O que fazer em Curitiba: 40 pontos turísticos

Curitiba se destaca pela qualidade de vida, pela quantidade e qualidade de seus parque e praças e por suas soluções urbanas.

Curitiba - Teatro Ópera de Arame
  Por Jair Prandi
 

Curitiba se destaca pela qualidade de vida, pela quantidade e qualidade de seus parque e praças e por suas soluções urbanas.

Os visitantes encontram hotéis confortáveis, bons restaurantes, intensa agenda cultural e mobilidade de sobra para conhecer os pontos turísticos de Curitiba, sempre emoldurados por bosques e praças.

A sinalização eficiente e os meios de transportes modernos garantem circular por belos e inusitados parques e construções. Lugares para ir em Curitiba como o Teatro Ópera de Arame, o Jardim Botânico e o Museu Oscar Niemeyer, são imperdíveis para os turistas.

Jardim Botânico de Curitiba
Jardim Botânico de Curitiba

Apesar dos aspectos modernos, a cidade de Curitiba guarda muitas características de cidades do interior e influência dos imigrantes europeus, que ainda hoje mantém suas raízes. Além disso, a lista com o que fazer em Curitiba inclui um belo centro histórico, com um bom número de prédios antigos preservados, palácios e igrejas.

A rua XV de Novembro, conhecida em seu calçadão, por Rua das Flores, permite ver de perto a mistura de culturas. Por lá estão o comércio, os artistas de rua, os cinemas e os teatros, além das cafeterias com mesas ao ar livre onde todos os sotaques se encontram.

O que fazer em Curitiba - Paço da Liberdade
Paço da Liberdade, no setor histórico de Curitiba

Turismo em Curitiba

Dicas de viagem: Quando ir, como chegar, onde ficar e o que fazer em Curitiba PR

Navegue por este post

Quando ir a Curitiba: melhor época

Curitiba é considerada uma cidade chuvosa, com grande amplitude térmica, num dia pode fazer as quatro estações do ano. Á noite e pela manhã faz aquele friozinho e à tarde esquenta.

É também uma das mais geladas capitais brasileiras, no mês de julho de 2017, quando fomos fazer o passeio de trem, a temperatura estava em zero graus, no amanhecer.

Os meses de junho a agosto são os mais frios e menos chuvosos e de outubro a março os mais quentes. A melhor época para fazer turismo em Curitiba é no outono, entre março e maio, quando chove menos e as temperaturas estão mais agradáveis.

Para circular e curtir as praças e parques da cidade, com mais tranquilidade dê preferência aos finais de semana, quando o trânsito fica bem mais calmo e é melhor para visitar os pontos turísticos de Curitiba.

Vista aérea da Torre panorâmica de Curitiba
Foto: Michel Willian/SMCS – Curta Curitiba

Voltar ao índice

Como chegar em Curitiba PR

Pacote de viagem Curitiba com Trem para Morretes

Uma das maneiras mais fáceis e confortáveis de viajar é através de um pacote de viagem. A Viajar Barato é uma agência muito confiável e que oferece os melhores preços, incluindo as passagens aéreas, hospedagens em Curitiba, além do passeio de trem pela Serra do Mar até Morretes + passeio em Antonina.
Consulte valores e informações no botão abaixo!

Pacote Curitiba + Trem para Morretes e Antonina

O principal meio de chegada à cidade é o Aeroporto Internacional de Curitiba Afonso Pena. Localizado no município vizinho de São José dos Pinhais, fica a 18 km do centro da cidade.
Há voos diretos de várias cidades importantes da região Sul e Sudeste e voos com conexão de outras capitais do restante do Brasil.

Para quem chega de avião, para se deslocar até o centro da cidade, há várias opções, como ônibus comum, executivo, táxi ou transfer. Se você é daqueles que gosta de traçar seu próprio roteiro, alugue um carro ainda no aeroporto.

RENTCARS – Compare os preços de várias locadoras simultaneamente. Encontre o melhor preço e reserve online, com antecedência!
FAÇA SUA BUSCA DE ALUGUEL DE CARRO!

Para quem mora na região Sul e Sudeste chegar de carro também é uma opção, já que fica a pouco mais de 400 km de São Paulo. O trânsito em Curitiba não é dos piores e assim você poderá se deslocar por conta própria.

