Puerto Iguazu é uma cidade da província de Misiones, famosa por sediar as Cataratas do Iguaçu no lado Argentino.

Localizada a 18 km das Cataratas do Iguaçu, (lado argentino) a cidade faz parte de uma área urbana conhecida na região da Tríplice Fronteira, que engloba também a cidade brasileira de Foz do Iguaçu e a cidade paraguaia de Cidade do Leste.

Separada de suas cidades vizinhas pelo Rio Paraná (de Cidade do Leste) e pelo Rio Iguaçu (de Foz do Iguaçu), Porto Iguaçu conecta-se ao Brasil por meio da Ponte Internacional Tancredo Neves, que une as rodovias RN 12 e a BR-469.

Tríplice Fronteira
Vista aérea da Tríplice Fronteira – Porto Iguazu, à esquerda

A cidade possui um centro comercial próximo a Ponte Internacional e a Aduana, o Duty Free Shop. A entrada de brasileiros é livre na Argentina, mas ao contrário do Paraguai, é controlada. Você precisa levar o RG para poder entrar.

Duty Free de Puerto Iguazu
Duty Free de Puerto Iguazu

Depois de atravessar a ponte, você vê é o controle de imigração argentino. Você mostra seu RG, eles perguntam para onde você vai e registram sua entrada no país. Para ficar num raio de 50 km de Puerto Iguazu durante 72 horas.

Cataratas - vista aérea
Vista aérea das Cataratas – lado argentino ao fundo

Sem dúvida o grande atrativo de Puerto Iguazu é o Parque Nacional do Iguazu e as Cataratas. No lado brasileiro são ônibus personalizados que levam os visitantes, que depois percorrem as passarelas e escadas, num percurso de aproximadamente 2 horas.

Parque Nacional do Iguazu

Trem da Selva - Cataratas Argentinas
Trem ecológico da selva que faz o transporte até as cataratas

No lado argentino são trenzinhos que fazem o transporte até as estações e é preciso um dia inteiro para percorrer todas as passarelas que ficam distantes umas das outras.

Passarela Cataratas Argentina
Passarela que leva a Garganta do Diabo

Garganta do Diabo

É a principal atração do Parque. O Trem da Selva leva até a Estação Garganta do Diabo, depois uma passarela de 1 km de extensão por cima do rio conduz o visitante a 3 mirantes em forma de leque que permitem uma visão monumental da “Garganta do Diabo”.

Cataratas Argentina - Garganta do Diabo
Mirante da Garganta do Diabo – Parque Nacional Iguazu

São poderosas quedas d’água em forma de ferradura, onde toneladas de água tombam a uma altura de 80 m provocando um potente impacto quando irrompem no leito do rio, chegando a formar densas nuvens de vapor.

Cataratas – percurso superior.

Este percurso inicia na Estação das Cataratas e oferece uma caminhada por 600 metros com 6 mirantes e vistas panorâmicas do alto de alguns saltos do Rio Iguaçu.

Cataratas – percurso inferior.

Cataratas Argentina - Passeio InferiorCom acesso no mesmo ponto do percurso superior, o inferior possui um percurso circular de 1700 m em passarelas que conduzem a 8 mirantes de frente para algumas cataratas.

Ilha de San Martin,

O acesso é feito através do embarcadouro situado no Passeio inferior. A partir daquele ponto, lanchas equipadas efetuam o translado à Ilha. O desembarque é feito numa praia de areia em forma de ferradura,onde o visitante pode tomar sol e refrescar-se em suas margens.

Cataratas Argentina - Ilha San Martin - Salto escondido
Salto escondido – Parque Nacional Iguazu

Subindo uma escadaria, chega-se à trilha que conduz ao mirante que fica sobre o Salto San Martín. Dentro da ilha, chega-se a uma formação geológica chamada “La Ventana” (“A Janela”), que permite ter à distância a visão panorâmica da Garganta do Diabo e das quedas brasileiras.
Este passeio tem um alto grau de exigência física e seu percurso leva aproximadamente duas horas; A volta é feita descendo as escadarias até o embarcadouro da praia.

Horários do parque

Primeira travessia à ilha: 09:30hs
Última travessia à Ilha: 15h30min
Última travessia da Ilha ao continente: 16h30min

Marco das 3 Fronteiras

Marco das 3 Fronteiras - Puerto IguazuSituado às margens do Rio Iguaçu, no seu encontro com o Rio Paraná, fronteira natural entre Argentina, Brasil e Paraguai. Formando um triângulo, cada país tem seu marco com as cores de sua bandeira. No local é possível tirar fotos enquadrando os 3 países.

La Aripuca

La Aripuca - Puerto IguazuMonumento erguido com enormes troncos de árvores em forma de uma arapuca gigante. Fica na Ruta 12, próximo ao trevo de entrada da cidade.

Mais Viagens e Caminhos na região
Foz do Iguaçu – PR
Ciudad Del Este – Paraguai

COMPARTILHAR
Jair Prandi

Editor, fotógrafo, videomaker, e influenciador digital do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog de viagens para compartilhar suas experiências.

1 COMENTÁRIO

  1. Para que ir longe se temos as regiôes mais lindas aqui tão perto. É coisa de outro mundo, inacreditável, não existe nada igual.Brasileiros, acordem e valorizem o que é nosso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here