido com Museu do Olho, foi inaugurado em 2002, num projeto do arquiteto Oscar Niemeyer.
A estrutura externa, que lembra um grande olho, impressiona pelas formas. É uma edificação, anexada à já existente, com 70 metros de comprimento, 30 de largura e cobertura parabólica apoiada em uma torre de 21 metros de altura. Uma passagem subterrânea faz a ligação entre os dois prédios.
Saiba mais sobre o Museu Niemeyer pelo blog Espiando pelo Mundo
Museu Paranaense
Fundado em 1876, o Museu Paranaense foi o primeiro museu do Paraná e o terceiro do Brasil. Possui um acervo de cerca de 300 mil peças e documentos. São peças etnográficas de origem indígena de várias partes do Brasil, peças arqueológicas, mapas do Brasil-Colônia, peças históricas das antigas capitanias do sul do País e obras de arte.
Museu Ferroviário e Shopping Estação
Instalado na antiga estação ferroviária de Curitiba, o Museu expõe várias peças históricas e suas instalações buscam reproduzir o antigo funcionamento da estação. Hoje as instalações do museu fazem parte do Shopping Estação em uma espécie de rua coberta.
Estação Rodoferroviária
A Estação Rodoferroviária de Curitiba é o primeiro terminal de transporte integrado do país. Centralizando o sistema rodoviário e ferroviário, estadual e interestadual. No bloco rodoviário funciona ininterruptamente um centro comercial. O bloco ferroviário possui duas plataformas de embarque e pátio de carga e descarga.
Paço da Liberdade – Curitiba
O antigo prédio do Paço Municipal foi restaurado e reinaugurado como Paço da Liberdade, em março de 2009.
Construído de 1914 o prédio foi sede da Prefeitura de Curitiba até 1969 e sede do Museu Paranaense, de 1973 a 2002.
O atual Paço da Liberdade é um centro cultural multifuncional administrado pelo SESC Paraná, que obteve a concessão da prefeitura municipal por 25 anos. As atividades culturais incluem cursos, exposições e palestras.
Praça Tiradentes
É o Marco Zero da cidade, de onde são medidas e encontradas todas as distâncias, onde se Encontra a Catedral, além de servir como ponto de partida das linhas Turismo.
Catedral de Curitiba
A inauguração da atual igreja, foi em 1893, construída em estilo neo-gótico e inspirada na Sé de Barcelona. Em seu interior existem vitrais, doados por famílias tradicionais curitibanas; móveis e púlpitos em alto relevo, entalhados em imbuía. Foi restaurada em 1993, e em 08 de setembro do mesmo ano passou a denominar-se Catedral Basílica Menor.
Palácio Avenida
Um dos primeiros edifícios de porte da cidade. Abriga além da agência bancária e do setor administrativo, o Auditório Bamerindus, com capacidade para 250 pessoas e o objetivo de desenvolver atividades culturais, a exemplo do “Natal no Avenida” que reúne num coral, crianças carentes e idosos, numa mensagem de paz e esperança.
Rua das Flores (calçadão da Rua XV)
Calçadão, no centro de Curitiba, que se estende, desde a Praça Osório até a Rua Presidente Faria. Ela é hoje um grande jardim. Seu principal papel histórico é o ser ponto de encontro da cidade.
É por isso que nela encontramos flores, árvores, o famoso calçadão, bancos, um variado centro comercial, lanchonetes, restaurantes, cinemas, iluminação apropriada, além da boa conservação da fachada dos antigos sobrados.
Completando o cenário da secular Rua das Flores, encontra-se nela o Como monumento, um bonde e o Palácio Avenida.
Teatro Paiol
Construído em 1906, tinha por finalidade abrigar um depósito de pólvora. Foi totalmente modificado e restaurado. Possui traços arquitetônicos romanos em forma circular. O prédio foi inaugurado como teatro em 1971, com show do Vinícius de Moraes. Sua capacidade é para 220 espectadores.
Setor Histórico de Curitiba
Localizado na parte alta da cidade, totalmente revitalizado, o local demarca os primórdios da história de Curitiba no século XVII. O Largo da Ordem é o coração do Setor Histórico, onde se encontra um belo conjunto arquitetônico.
Dentre eles, se destacam: Igreja da Ordem Terceira de São Francisco das Chagas, a mais antiga de Curitiba, Praça Garibaldi, Palácio Garibaldi, Belvedere, Igreja do Rosário, Fonte da Memória, Igreja Presbiteriana. No local também se encontra o Memorial de Curitiba.