Voltar ao índice

Conheça as opções de passeios em Curitiba e reserve online!

Onde ficar em Curitiba

Curitiba tem algumas zonas hoteleiras tradicionais bem definidas, entre o Centro, o Centro Histórico e o bairro Batel. Há ofertas para todos os bolsos, desde hotéis econômicos a hotéis refinados.
Apesar das dezenas de atrações, a cidade não é tão disputada por turistas, sendo possível encontrar bons preços, mesmo para reservas em cima da hora.

Onde se hospedar em Curitiba Batel - Quality
Piscina no terraço do hotel Quality no Batel

O centro pode ser considerado a melhor opção para Curitiba turismo, perto de tudo e onde se concentram várias atrações. Portanto, como qualquer cidade grande, é preciso tomar um pouco de cuidado, principalmente à noite.

Talvez a melhor opção seja mesmo o bairro Batel, que é vizinho ao centro, mais sofisticado organizado, arborizado e seguro. Além disso, o bairro é cheio de bons restaurantes, bares, cafés e opções de compras. Claro que em média, os hotéis desta área também seguem o padrão e tem preços mais altos.

Opção 5 estrelas (luxo)

Opções com ótimo custo benefício

Voltar ao índice

Onde comer em Curitiba

Curitiba é uma grande metrópole, com centenas de opções de restaurantes e variados locais para comer. Porém algumas áreas da capital se destacam, como o bairro Batel, onde se concentra um grande número de bares, restaurantes e shoppings, melhor lugar para curtir a noite de Curitiba.

Bar do Alemão - Curitiba
Bar do Alemão – Centro histórico

Não fizemos um roteiro gastronômico na cidade, por isso, indicamos dois artigos que vão ajudar você a decidir onde comer e beber em Curitiba:

Voltar ao índice

O que fazer em Curitiba: Parques e praças

Saiba o que fazer em Curitiba, considerando os parques que estão as atrações que mais atraem turistas para cidade, pela quantidade, variedade e beleza. Conheça as principais opções!

Jardim Botânico de Curitiba

O que fazer em Curitiba - Jardim Botânico
O Jardim Botânico é uma atração imperdível na lista do que fazer em Curitiba, possui uma área de 245.000 m², com uma estufa inspirada nos palácios de cristal ingleses do século passado.

O local expõe permanentemente plantas originárias dos mais diversos pontos do território brasileiro. Conta também com jardins em estilo francês e trilhas que cortam o bosque e um lago com passarela.

Abre todos os dias, das 6h às 18h. Entrada livre.

O que fazer em Curitiba: Ópera de Arame e Parque da Pedreira

O que fazer em Curitiba - Ópera de Arame
O Teatro Ópera de Arame é um dos mais importantes pontos turísticos de Curitiba, edificado em ferro tubular, numa estrutura semelhante à Ópera de Paris.
É destinado a apresentações artísticas e culturais, juntamente com o Espaço Cultural Paulo Leminski, no Parque da Pedreira, com capacidade para 60 mil pessoas.

São 4000 m² de área construída em três níveis, que abrigam 1800 lugares na plateia e 46 camarotes com capacidade total de 600 espectadores.
Toda a Ópera é cercada por um lago, repleto de peixes, além de na área existir uma cascata, uma passarela aramada de entrada e um bonito paisagismo.

Abre de terça a domingo, das 10h às 18h.
O ingresso custa R$15 (ref. ano de 2022)

O que fazer em Curitiba: Parque Barigui

O que fazer em Curitiba - Parque Barigui
O Barigui é um dos maiores parques de Curitiba, com uma área de 1.400.000 m2. Conta com uma enorme área de bosque, à sombra do qual foram construídas churrasqueiras. É equipado com um Centro de Exposições, estacionamento e local para exposições externas.

O parque abriga ainda, pistas de aeromodelismo e bicicross, canchas de futebol e voleibol, trilha para trekking ou cooper, parque de diversões, Estação da Maria Fumaça, um lago formado pela represa, pedalinhos, academia de ginástica, lanchonete. Lá funciona ainda, o Museu do Automóvel, possuindo um acervo com dezenas de veículos antigos.

