O que fazer em Cascavel – Paraná

Cascavel está localizada no Oeste do Paraná, teve seu desenvolvimento planejado, o que lhe deu ruas largas, arborizadas e bairros bem distribuídos.

17480
O que fazer em Cascavel

Cascavel é uma cidade do Oeste do Paraná, com cerca de 270 mil habitantes.
É um município novo e com topografia privilegiada, que teve seu desenvolvimento planejado, o que lhe deu ruas largas, arborizadas e bairros bem distribuídos.

A cidade destaca-se como polo universitário, com estudantes de ensino superior em várias instituições de ensino. É também referência na medicina e na prestação de serviços e grande produção agrícola.

Não é uma cidade muito conhecida pelo turismo, porém, oferece algumas boas opções, com parque, praças e algumas belas construções, com sua singular catedral.

Vista de Cascavel
Vista de Cascavel e as granjas de soja ao redor

Como chegar a Cascavel

O Aeroporto Municipal de Cascavel – Coronel Adalberto Mendes da Silva (IATA: CAC, ICAO: SBCA) recebe voos diários da Gol e Azul. Outra opção é o aeroporto de Foz do Iguaçu, situado a 146 km.

A cidade de Cascavel fica no Oeste do estado do Paraná, a 498 km de Curitiba e 140 km de Foz do Iguaçu. Se chegar de avião, o ideal é alugar um carro para conhecer a região.

Alugue um carro para sua viagem!
Compare várias locadoras simultaneamente, com a RentCars e encontre o melhor preço! Reserve online, com antecedência para garantir bons preços!
Faça sua cotação e reserve aqui!

Largo da igreja matriz - Cascavel
Largo da igreja matriz

Onde ficar em Cascavel

Cascavel é bem servida de hotéis, que se concentram principalmente na Avenida Brasil (principal via da cidade) e ruas próximas. Ficar perto desta avenida é a melhor opção, de preferência próximo ao centro.

O que fazer em Cascavel: Pontos turísticos

Catedral nossa Senhora Aparecida

Igreja matriz de CascavelConstruída em 1952, tem formato que lembra um imenso leque, que representa o mando e a coroa da padroeira. Localizada na Avenida Brasil, no coração da cidade, a catedral possui um formato diferente ao das igrejas tradicionais.

Com capacidade para receber 2500 pessoas, tem seu telhado formado por 18 gomos de concreto em formando um leque. O altar é ornamentado por um painel dourado, com esculturas da Última Ceia.

Na praça da catedral fica a bela estátua de Nossa Senhora Aparecida, apoiada em duas mãos em posição de oferta.

Igreja Ucraniana

Igreja ucraniana São Cristóvão - CascavelÉ uma bela igreja da comunidade ucraniana, localizada no bairro São Cristovão. A igreja possui arquitetura tipicamente bizantina, com cinco cúpulas.
Além da igreja, os ucranianos também mantêm viva a história através de seus grupos de dança e coral.

A igreja pode ser visitada de segunda a sexta das 13h30 às 17h30 e aos sábados das 09hs às 11hs.

Praça e Monumento ao Migrante

Praça do Migrante - Cascavel

Foi construída com a finalidade de homenagear o migrante de Cascavel. O monumento é composto por cinco placas de concreto que convergem para um mesmo ponto elevado central. Na frente, um espelho d’água com chafariz completa o cenário.

Casa Dirceu Rosa

Casa Dirceu Rosa - Cascavel
Foto: Renan Wrubleski e Roberta Petrosk / Fonte: medium.com

Dirceu Rosa foi um importante artista plástico de Cascavel, com mais de 40 anos de atuação na cidade. Sua casa e ateliê são abertas à visitação, onde pode-se ver a beleza das suas obras.

No jardim podem ser vistas grandes esculturas. A área interna da casa é repleta de muitas outras esculturas, quadros e entalhes.
Abre de segunda à sexta, das 08 às 17h.

MAC – Museu da Arte de Cascavel

Museu da Arte de Cascavel
Foto: visitcascavel

Inaugurado em 1996, o espaço do MAC fica anexo à Biblioteca Pública Municipal. É constituído por duas salas de exposição permanente (sala de arte plumária e sala de cerâmica popular paraguaia), salas expositivas e a reserva técnica.