Rua 24 Horas
Totalmente coberta em vidro transparente, com estrutura de tubo metálico em forma de arco e com uma extensão de 116 m, numa concepção futurista. Funcionando dia e noite, a rua oferece serviços à população, visando revitalizar o centro da cidade fora do horário comercial, funcionando como um mini shopping.
Universidade Federal, Teatro Guaíra e Praça Santos Andrade
O Teatro Guaíra é um dos maiores e um dos mais importantes da América Latina. Possui três auditórios: o maior deles, com capacidade para 2173 lugares. Na sua frente fica a praça Santos Andrade e no outro lado da praça o monumental prédio histórico da Universidade Federal do Paraná.
Bairro Santa Felicidade
Bairro criado por imigrantes italianos que dedicaram-se à produção de hortifrutigranjeiros, à fabricação de vinho, queijo e ao trançado de vime. Ao longo da Via Veneto e da Avenida Manoel Ribas, destacam-se exemplares da arquitetura popular.
Porém, a atração maior de Santa Felicidade é a de ser Bairro Gastronômico de Curitiba, com grande número de restaurantes e as tradicionais vinícolas e cantinas.
Mercado Municipal de Curitiba
Fundado em 1958, o Mercado Municipal de Curitiba é o principal e mais tradicional local de compras na cidade. É também o principal polo gastronômico com vários restaurantes e lanchonetes. A praça da alimentação oferece restaurantes com pratos típicos de várias etnias.
O mercado tem também espaços para realização de vários eventos. Foi o primeiro mercado brasileiro a ter um setor exclusivo de alimentos orgânicos. Lá se encontra um pouco de tudo; alimentos de procedências variadas, além de utensílios diversos.
Funcionamento: Dom: Das 07:00 às 13:00 / Seg: Das 07:00 às 14:00 / Ter à Sáb: Das 07:00 às 18:00
Passeios imperdíveis em Curitiba
Linha Turismo Curitiba
A Linha Turismo é uma linha de ônibus especial que circula nos principais pontos turísticos de Curitiba. Com ela, é possível conhecer os parques, praças e atrações da cidade.
Considerada uma das melhores do país, a Linha Turismo circula a cada trinta minutos, percorrendo aproximadamente 45 km em cerca de 2,5 horas.
O roteiro começa na Praça Tiradentes, mas é possível iniciar o trajeto em qualquer um dos pontos.
Para embarcar você compra uma cartela com cinco tíquetes no valor de R$ 45,00 (valor de 2018) e tem direito a um embarque e quatro reembarques.
Saídas de Terça a Domingo, partindo da Praça Tiradentes, das 9h às 17:30h, a cada 30 minutos.
Escrevemos um artigo inteiro mostrando este passeio. Confira como é o city tour Linha Turismo de Curitiba.
Passeio de trem de Curitiba a Morretes
O passeio de trem pela Serra do Mar Paranaense é o mais belo passeio de trem do Brasil.
O trem parte da Estação Rodoferroviária de Curitiba e desce a serra na maior área preservada de mata Atlântica do Brasil, passando por várias pontes, viadutos, e túneis, entre penhascos, cachoeiras e belas paisagens.
Escrevemos um artigo bem completo sobre o passeio de trem de Curitiba a Morretes
Passeios guiados em Curitiba
Além dos 2 tour mais famosos, que são o ônibus panorâmico e o trem da Serra do Mar, há outros passeios guiados bem interessantes para curtir em Curitiba, tanto de dia como à noite. Os principais são: Curitiba Free Walking, KuritBike, Tour Comida de Boteco, CutiDoce, Curitidrinks e Tour Cervejeiro.
City tour Curitiba com Guia
Este passeio de 4 horas inclui transporte e guia turístico. O tour leva aos principais cartões postais da cidade, além de passar por muitos outros. Conheça: A Praça Tiradentes, UFPR, Teatro Guaíra, Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Museu Niemeyer, Jardim Botânico, Bosque do Papa, Ópera de Arame, Unilivre, Parque Tanguá e Relógio das Flores.
Curitiba Free Walking – passeio guiado a pé
Walking tours são excelentes opções para quem viaja sozinho, pois além de curtir e conhecer detalhes e histórias da cidade, dá para conhecer e interagir com outras pessoas.