O acesso é livre.

O que fazer em Curitiba: Parque Tanguá

O que fazer em Curitiba - Parque Tanguá
O Parque Tanguá é um dos mais lindos pontos turísticos de Curitiba, construído onde era uma antiga pedreira, dividido pela parte alta e a baixa.
Na alta se encontram: Chafariz, jardins, lojinha, lanchonete e mirantes em cima do paredão de pedra.
Na parte baixa se tem a vista da cascata, tem o lago e o túnel com aproximadamente 50 metros, escavado em uma de suas paredes rochosas.

Unindo o lago de um lado a outro, há dentro deles, uma passarela de madeira que leva os visitantes até um mirante. Dois barcos fazem a travessia entre os lagos, passando pelo túnel.
O parque conta ainda com infraestrutura de lazer como pista de corrida, ciclovia, lanchonete, quiosques com churrasqueiras e dois estacionamentos.

Abre das 6h às 20h. Entrada gratuita.

Mais informações sobre o Parque Tanguá no blog Fui Ser Viajante

O que fazer em Curitiba: Parque São Lourenço

O que fazer em Curitiba - Parque São Lourenço
Foto: Ricardo Almeida/SMCS – Curta Curitiba

Com 203.918 m², possui área de recreação que compreende, dentre outras coisas, uma grande pista para carrinhos de rolimã. Se destaca ainda, o Centro de Criatividade dedicado à realização de atividades ligadas as artes plásticas, pesquisa de som, luz e movimento.

Lá funciona uma biblioteca, um local para exposições, auditório, sala de projeção e são ministrados, ao longo do ano, cursos de arte, sob a orientação de pessoas especializadas. O parque também é muito procurado para caminhadas.

Abre das 6h às 20h. Entrada gratuita.

O que fazer em Curitiba: Parque Tingui

O que fazer em Curitiba - Parque Tingui

O Parque Tingui tem como principal temática o Memorial da Imigração Ucraniana com uma reprodução da Igreja de São Miguel Arcanjo. Possui uma área de 380.000 m2, que tem a função de preservar o fundo de vale do rio Barigui.

No local estão expostas as tradições ucranianas, tais como os ícones (pinturas religiosas) e as pêssankas (ovos pintados à mão). Ainda fazem parte do conjunto, um campanário, um palco para apresentações folclóricas e um portal.

O acesso é livre.

O que fazer em Curitiba: Universidade Livre do Meio Ambiente

O que fazer em Curitiba - Universidade Livre do Meio Ambiente
O parque foi criado na área de uma antiga pedreira com o objetivo de formar nas pessoas uma consciência de defesa ambiental. Edificado em eucalipto, o prédio de 874 m², possui uma rampa em forma de espiral com 22 m que permite uma vista panorâmica do entorno.

Abre todos os dias das 6h às 17h. Entrada gratuita.

Passeio Público de Curitiba

Curitiba - Passeio Público
O Passeio Público é um exemplo de preservação natural, situado bem no centro da cidade, com aproximadamente 70.000 m² e 35 pontos de atração. O parque possui três lagos, sendo que em cada um tem uma ilha.

Também conta com um pequeno zoológico com grande variedade de aves, cobras, e pequenos animais. A infraestrutura é boa, com restaurante, parquinho, pedalinho, academia ao ar livre, aluguel de bicicletas, etc…

Abre de terça a domingo, das 6h às 20h. Entrada gratuita.

O que fazer em Curitiba: Parque Regional do Iguaçu – Zoológico

Possui uma área de 8.264.316 m² e localiza-se na região Sul, entre a RFFSA e o Rio Iguaçu. O parque divide-se em sete setores diferentes: o esportivo com canchas de esportes, equipamentos de recreação, estádio de beisebol; o setor náutico, onde estão as raias de remo, da estação de piscicultura; a praia fluvial; os pomares públicos; os bosques naturais e o setor pesqueiro, complementados com estacionamentos, churrasqueiras, vestiários, sanitários, lanchonetes.

O zoológico com uma área de mata nativa de 530.000 m², abriga aproximadamente 80 espécies de animais, constituindo-se em local de pesquisa e um dos maiores centros de reprodução de animais em cativeiro.