O acervo conta com aproximadamente 365 obras entre pinturas, esculturas, fotografias, arte plumária dos indígenas brasileiros, cerâmica popular paraguaia e artesanato ucraniano.

Abre de segunda a sexta, das 9h às 18h30.

Museu da Imagem e do Som – MIS

Museu da Imagem e do Som de Cascavel
Foto: Visita virtual

O MIS resgata objetos históricos com a temática da imagem e do som. Possui um valoroso acervo de aproximadamente 50 mil itens que remontam ao período da colonização e desenvolvimento da cidade.
Está localizado no prédio do Centro Cultural Gilberto Mayer, Rua Duque de Caxias, 379.

Avenida Brasil

Calçadão de Cascavel
Calçadão da cidade, parte da Av. Brasil

A Avenida Brasil é a principal rua de Cascavel e uma das mais belas e espaçosas avenidas do Paraná. Tem uma extensão de 10.200 m e 70 m de largura.

Inicia-se no trevo das rodovias BR 277, BR 467 e BR 369 e atravessa a cidade, passando pelo centro, no sentido Leste-Oeste. Possui amplos estacionamentos, passeios, canteiros de flores, além de ser bastante arborizada.

 

Calçadão de Cascavel

Localizado na Avenida Brasil, no centro da cidade, abrange uma área de cinco quadras. No local existem quiosques que abrigam lanchonetes, revistarias, cafés, sorveterias e a Feira de Artesanato. O local é também ponto de realização espetáculos ao ar livre e diversas atividades de lazer.

Parque Ecológico Paulo Gorski, Lago Municipal de Cascavel

Lago Municipal de Cascavel

Fundado em 1988, conta com uma extensa área com aproximadamente 111,26 hectares. Um terço da área é ocupara por um Lago e o restante de mata nativa.

O local é povoado por vários animais como pássaros, cobras, lagartos e principalmente as capivaras. Ao redor do Lago existe ciclovia e passarela para quem desejar fazer exercícios, além de playground.

Parque Municipal Danilo Galafassi – Zoológico de Cascavel e Museu Histórico Natural

Museu histórico natural de Cascavel
Museu histórico natural

Área de 17,91 hectares, super arborizada e bastante conservada. É uma ótima área de lazer para passeios coma família nos fins de semana.

Dentro do zoo, além dos inúmeros animais, está localizado o Museu histórico natural e Centro de Educação Ambiental Gralha Azul. O local abriga um significativo acervo de animais taxidermizados, fósseis, e peças conservadas em formol.

Parque Salto do Portão / Cachoeira da Ponte Molhada

Parque Salto Portão - Cachoeira da ponte Molhada
Foto: www.plazacascavel.com.br

O Parque Municipal Salto do Portão, também conhecido como Ponte Molhada, é um atrativo da zona rural de Cascavel.

Os principais atrativos do parque são duas quedas d’água, uma com 30 metros de altura, um pequeno lago, quiosques, mirantes, trilhas, passarelas e uma pedreira desativada, que forma um paredão.

Fica a 24 km da cidade, próximo à BR-277 rumo a Curitiba,
Horário de funcionamento: Das 08h00 às 17h30.

Leia também:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGENS HURB. Pacotes de viagens baratos para os melhores destinos do Brasil e do Mundo. Pague em até 12x.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve e pague em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e recomendado nas viagens. É barato e previne gastos. Saiba mais!

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITALIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

Editor, fotógrafo e videomaker do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog para compartilhar suas experiências e ajudar os leitores a organizar suas viagens

5 COMENTÁRIOS

  1. Lindas fotos, a segunda foto é extraordinária, incapaz de ser reproduzida em outro lugar, é fantástica! Mostra não só a junção da beleza da cultura dos campos verdes de trigo mas, também a beleza que é a cidade. Parabéns à cidade e ao profissional que clicou tão bela armonia.

  2. Olha, pra ser sincero em 2012 era assim mesmo, mas hoje ela está infinitamente mais bonita! Todos os locais das fotos passaram por revitalizações, além de novas avenidas, ruas, parques, estruturas para turismo e etc.

    Não quero puxar o saco, mas a cidade está de parabéns!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here