O Curitiba Free Walking é um dos mais procurados e é mais focado no centro histórico e no passado da cidade. O tour é gratuito e no final cada um contribui com a quantia que desejar para o guia.
O tour tem duração de 2:30 h e o ponto de encontro é a Bilheteria do Teatro Guaíra. Acontece as 10 h nas quartas e sextas, e as 11 h aos aos sábados.
Saiba mais sobre o Curitiba Free Walking
KuritBike – Tour de bike por Curitiba
KuritBike é uma empresa especialista em cicloturismo urbano, com opção de 10 roteiros diferentes em Curitiba. Além das rotas definidas é possível também fazer uma rota personalizada. Os tours acontecem com o número mínimo de 2 pessoas. Também é possível alugar uma bike e percorrer Curitiba por conta própria.
Saiba mais sobre o Curitibike
Tour de Boteco
O Tour de Boteco é um passeio gastronômico noturno que propicia aos participantes provar os sabores dos bares de Curitiba. Uma experiência diferenciada, de bar em bar, comendo petiscos e fazendo amigos.
O passeio acontece semanalmente às quintas (as 19 h) e aos sábados (as 17 h) em grupos de 8 a 15 pessoas. São 4 bares visitados em cada edição e o passeio gastronômico dura 4,5 h.
O tour é feito a pé em bares próximos, com permanência de 1 hora em cada um. São 8 roteiros em bairros diferentes de Curitiba: Batel, Centro, São Francisco, Itupava, Centro Histórico, Mercês, Centro Cívico e Água Verde. Com isso, cada vez você poderá ir num bairro diferente.
As inscrições são feitas antecipadamente pelo site e o valor é R$ 60,00 (preço de 2018) por pessoa, que inclui a experiência e as comidas nos 4 bares visitados (bebidas à parte).
Saiba mais sobre o Tour de Boteco e inscreva-se no passeio!
Contato: Carol Moreno – (41) 98814-0324 – carolmorenot@gmail.com
Curitidoce
O tour leva os visitantes a Batel e Bigorrilho, dois bairros repletos de docerias. Se prepare, serão 3 h de passeio provando as delícias de 5 estabelecimentos diferentes.
O tour acontece quinzenalmente, sempre aos sábados e custa R$ 50.
Saiba mais sobre o Curitidoce
CuritiDrinks
Este passeio é para quem gosta uma boa bebida e quer conhecer um pouco da noite de Curitiba. A cidade é repleta de bares e conta com ótimos produtores de cervejas artesanais. Nada melhor do que sair para beber com um grupo guiado por quem conhece as melhores opções.
O tour acontece no bairro Batel às sextas-feiras.
Excursões de Curitiba para destinos da região
Para quem chega de longe e quer aproveitar o máximo para conhecer toda a região, há opções de vários passeios de um ou dois dias para vários destinos da região. Há opções para o Beto Carrero World, Trem da Serra do Mar, Parque Estadual de Vila Velha, cidade histórica de Lapa, Ilha do Mel, entre outros…
Outros destinos que visitamos nos arredores de Curitiba:
PACOTES DE VIAGENS HURB. Pacotes de viagens baratos para os melhores destinos do Brasil e do Mundo. Pague em até 12x.
HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.
ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve e pague em Reais, sem IOF.
SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e recomendado nas viagens. É barato e previne gastos. Saiba mais!
PASSEIOS PELO MUNDO – GET YOR GUIDE - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.
Moro na região metropolitana de Curitiba e sempre que posso, visito essa cidade, ainda não tive a oportunidade de conhecer todos esses pontos turísticos, tem uns até que nem sabia da existência, gostei muito da postagem pois me deu vontade de conhecer muito mais Curitiba, parabéns!
Quantos lugares incríveis, ainda faltam alguns para eu conhecer. Obrigado pela indicação do roteiro de cervejas artesanais, adoramos.
Gostaria de sugerir no roteiro de pontos turístico de Curitiba, o Museu do Expedicionário, a Praça do Avião como é conhecida, a entrada é franca, essa é uma dica para quem gosta de muita história , o Museu conta com mais de 25.000 itens em acervo que conta um pouco sobre a Segunda Guerra Mundial e sobre a FEB( Força Expedicionária Brasileira).
Fica a dica
Obrigado pela dica, Regiane! Atualizado!