Acesso livre.

O que fazer em Curitiba: Bosque Alemão

Pontos turísticos de Curitiba - Bosque Alemão

Criado para homenagear os imigrantes alemães. A maior parte dessa área é de mata nativa densa, que fazia parte da antiga chácara da família Schaffer.

O Bosque é rico em atrações, como o Oratório Bach, uma sala para concertos musicais; a Torre dos Filósofos, com um mirante; a trilha João e Maria; a Casa Encantada, com uma biblioteca infantil; a Praça da Cultura Germânica, além do bosque de mata nativa e nascentes de água doce.

Abre todos os dias, das 8h às 20h. Entrada gratuita.

O que fazer em Curitiba: Parque Passaúna

O parque Passaúna é pouco conhecido entre os lugares para conhecer em Curitiba, mas oferece um grande potencial, com uma imensa área verde no entorno da represa. A Ângela do blog Apure Guria conhece bem o lugar e escreveu um post completo com mais informações sobre o Parque Passaúna.

Abre todos os dias, das 6h às 19h, com acesso gratuito.

O que fazer em Curitiba: Praça do Japão

Pontos turísticos de Curitiba - Praça do Japão
A Praça do Japão é uma atração de Curitiba criada para homenagear os imigrantes japoneses, localizada entre altos edifícios. Existem espalhadas pela praça 30 cerejeiras do Japão, pequenos lagos artificiais, nos moldes dos japoneses, um Portal Japonês, a Casa da Cultura e a Casa de Chá.

O que fazer em Curitiba: Praça Tiradentes

É o Marco Zero da cidade, de onde são medidas e encontradas todas as distâncias, onde se Encontra a Catedral, além de servir como ponto de partida das linhas Turismo.

Voltar ao índice

Reserve online os passeios em Curitiba!

O que fazer em Curitiba: Museus e arquitetura

Museu Oscar Niemeyer

Pontos turísticos de Curitiba - Museu Oscar NiemeyerConhecido com Museu do Olho, foi inaugurado em 2002, num projeto do arquiteto Oscar Niemeyer. O Museu do Olho, como também é conhecido é um dos mais importantes pontos turísticos de Curitiba. A estrutura externa, que lembra um grande olho, impressiona pelas formas e o tamanho.

Ao lado dela fica o pavilhão de exposições, com 70 metros de comprimento, 30 de largura e cobertura parabólica apoiada em uma torre de 21 metros de altura. Uma passagem subterrânea faz a ligação entre os dois prédios.

Abre de terça a domingo, das 10h às 18h.
Ingresso adulto: R$30 (ref. ano 2022).

Museu Paranaense

Fundado em 1876, o Museu Paranaense foi o primeiro museu do Paraná e o terceiro do Brasil. Possui um acervo de cerca de 300 mil peças e documentos.
São peças etnográficas de origem indígena de várias partes do Brasil, peças arqueológicas, mapas do Brasil-Colônia, peças históricas das antigas capitanias do Sul do País e obras de arte.

Abre de terça a domingo, das 10h às 17h30. Entrada gratuita.

Museu Ferroviário e Shopping Estação

Pontos turísticos de Curitiba - Shopping Estação
Instalado na antiga estação ferroviária de Curitiba, o Museu expõe várias peças históricas e suas instalações buscam reproduzir o antigo funcionamento da estação. Hoje as instalações do museu fazem parte do Shopping Estação em uma espécie de rua coberta.

Abre de terça a domingo, das 10h às 18h. Entrada gratuita.

Museu do Expedicionário e Praça do Avião

Curitiba - Praça do avião e Museu do Expedicionário
Foto: Morio – CC BY-SA 3.0

O Museu do Expedicionário é um museu sobre a segunda guerra mundial, um dos mais completos do Brasil sobre esta temática. Possui em seu acervo uma ampla quantidade de objetos, documentos, fotos, mapas e ilustrações.

O museu conta com variados tipos de materiais bélicos, como: Armas, munições, uniformes, e outros objetos que foram usados pela Força Expedicionária Brasileira (FEB), Força Aérea Brasileira (FAB) e pela Marinha de Guerra do Brasil, no conflito.

Em frente ao museu fica a Praça do Expedicionário, popularmente conhecida como a Praça do Avião. Nela há um avião P-47 Thunderbolt, que é uma relíquia preservada utilizada pelo 1° Grupo de Caça na Itália, além de outras peças como um tanque de guerra.

Abre de terça a sexta, das 9h às 12h e das 14h às 17h.
Sábados e domingos, das 10h às 12h e das 14h às 17h.
Entrada gratuita.

Teatro Paiol

Curitiba - Teatro Paiol
O prédio do teatro foi construído em 1906, e tinha na época a finalidade de abrigar um depósito de pólvora. Foi totalmente modificado, restaurado e inaugurado como teatro em 1971.

Possui traços arquitetônicos romanos em forma circular, porém sua capacidade é de apenas 220 espectadores.

Abre de terça a sexta, das 14h às 18h30. Sábado e domingo, das 15h às 18h30.

Catedral de Curitiba

Praça Tiradentes e Catedral de Curitiba
Praça Tiradentes e Catedral de Curitiba ao fundo

Inaugurada em 1893, a catedral de Barcelona foi construída em estilo neo-gótico, inspirada na Sé de Barcelona. Em seu interior existem vitrais, doados por famílias tradicionais curitibanas; móveis e púlpitos em alto relevo, entalhados em imbuía.
Foi restaurada em 1993, e em 08 de setembro do mesmo ano passou a denominar-se Catedral Basílica Menor.

Abre de terça a domingo, das 7h às 19h, e nas segundas das 11h às 19h. Entrada gratuita.

Palácio Avenida

Curitiba - Palácio Avenida
Um dos primeiros edifícios de porte da cidade, abriga além da agência bancária e do setor administrativo, o Auditório Bamerindus, com capacidade para 250 pessoas e o objetivo de desenvolver atividades culturais.
No prédio do Palácio Avenida acontece o famoso “Natal no Avenida” que reúne num coral, crianças carentes e idosos, que cantam em suas janelas, numa mensagem de paz e esperança.
Somente visitação externa.

Universidade Federal, Teatro Guaíra e Praça Santos Andrade

Curitiba - Universidade Federal

O Teatro Guaíra é um dos maiores e um dos mais importantes da América Latina. Possui três auditórios: o maior deles, com capacidade para 2173 lugares.
Na sua frente fica a praça Santos Andrade e no outro lado da praça o monumental prédio histórico da Universidade Federal do Paraná.

O teatro Guaíra abre de segunda a sexta das 12h às 18h.

Voltar ao índice

Onde se hospedar em Curitiba: Hotéis nos melhores bairros

Outros pontos turísticos de Curitiba

Torre Mercês (Torre panorâmica de Curitiba)

Curitiba - Torre Panorâmica
A Torre da Telepar, conhecida também como Torre Mercês, possui duas funções básicas: Suporte para antenas para interligação telefônica da Região Sul e países vizinhos e mirante da cidade.

Com uma altura total de 109,5 m, seu mirante oferece uma belíssima visão de 360° da cidade e dos contornos da Serra do Mar. Além do mirante, possui um mapa de metal em relevo com todos os detalhes da cidade e o Museu do Telefone.

Abre todos os dias, das 10h às 18h. Ingresso adulto: R$6 (ref. ano 2022).

Pontos turísticos de Curitiba: Paço da Liberdade

Curitiba - Paço Imperial
O prédio foi construído em 1914, quando foi sede da Prefeitura de Curitiba até 1969 e sede do Museu Paranaense, de 1973 a 2002. O antigo prédio do Paço Municipal foi restaurado e reinaugurado como Paço da Liberdade, em março de 2009.

O atual Paço da Liberdade é um centro cultural multifuncional administrado pelo SESC Paraná, que obteve a concessão da prefeitura municipal por 25 anos. As atividades culturais incluem cursos, exposições e palestras.

Abre de terça a sexta, das 10h às 20h45; sábados, das 10h às 17h45; domingos, das11h às 17h.

Pontos turísticos de Curitiba: Rua das Flores (calçadão da Rua XV)

Curitiba - Rua das Flores
A Rua das Flores é composta de um calçadão situado no centro de Curitiba, que se estende, desde a Praça Osório até a Rua Presidente Faria. Ela é hoje um grande jardim e um ponto de encontro da cidade.

O calçadão é todo decorado com flores e árvores, repleto de bancos, além de ser um variado centro comercial, com lanchonetes, restaurantes, cinemas, iluminação apropriada, e alguns prédios antigos bem conservados.
Completando o cenário da secular Rua das Flores, encontra-se nela o Como monumento, um bonde e o Palácio Avenida.

Largo da Ordem e Setor Histórico de Curitiba

Curitiba - Largo da Ordem
Localizado na parte alta da cidade, totalmente revitalizado, o local demarca os primórdios da história de Curitiba no século XVII. O Largo da Ordem é o coração do Setor Histórico, onde se encontra um belo conjunto arquitetônico.

Dentre eles, se destacam: Igreja da Ordem Terceira de São Francisco das Chagas, a mais antiga de Curitiba, Praça Garibaldi, Palácio Garibaldi, Belvedere, Igreja do Rosário, Fonte da Memória, Igreja Presbiteriana. No local também se encontra o Memorial de Curitiba.

Pontos turísticos de Curitiba: Rua 24 Horas

Curitiba - Rua 24 Horas
Foto: Rozembergue Nonimato (Mochilão Barato)

A Rua 14 horas é uma atração de Curitiba, totalmente coberta em vidro transparente, com estrutura de tubo metálico em forma de arco e com uma extensão de 116 m, numa concepção futurista.
Funcionando dia e noite, a rua oferece serviços à população, visando revitalizar o centro da cidade fora do horário comercial, funcionando como um mini shopping.

Bairro Santa Felicidade

Curitiba - Bairro Santa Felicidade
Bairro criado por imigrantes italianos que se dedicaram à produção de hortifrutigranjeiros, à fabricação de vinho, queijo e ao trançado de vime. Ao longo da Via Veneto e da Avenida Manoel Ribas, destacam-se exemplares da arquitetura popular.

Porém, a atração maior de Santa Felicidade é a de ser o Bairro Gastronômico de Curitiba, com grande número de restaurantes e as tradicionais vinícolas e cantinas.

Mercado Municipal de Curitiba

Mercado Municipal Curitiba

Fundado em 1958, o Mercado Municipal de Curitiba é o principal e mais tradicional local de compras na cidade. É também o principal polo gastronômico com vários restaurantes e lanchonetes. A praça da alimentação oferece restaurantes com pratos típicos de várias etnias.

O mercado tem também espaços para realização de vários eventos. Foi o primeiro mercado brasileiro a ter um setor exclusivo de alimentos orgânicos. Lá se encontra um pouco de tudo; alimentos de procedências variadas, além de utensílios diversos.

Abre de terça a domingo, das 8h às 18h.

Centro Cívico

No Centro Cívico se concentram os edifícios que abrigam os poderes Executivo, Legislativo, Judiciário, a maioria das Secretarias do Estado, o Fórum de Curitiba e a Prefeitura Municipal, formando em belo conjunto arquitetônico.

Estádio Joaquim Américo (Arena da Baixada)

Curitiba - Arena da Baixada - Atlético Paranaense

Mais conhecido com Arena da Baixada, o estádio do Atlético Paranaense é o mais moderno e um dos mais bonitos do Brasil. Visitas guiadas levam os turistas pelas arquibancadas, a praça de alimentação, ao salão vip, camarotes, vestiários e a sala de imprensa.

Confira o post de nossa última visita em 2018! Tour na Arena da Baixada – O mais moderno estádio do Brasil

Estádio de Futebol Antonio Couto Pereira – Coritiba FC

Com capacidade para 55.000 pessoas, pertence ao Coritiba Futebol Clube. O tour começa no “Espaço 100 Anos” onde estão expostas camisas antigas, objetos e fotos de momentos importantes da história do time. Segue para a sala de imprensa, vestiário, gramado, arquibancada e galeria de troféus.

Confira no site oficial os horários e valor do tour de visitação.
https://www.coritiba.com.br/editorialistagem/59

Pontos turísticos de Curitiba: Estação Rodoferroviária

A Estação Rodoferroviária de Curitiba é o primeiro terminal de transporte integrado do país. Centralizando o sistema rodoviário e ferroviário, estadual e interestadual.
No bloco rodoviário funciona ininterruptamente um centro comercial. O bloco ferroviário possui duas plataformas de embarque e pátio de carga e descarga. É da estação rodoferroviária que parte o passeio de trem Curitiba a Morretes.

Voltar ao índice

Mapa de Curitiba: Pontos turísticos

No mapa abaixo é possível ver a localização de cada um dos pontos turísticos citados nesse post e desta forma criar um bom roteiro pela cidade.

Voltar ao índice

Passeios em Curitiba

Linha Turismo Curitiba

City tour Curitiba
A Linha Turismo é uma linha de ônibus especial que circula nos principais pontos turísticos de Curitiba. Com ela, é possível conhecer os parques, praças e atrações da cidade.
Considerada uma das melhores do país, a Linha Turismo circula a cada trinta minutos, percorrendo aproximadamente 45 km em cerca de 2,5 horas.

O roteiro começa na Praça Tiradentes, mas é possível iniciar o trajeto em qualquer um dos pontos.

Com a aquisição do cartão de embarque no valor de R$50 (valor de 2022) os embarques e desembarques são ilimitados em um período de 24 horas.

Saídas de Terça a Domingo, partindo da Praça Tiradentes, das 8h30 às 17h, a cada 30 minutos.

Escrevemos um artigo inteiro mostrando este passeio. Confira como é o city tour Linha Turismo de Curitiba.

Passeio de trem de Curitiba a Morretes

Passando pela ponte São João

O passeio de trem pela Serra do Mar Paranaense é o mais belo passeio de trem do Brasil que opera continuamente.

O trem parte da Estação Rodoferroviária de Curitiba e desce a Serra do Mar na maior área preservada de mata Atlântica do Brasil, passando por várias pontes, viadutos, e túneis, entre penhascos, cachoeiras e belas paisagens.

A Viajar Barato tem uma opção de pacote para Curitiba que inclui passagens aéreas, hospedagens + o passeio de trem a Morretes, confira!

Pacote Curitiba + Trem para Morretes e Antonina

Escrevemos um artigo bem completo sobre o passeio de trem de Curitiba a Morretes

Passeios guiados na cidade

Além dos dois tours mais famosos, que são o ônibus panorâmico e o trem da Serra do Mar, há outros passeios guiados bem interessantes para curtir em Curitiba, tanto de dia como à noite. Os principais são: Curitiba Free Walking, KuritBike, Tour Comida de Boteco, CutiDoce, e Tour Cervejeiro, entre outros.

Excursões de Curitiba para destinos da região

Na lista do que fazer em Curitiba há também várias opções de passeios de um ou dois dias para destinos da região. Há opções para o Beto Carrero World, Parque Estadual de Vila Velha, cidade histórica de Lapa, Ilha do Mel, entre outros…

Confira a lista de passeios e excursões partindo de Curitiba:

Voltar ao índice

Leia também:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

Jair Prandi
Editor, fotógrafo do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog para compartilhar suas experiências e ajudar os leitores a organizar suas viagens.

6 COMENTÁRIOS

  1. Moro na região metropolitana de Curitiba e sempre que posso, visito essa cidade, ainda não tive a oportunidade de conhecer todos esses pontos turísticos, tem uns até que nem sabia da existência, gostei muito da postagem pois me deu vontade de conhecer muito mais Curitiba, parabéns!

  2. Gostaria de sugerir no roteiro de pontos turístico de Curitiba, o Museu do Expedicionário, a Praça do Avião como é conhecida, a entrada é franca, essa é uma dica para quem gosta de muita história , o Museu conta com mais de 25.000 itens em acervo que conta um pouco sobre a Segunda Guerra Mundial e sobre a FEB( Força Expedicionária Brasileira).
    Fica a dica

  3. Na região metropolitana São José dos Pinhais temos o caminho do vinho que é um lugar agradável e muito legal para se divertir com a família onde pode se conhecer as vinícolas e tomar um ótimo café colonial.
    E fica cerca de 30 minutos de carro de Curitiba vale a pena conhecer também.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here